Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


Mais algumas dúvidas Gse_multipart13851

Mais algumas dúvidas

+5
andre_sp
Cmte. Caio
Real Aviador
sergiotucano
vieiratn
9 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Mais algumas dúvidas Empty Mais algumas dúvidas

Mensagem por vieiratn Seg 12 Mar 2012, 08:37

Olá amigos, tudo bem? Lá venho eu mais uma vez com novas dúvidas e tenho certeza que com a experiência de vocês será fácil esclarecer.

1 - Minha primeira dúvida é sobre a APU e sua respectiva função de Bleed: No caso eu utilizo as aeronaves da Wilco, geralmente os A319 e A320. Na inicialização da aeronave dou start nas baterias, APU e Bleed, e com isso pude observar que a função de Bleed é justamente "sangrar" a energia fornecida pela APU para os demais sistemas da aeronave, como por exemplo ar condicionado e sistemas hidraulicos (me corrijam se eu estiver errado). Fato é que qual seria o correto momento correto de desligar não só a APU como seu respectivo sistema de Bleed? Atualmente eu não estou desligando a APU e logo após o pushback quando dou ignite no primeiro motor geralmente tenho um erro de Hydraulic pumps e faz um barulho muito chato. Creio estar fazendo algo errado.

2 - Eu utilizo o FS2004, existe alguma maneira de tirar aquelas mensagens que ele dá de combustível e ajuste de altímetro? Já desabilitei as Tips, mas, essas mensagens continuam aparecendo.

3 - Minha última dúvida do momento é quanto ao procedimento de descida da aeronave, geralmente eu estou seguindo as instruções do computador de bordo para descida, seguindo suas instruções principalmente de altitude, mas, minha maior dúvida é quanto as velocidades. No FMGS da Wilco as velocidades só reduzem realmente nos fixos muito próximos do respectivo procedimento de pouso, mas, minha dúvida é: - Usualmente como se dá o processo de descida da aeronave? Geralmente o que estou fazendo é reduzir minha velocidade, aplicar flap 1, iniciar a descida com uma razão em torno de -800 a -1000 pés de vertical speed e consecutivamente ir reduzindo velocidades e aplicando flap até atingir as altitudes necessárias para o procedimento de pouso (sempre tento manter uma inclinação na aeronave de 5 graus), mas, gostaria de saber do ponto dos passageiros, se este procedimento gera uma sensação de "queda" ou se é normal? Algumas vezes sinto a aeronave estar com grau de inclinação de zero graus e outras vezes até negativo (entre 0 a -2,5 graus) e me preocupo muito em saber se este procedimento existe na aviação real e qual seria a sensação dos passageiros neste sentido.

Espero ter conseguido expressar minhas dúvidas.

Agradeço antecipadamente aos amigos que sempre me respondem e ajudam!

Obrigado!
vieiratn
vieiratn
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 26/09/2011
Mensagens : 148
Reputação : 2
Idade : 41
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Securitário
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Mais algumas dúvidas Empty Re: Mais algumas dúvidas

Mensagem por sergiotucano Seg 12 Mar 2012, 11:26

1 - SNME Depende do checklist e da aeronave, eu costumo desligar no momento que inicio o taxi. Existe um modo de se ligar apenas a turbina dois sem o APU, porém, o melhor é ligar as duas, ou quatro, com o APU ligado.

2 - No menu opções tem como, só não lembro o caminho exato.

3 - Varia muito, de forma geral, use as cartas IAC ou STAR. Nas STAR os fixos estão marcados com a FL ou altitude máxima e/ou mínima para se passar e aqueles que tem restrição de velocidade estão marcados com a sua devida restrição e até o ponto de ajuste de altímetro.

sergiotucano
sergiotucano
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 09/08/2010
Mensagens : 2041
Reputação : 69
Idade : 38
Emprego/lazer : Professor/Consultor - Karate/Simuladores/Viagens
Nacionalidade : Brasil

http://www.azulvirtual.org

Ir para o topo Ir para baixo

Mais algumas dúvidas Empty Re: Mais algumas dúvidas

Mensagem por vieiratn Seg 12 Mar 2012, 13:04

Obrigado amigo pelas respostas, preciso adicionar os checklists nos meus voos!

Mas, no caso da resposta à pergunta 3, minha maior dúvida é quanto as razões e velocidades de descida, pois, não sei se estou realizado um procedimento correto ou se estou literalmente descendo muito rápido, num procedimento irreal do ponto de vista de segurança dos passageiros.
vieiratn
vieiratn
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 26/09/2011
Mensagens : 148
Reputação : 2
Idade : 41
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Securitário
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Mais algumas dúvidas Empty Re: Mais algumas dúvidas

Mensagem por sergiotucano Seg 12 Mar 2012, 14:25

Por isso lhe disse para consultar as cartas. Lá esta descrito as restrições de altitude e velocidade para se ter uma aproximação nos conformes.

Sobre descer a 1000 ft/min eu não saberia te dizer se é confortável ou não para os pax pois isso varia de aeronave para aeronave. Sei que mais de 2500 ft/min em subida os pax já sentem uma leve diferença thumbsup
sergiotucano
sergiotucano
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 09/08/2010
Mensagens : 2041
Reputação : 69
Idade : 38
Emprego/lazer : Professor/Consultor - Karate/Simuladores/Viagens
Nacionalidade : Brasil

http://www.azulvirtual.org

Ir para o topo Ir para baixo

Mais algumas dúvidas Empty Re: Mais algumas dúvidas

Mensagem por Real Aviador Seg 12 Mar 2012, 14:28

A descida normalmente inicia por volta dos 1000 ft/min e na aproximação normalmente conforme a tabela para a rampa do ils é 140kt - 800ft/min 160/170 - 1000 ft/min nao mais que isso
Real Aviador
Real Aviador
Banido

Masculino
Inscrito em : 24/02/2012
Mensagens : 38
Reputação : 1
Idade : 51
Emprego/lazer : Piloto Privado
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Mais algumas dúvidas Empty Re: Mais algumas dúvidas

Mensagem por Cmte. Caio Ter 13 Mar 2012, 14:50

Ola comandantes reverencia

Eu tb queria saber como que funciona o APU dos airbus nos precideimentos de partida das turbinas!

Cade o nosso comandante que explica sempre estas coisas mais complexas??????
Cmte. Caio
Cmte. Caio
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 05/01/2012
Mensagens : 109
Reputação : 0
Idade : 26
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Mais algumas dúvidas Empty Re: Mais algumas dúvidas

Mensagem por vieiratn Ter 13 Mar 2012, 14:54

Estou tendo um problema ao iniciar os motores com APU ligada, um problema de Hydraulic APU (senão me engano) faz um barulho danado depois que eu ligo o Engine 1 e ele persiste até o final do acionamento do Engine 2.
vieiratn
vieiratn
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 26/09/2011
Mensagens : 148
Reputação : 2
Idade : 41
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Securitário
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Mais algumas dúvidas Empty Re: Mais algumas dúvidas

Mensagem por Cmte. Caio Ter 13 Mar 2012, 15:01

vieiratn escreveu:Estou tendo um problema ao iniciar os motores com APU ligada, um problema de Hydraulic APU (senão me engano) faz um barulho danado depois que eu ligo o Engine 1 e ele persiste até o final do acionamento do Engine 2.

O meu tb parece um robo andando o barulho que faz!

Ajudem a gente comandantes! Kd o Comandande Bracone?
Cmte. Caio
Cmte. Caio
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 05/01/2012
Mensagens : 109
Reputação : 0
Idade : 26
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Mais algumas dúvidas Empty Re: Mais algumas dúvidas

Mensagem por andre_sp Ter 13 Mar 2012, 18:52

Cmte. Caio escreveu:
vieiratn escreveu:Estou tendo um problema ao iniciar os motores com APU ligada, um problema de Hydraulic APU (senão me engano) faz um barulho danado depois que eu ligo o Engine 1 e ele persiste até o final do acionamento do Engine 2.

O meu tb parece um robo andando o barulho que faz!

Ajudem a gente comandantes! Kd o Comandande Bracone?
Cmte Caio, de acordo com as regras:

13. A bem da preservação da língua portuguesa, não é permitido o uso de linguagem MSN ou SMS (como lhe queiram chamar) neste fórum. Quem o fizer, será avisado duas vezes e suspenso à terceira. Se insistir, será banido.

thumbsup

_________________
A vantagem da honestidade é que a concorrência é pequena.
andre_sp
andre_sp
Moderador
Moderador

Masculino
Inscrito em : 26/08/2009
Mensagens : 12005
Reputação : 1258
Idade : 55
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Aviação
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Mais algumas dúvidas Empty Re: Mais algumas dúvidas

Mensagem por Fabbrini Qua 14 Mar 2012, 03:30

Olá, não sou familiarizado com o Airbus, mas todas as aeronaves que já estudei para se "startar" os motores é preciso de APU ou de GPU. O que o APU lhe fornece? 2 coisas: Energia pneumática e energia elétrica.

A bleed é em relação a energia pneumática, a palavra "bleed" vem do inglês "sangrar" pois você está tirando (sangrando) energia pneumática do APU para girar os motores, que assim que os mesmos estiverem a certa indicação de N1, N2, Oil Press., Etc. o combústivel é injetado nas camaras de combustão aonde sofre ignição dando assim a partida nos motores.

A energia elétrica do APU vai para todos os sistemas da aeronave para controlar os sistemas da aeronave com os motores desligados, o que esta incluido o sistema de ignição dos motores.

Toda aeronave tem especificado nos procedimentos como fazer a setagem do painel para que tudo flua de maneira ordeira e que a lógica dos sistemas seja preservada. Mas de maneira bem simplificada para se ligar os motores, algumas devem ser respeitadas em qualquer avião. Tem que ter combustivel (obvio), APU ligado e bleed da mesma aberta e baterias ligadas. Tendo estas coisas, e não está conseguindo ligar os motores reveja o manual da aeronave.


Já com relação a descida de aeronaves a jato é bem simples...

Nenhuma aeronave a jato desce com razão de descida constante. A não ser que o controlador ou o piloto deseje, porém não é uma descida economica.

Se não é com razão de descida constante então como que é? Simples. Com velocidade constante e potencia totalmente reduzida, é isso que o pessoal mais gosta de fazer no real, lógico, quando é possível. E é muito facil, basta reduzir totalmente a manete de potencia e controlar o angulo do nariz para se manter a velocidade. No Airbus, novamente, não sou familiarizado, porem no Embraer que eu voo a descida é feita com as seguintes velocidades: Mach .78 / 290kts / 250kts.

Ou seja, se inicia a descida mantande a velocidade de cruzeiro de Mach .78, assim que a velocidade chegar em 290kts se mantem essa velocidade até 10.000 pés, aonde é necessario reduzir para 250kts que é a velocidade que se deve manter até o momento de inicio da aproximação.

Na enorme maioria das aeronaves tem um botão no piloto automatico chamada "Flight Level Change" e ele pode ter nomes diferentes dependendo do fabricante da aeronave.
Este botão é uma maravilha, pois ele faz todo o trabalho para você. Selecione uma altitude diferente no painel do piloto automatico e aperte o botão de "Flight Level Change" e ele automaticamente reduzira toda a potencia e descerá para a nova altitude mantendo a velocidade selecionada e com potencia totalmente reduzida, que é a melhor maneira de se fazer uma descida.

A descida perfeita é aquela em que se reduz totalmente a potencia no nivel de cruzeiro e apenas volta a aplicar um pouco de potencia na final para pouso para se manter a velocidade com Flaps e trem de pouso estendido.


Acho que era isso.... se alguém tiver alguma duvida é só avisar....

Abrc
Fabbrini
Fabbrini
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 10/12/2011
Mensagens : 122
Reputação : 51
Idade : 43
Simulador preferido : CAE
Emprego/lazer : Copiloto-B777 Emirates
Nacionalidade : Brasil

http://www.flickr.com/photos/a_fabbrini/

Ir para o topo Ir para baixo

Mais algumas dúvidas Empty Re: Mais algumas dúvidas

Mensagem por vieiratn Qua 14 Mar 2012, 08:45

Fabbrini, muito obrigado pelos esclarecimentos, porém, vou tecer os comentários abaixo.

1 - Quanto a APU estou dando "start" no "engine 1" com as baterias ligadas (e com amperagem correta), "APU ON" e respectiva "Bleed ON", mas, ainda sim estou tendo problemas de no "HUD" de "HYD APU". Eu consigo dar início em ambos os motores e voar, mas, entre o "start" do "engine 1" e o start do "engine 2" tenho um barulho muito chato e as temperaturas do "engine 2" (quando startado) quase ultrapassam o limite de segurança. Vou fazer alguns testes hoje à noite quando estiver em casa e postarei o resultado.

2 - Realmente muito interessante sua explicação sobre como se procede a descida de jatos na aviação real, nas aeronaves Airbus temos o botão de altitude que faz com que o avião faça o procedimento de descida para o FL que você desejar, porém, acredito que em consequencia do sistema "fly by wire" vários fatores sejam levados em consideração na razão de descida, como vento, velocidade, etc... e isso termina fazendo com que a aeronave não atinja os FL's necessários para seguir os procedimentos de descida à tempo, pois, geralmente a descida é bem lenta. Temos um botão auxiliar chamado "EXPED" (senão me engano) que faz com que as razões de descida sejam aumentadas para compensar os seguros controles de descida "normais" da aeronave, mas, quando acionamos este botão geralmente os motores vão a "IDLE" e a aeronave desce bem rapidamente, o que na minha completa e leiga visão poderia ser irreal levando em consideração a sensação que os passageiros possam ter de "queda livre".

[EDIT]

Complementando sobre a descida, quando programamos o FMGS do Airbus durante a rota temos duas setas (up / down), uma que indica o momento que iremos atingir nosso nível de cruzeiro (up) e outra que indica em que momento iremos iniciar nosso procedimento de descida (down). O engraçado é que no procedimento de subida a aeronave realmente atinge o nível de cruzeiro na seta (up), mas se iniciarmos o procedimento de descida na seta (down) o avião não atinge nos waypoints desejados o nível necessário de altitude e velocidades, mesmo acionando o "EXPED".

[/EDIT]

Claro que em ambas as respostas dei as minhas humildes opniões sobre os sistemas da aeronave, sou muito leigo ainda e tenho muito a aprender, acho que essa é uma excelente discussão para entender a fundo todos os sistemas das aeronaves modernas.

Abraços!
vieiratn
vieiratn
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 26/09/2011
Mensagens : 148
Reputação : 2
Idade : 41
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Securitário
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Mais algumas dúvidas Empty Re: Mais algumas dúvidas

Mensagem por Cmte. Caio Qua 14 Mar 2012, 11:47

Comandante Fabbrini

reverencia reverencia reverencia reverencia reverencia reverencia reverencia reverencia reverencia reverencia reverencia reverencia reverencia reverencia reverencia reverencia reverencia reverencia reverencia reverencia reverencia
Cmte. Caio
Cmte. Caio
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 05/01/2012
Mensagens : 109
Reputação : 0
Idade : 26
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Mais algumas dúvidas Empty Re: Mais algumas dúvidas

Mensagem por vieiratn Qua 14 Mar 2012, 20:18

Fiz alguns testes e descobri daonde vem o barulho chato, é do parking brake.

No procedimento de pushback o correto é parking brake off, certo?
vieiratn
vieiratn
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 26/09/2011
Mensagens : 148
Reputação : 2
Idade : 41
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Securitário
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Mais algumas dúvidas Empty Re: Mais algumas dúvidas

Mensagem por sergiotucano Qua 14 Mar 2012, 22:34

vieiratn escreveu:Fiz alguns testes e descobri daonde vem o barulho chato, é do parking brake.

No procedimento de pushback o correto é parking brake off, certo?

yes
sergiotucano
sergiotucano
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 09/08/2010
Mensagens : 2041
Reputação : 69
Idade : 38
Emprego/lazer : Professor/Consultor - Karate/Simuladores/Viagens
Nacionalidade : Brasil

http://www.azulvirtual.org

Ir para o topo Ir para baixo

Mais algumas dúvidas Empty Re: Mais algumas dúvidas

Mensagem por Fabbrini Qui 15 Mar 2012, 00:54

vieiratn escreveu:1 - Quanto a APU estou dando "start" no "engine 1" com as baterias ligadas (e com amperagem correta), "APU ON" e respectiva "Bleed ON", mas, ainda sim estou tendo problemas de no "HUD" de "HYD APU".

Aonde está tendo problemas? HUD (Heads Up Display)? Ou está com essa mensagem "HYD APU" no EICAS?

vieiratn escreveu:
quando acionamos este botão geralmente os motores vão a "IDLE" e a aeronave desce bem rapidamente, o que na minha completa e leiga visão poderia ser irreal levando em consideração a sensação que os passageiros possam ter de "queda livre".

Fica tranquilo que é assim mesmo. Não tem sensação nenhuma de queda livre! Para se dar essa sensação no avião é preciso fazer manobras muito mais bruscas nos comandos da aeronave.

vieiratn escreveu:
Complementando sobre a descida, quando programamos o FMGS do Airbus durante a rota temos duas setas (up / down), uma que indica o momento que iremos atingir nosso nível de cruzeiro (up) e outra que indica em que momento iremos iniciar nosso procedimento de descida (down). O engraçado é que no procedimento de subida a aeronave realmente atinge o nível de cruzeiro na seta (up), mas se iniciarmos o procedimento de descida na seta (down) o avião não atinge nos waypoints desejados o nível necessário de altitude e velocidades, mesmo acionando o "EXPED".

Isso já pode acontecer na vida real, no Embraer acontece muito. Dai cabe ao piloto consertar o "erro", usando alguns dos recursos disponiveis. Por exemplo: Ficou alta demais = Speedbrakes. Ficou baixo demais = Diminua a razão de descida e aplique potencia nos motores. Etc, etc, etc.... Lembre-se que o FMS, ou FMGS, está lá apenas para auxiliar o piloto na operação da aeronave.


Abrc
Fabbrini
Fabbrini
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 10/12/2011
Mensagens : 122
Reputação : 51
Idade : 43
Simulador preferido : CAE
Emprego/lazer : Copiloto-B777 Emirates
Nacionalidade : Brasil

http://www.flickr.com/photos/a_fabbrini/

Ir para o topo Ir para baixo

Mais algumas dúvidas Empty Re: Mais algumas dúvidas

Mensagem por sergiotucano Qui 15 Mar 2012, 01:10

Fabbrini escreveu:Se não é com razão de descida constante então como que é? Simples. Com velocidade constante e potencia totalmente reduzida, é isso que o pessoal mais gosta de fazer no real, lógico, quando é possível. E é muito facil, basta reduzir totalmente a manete de potencia e controlar o angulo do nariz para se manter a velocidade. No Airbus, novamente, não sou familiarizado, porem no Embraer que eu voo a descida é feita com as seguintes velocidades: Mach .78 / 290kts / 250kts.


Ou seja, se inicia a descida mantande a velocidade de cruzeiro de Mach .78, assim que a velocidade chegar em 290kts se mantem essa velocidade até 10.000 pés, aonde é necessario reduzir para 250kts que é a velocidade que se deve manter até o momento de inicio da aproximação.

.78 padrão Azul... Very Happy

Sem falar que é bom seguir as restrições das cartas, e colocar tudo no FMC, ai sim no modo VNAV e FLCH vai automático até o FAF tranquilo! thumbsup
sergiotucano
sergiotucano
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 09/08/2010
Mensagens : 2041
Reputação : 69
Idade : 38
Emprego/lazer : Professor/Consultor - Karate/Simuladores/Viagens
Nacionalidade : Brasil

http://www.azulvirtual.org

Ir para o topo Ir para baixo

Mais algumas dúvidas Empty Re: Mais algumas dúvidas

Mensagem por Ghost Qui 15 Mar 2012, 07:43

Fabbrini escreveu:
Se não é com razão de descida constante então como que é? Simples. Com velocidade constante e potencia totalmente reduzida, é isso que o pessoal mais gosta de fazer no real, lógico, quando é possível. E é muito facil, basta reduzir totalmente a manete de potencia e controlar o angulo do nariz para se manter a velocidade. No Airbus, novamente, não sou familiarizado, porem no Embraer que eu voo a descida é feita com as seguintes velocidades: Mach .78 / 290kts / 250kts.

.... se alguém tiver alguma duvida é só avisar....

Abrc
Comandante Fabbrini
Eu tenho uma duvida, esse procedimento eu ja usava por causa de uma dica de um amigo meu tambem piloto de linha aerea, mas tenho uma duvida comparando com o mundo real, geralmente quando se esta ajustado pra descer a 250 Kts no Embraer, qual a razao de descida (sei que nao eh constante), mas oscila de quanto ate quanto mais ou menos? Pergunto isso pra ter parametros pra saber se a aeronave esta tendo ou nao um comportamento real nessa situacao.
Abrc

_________________
I5-750 2.66ghz, 4gb ram, w7, Geforce GTX470 1.2gb

Ghost
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 28/07/2011
Mensagens : 1645
Reputação : 145
Idade : 50
Simulador preferido : x-plane 10
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Mais algumas dúvidas Empty Re: Mais algumas dúvidas

Mensagem por vieiratn Qui 15 Mar 2012, 12:20

Exato Fabbrini, EICAS (senão me engano ECAM no Airbus).

Smile

Muito obrigado pelas explanações... vou fazer alguns testes hoje e reportarei os resultados da minha descida.
vieiratn
vieiratn
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 26/09/2011
Mensagens : 148
Reputação : 2
Idade : 41
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Securitário
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Mais algumas dúvidas Empty Re: Mais algumas dúvidas

Mensagem por sergiotucano Qui 15 Mar 2012, 13:12

Ghost escreveu:
Fabbrini escreveu:
Se não é com razão de descida constante então como que é? Simples. Com velocidade constante e potencia totalmente reduzida, é isso que o pessoal mais gosta de fazer no real, lógico, quando é possível. E é muito facil, basta reduzir totalmente a manete de potencia e controlar o angulo do nariz para se manter a velocidade. No Airbus, novamente, não sou familiarizado, porem no Embraer que eu voo a descida é feita com as seguintes velocidades: Mach .78 / 290kts / 250kts.

.... se alguém tiver alguma duvida é só avisar....

Abrc
Comandante Fabbrini
Eu tenho uma duvida, esse procedimento eu ja usava por causa de uma dica de um amigo meu tambem piloto de linha aerea, mas tenho uma duvida comparando com o mundo real, geralmente quando se esta ajustado pra descer a 250 Kts no Embraer, qual a razao de descida (sei que nao eh constante), mas oscila de quanto ate quanto mais ou menos? Pergunto isso pra ter parametros pra saber se a aeronave esta tendo ou nao um comportamento real nessa situacao.
Abrc

Bom, ai depende a quantas milhas do AD foi o seu TOD e quais as restrições de altitude da carta que esta usando, e programada no FMC.

Geralmente os Ejets se programam para usar a menor razão possível, mas se, por exemplo, tu iniciar a descida 50nm depois do TOD a aeronave irá ajustar uma razão bem acentuada para chegar no próximo fixo na restrição programada.

Uma razão boa vai até uns -2500 ft/min. de VS. Até ai ainda da para descer sem acionar o spoiler.

thumbsup


OPS! Lembrando que na descida o padrão dos ejets é 290/240 kts. 290 até FL100 e 240 abaixo.
sergiotucano
sergiotucano
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 09/08/2010
Mensagens : 2041
Reputação : 69
Idade : 38
Emprego/lazer : Professor/Consultor - Karate/Simuladores/Viagens
Nacionalidade : Brasil

http://www.azulvirtual.org

Ir para o topo Ir para baixo

Mais algumas dúvidas Empty Re: Mais algumas dúvidas

Mensagem por Fabbrini Qui 15 Mar 2012, 13:14

sergiotucano escreveu:
.78 padrão Azul... Very Happy

Sem falar que é bom seguir as restrições das cartas, e colocar tudo no FMC, ai sim no modo VNAV e FLCH vai automático até o FAF tranquilo! thumbsup

O Embraer é mais complicado.... A gente inicia a descida nele faltando umas 20-10NM antes do ponto que o FMS fez o calculo como sendo o ideal. E quando ele inicia a descida em VNAV ele entrar no modo VPTH (VNAV Path) aonde ele procura manter o angulo de descida. Sabendo disso, ai vai da cabeça do piloto, a enorme maioria (eu incluso) gosta de tirar o avião do automatismo do FMS e colocar FLCH cumprindo as restrições de altitude e velocidade via piloto automatico mesmo, sem o FMS. É bem tranquilo. thumbsup

Outros ja deixam o FMS levar o avião até mais embaixo. Vai de cada um.... O importante é se manter na rampa e não deixar de fazer as correções quando necessario.....

Uma das minhas criticas ao Embraer é em relação ao FMS, acho ele muito "bruto", por isso gosto de tirar o avião do comando dele. Assim eu posso fazer uma pilotagem mais suave da aeronave. Ele cumpre as restrições bonitinho, mas ele não é nada suave....

Ghost escreveu:
Comandante Fabbrini
Eu tenho uma duvida, esse procedimento eu ja usava por causa de uma dica de um amigo meu tambem piloto de linha aerea, mas tenho uma duvida comparando com o mundo real, geralmente quando se esta ajustado pra descer a 250 Kts no Embraer, qual a razao de descida (sei que nao eh constante), mas oscila de quanto ate quanto mais ou menos? Pergunto isso pra ter parametros pra saber se a aeronave esta tendo ou nao um comportamento real nessa situacao.
Abrc

Olha, sinceramente não me lembro. É o tipo da coisa que não se presta atenção durante 95% da descida. O mais importante é ver distancia do aeroporto e altitude que se passa e por esses dois dados ver se voce esta na rampa ou não. Por exemplo, se você passar 10.000 pés e estiver a 30NM do aeroporto, sabe que está na rampa correta. Agora se cruzar 10.000 pés a 25NM você esta alto. Use sempre a razão 3 : 1 que da certo (menos para o 767 que a razão é 3,5 : 1). Ou seja 3 nm para cada 1.000 pés, é infalivél... thumbsup

E os outros 5% do tempo? Bom ai sim você tem que olhar a razão de descida durante a aproximação e evitar ficar acima de 1.000 pés por minuto, assim você evita uma aproximação não estabilizada. E também evita de ter que trocar umas palavrinhas com o pessoal do FOQA lá no safety da empresa.... hehe

Mas assim, eu nunca vi o avião ficar com mais de 2.000 - 2.500 pés por minuto de razão quando se está mantendo 250 kts na descida. Se precisar de mais, ja sabe, speedbrakes... As vezes precisa.

Abrcs,
Fabbrini
Fabbrini
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 10/12/2011
Mensagens : 122
Reputação : 51
Idade : 43
Simulador preferido : CAE
Emprego/lazer : Copiloto-B777 Emirates
Nacionalidade : Brasil

http://www.flickr.com/photos/a_fabbrini/

Ir para o topo Ir para baixo

Mais algumas dúvidas Empty Re: Mais algumas dúvidas

Mensagem por sergiotucano Qui 15 Mar 2012, 13:26

Fabbrini escreveu:
sergiotucano escreveu:
.78 padrão Azul... Very Happy

Sem falar que é bom seguir as restrições das cartas, e colocar tudo no FMC, ai sim no modo VNAV e FLCH vai automático até o FAF tranquilo! thumbsup

O Embraer é mais complicado.... A gente inicia a descida nele faltando umas 20-10NM antes do ponto que o FMS fez o calculo como sendo o ideal. E quando ele inicia a descida em VNAV ele entrar no modo VPTH (VNAV Path) aonde ele procura manter o angulo de descida. Sabendo disso, ai vai da cabeça do piloto, a enorme maioria (eu incluso) gosta de tirar o avião do automatismo do FMS e colocar FLCH cumprindo as restrições de altitude e velocidade via piloto automatico mesmo, sem o FMS. É bem tranquilo. thumbsup

Outros ja deixam o FMS levar o avião até mais embaixo. Vai de cada um.... O importante é se manter na rampa e não deixar de fazer as correções quando necessario.....

Uma das minhas criticas ao Embraer é em relação ao FMS, acho ele muito "bruto", por isso gosto de tirar o avião do comando dele. Assim eu posso fazer uma pilotagem mais suave da aeronave. Ele cumpre as restrições bonitinho, mas ele não é nada suave....

Pois é, eu sempre uso o modo FLCH para cumprir as restrições das cartas. Neste modo ele geralmente usa umas razões de descida bem acentuada para cumprir tais restrições.
Já tinha lido a respeito de se iniciar a descida algumas nm antes do TOD para se fazer uma descida mais suave. Antes de usar o FLCH sempre fazia isso.

Não sei nos Ejets reais, mas no modelo da Wilco é possível fazer uma descida com o modo FLCH sem usar speedbreaks até próximo o FL100.

thumbsup
sergiotucano
sergiotucano
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 09/08/2010
Mensagens : 2041
Reputação : 69
Idade : 38
Emprego/lazer : Professor/Consultor - Karate/Simuladores/Viagens
Nacionalidade : Brasil

http://www.azulvirtual.org

Ir para o topo Ir para baixo

Mais algumas dúvidas Empty Re: Mais algumas dúvidas

Mensagem por Fabbrini Qui 15 Mar 2012, 17:12

sergiotucano escreveu:
Não sei nos Ejets reais, mas no modelo da Wilco é possível fazer uma descida com o modo FLCH sem usar speedbreaks até próximo o FL100.

Nos reais também claro. Se você planejar a descida de maneira correta.
Lembre-se que a descida perfeita você aplica potência IDLE em cruzeiro e só volta a aplicar potência na final para pouso, a poucas milhas para a pista.
Fabbrini
Fabbrini
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 10/12/2011
Mensagens : 122
Reputação : 51
Idade : 43
Simulador preferido : CAE
Emprego/lazer : Copiloto-B777 Emirates
Nacionalidade : Brasil

http://www.flickr.com/photos/a_fabbrini/

Ir para o topo Ir para baixo

Mais algumas dúvidas Empty Re: Mais algumas dúvidas

Mensagem por sergiotucano Qui 15 Mar 2012, 17:38

Fabbrini escreveu:Nos reais também claro. Se você planejar a descida de maneira correta.
Lembre-se que a descida perfeita você aplica potência IDLE em cruzeiro e só volta a aplicar potência na final para pouso, a poucas milhas para a pista.

Com certeza, mas nos Ejets da Wilco isso é uma coisa que não acontece Sad
Ele sempre fica ajustando a potência de acordo com a descida :S
sergiotucano
sergiotucano
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 09/08/2010
Mensagens : 2041
Reputação : 69
Idade : 38
Emprego/lazer : Professor/Consultor - Karate/Simuladores/Viagens
Nacionalidade : Brasil

http://www.azulvirtual.org

Ir para o topo Ir para baixo

Mais algumas dúvidas Empty Re: Mais algumas dúvidas

Mensagem por vieiratn Seg 19 Mar 2012, 10:02

Galera, fiz alguns testes esse final de semana.

Fiz dois vôos, um de SBBR para SBGR e outro de SBSP para SBPA, ambos com o A320 da Wilco.

O procedimento padrão nesse tipo de aeronave pelo que pude pesquisar é que você programa no FMGS as respectivas altitudes e velocidades da sua descida e à partir do T/D você zera a altitude do piloto automático e "puxa" o botão para ativar o FMGS, fato que talvez por algum BUG da Wilco não funciona (pelo menos comigo não funcionou) - ele entende que você quer descer realmente para o "FL000" (vulgo, chão).

Outras coisas que pude perceber é que independente de acionar os speedbrakes (sejam eles em 1/2 ou full) a razão de descida era em grande parte do tempo absurda (em minha leiga opnião) chegando a ficar em torno de -3600 ou até mais de VS.

Ou seja, a impressão que tive é que eu estou fazendo algo absurdamente errado ou a aeronave da Wilco é bugada e não vamos conseguir simular algo semelhantes à realidade.

Tentando não fugir do assunto do tópico, qual a função do AP2 (autopilot 2) nos aviões?

Abraços e bons vôos!
vieiratn
vieiratn
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 26/09/2011
Mensagens : 148
Reputação : 2
Idade : 41
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Securitário
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Mais algumas dúvidas Empty Re: Mais algumas dúvidas

Mensagem por Gabriel Moradillo Seg 19 Mar 2012, 13:52

Não amigão, o airbus da wilco não consegue fazer uma descida estável Sad

_________________
Acer Nitro 5 i7-11800H @ 2.30GHz 40GB RAM SSD 1TB NVIDIA GeForce GTX 1650 Tela Full HD 144Hz
Gabriel Moradillo
Gabriel Moradillo
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 26/06/2011
Mensagens : 3184
Reputação : 143
Idade : 26
Simulador preferido : MSFS 2020
Emprego/lazer : Analista Contábil
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Mais algumas dúvidas Empty Re: Mais algumas dúvidas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos