Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


Origens históricas dos 'Águias' de São Paulo Gse_multipart13851

Origens históricas dos 'Águias' de São Paulo

3 participantes

Ir para baixo

Origens históricas dos 'Águias' de São Paulo Empty Origens históricas dos 'Águias' de São Paulo

Mensagem por Amilckar Dom 21 Ago 2011, 10:38


A aviação paulista tem suas origens no início do Século passado quando o Presidente do Estado de São Paulo Francisco de Paula Rodrigues Alves, sancionou em 17 de dezembro de 1913, a Lei No 1395-A que criava a Escola de Aviação da Força Pública de São Paulo, no Campo do Guapira na Zona Norte da cidade de São Paulo, sendo responsáveis pelo curso os aviadores Edú Chaves e Cícero Marques, brevetados na França.

Origens históricas dos 'Águias' de São Paulo 1932-2

Após o ímpeto inicial, a escola de aviação enfrentava enormes dificuldades técnicas e os aparelhos ficavam no solo por falta de manutenção e equipamentos agravada ainda mais por conta da 1a Guerra Mundial.
Enfim em 1920 a escola foi transferida para o Campo de Marte também na Zona Norte e lá com uma infra-estrutura adequada e sob a instrução de Orton William Hoover a aviação militar paulista entrava em uma nova fase.

Origens históricas dos 'Águias' de São Paulo 1932_01a

Em 1927 a história ganhou uma célebre página com o vôo do hidroavião Jahú que marcou a terceira travessia aérea do Atlântico Sul, a primeira da história sem escalas.

Origens históricas dos 'Águias' de São Paulo Noronha-jahu

A tripulação do Jahú era composta por João Ribeiro de Barros (piloto civil), 1º Tenente Aviador João Negrão (Força Pública de São Paulo), Capitão Newton Braga (piloto observador do Exército) e Vasco Cinquini (piloto-mecânico civil).

Origens históricas dos 'Águias' de São Paulo 1932_06a

Extinta após a Revolução de 1930, quando São Paulo foi sistematicamente desarmado, as asas paulistas voltaram a se abrir em 1932, quando o Governador Pedro de Toledo cria através do Decreto No 5590 de 15 de Julho de 1932 o GMAP – Grupo Misto de Aviação da Força Pública.
Durante os poucos meses de luta o GMAP efetuou inúmeras missões de reconhecimento e ataque em praticamente todos os setores da luta.
Cinquenta e dois anos depois surge novamente em 1984 o Grupamento de Radiopatrulha Aérea para auxiliar a Polícia Militar no combate ao crime em grande ascenção no estado.

Origens históricas dos 'Águias' de São Paulo 1932-joao-negrao

Em 1995, a unidade passa a chamar Grupamento de Radiopatrulha Aérea “João Negrão”, em uma justa homenagem ao aviador.
Atualmente o GRPAe é a maior unidade do gênero na América Latina e uma das maiores do planeta. Maior do que muitos Esquadrões de Asas Rotativas da própria Força Aérea Brasileira.

Origens históricas dos 'Águias' de São Paulo 1276722034001_f

São dez bases de radiopatrulha aérea espalhadas por todo o Estado operando em missões diárias de resgate e apoio aéreo no combate ao crime, monitoração de áreas de desmatamento, além de transportes especiais como órgãos para transplante e transporte de autoridades.

Origens históricas dos 'Águias' de São Paulo Grpae

Os "Gaviões" de treinamento, Schweizer HU-30, batizados em homenagem aos Gaviões de Penacho constitucionalistas.
Origens históricas dos 'Águias' de São Paulo DSC03974

Origens históricas dos 'Águias' de São Paulo DSC03971
Cessna 210 Centurion com a pintura da Polícia Militar.
Origens históricas dos 'Águias' de São Paulo DSC03964
Origens históricas dos 'Águias' de São Paulo DSC03927
Origens históricas dos 'Águias' de São Paulo DSC03904
Origens históricas dos 'Águias' de São Paulo DSC03933
Abaixo o bimotor Eurocopter EC135 usado no transporte de autoridades.
Origens históricas dos 'Águias' de São Paulo DSC03960
O imponente bimotor turbo hélice Beechcraft BE-200 King Air.
Origens históricas dos 'Águias' de São Paulo DSC03987-1

Fonte: Tudo por São Paulo 1932
Via: Piloto Policial / Hangar do Vinna
Imagens: [url=http://tudoporsaopaulo1932.blogspot.com/2011/05/asas-paulistas.html]Tudo por São Paulo 1932[/url] / Google

_________________
Carlos Amilckar
Origens históricas dos 'Águias' de São Paulo Amilckar%252FVV125
Amilckar
Amilckar
Colaborador - Notícias de aviação
Colaborador - Notícias de aviação

Masculino
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 11036
Reputação : 512
Idade : 58
Simulador preferido : P3D V3
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Origens históricas dos 'Águias' de São Paulo Empty Re: Origens históricas dos 'Águias' de São Paulo

Mensagem por Edenio Rodrigues Dom 21 Ago 2011, 12:27

Uma bela Historia, obrigado Amilckar, abraços

_________________
Origens históricas dos 'Águias' de São Paulo Novoicaro
Voar, triunfo da evolução
Stargate  (82) 9 8172 9765 (mensagem de texto)
Edenio Rodrigues
Edenio Rodrigues
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/12/2010
Mensagens : 4614
Reputação : 483
Idade : 80
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Simulação, energia solar, hidroponia
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Origens históricas dos 'Águias' de São Paulo Empty Re: Origens históricas dos 'Águias' de São Paulo

Mensagem por G.Friedrich Seg 22 Ago 2011, 10:31

O King Air é bonito demais, excelente post.

_________________
A única situação em que se tem excesso de combustível, é quando se tem um incêndio a bordo.
G.Friedrich
G.Friedrich
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 01/03/2011
Mensagens : 850
Reputação : 19
Idade : 41
Emprego/lazer : Oficial do Exercito Brasileiro
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Origens históricas dos 'Águias' de São Paulo Empty Re: Origens históricas dos 'Águias' de São Paulo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos