Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


Um problema inesperado! Gse_multipart13851

Um problema inesperado!

+2
angelo marcelo
rhodesbauer
6 participantes

Ir para baixo

Um problema inesperado! Empty Um problema inesperado!

Mensagem por rhodesbauer Ter 19 Jul 2011, 21:11

Novamente, vou deixar um rápido relato de um problema que venho tendo para que quando outros tiverem idéias parecidas possam se precaver.

Pois bem, tenho um bom computador mas não estava satisfeito.
Ainda tinha problemas rodando o FSX e sabia que deveria modificar algo.

Pelo custo beneficio descidi que deveria apenas overclocar meu processador e minhas memórias e para isso precisaria trocar de Fonte e de Cooler.
Troquei a fonte colocando uma sobra considerável e o impacto na temperatura foi considerável, mas ainda não estava bom pois no momento que subisse o clock ia esquentar muito.
Pensando nisso pesquisei e pelo custo benefício comprei um Water Cooler da Corsair, o H50 que é barato, eficiente e silencioso.
Todo empolgado, apesar de não ser nada fácil de instalar, fiz toda a instalação e coloquei o possante para funcionar. Primeiro deixei em IDLE na BIOS mesmo para ver como se comportava e fiquei satisfeito com os 45ºc (Temperatura ambiente era aproximadamente 24ºC) mostrados. Estava tão feliz que nem olhei as outras temperaturas...
Meia hora depois, carreguei o Windows, abri os programas para monitorar a temperatura e novamente fiquei satisfeito pois a temperatura manteve constância de 52ºC. Rodei o FSX, em Vancouver, com ORBX, Carenado e Tempestade pesada, a temperatura mais alta registrada foi de 71ºC
Ótimo, então resolvi subir um pouco o clock para ver como iria se comportar.
Nem fui muito longe, estava apenas testando. Subi meu I7 920 para 2.9Ghz aproximadamente e novamente deixei rodando em IDLE na BIOS, por meia hora monitorando a temperatura.
Satisfeito carreguei o Windows e fiquei de olho novamente por meia hora e então dei load no FSX para verificar se já ia ver alguma diferença.
15 minutos de vôo, a temperatura máxima tinha chego a 75ºC mas derrepente a máquina desliga...
Acho que fiquei alguns segundos olhando para o monitor apagado, tentando entender o que tinha acontecido mas no momento nada me veio a cabeça...
Pensei, reiniciei a máquina e fui na Bios olhar.
Então eu vi em vermelho e negrito a temperatura da NB (Northern Bridge), 98ºC sendo que eu tinha configurado a proteção de over heating para 100ºC.
Analisei, dessa vez sabendo a causa, consultei um primo meu que adora Hardware e ambos chegamos a conclusção de que o problema está ocorrendo por causa do Water Cooler...

Talvez alguns tenham entendido já a partir desse ponto, mas vou além para que os que não são tão conhecedores dos hardwares disponíveis possam tentar entender...

Basicamente, existem 3 tipos de solução para refrigeração de componentes na máquina.
Passiva, simbionte (termo que eu uso) e ativa.
passiva é quando só se tem um dissipador de calor sobre o chipe, nada mais.
Ativa é quando você utiliza um cooler para resfriar o dissipador de calor.
E simbionte (novamente, termo pessoal) são as soluções (geralmente utilizadas para chipset, bridges e memórias) que fazem uso de dissipadores de calor e heat-pipes (tubos de metal com líquido condutor) intencionalmente posicionados para aproveitar o fluxo de ar gerado pelas soluções ativas.

Sendo que as soluções ativas se dividem, básicamente, em duas. Refigeração a Ar e refrigeração a água (ou outro líquido condutor de calor).
Na refrigeração a ar não há mistério, é uma vendtilador, também conhecido como Fan, que sopra ar em velocidades distintas, controlado pela placa mãe (geralmente). E a regrigeração a água, aonde geralmente se tem uma placa de metal oca e impermeavel que é presa em contato com o processador e demais chips que serão resfriados, tubos, conexões, bomba d'água, radiador e fan para resfriar o radiador.

Tendo isso em mente, a refrigeração a ar, gera um grande fluxo de ar no gabinete, quando a fan sopra o ar no processador, esse se espalha ao redor, resfriando as memórias ram (que ficam próximas ao processador por conta da refrigeração e para serem fácilmente acessadas em tempo de processamento), parte superior da placa de vídeo, capacitores E as soluções de refrigeração simbionte, geralmente empregadas para resfriar chipsets, NB e SB (North Bridge e South Bridge).
Já a refrigeração a água, não gera o fluxo de ar, pois todo o ar é soprado sobre o radiador que 'geralmente', não fica no interior do gabinete. Assim sendo, acaba-se com o fluxo de ar intenso no gabinete e as soluções de refrigeração simbionte são transformadas em soluções passivas.
Resultado?
Elevação da temperatura em todo o sistema.


Por não ter mais o vento gerado pelo cooler do processador, todo o ar quente gerado pela fonte ( que é muito menor que o da fonte antiga, mas ainda existe ) é soprado sem restrição sobre o dissipador de calor da NB, o que com isso, ao invés de dissipar o calor, concentra o calor.
Resultado, minha NB chega fácil aos 100ºC e a máquina reinicia para evitar a queima.



Interessante não?

Bem, eu acho interessante... Triste, mas interessante.

Sendo assim, deixo a dica para que antes de investirem em peças 'milagrosas', analisem com cuidado as consequências, afinal, "toda ação tem uma reação de igual potência e intensidade."

Não tenho mais que me preocupar com o processador e a fonte, mas agora vou precisar arrumar uma forma de resfriar os outros componentes...

Provávelmente vou comprar um gabinete que a fonte fique abaixo da placa mãe e tenha a canaleta lateral para eu posicionar uma fan sobre os dissipadores da NB e SB, pois é meio difícil de encontrar coolers para chipsets que sejam compatíveis com minha placa...

_________________
Apenas minha opinião de bosta...

rhodesbauer
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 06/04/2010
Mensagens : 2271
Reputação : 193
Idade : 41
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Engenheiro de Suporte
Nacionalidade : Brasil

http://agenda.pub

Ir para o topo Ir para baixo

Um problema inesperado! Empty Re: Um problema inesperado!

Mensagem por angelo marcelo Ter 19 Jul 2011, 21:58

eu vi um caso semelhante ao seu,mas resolvido na criatividade.
um vizinho meu fez a mesma coisa que voce,colocou water cooler e esqueceu do resto.iniciava como o seu.
como todo o dinheiro que ele tinha se foi comprando o kit,ele nao teria como resolver o caso.dias antes eu tinha visto no site da alienware um gabinete aberto e vi que no processador tinha um duto de ar vindo de tras onde tem um enorme cooler que sopra direto na CPU.ai que entrou a cabeça de um brasileiro que nao desiste nunca(pela falta de grana).fomos a uma loja aqui perto de casa e compramos um cooler de 160mm,como a fonte dele é de 750 nao daria problema em por mais um.
o resultado foi esse cooler soprando pra dentro em um tubo de acrilico curvado em cima das memorias e um cooler antigo no outro deck atras soprando pra fora.ja faz 2 anos que o sistema dele funciona assim,agora ele esta com um win7 x64 e mesmo assim nao se queixou mais do pc.
nao recomendo outros a fazerem isso,tendo em vista que isso deu certo.mas como eu falei,ele estava sem grana e o jeito foi improvisar...

Um problema inesperado! Customer

_________________

Um problema inesperado! B763captain

AMD Ryzen5 1600 six core
MB Asus B450M gaming-BR
4x4GB DDR4 2666 Ballistix
RX5600 8GB
Corsair CX650
SSd256Gb,3x HD 1TB.
angelo marcelo
angelo marcelo
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 29/05/2011
Mensagens : 949
Reputação : 25
Idade : 45
Simulador preferido : FSX/P3D2/FS2020
Emprego/lazer : mecânico/voar
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Um problema inesperado! Empty Re: Um problema inesperado!

Mensagem por andre_sp Qua 20 Jul 2011, 07:49

Depois dessa aula do rhodes, dizer mais o que? wink

thanks pelo relato.

_________________
A vantagem da honestidade é que a concorrência é pequena.
andre_sp
andre_sp
Moderador
Moderador

Masculino
Inscrito em : 26/08/2009
Mensagens : 12005
Reputação : 1258
Idade : 55
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Aviação
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Um problema inesperado! Empty Re: Um problema inesperado!

Mensagem por ricardomollik Qua 20 Jul 2011, 20:26

Ola rhodesbauer,
deve ter alguma coisa estranha acontecendo ai. Aqui usando 3.824 MHz junto com o FSX veja como fica as minhas temperaturas. O meu cooler e o Corsair H70, apenas troquei os 2 fans dele para o Cooler Master Excalibur R4-EXBB-20PK-R0 pois tem o Air Flow CMF bem melhor. to mandando umas screens pra voce ver. Veja que o meu cooler esta dentro da case uma HAF 922 (Mid Tower) que devo trocar pela HAF 942 (Full Tower), nao repara pois ta meio baguncado, vou tentar arrumar, so nao sei quando lol

Tava olhando no site da Corsair e no H50 voce pode colocar 2 fans como o meu, um jogando o ar para dentro da bomba e outro o de traz tirando o ar, assim como o meu esta instalado

Um problema inesperado! Dsc03298e

Um problema inesperado! Dsc03299n

Um problema inesperado! Dsc03300o

Um problema inesperado! Dsc03301fn

Um problema inesperado! Dsc03302x

Um problema inesperado! Dsc03304n

Um problema inesperado! Monitor12

thumbsup

_________________
i7-11700K @5.2GHZ|Asus ROG Maximus XIII Hero Z590|G.SKILL Ripjaws V Series 64GB (2 x 32GB) DDR4 3600|SSD SAMSUNG 980 M.2 2280 1TB PCI-Express 3.0 x4, NVMe OS|SSD SAMSUNG 970 EVO Plus 2TB M.2 NVMe 3.0 x4 P3d 5.3 Pro|SAMSUNG 980 PRO SSD 2TB PCIe NVMe Gen 4 Gaming M.2, Thermal Control, MZ-V8P2T0B MSFS 2020|Crucial BX500 2TB 3D NAND SSD P3D 5.3 Addons|Crucial BX500 2TB 3D NAND SSD MSFS 2020 Addons|PNY CS900 1TB 3D NAND SATA III SSD Programs|TEAMGROUP 2TB AX2 Advanced 3D NAND SATA III SSD Backups|WD Ultrastar DC HC310 6TB SATA 6Gb/s Backups|ASUS ROG Strix NVIDIA GeForce RTX 3080 Ti OC Edition Gaming Graphics Card PCIe 4.0 12GB GDDR6X|Asus ROG RYUJIN 240 RGB AIO Liquid CPU Cooler 240mm Radiator|EVGA SuperNOVA 1300 G2 80 PLUS 1300W|Rosewill Gaming THOR V2|LG 37-Inch 1080p 240MHZ LCD HDTV|SAMSUNG GALAXY TAB A 8.0" FMC|Saitek PZ44 Pro with Three-Lever Throttle and Pedal|GoFlight MCP Pro & GF-EFIS|Windows 11 Pro 64x
ricardomollik
ricardomollik
Major
Major

Masculino
Inscrito em : 20/06/2008
Mensagens : 430
Reputação : 12
Idade : 64
Simulador preferido : Prepar3d, FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Um problema inesperado! Empty Re: Um problema inesperado!

Mensagem por Casanova Qua 20 Jul 2011, 22:55

geladão parabens ae cumpade

_________________
Um problema inesperado! Checkcapt
Casanova
Casanova
Banido

Masculino
Inscrito em : 01/02/2011
Mensagens : 1440
Reputação : 84
Idade : 35
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Um problema inesperado! Empty Re: Um problema inesperado!

Mensagem por ricardomollik Qui 21 Jul 2011, 09:31

Casanova escreveu:geladão parabens ae cumpade

Ola Casanova,
Pois e nao sei o que esta acontecendo com o rhodesbauer, o H50 tambem e muito bom. eu tenho 3 Profiles de over, no dia a dia uso @3.60 Mhz com C1E ligado, os demais o C1E desligado, de @3.80 Mhz este que postei e o ultimo de @4.00 MHz, e com o FSX, as temperaturas ficam quase as mesmas, muito pouca diferenca entre um over e outro.
Mesmo passando pelo IBT por exemplo a @4.00 MHz no no stress level:Maximum as temperaturas ficam em torno de 58-62, nunca mais que isto.
O grande segredo do over e os ajustes das GLTs, assim voce pode usar o Vcore da CPU em baixas voltagens, em Overclock/Overclock em Core2Quad postei a respeito disso.
thumbsup

_________________
i7-11700K @5.2GHZ|Asus ROG Maximus XIII Hero Z590|G.SKILL Ripjaws V Series 64GB (2 x 32GB) DDR4 3600|SSD SAMSUNG 980 M.2 2280 1TB PCI-Express 3.0 x4, NVMe OS|SSD SAMSUNG 970 EVO Plus 2TB M.2 NVMe 3.0 x4 P3d 5.3 Pro|SAMSUNG 980 PRO SSD 2TB PCIe NVMe Gen 4 Gaming M.2, Thermal Control, MZ-V8P2T0B MSFS 2020|Crucial BX500 2TB 3D NAND SSD P3D 5.3 Addons|Crucial BX500 2TB 3D NAND SSD MSFS 2020 Addons|PNY CS900 1TB 3D NAND SATA III SSD Programs|TEAMGROUP 2TB AX2 Advanced 3D NAND SATA III SSD Backups|WD Ultrastar DC HC310 6TB SATA 6Gb/s Backups|ASUS ROG Strix NVIDIA GeForce RTX 3080 Ti OC Edition Gaming Graphics Card PCIe 4.0 12GB GDDR6X|Asus ROG RYUJIN 240 RGB AIO Liquid CPU Cooler 240mm Radiator|EVGA SuperNOVA 1300 G2 80 PLUS 1300W|Rosewill Gaming THOR V2|LG 37-Inch 1080p 240MHZ LCD HDTV|SAMSUNG GALAXY TAB A 8.0" FMC|Saitek PZ44 Pro with Three-Lever Throttle and Pedal|GoFlight MCP Pro & GF-EFIS|Windows 11 Pro 64x
ricardomollik
ricardomollik
Major
Major

Masculino
Inscrito em : 20/06/2008
Mensagens : 430
Reputação : 12
Idade : 64
Simulador preferido : Prepar3d, FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Um problema inesperado! Empty Re: Um problema inesperado!

Mensagem por rhodesbauer Qui 21 Jul 2011, 09:35

ricardomollik escreveu:Ola rhodesbauer,
deve ter alguma coisa estranha acontecendo ai. Aqui usando 3.824 MHz junto com o FSX veja como fica as minhas temperaturas. O meu cooler e o Corsair H70, apenas troquei os 2 fans dele para o Cooler Master Excalibur R4-EXBB-20PK-R0 pois tem o Air Flow CMF bem melhor. to mandando umas screens pra voce ver. Veja que o meu cooler esta dentro da case uma HAF 922 (Mid Tower) que devo trocar pela HAF 942 (Full Tower), nao repara pois ta meio baguncado, vou tentar arrumar, so nao sei quando lol

Tava olhando no site da Corsair e no H50 voce pode colocar 2 fans como o meu, um jogando o ar para dentro da bomba e outro o de traz tirando o ar, assim como o meu esta instalado



thumbsup

Então camarada.
O meu processador não é o problema.
Eu estou ciente da possibilidade de colocar outra Fan de 120mm no radiador, e quando fizer isso vou inverter o fluxo para expulsar o ar do gabinete ao invés de empurrar para dentro.
Assim elimino o ar quente da fonte.

O que está me causando problemas é na verdade a NB, a SB e as memórias.
Preciso de um cooler para memórias parecido com esse seu.

Estou pensando em comprar duas Fans da Noctua.
Mas vai ter que ficar para outro mês...
Por hora adaptei duas fans simples na lateral do gabinete soprando o ar para dentro, está mantendo tudo estável em 60º mesmo durante os vôos e elevei meu processador a 3.2Ghz.

_________________
Apenas minha opinião de bosta...

rhodesbauer
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 06/04/2010
Mensagens : 2271
Reputação : 193
Idade : 41
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Engenheiro de Suporte
Nacionalidade : Brasil

http://agenda.pub

Ir para o topo Ir para baixo

Um problema inesperado! Empty Re: Um problema inesperado!

Mensagem por ricardomollik Qui 21 Jul 2011, 19:11

rhodesbauer escreveu:
Então camarada.
O meu processador não é o problema.
Eu estou ciente da possibilidade de colocar outra Fan de 120mm no radiador, e quando fizer isso vou inverter o fluxo para expulsar o ar do gabinete ao invés de empurrar para dentro.
Assim elimino o ar quente da fonte.

O que está me causando problemas é na verdade a NB, a SB e as memórias.
Preciso de um cooler para memórias parecido com esse seu.

Estou pensando em comprar duas Fans da Noctua.
Mas vai ter que ficar para outro mês...
Por hora adaptei duas fans simples na lateral do gabinete soprando o ar para dentro, está mantendo tudo estável em 60º mesmo durante os vôos e elevei meu processador a 3.2Ghz.

e isso ai, com estas modificacoes deve ficar bom, se puder dar uma olhada nestes fans da cooler master o Excalibur conforme informacoes que tive sao melhores que o da Noctua thumbsup

_________________
i7-11700K @5.2GHZ|Asus ROG Maximus XIII Hero Z590|G.SKILL Ripjaws V Series 64GB (2 x 32GB) DDR4 3600|SSD SAMSUNG 980 M.2 2280 1TB PCI-Express 3.0 x4, NVMe OS|SSD SAMSUNG 970 EVO Plus 2TB M.2 NVMe 3.0 x4 P3d 5.3 Pro|SAMSUNG 980 PRO SSD 2TB PCIe NVMe Gen 4 Gaming M.2, Thermal Control, MZ-V8P2T0B MSFS 2020|Crucial BX500 2TB 3D NAND SSD P3D 5.3 Addons|Crucial BX500 2TB 3D NAND SSD MSFS 2020 Addons|PNY CS900 1TB 3D NAND SATA III SSD Programs|TEAMGROUP 2TB AX2 Advanced 3D NAND SATA III SSD Backups|WD Ultrastar DC HC310 6TB SATA 6Gb/s Backups|ASUS ROG Strix NVIDIA GeForce RTX 3080 Ti OC Edition Gaming Graphics Card PCIe 4.0 12GB GDDR6X|Asus ROG RYUJIN 240 RGB AIO Liquid CPU Cooler 240mm Radiator|EVGA SuperNOVA 1300 G2 80 PLUS 1300W|Rosewill Gaming THOR V2|LG 37-Inch 1080p 240MHZ LCD HDTV|SAMSUNG GALAXY TAB A 8.0" FMC|Saitek PZ44 Pro with Three-Lever Throttle and Pedal|GoFlight MCP Pro & GF-EFIS|Windows 11 Pro 64x
ricardomollik
ricardomollik
Major
Major

Masculino
Inscrito em : 20/06/2008
Mensagens : 430
Reputação : 12
Idade : 64
Simulador preferido : Prepar3d, FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Um problema inesperado! Empty Re: Um problema inesperado!

Mensagem por José Alberto Ter 26 Jul 2011, 07:53

ricardomollik escreveu:Pois e nao sei o que esta acontecendo com o rhodesbauer, o H50 tambem e muito bom. eu tenho 3 Profiles de over, no dia a dia uso @3.60 Mhz com C1E ligado, os demais o C1E desligado, de @3.80 Mhz este que postei e o ultimo de @4.00 MHz, e com o FSX, as temperaturas ficam quase as mesmas, muito pouca diferenca entre um over e outro.

Olá Ricardo.

Esses perfis de overclock são ajustados por meio de um programa no Windows ou é preciso entrar no BIOS para seleccionar cada um?

Obrigado.
José Alberto
José Alberto
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 11/07/2009
Mensagens : 2907
Reputação : 88
Idade : 46
Simulador preferido : Prepar3D
Nacionalidade : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Um problema inesperado! Empty Re: Um problema inesperado!

Mensagem por ricardomollik Ter 26 Jul 2011, 16:12

José Alberto escreveu:
Olá Ricardo.

Esses perfis de overclock são ajustados por meio de um programa no Windows ou é preciso entrar no BIOS para seleccionar cada um?

Obrigado.

Oi Alberto,
Os Perfis que tenho no meu caso sao ajustados na Bios, os programas pra ajustes de over na P45 nao funcionam muito bem. Tenho como disse 3 perfis, no dia a dia uso 3.60 Ghz que nao precisa de tanto ajuste, a partir dai ja preciso ajustar bem as GTLs, Vcore e demais voltagens.
Pretendo ir em breve para o Sandy Bridge, to so esperando pra ver o que a Asus vai lancar de Motheboard com suport a PCI-ex 3.0 e a CPU Ivy Bridge, coisa que a Asrok e Msi ja lancaram mais prefiro a Asus.
So pra voce ter uma ideia uma Motheboard Asus P8Z68-V Pro + Core i7 2600K de 3.4GHz pra fazer over a 4.3/4.4 Ghz so precisa ajustar o multiplicador x43, desativar o Turbo Boost e funções de gerenciamento como C1E e Controle de temperatura, nada mais e o ganho e bem consideravel.
Se voce quiser fazer over passa as suas configuracoes que vejo no que posso te ajudar, lembrando que cada caso e um caso, exemplo, voce pode ter uma configuracao identica a minha e os acertos e voltagens certamente nao serao as mesmas. Mas pra cada MB existe um ajuste pra over sem ter que fazer muitas mudancas, no meu caso e pra 3.60 Ghz.

abracos
Ricardo

_________________
i7-11700K @5.2GHZ|Asus ROG Maximus XIII Hero Z590|G.SKILL Ripjaws V Series 64GB (2 x 32GB) DDR4 3600|SSD SAMSUNG 980 M.2 2280 1TB PCI-Express 3.0 x4, NVMe OS|SSD SAMSUNG 970 EVO Plus 2TB M.2 NVMe 3.0 x4 P3d 5.3 Pro|SAMSUNG 980 PRO SSD 2TB PCIe NVMe Gen 4 Gaming M.2, Thermal Control, MZ-V8P2T0B MSFS 2020|Crucial BX500 2TB 3D NAND SSD P3D 5.3 Addons|Crucial BX500 2TB 3D NAND SSD MSFS 2020 Addons|PNY CS900 1TB 3D NAND SATA III SSD Programs|TEAMGROUP 2TB AX2 Advanced 3D NAND SATA III SSD Backups|WD Ultrastar DC HC310 6TB SATA 6Gb/s Backups|ASUS ROG Strix NVIDIA GeForce RTX 3080 Ti OC Edition Gaming Graphics Card PCIe 4.0 12GB GDDR6X|Asus ROG RYUJIN 240 RGB AIO Liquid CPU Cooler 240mm Radiator|EVGA SuperNOVA 1300 G2 80 PLUS 1300W|Rosewill Gaming THOR V2|LG 37-Inch 1080p 240MHZ LCD HDTV|SAMSUNG GALAXY TAB A 8.0" FMC|Saitek PZ44 Pro with Three-Lever Throttle and Pedal|GoFlight MCP Pro & GF-EFIS|Windows 11 Pro 64x
ricardomollik
ricardomollik
Major
Major

Masculino
Inscrito em : 20/06/2008
Mensagens : 430
Reputação : 12
Idade : 64
Simulador preferido : Prepar3d, FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Um problema inesperado! Empty Re: Um problema inesperado!

Mensagem por José Alberto Qua 27 Jul 2011, 06:31

ricardomollik escreveu:Os Perfis que tenho no meu caso sao ajustados na Bios, os programas pra ajustes de over na P45 nao funcionam muito bem.

thumbsup

ricardomollik escreveu:Se voce quiser fazer over passa as suas configuracoes que vejo no que posso te ajudar, lembrando que cada caso e um caso, exemplo, voce pode ter uma configuracao identica a minha e os acertos e voltagens certamente nao serao as mesmas.

Obrigado mas não será necessário. Os meus 3900 MHz estão estáveis segundo vários stress test.

No futuro vou investir numa torre nova (ainda não decidi qual), um kit de watercooling (Corsair ou Antec), e uma unidade SSD.

Abraços.

José Alberto
José Alberto
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 11/07/2009
Mensagens : 2907
Reputação : 88
Idade : 46
Simulador preferido : Prepar3D
Nacionalidade : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Um problema inesperado! Empty Re: Um problema inesperado!

Mensagem por ricardomollik Qua 27 Jul 2011, 14:39

José Alberto escreveu:Obrigado mas não será necessário. Os meus 3900 MHz estão estáveis segundo vários stress test.

thumbsup

José Alberto escreveu:No futuro vou investir numa torre nova (ainda não decidi qual), um kit de watercooling (Corsair ou Antec), e uma unidade SSD.

com relacao a Case gosto muito da cooler Master a minha e uma HAF922 e to pensando em mudar pra HAF 932 ou 942. O Hydro da Corsair conforme pesquisei sao os melhores, uso o H70 mais ja foi lancado o H80, apenas mudei os Fans pra 2 escalibur com mais Air Flow:CFM e rpm, assim consegui baixar alguns bons graus na temp da cpu.
SSD realmente faz toda diferenca, antes eu usava um SSD apenas com o Sistema Operacional e o FSX em 2x1TB(RAID0) WD Caviar Black(WD1002FAEX) SATA 6Gb/s 7200RPM 64MB em uma placa dedicada a HighPoint RocketRAID 2710 PCI-Express 2.0 x8 SAS/SATA 6Gb/s, ja era espetacular, entao resolvi testar o FSX em apenas 1 SSD de 120GB da OCZ o Vertex II, os resultados sao surpreendentes, o ganho de frames nao e tanto mais a performance e demais, tanto que ja vou colocar 2X120 GB SSD em RAID0 nesta minha adaptadora. Vale a pena investir nos SSD thumbsup
Vou postar meus 3 perfis de overs com todas as configuracoes na secao Overclock, assim que tiver configuracoes parecidas vai servir como base

Abracos
Ricardo


_________________
i7-11700K @5.2GHZ|Asus ROG Maximus XIII Hero Z590|G.SKILL Ripjaws V Series 64GB (2 x 32GB) DDR4 3600|SSD SAMSUNG 980 M.2 2280 1TB PCI-Express 3.0 x4, NVMe OS|SSD SAMSUNG 970 EVO Plus 2TB M.2 NVMe 3.0 x4 P3d 5.3 Pro|SAMSUNG 980 PRO SSD 2TB PCIe NVMe Gen 4 Gaming M.2, Thermal Control, MZ-V8P2T0B MSFS 2020|Crucial BX500 2TB 3D NAND SSD P3D 5.3 Addons|Crucial BX500 2TB 3D NAND SSD MSFS 2020 Addons|PNY CS900 1TB 3D NAND SATA III SSD Programs|TEAMGROUP 2TB AX2 Advanced 3D NAND SATA III SSD Backups|WD Ultrastar DC HC310 6TB SATA 6Gb/s Backups|ASUS ROG Strix NVIDIA GeForce RTX 3080 Ti OC Edition Gaming Graphics Card PCIe 4.0 12GB GDDR6X|Asus ROG RYUJIN 240 RGB AIO Liquid CPU Cooler 240mm Radiator|EVGA SuperNOVA 1300 G2 80 PLUS 1300W|Rosewill Gaming THOR V2|LG 37-Inch 1080p 240MHZ LCD HDTV|SAMSUNG GALAXY TAB A 8.0" FMC|Saitek PZ44 Pro with Three-Lever Throttle and Pedal|GoFlight MCP Pro & GF-EFIS|Windows 11 Pro 64x
ricardomollik
ricardomollik
Major
Major

Masculino
Inscrito em : 20/06/2008
Mensagens : 430
Reputação : 12
Idade : 64
Simulador preferido : Prepar3d, FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Um problema inesperado! Empty Re: Um problema inesperado!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos