Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


Boeing 727 salvador Gse_multipart13851

Boeing 727 salvador

+4
Alvega
Amilckar
rodrigo mago
Fontenele
8 participantes

Ir para baixo

Boeing 727 salvador Empty Boeing 727 salvador

Mensagem por Fontenele Ter 13 Set 2011, 14:49



B-727-100 voo arriscado para Saigon 1975

105 assentos, 360 passageiros!

Esta história aconteceu em 1972, no final da guerra do Vietnam.
O avião era um Boeing 727-100 da World Airways, enviado para a retirada de refugiados que estavam em Da Nang, até então uma cidade no Vietnam do Sul onde havia uma base militar norte americana.

A bordo do avião, além da tripulação, estava o presidente da empresa, Edward J. Daly, dois jornalistas e um cameraman. O embarque dos refugiados transcorria em ordem, com as tropas vietnamitas locais fazendo um cordão de isolamento em torno do 727. Porém, rumores de que tropas inimigas se aproximavam rapidamente da base começaram a se espalhar, e o que era um embarque relativamente organizado tornou-se uma grande confusão, com a multidão em pânico, tentando embarcar. Percebendo que a situação estava fugindo ao controle, Daly ordenou ao Cmt. Kenneth Healy para iniciar imediatamente os procedimentos para a decolagem.

O 727, por ter seus três motores na cauda, e em posição elevada, não oferece maiores riscos às pessoas nas proximidades. Assim que os motores foram acionados, a multidão entrou em pânico, receando ser deixada para trás. A confusão se instalou, com soldados empurrando mulheres e crianças que tentavam embarcar. Soldados abriram fogo atingindo a aeronave e uma granada foi lançada sob a asa, causando danos no trem de pouso e parte dos flapes. Ainda em velocidade reduzida, o avião se dirigiu à pista de decolagem enquanto refugiados e soldados lutavam entre si para subir no avião pela escada traseira, sendo ajudados e puxados pelos que já estavam a bordo.

De acordo com o Cmt. Healy, eles estavam com aproximadamente nove mil quilos acima do peso máximo de decolagem, o que é bastante. Havia provavelmente 360 pessoas dentro de um avião configurado para 105 passageiros! Na cabine, 268 pessoas, entre "passageiros" e tripulantes, se espremiam enquanto cerca de 80 a 90 pessoas viajavam no compartimento de carga, cujas portas permaneceram abertas durante todo o voo! Testemunhas disseram que durante a corrida e fase inicial de decolagem, pessoas foram caindo do avião, já que no desespero, vários tentaram viajar no compartimento dos trens de pouso.

Não foi um voo fácil, pois vários problemas surgiram. A escada traseira do 727 permaneceu parcialmente estendida. Os trens de pouso principais não foram recolhidos uma vez que havia danos causados pela explosão da granada, além disso, recolhê-los significaria um risco àqueles que estavam espremidos no compartimento das rodas. Dois terços do flape interno da asa esquerda também estavam danificados devido à granada, e o avião não pode ser pressurizado, sendo o voo realizado a 10.000 pés de altitude. Apesar do tremendo aumento no consumo, a tripulação finalmente pousou o 727 com segurança em Saigon, restando pouquíssimo combustível nos tanques.

Anos mais tarde o Cmt Healy assumiu a vice presidência da World Airways, sempre elogiando o Boeing 727 pela sua excelente performance, confiabilidade e resistência.

FONTE

P.S: Não vou mentir que amo este avião Amor Amor Amor , realmente meu preferido e vou procurar postar mais histórias sobre o mesmo

_________________
Placa mãe: Gigabyte GA-970A-DS3P   Processador: AMD FX(tm)-8300 8 Cores   Memória Ram: 16 GB DDR3 1333 MHz   Disco rígido Western Digital 1 Tb   Placa de vídeo: Nvidia 1050 Ti 4096 Gb    Monitor: LG 24M38H-B 24" Led  Sistema Operacional: Arch Linux  Joystick: Logitech Extreme 3D Pro
Fontenele
Fontenele
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 22/07/2011
Mensagens : 1775
Reputação : 234
Idade : 51
Simulador preferido : X-Plane 11
Emprego/lazer : Técnico em Informática
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Boeing 727 salvador Empty Re: Boeing 727 salvador

Mensagem por rodrigo mago Ter 13 Set 2011, 19:29

Eu conhecia essa história, mas não com essa riqueza de detalhes, parabéns!
rodrigo mago
rodrigo mago
Moderador
Moderador

Masculino
Inscrito em : 27/01/2010
Mensagens : 5227
Reputação : 429
Idade : 54
Simulador preferido : Prepar 3D
Emprego/lazer : comerciante
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Boeing 727 salvador Empty Re: Boeing 727 salvador

Mensagem por Amilckar Ter 13 Set 2011, 22:45

Boeing 727 salvador 690911

_________________
Carlos Amilckar
Boeing 727 salvador Amilckar%252FVV125
Amilckar
Amilckar
Colaborador - Notícias de aviação
Colaborador - Notícias de aviação

Masculino
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 11036
Reputação : 512
Idade : 58
Simulador preferido : P3D V3
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Boeing 727 salvador Empty Re: Boeing 727 salvador

Mensagem por Alvega Qua 14 Set 2011, 04:08

Não conhecia essa história. Impressionante como o avião conseguiu levantar voo.

_________________
Artur Santos
Voo Virtual
Alvega
Alvega
Membro Fundador
Membro Fundador

Masculino
Inscrito em : 13/04/2008
Mensagens : 14629
Reputação : 921
Idade : 60
Simulador preferido : MSFS e X-Plane
Nacionalidade : Portugal

https://www.voovirtual.com

Ir para o topo Ir para baixo

Boeing 727 salvador Empty Re: Boeing 727 salvador

Mensagem por Jacsantana Qua 14 Set 2011, 07:33

Situação dramática!
Conhecia a história mas ainda não tinha visto as imagens reais.
Obrigado.
Quanto ao 727-100, já tive o prazer de voar nessa aeronave da TAP.

_________________
Boeing 727 salvador MMercante03
João Sant'Ana
Jacsantana
Jacsantana
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 12/05/2008
Mensagens : 2735
Reputação : 143
Idade : 82
Simulador preferido : FS2004
Emprego/lazer : Capitão da Marinha Mercante, Comandante dos Bombeiros Voluntários / FS - Desporto apropriado à idade :-)
Nacionalidade : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Boeing 727 salvador Empty Re: Boeing 727 salvador

Mensagem por Fontenele Qua 14 Set 2011, 07:40

Obrigado a todos pelas palavras.
Jacsantana, como era a sensação de voar um clássico destes?

_________________
Placa mãe: Gigabyte GA-970A-DS3P   Processador: AMD FX(tm)-8300 8 Cores   Memória Ram: 16 GB DDR3 1333 MHz   Disco rígido Western Digital 1 Tb   Placa de vídeo: Nvidia 1050 Ti 4096 Gb    Monitor: LG 24M38H-B 24" Led  Sistema Operacional: Arch Linux  Joystick: Logitech Extreme 3D Pro
Fontenele
Fontenele
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 22/07/2011
Mensagens : 1775
Reputação : 234
Idade : 51
Simulador preferido : X-Plane 11
Emprego/lazer : Técnico em Informática
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Boeing 727 salvador Empty Re: Boeing 727 salvador

Mensagem por Augusto Sposito Qua 14 Set 2011, 09:26

Good post Boeing 727!! Amor

Ponto na conta!! thumbsup

_________________
| Asus Sabertooth P67 | Core i7-2700K 4.8GHz | Corsair H100i | 16GB DDR3 | Nvidia GTX660 Ti FTW 3GB GDDR5 EVGA | Seagate 1TB Sata III | Seagate 3TB Sata III | Seagate 2TB Sata II | Samsung 1TB USB 3.0 | Seventeam 750W | Gabinete Carbide Series 200R Corsair | Samsung 19" | FSX Acceleration | Prepar3D v2.2 | Windows 7 SP1 | Logitech Extreme 3D Pro | Speedy Fibra 30MB |
Augusto Sposito
Augusto Sposito
Banido

Masculino
Inscrito em : 20/02/2011
Mensagens : 7723
Reputação : 447
Idade : 38
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Boeing 727 salvador Empty Re: Boeing 727 salvador

Mensagem por G.Friedrich Qua 14 Set 2011, 09:51

Eu já conhecia essa historia tambem.
O 727 na minha opnião sempre foi um avião sensacional, silencioso pois seus motores estavam na cauda, uma capacidade de carga grande e rápido.
Voei apenas no 727-100 da Transbrasil, Varig e Cruzeiro.
Meu pai voou no 727-200 tambem e diz que o 200zentão é melhor ainda.

_________________
A única situação em que se tem excesso de combustível, é quando se tem um incêndio a bordo.
G.Friedrich
G.Friedrich
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 01/03/2011
Mensagens : 850
Reputação : 19
Idade : 41
Emprego/lazer : Oficial do Exercito Brasileiro
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Boeing 727 salvador Empty Re: Boeing 727 salvador

Mensagem por Icem@n Qui 15 Set 2011, 06:44

Ahhh, até hoje me lembro da imagem de meu embarque pela escada traseira do 727 da VASP. Ver aquelas turbinonas e o profundor acima da minha cabeça e depois o corredor enorme aparecendo na minha frente foi inesquecível.
IICE!

Icem@n
Major
Major

Masculino
Inscrito em : 03/03/2011
Mensagens : 439
Reputação : 51
Idade : 54
Emprego/lazer : Pilotar
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Boeing 727 salvador Empty Re: Boeing 727 salvador

Mensagem por G.Friedrich Qui 15 Set 2011, 09:19

Icem@n escreveu:Ahhh, até hoje me lembro da imagem de meu embarque pela escada traseira do 727 da VASP. Ver aquelas turbinonas e o profundor acima da minha cabeça e depois o corredor enorme aparecendo na minha frente foi inesquecível.
IICE!

Realmente era uma visão e tanto eu lembro de embarcar assim em VIX no 721 da Tba, agora o 727 da Vasp eram os 200zentão, eu sempre quis voar e nunca consegui.

_________________
A única situação em que se tem excesso de combustível, é quando se tem um incêndio a bordo.
G.Friedrich
G.Friedrich
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 01/03/2011
Mensagens : 850
Reputação : 19
Idade : 41
Emprego/lazer : Oficial do Exercito Brasileiro
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Boeing 727 salvador Empty Re: Boeing 727 salvador

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos