Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


X-Plane Noob Gse_multipart13851

X-Plane Noob

+5
Renato Vicente
Alvega
Carcinogen
Ghost
Leandro Cruz Dias Ferreir
9 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

X-Plane Noob Empty X-Plane Noob

Mensagem por Leandro Cruz Dias Ferreir Ter 28 Fev 2012, 17:25

Fala Galera tudo bem? Meu nome é Leandro e esse é o meu primeiro post então não sei bem se tinha outro lugar para colocar.

Li semana passada o artigo sobre o X-Plane 10 na revista veja e resolvi baixar o Demo na internet. Nunca joguei um simulador de aviação antes, só jogos como HAWKS2 e etc. Simplesmente não consigo nem ligar o 747 que aparece na cabeceira da pista. com o leme virado para a esquerda.

Quero muito aprender a jogar esse jogo e gostaria de saber se aqui neste forum encontro as dicas mais básicas de como começar a aprender. Num primeiro momento principalmente os comandos in game do que faz o que exatamente.

Alguns amigos estão me dizendo que eu deveria comprar o FSX mas achei esse muito mais bonito graficamente pelo que vi nas shoots e acredito que o trabalho de aprendizagem seja o mesmo. Não sei se tem um aviao mais simples no demo.

Conto com a ajuda de vocês

Abraços

Leandro


Leandro Cruz Dias Ferreir
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 27/02/2012
Mensagens : 21
Reputação : 0
Idade : 46
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

X-Plane Noob Empty Re: X-Plane Noob

Mensagem por Ghost Ter 28 Fev 2012, 18:11

Bom, vamos por partes, primeiro o 747 é uma aeronave bem complexa pra alguém que disse nunca ter "jogado" simulador de aviação antes, então pela curva de aprendizado correta deve-se começar pelo cessna 172, depois que dominar a máquina e entender um pouco mais sobre o que é o voo pode ir pra uma aeronave mais complexa, o x-plane não é um simulador recheado de tutoriais, nesse ponto pra um iniciante o FSX pode ser um simulador mais didático, porém o voo do x-plane é o mais fiel à realidade, por isso o aprendizado é ainda mais dificil nesse simulador, se for seguir adiante pode postar suas dúvidas aqui que a galera sempre presente fará o possivel pra te ajudar.
Bem vindo ao Voo Virtual. thumbsup

_________________
I5-750 2.66ghz, 4gb ram, w7, Geforce GTX470 1.2gb

Ghost
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 28/07/2011
Mensagens : 1645
Reputação : 145
Idade : 50
Simulador preferido : x-plane 10
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

X-Plane Noob Empty Re: X-Plane Noob

Mensagem por Carcinogen Ter 28 Fev 2012, 19:45

Bem vindo ao mundo do x-plane Leandro,

Primeiramente é necessário um joystick, mas não um daqueles que é usado para jogar fifa e etc, tem que ser um manche... O teclado será usado apenas como parte do seu painel e nada mais além disto.

Deixe para ligar os motores para depois. Vá em setting -> operations & warnings e marque a opção do simulador sempre iniciar com os motores ligados.

Tecla 1 e 2 acionam os flaps, vai ser necessário para decolar e aterrissar.
Tecla "b" tira o freio de mão.
F1 e F2 são responsaveis pela aceleração.

O extremamente básico é isto. thumbsup


Carcinogen
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 15/05/2008
Mensagens : 1739
Reputação : 115
Idade : 42
Simulador preferido : X-Plane 10
Emprego/lazer : Funcionário Público
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

X-Plane Noob Empty Re: X-Plane Noob

Mensagem por Leandro Cruz Dias Ferreir Qua 29 Fev 2012, 08:40

Vou seguir adiante sim Ghost, realmente fiquei bem interessado em aprender a usar esse simulador. Que bom que encontrei este forum brasileiro para trocar uma ideia. Meu inglês é bastante bom, mas como se trata de muito assunto tecnico, acaba que eu fico boiando em muitas coisas. mas vamos lá

Achei na versão demo do X Plane o Cessna e carreguei. De fato outra história. Pelo que percebi os comandos básicos continuam os mesmo que o Carcinogen gentilmente postou, obrigado também, foram muito úteis. Tenho um manche sim mas acho que não esta bem calibrado pois esta puxando o avião para o lado, como se o leme estivesse virado, mas consegui ao menos decolar meio aos trancos e barrancos mas foi.

Uma mensagem de voz, provavelmente da torre fica dizendo para eu contactar a torre pelo radio, como faço isso?

desde ja obrigado. abraços

PS: Outra pergunta, vocês usam Teamspeak?

Leandro Cruz Dias Ferreir
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 27/02/2012
Mensagens : 21
Reputação : 0
Idade : 46
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

X-Plane Noob Empty Re: X-Plane Noob

Mensagem por Ghost Qua 29 Fev 2012, 09:59

Um manche somente nao basta, a nao ser que ele tenha o terceiro eixo de torcao do bastao ou pedais, pois o x-plane nao tem auto-coordenation, essa puxada pro lado nao tem a ver com calibracao, eh o torque da helice puxando o aviao pro lado, coisa normal nos monomotores. Qualquer outra duvida grita ai!!!! thumbsup

_________________
I5-750 2.66ghz, 4gb ram, w7, Geforce GTX470 1.2gb

Ghost
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 28/07/2011
Mensagens : 1645
Reputação : 145
Idade : 50
Simulador preferido : x-plane 10
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

X-Plane Noob Empty Re: X-Plane Noob

Mensagem por Leandro Cruz Dias Ferreir Qua 29 Fev 2012, 11:19

O Manche é o Sidewinder jostisk da Microsoft. Será que dá? Esse terceiro eixo que tu ta falando é o que move o leme traseiro da aeronave? Não tem botões no teclado que faça isso ou setar outros botões do próprio manche? O que não falta é botão para configurar. o da velocidade por exemplo ta funcionando.

Sobre o demo. Consegui decolar. Uma vez que estava no ar, e agora o que se faz? Dei uma voltinha no aeroporto e até consegui aterrizar.

Leandro Cruz Dias Ferreir
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 27/02/2012
Mensagens : 21
Reputação : 0
Idade : 46
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

X-Plane Noob Empty Re: X-Plane Noob

Mensagem por Carcinogen Qua 29 Fev 2012, 11:42

Leandro,
Gire o bastão do seu joystick no sentido horário e anti-horário, se girar é porque ele tem o "terceiro eixo". Eu nem sabia que o x-plane não tinha "auto coordenation", pois tenho pedais. Se você tiver um volante de jogos de carro com pedais pode tentar adaptar os pedais ao x-plane.

Sobre o torque o ghost já lhe explicou, porém você pode trimar a aeronave para não ficar virando sozinha. No painel da aeronave tem como ajustar isso.




Carcinogen
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 15/05/2008
Mensagens : 1739
Reputação : 115
Idade : 42
Simulador preferido : X-Plane 10
Emprego/lazer : Funcionário Público
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

X-Plane Noob Empty Re: X-Plane Noob

Mensagem por Leandro Cruz Dias Ferreir Qua 29 Fev 2012, 12:41

Não tem não. Quer dizer que eu to ferrado? Que vou ter que comprar uns pedais? Não tem como contornar isso? Realmente sem o leme traseiro ta bem complexo de pilotar. Alguém sabe de algum modelo que o custo beneficio para um iniciante seja no minimo bom?

Valeu

Leandro Cruz Dias Ferreir
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 27/02/2012
Mensagens : 21
Reputação : 0
Idade : 46
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

X-Plane Noob Empty Re: X-Plane Noob

Mensagem por Ghost Qua 29 Fev 2012, 13:03

Isso eh praticamente um hobby e todo hobby exige um certo investimento pra ficar legal de praticar, eu acho os pedais praticamente indispensaveis, mas voei alguns anos sem na epoca do FS98, porem quando eles se tornaram mais acessiveis comprei o primeiro e tive que reaprender a pilotar.

_________________
I5-750 2.66ghz, 4gb ram, w7, Geforce GTX470 1.2gb

Ghost
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 28/07/2011
Mensagens : 1645
Reputação : 145
Idade : 50
Simulador preferido : x-plane 10
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

X-Plane Noob Empty Re: X-Plane Noob

Mensagem por Alvega Qua 29 Fev 2012, 13:07

Seja bem-vindo, Leandro.

O seu joystick não é igual a este?

X-Plane Noob Sidewinder_ff_pro

Se for, tem o terceiro eixo para o leme.

Em relação ao Teamspeak, o Voo Virtual tem um servidor que pode utilizar. Veja o sub-fórum de voo online, que tem lá tópicos que explicam como conectar.

https://www.voovirtual.com/f8-voo-online

_________________
Artur Santos
Voo Virtual
Alvega
Alvega
Membro Fundador
Membro Fundador

Masculino
Inscrito em : 13/04/2008
Mensagens : 14629
Reputação : 921
Idade : 60
Simulador preferido : MSFS e X-Plane
Nacionalidade : Portugal

https://www.voovirtual.com

Ir para o topo Ir para baixo

X-Plane Noob Empty Re: X-Plane Noob

Mensagem por Renato Vicente Qua 29 Fev 2012, 14:13

Que botão uso, pra freiar com os pedais?

Renato Vicente
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 15/07/2011
Mensagens : 228
Reputação : 9
Idade : 33
Simulador preferido : XP11, MSFS2020
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

X-Plane Noob Empty Re: X-Plane Noob

Mensagem por Leandro Cruz Dias Ferreir Qua 29 Fev 2012, 14:30

É parecido Alvega acho que talvez um modelo anterior. Mas com certeza não tem o terceiro eixo.

Agora ficam as possibilidades. Ou compro um desses dai ou compro os pedais. Como o Ghost falou muito bem vou precisar investir sim. A questão é, qual é o melhor custo beneficio?

Estou esperando o X-Plane começar a ser vendido no brasil pra comprar o original e jogar mas vou precisar comprar um manche novo. Ou baixo a bola, compro o FSX que ja tem no Brasil e consigo usar o controle que eu tenho. Aprendo melhor e compro depois o X-PLane. Oh dúvida cruel

Abraços

Leandro Cruz Dias Ferreir
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 27/02/2012
Mensagens : 21
Reputação : 0
Idade : 46
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

X-Plane Noob Empty Re: X-Plane Noob

Mensagem por Alvega Qua 29 Fev 2012, 15:09

Este tem o terceiro eixo e não é caro. Mas se puder gastar mais um pouco, eu recomendo o Logitech Extreme 3D Pro.
Seja no X-Plane ou no FSX, você vai precisar de um joystick com eixo de leme (rudder).

http://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/produtos/descricao.cgi?id=01:02:38:83:14&tag=saitek

_________________
Artur Santos
Voo Virtual
Alvega
Alvega
Membro Fundador
Membro Fundador

Masculino
Inscrito em : 13/04/2008
Mensagens : 14629
Reputação : 921
Idade : 60
Simulador preferido : MSFS e X-Plane
Nacionalidade : Portugal

https://www.voovirtual.com

Ir para o topo Ir para baixo

X-Plane Noob Empty Re: X-Plane Noob

Mensagem por Real Aviador Qua 29 Fev 2012, 16:15

Bom, no FSX eu quase nunca uso o LEME, e quando uso é somente no teclado, meiados desse ano vou estar com um full cockpit da Saitek, pois vou aos EUA. Bom, no meu X-Plane tenho muita dificuldade em Configurar meu Joystick e as teclas de comando, por ser mais realista creio que é nescessario usar os Pedais com Crosswinds. Alguem tem um video tutorial ensinando usar o XP ? achei a interface dele muito complicada, sem um menu e etc
Real Aviador
Real Aviador
Banido

Masculino
Inscrito em : 24/02/2012
Mensagens : 38
Reputação : 1
Idade : 50
Emprego/lazer : Piloto Privado
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

X-Plane Noob Empty Re: X-Plane Noob

Mensagem por Leandro Cruz Dias Ferreir Qua 29 Fev 2012, 21:19

Esse da Saitek que ta no link é razoavelmente bom? O Logitech é muito superior? ta mais facil de achar esse da Saitek para vender e o preço é quase o mesmo

Abraço

Leandro Cruz Dias Ferreir
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 27/02/2012
Mensagens : 21
Reputação : 0
Idade : 46
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

X-Plane Noob Empty Re: X-Plane Noob

Mensagem por Ghost Qua 29 Fev 2012, 21:43

Até onde já testei os saitek são sempre mais precisos do que os logitec.

_________________
I5-750 2.66ghz, 4gb ram, w7, Geforce GTX470 1.2gb

Ghost
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 28/07/2011
Mensagens : 1645
Reputação : 145
Idade : 50
Simulador preferido : x-plane 10
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

X-Plane Noob Empty Re: X-Plane Noob

Mensagem por Leandro Cruz Dias Ferreir Qua 29 Fev 2012, 21:53

Ghost escreveu:Até onde já testei os saitek são sempre mais precisos do que os logitec.

Então vai ser ele mesmo!! Vi que essa Saitek tem de tudo para Simuladores. Da pra montar o próprio cockpit.

Obrigado

Leandro Cruz Dias Ferreir
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 27/02/2012
Mensagens : 21
Reputação : 0
Idade : 46
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

X-Plane Noob Empty Re: X-Plane Noob

Mensagem por Alvega Qui 01 Mar 2012, 01:12

Leandro Cruz Dias Ferreir escreveu:Esse da Saitek que ta no link é razoavelmente bom? O Logitech é muito superior? ta mais facil de achar esse da Saitek para vender e o preço é quase o mesmo

Abraço

Eu tenho os dois, o Logitech Extreme 3D Pro é MUITO melhor que o Saitek ST290 Pro. Mas também custa mais ou menos o dobro do preço.

_________________
Artur Santos
Voo Virtual
Alvega
Alvega
Membro Fundador
Membro Fundador

Masculino
Inscrito em : 13/04/2008
Mensagens : 14629
Reputação : 921
Idade : 60
Simulador preferido : MSFS e X-Plane
Nacionalidade : Portugal

https://www.voovirtual.com

Ir para o topo Ir para baixo

X-Plane Noob Empty Re: X-Plane Noob

Mensagem por Leandro Cruz Dias Ferreir Sex 02 Mar 2012, 18:12

Agora vou esperar chegar o Manche com terceiro eixo!!! Ta comprado. Alguma notícia sobre a venda do X Plane 10 em alguma loja ou site brasileiro?

Leandro Cruz Dias Ferreir
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 27/02/2012
Mensagens : 21
Reputação : 0
Idade : 46
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

X-Plane Noob Empty Re: X-Plane Noob

Mensagem por Leandro Cruz Dias Ferreir Dom 04 Mar 2012, 11:07

Galera outra perguntinha básica! Tem aqui no Forum algum lugar que fale e explique como se usa os instrumentos de navegação na aviação?

Explico o que aconteceu: Ontem tava brincando no Demo do X Plane levante o Cessna daquele jeito torpe ja que o o meu manche novo ainda não chegou e me aventurei pelo cenário. Tinha feito isso algumas vezes ja sem nunca perder a referencia de onde estava o aeroporto, só que dessa vez fui um pouco mais longe e também voei mais rente ao solo perdendo completamente a referencia de onde estava o aeroporto. Moral da história, o tempo de 15 minutos do demo inspirou e eu não consegui encontrar o aeroporto para voltar.

Não achei nenhum menu que tivesse um mapa (como normalmente encontro em jogos mais basico) então to supondo que haja uma técnica de localização. Tem algum material sobre isso e outros assuntos de aviação aqui no forum? Ou vocês indicam algum site que esclareça essas duvidas? Enquanto a prática de vôo de fato não começa quero ler as teorias.
Desde ja obrigado. Abraço


PS: Depois de escrever o reply encontrei no Forum o Aprendendo a Voar. Mas por onde começar? Qual é a primeira etapa a aprender?


Leandro Cruz Dias Ferreir
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 27/02/2012
Mensagens : 21
Reputação : 0
Idade : 46
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

X-Plane Noob Empty Re: X-Plane Noob

Mensagem por Carvalho Dom 04 Mar 2012, 11:48

No menu tem, em Location/Local map, e dá para se orientar mas a primeira coisa , se voce não conhece as referências visuias é se orientar em terra, prestando atenção à proa em que decolou e para onde virou, fica fácil achar o backcourse.
A primeira etapa seria voo visual com circuito em torno do aeroporto escolhido, toque e arremetida e pouso, navegação é depois que já estiver bem nisso.

_________________
Si vis pacem, para bellum
X-Plane Noob 6aa2fa68
Carvalho
Carvalho
Moderador
Moderador

Masculino
Inscrito em : 15/04/2008
Mensagens : 5670
Reputação : 388
Idade : 64
Simulador preferido : X-Plane
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

X-Plane Noob Empty Re: X-Plane Noob

Mensagem por Leandro Cruz Dias Ferreir Sex 09 Mar 2012, 13:39

Fala Galera. Chegou finalmente meu manche. Acabei ficando com o Logitech mesmo. Muito bom. Configurado o Rudder fica bem mais facil.

Como todos sabem to começando agora e to jogando o Demo ainda. Comecei a pilotar o tal do Cessna e agora com a dica do Carvalho sob o Location / Local Map realmente ficando mais facil de se localizar no cenário. Até por que ele te da referencias bem boas como torres de energia, lagos e estradas.

Agora queria entender um pouco mais dos mostradores que tenho no painel do Cessna. Já identifiquei o Altimetro, a aceleração e bussola. Mas tem outros mostradores aqui que só posso supor e uns botões que gira mas não obtenho nenhum tipo de resposta. É por causa de ser a versão Demo?

Pra que serve:

COM 1
NAV 1
COM 2
NAV 2
ADFT (do lado ainda tem um botão de on, off e auto) percebi que seu eu girar o botão aparece um AP DISCON no painel logo abaixo dos BRAKES)
IDT
e embaixo ainda tem um outro mostrador que não sei nem o que é.

Tem também 3 mostradores que parece bussolas mas não entendi o que fazem.

Aguardo as respostas quando tiverem tempo ai. Desde ja obrigado

Leandro Cruz Dias Ferreir
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 27/02/2012
Mensagens : 21
Reputação : 0
Idade : 46
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

X-Plane Noob Empty Re: X-Plane Noob

Mensagem por Carvalho Sex 09 Mar 2012, 14:30

Veja se ajuda http://www.learn2flymea.com/cockpit.html qualquer dúvida é só chamar thumbsup

_________________
Si vis pacem, para bellum
X-Plane Noob 6aa2fa68
Carvalho
Carvalho
Moderador
Moderador

Masculino
Inscrito em : 15/04/2008
Mensagens : 5670
Reputação : 388
Idade : 64
Simulador preferido : X-Plane
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

X-Plane Noob Empty Re: X-Plane Noob

Mensagem por SABACH Dom 11 Mar 2012, 02:13

Eu vou aproveitar a sugestão, porque eu estou pensando em comprar este joystick, ele é suave ou é duro o eixo principal?

E para te ajudar, eu vou dar minha opnião em relação a sua escolha, como você mesmo afirmou que achou o XP10 mais bonito, pois realmente você teria que comprar muitos addons para ter um cenário global com este detalhamento todo default no outro simulador, então acredito que não compense mais comprar o outro simulador, eu iria de vez no XP10. Para quem usa o outro simulador, dando uma passada no XP10 vai sentir falta de trafego realista, sons, entre algumas outras coisas. Porêm claro que é bem mais fácil os comandos no outro simulador, mas encare de vez, porque você pegando jeito no XP10 você estará com uma ótima opção em simulador de vôo.
SABACH
SABACH
Banido

Masculino
Inscrito em : 27/12/2009
Mensagens : 1455
Reputação : 40
Idade : 40
Simulador preferido : X-Plane 10
Emprego/lazer : Hammond e piano (músico)
Nacionalidade : Brasil

https://www.facebook.com/profile.php?id=100002192577954&ref=t

Ir para o topo Ir para baixo

X-Plane Noob Empty Re: X-Plane Noob

Mensagem por Leandro Cruz Dias Ferreir Dom 11 Mar 2012, 10:40

Muito obrigado Carvalho! Muito esclarecedor esse site. Agora que sei mais ou menos (ainda estudando) para o que serve cada instrumento, deve ter algum lugar com dados para eu poder alimenta-los correto?

Agora vai me corrigindo ai se eu estiver falando bobagem.
Pela minha observação aqui eu to achando que esses dados para alimentação dos instrumentos estão justamente naquele Local Map que tu tinhas me indicado no outro dia.

Cliquei sobre um dos aeroportos que aparecem na região que eu estou voando e apareceram os seguintes dados que to precisando interpretar

Vamos lá:

Meu C172 esta na pista

KGRF 15 LS-cat-I
IGRF 108.30

Vou fazer um vôo curto para um aeroporto próximo que cliquei no local map e apareceu as seguintes infos no canto superior direito da tela do mapa

KTCM
MC CHORD AFB
elevaiton 322
GND 125.15
TWR 124.80
SEATTLE APP/DEP 126.50

sky conditions 9700 broken
visibility 35
wind 0 3 at 5
altimeter 2992

radial 207
distance 5.8


Obrigado.

Leandro Cruz Dias Ferreir
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 27/02/2012
Mensagens : 21
Reputação : 0
Idade : 46
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

X-Plane Noob Empty Re: X-Plane Noob

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos