Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


Declinação Magnética. Como Corrigir? Entre aqui e atualize Gse_multipart13851

Declinação Magnética. Como Corrigir? Entre aqui e atualize

+8
Leber
Luciano Silva
Paulo Stavis
Hermes
cwbspotter
eduardoamll
Felipe Quagliarelo
Ultra
12 participantes

Ir para baixo

Declinação Magnética. Como Corrigir? Entre aqui e atualize Empty Declinação Magnética. Como Corrigir? Entre aqui e atualize

Mensagem por Ultra Sex 27 Abr 2012, 22:35

Amigos,

Vamos ver se a minha duvida pode ser a de alguns...

Tenho instalado a recente versão do AIRAC 1204 nas minhas aeronaves, porém tenho notado que desde o ano passado o FSX para a maioria aeroportos (DEFAULT) tem ocorrido uma ligeira oscilação lateral quando em APP via ILS ou LOC da maioria dos aeroportos do FSX (meu caso).

Ano passado correu na mídia a notícia que muitos aeroportos entraram em reforma para repintar as cabeceiras de suas pistas por conta desta alteração magnética.

Se não estou enganado na simulação, como à exemplo da FlyTampa, que mudou as cabeceiras de TNCM(Princess Juliana) de 9/27 para 10/28. Não recordo também se esta alteração já constava no FSX desde seu lançamento em 2006.

Com o banco de dados dos mais rescentes cilcos AIRAC eu noto que algumas cabeceiras já foram alteradas(atualizadas segundo a nova declinação).

Agora, as minhas perguntas:

  • Temos como corrigir isto no FSX/FS9?
  • Alguém percebeu o mesmo que eu?


Li em alguns sites que é preciso ter o SDK do FS instalado para poder usar uma outra ferramenta e recompilar os dados dos arquivos BGL, mas tenho medo de mexer com isto.

Vamos discutir a cerca deste assunto?

EDIT: completei o título do tópico com: Entre aqui e atualize a reposta está no final deste.... thumbsup

Abraços


Última edição por Ultra em Sex 27 Abr 2012, 23:58, editado 1 vez(es)

_________________
Ryzen 5 3600 |  Asus Prime B450M  |  RX 5700XT  8G Sapphire Nitro+ | 16Gb Vulkan T-Force DDR4 3000  |  WaterCooler ML120L V2  |  TV Samsung TU7020 43' 4K  |  Win10 Pro 64  |  Case Redragon Grimlock
Ultra
Ultra
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 06/03/2010
Mensagens : 2238
Reputação : 411
Idade : 47
Simulador preferido : MSFS
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Declinação Magnética. Como Corrigir? Entre aqui e atualize Empty Re: Declinação Magnética. Como Corrigir? Entre aqui e atualize

Mensagem por Felipe Quagliarelo Sex 27 Abr 2012, 22:41

acho que tem, mas teria que mecher quase que completo no cenario, jah que acho que teria que mudar os objetos do aeroporto de lugar também ^^

aproveitando o tópico, o cenário de sjtc para voces (fs9) está errado também? porque a cabeceira é totalmente diferente do que tem na carta

_________________
INTEL Core i5 11400F 2.66GHZ/4.1GHZ TB
GIGABYTE H510M H
16GB RAM DDR4 @ 3200MHZ
ASUS KO RTX 3060Ti 8GB
HD TOSHIBA 7.200RPM 1TB 32MB Buffer
SSD WD BLUE 512GB M.2 NVMe
Windows 10 Professional 64bits
Felipe Quagliarelo
Felipe Quagliarelo
Major
Major

Masculino
Inscrito em : 21/03/2011
Mensagens : 484
Reputação : 22
Idade : 37
Simulador preferido : Flight Simulato
Emprego/lazer : Rede do Saber
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Declinação Magnética. Como Corrigir? Entre aqui e atualize Empty Re: Declinação Magnética. Como Corrigir? Entre aqui e atualize

Mensagem por eduardoamll Sex 27 Abr 2012, 22:59

Que eu saiba, o único trabalho é mudar a designação das pistas em cada aeroporto, o que é um dos procedimentos mais simples de fazer. Não tem que alterar em nada no cenário, afinal na vida real a pista, terminal continuam no mesmo lugar.

Para o FS9 lembro que uma vez baixei um arquivo de correção da declinação magnética. Mas para o FSX nao tenho a menor ideia.

_________________
DELL G15 5530 - i5-13450HX 2.40 GHz| NVIDIA RTX 3050 6GB| 24GB DDR5| (256 GB + 1TB) SSD | Win11 home
eduardoamll
eduardoamll
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 21/07/2011
Mensagens : 1849
Reputação : 356
Idade : 33
Simulador preferido : MSFS
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Declinação Magnética. Como Corrigir? Entre aqui e atualize Empty Re: Declinação Magnética. Como Corrigir? Entre aqui e atualize

Mensagem por cwbspotter Sex 27 Abr 2012, 23:06

Ja vi isso para o FS9 que o eduardo citou, porém para o fsx ainda não vi não. Porém a pergunta, se é mole assim hehehe, como que faz? Que eu não faço menor idéia.

_________________
Rafael
Declinação Magnética. Como Corrigir? Entre aqui e atualize 206559

Instagram photo 
Minhas fotos no JetPhotos! Amor
cwbspotter
cwbspotter
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 04/04/2011
Mensagens : 4259
Reputação : 249
Idade : 37
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Declinação Magnética. Como Corrigir? Entre aqui e atualize Empty Re: Declinação Magnética. Como Corrigir? Entre aqui e atualize

Mensagem por Ultra Sex 27 Abr 2012, 23:15

eduardoamll escreveu:Que eu saiba, o único trabalho é mudar a designação das pistas em cada aeroporto, o que é um dos procedimentos mais simples de fazer. Não tem que alterar em nada no cenário, afinal na vida real a pista, terminal continuam no mesmo lugar.

Para o FS9 lembro que uma vez baixei um arquivo de correção da declinação magnética. Mas para o FSX nao tenho a menor ideia.

Eduardo, entendo a sua colocação. Mas o problema não é esse. Com a alteração da declinação, mudam-se os GRAUS da pista. Para fazer isso no FS, seja 9 ou X sem precisar entrar em cada um dos AFCAD existe uma maneira. Estou querendo compartilhar com os amigos uma forma correta de fazer isto, se é que há, sem cair na besteira de seguir alguma cosia que posso achar pela WEB e que dê errado.

Estou pesquisando, e posto aqui se achar algo.

Abraços

_________________
Ryzen 5 3600 |  Asus Prime B450M  |  RX 5700XT  8G Sapphire Nitro+ | 16Gb Vulkan T-Force DDR4 3000  |  WaterCooler ML120L V2  |  TV Samsung TU7020 43' 4K  |  Win10 Pro 64  |  Case Redragon Grimlock
Ultra
Ultra
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 06/03/2010
Mensagens : 2238
Reputação : 411
Idade : 47
Simulador preferido : MSFS
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Declinação Magnética. Como Corrigir? Entre aqui e atualize Empty Re: Declinação Magnética. Como Corrigir? Entre aqui e atualize

Mensagem por cwbspotter Sex 27 Abr 2012, 23:31

Pessoal veja se esse post ajuda em algo: http://www.terra-brasilis.org/forum/index.php?topic=670.0

Abraço thumbsup
cwbspotter
cwbspotter
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 04/04/2011
Mensagens : 4259
Reputação : 249
Idade : 37
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Declinação Magnética. Como Corrigir? Entre aqui e atualize Empty Re: Declinação Magnética. Como Corrigir? Entre aqui e atualize

Mensagem por Ultra Sex 27 Abr 2012, 23:51

cwbspotter escreveu:Pessoal veja se esse post ajuda em algo: http://www.terra-brasilis.org/forum/index.php?topic=670.0

Abraço thumbsup

Na mosca Rapha. Olha só o quão complexo é.

Os dados do FSX são de 99 como citado;
A declinação magnética muda a cada 4 anos;


Achei o que promete salvar esta situação:

http://www.aero.sors.fr/navaids.html

http://www.aero.sors.fr/navaids3.html

Agora é testar...reporto o resultado. Isso já atualiza o FS9/FSX de uma base do ano de 99 para 2010. E ainda com os UPDATES realizados para a EUROPA e AMÉRICA (NORTE, SUL e CENTRAL) temos os novos radio-auxílios já alterados. Passei pelos arquivos e parece bem simples, tendo atenção é fácil atualizar!

impressionante

thumbsup

_________________
Ryzen 5 3600 |  Asus Prime B450M  |  RX 5700XT  8G Sapphire Nitro+ | 16Gb Vulkan T-Force DDR4 3000  |  WaterCooler ML120L V2  |  TV Samsung TU7020 43' 4K  |  Win10 Pro 64  |  Case Redragon Grimlock
Ultra
Ultra
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 06/03/2010
Mensagens : 2238
Reputação : 411
Idade : 47
Simulador preferido : MSFS
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Declinação Magnética. Como Corrigir? Entre aqui e atualize Empty Re: Declinação Magnética. Como Corrigir? Entre aqui e atualize

Mensagem por cwbspotter Sex 27 Abr 2012, 23:58

Que show! Eu durante o feriado vou dar uma pausa para analisar bem isso!

Abraço

_________________
Rafael
Declinação Magnética. Como Corrigir? Entre aqui e atualize 206559

Instagram photo 
Minhas fotos no JetPhotos! Amor
cwbspotter
cwbspotter
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 04/04/2011
Mensagens : 4259
Reputação : 249
Idade : 37
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Declinação Magnética. Como Corrigir? Entre aqui e atualize Empty Re: Declinação Magnética. Como Corrigir? Entre aqui e atualize

Mensagem por Hermes Qua 09 maio 2012, 09:49

Pessoal, gostaria de algum retorno dos cmtes. que atualizaram.

Ontem fazendo um voo para EHAM, percebi pelo meu AIRAC as pistas 18 no FSX agora são 19.

Vale a pena fazer esse update? Entrei no site recomendado pelo Ultra, baixei o arquivo (free) magdec, mas não instalei ainda.
Hermes
Hermes
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 19/01/2012
Mensagens : 224
Reputação : 20
Idade : 41
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Declinação Magnética. Como Corrigir? Entre aqui e atualize Empty Re: Declinação Magnética. Como Corrigir? Entre aqui e atualize

Mensagem por Paulo Stavis Qua 09 maio 2012, 10:06

Vale sim Hermes.
O que vai acontecer, caso você voe com cenário atualizado mas sem o magdec atualizado é que ao alinhar em uma pista 19, sua bússola vai mostrar 185, por exemplo.
Isso influencia bastante na utilização das cartas reais. Caso você vá efetuar o ILS da 17R de Congonhas sem a atualização, o curso do ILS seria 165 enquanto agora já é 167 (isso acontecia no FS2004, que tinha magdec mais velho ainda). No FSX não sei dizer porque aqui a instalação é: FSX -> magdec.
Abraço!
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Declinação Magnética. Como Corrigir? Entre aqui e atualize Empty Re: Declinação Magnética. Como Corrigir? Entre aqui e atualize

Mensagem por cwbspotter Qua 09 maio 2012, 11:11

Nossa muito bem lembrado! Acabou que não tinha feito a instalação disso. Hoje sem falta vou fazer.

Abraço

_________________
Rafael
Declinação Magnética. Como Corrigir? Entre aqui e atualize 206559

Instagram photo 
Minhas fotos no JetPhotos! Amor
cwbspotter
cwbspotter
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 04/04/2011
Mensagens : 4259
Reputação : 249
Idade : 37
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Declinação Magnética. Como Corrigir? Entre aqui e atualize Empty Re: Declinação Magnética. Como Corrigir? Entre aqui e atualize

Mensagem por Hermes Qua 09 maio 2012, 11:14

Certo PJS. Minha dúvida é a mais ou menos essa.

Não uso nenhum tipo de cenário addon, só os default. Minha pergunta é, mudando o magdec, eu precisaria também mudar os courses de das pistas?

Gosto de utilizar as informações de pistas pelo próprio FSX no maps, (visto que voo bastante na europa) ou seja, atualizo o magdec, e meu course de congonhas continuaria em 165. Isso me geraria um desvio...certo?

Ou é melhor atualizar e começar a usar os dados do FSC, que tbm tenho, e assim ignorar o maps do FSX?

Hermes
Hermes
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 19/01/2012
Mensagens : 224
Reputação : 20
Idade : 41
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Declinação Magnética. Como Corrigir? Entre aqui e atualize Empty Re: Declinação Magnética. Como Corrigir? Entre aqui e atualize

Mensagem por Paulo Stavis Qua 09 maio 2012, 11:20

Os cursos serão alterados automaticamente uma vez que são calculados baseados no magdec. O que pode acontecer é você pousar na pista que tem numeração 16 sendo que a bussola marca 167 (indicando pista 17).

Se você usa somente o mapa do FSX, cenário default e não usa carta real, não tem problema ficar sem o magdec. É até melhor.
Já o pessoal que usa cenário addon e carta real, é melhor atualizar.
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Declinação Magnética. Como Corrigir? Entre aqui e atualize Empty Re: Declinação Magnética. Como Corrigir? Entre aqui e atualize

Mensagem por Hermes Qua 09 maio 2012, 12:15

Uso cartas somente pra voos online na IVAO, aqui no Brasil. Não estou voando IVAO fora do Brasil pq não tenho competência pra isso ainda. assobiar

Pra voos offline, me baseio pelo FSC.

Como dá pra fazer backup desse magdec original, ou fazer um teste com o novo e ver as mudanças.

Valeu Pjs.
Hermes
Hermes
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 19/01/2012
Mensagens : 224
Reputação : 20
Idade : 41
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Declinação Magnética. Como Corrigir? Entre aqui e atualize Empty Re: Declinação Magnética. Como Corrigir? Entre aqui e atualize

Mensagem por Luciano Silva Qui 10 maio 2012, 17:44

Boa tarde pessoal! Talvez isso ajude... FS9 e FSX

"The AIRAC file available here was effective from 20th July 2011 containing over 105000 navigational fixes ,covering the whole world. To update your flight simulator just follow the simple steps below. "

O arquivo disponível aqui AIRAC foi eficaz a partir de 20 de julho de 2011 com mais de 105000 correções de navegação, que cobrem todo o mundo. Para atualizar seu simulador de vôo basta seguir os passos simples abaixo.

http://www.btinternet.com/~gb.mitch/index.html

Quando eu voava no fs9 funcionava perfeito, no X ainda não testei...

Luciano Silva
Luciano Silva
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 20/02/2012
Mensagens : 43
Reputação : 6
Idade : 42
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Tecnico em informática
Nacionalidade : Brasil

http://boxracebrazil.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Declinação Magnética. Como Corrigir? Entre aqui e atualize Empty Re: Declinação Magnética. Como Corrigir? Entre aqui e atualize

Mensagem por Leber Qui 10 maio 2012, 20:53

Luciano Silva escreveu:Boa tarde pessoal! Talvez isso ajude... FS9 e FSX

"The AIRAC file available here was effective from 20th July 2011 containing over 105000 navigational fixes ,covering the whole world. To update your flight simulator just follow the simple steps below. "

O arquivo disponível aqui AIRAC foi eficaz a partir de 20 de julho de 2011 com mais de 105000 correções de navegação, que cobrem todo o mundo. Para atualizar seu simulador de vôo basta seguir os passos simples abaixo.

http://www.btinternet.com/~gb.mitch/index.html

Quando eu voava no fs9 funcionava perfeito, no X ainda não testei...


Luciano,

Penso que neste tópico a discussão é sobre a declinação magnética, que muda a cada quatro anos, e acaba interferindo nas cabeceiras das pistas dos aeroportos, principalmente para quem utiliza o AIRAC atualizado e Cartas Reais de aeródromos.

Já o seu post, se frefere a atualização dos fixos utilizados pelo GPS default do FS, muito útil por sinal ainda mais por ser free, mas é um assunto novo, desta forma, lhe sugiro a abrir um novo tópico postando o mesmo link !

E claro, seja Welcome !

Abraço

_________________
O que me incomoda nas pessoas não são as suas limitações, mas sim a atitude delas em relação a isso !...
Leber
Leber
Moderador
Moderador

Masculino
Inscrito em : 16/01/2012
Mensagens : 3642
Reputação : 370
Idade : 40
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Voar, voar e voar !
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Declinação Magnética. Como Corrigir? Entre aqui e atualize Empty Re: Declinação Magnética. Como Corrigir? Entre aqui e atualize

Mensagem por Julio Giunti Sex 11 maio 2012, 14:26

As cartas expedidas de 2010 para cá tem as suas linhas isogônicas válidas até o ano de 2015.

Tirei esta dúvida hoje para postar aqui...
Julio Giunti
Julio Giunti
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 19/08/2011
Mensagens : 528
Reputação : 59
Idade : 46
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Controlador de tráfego aéreo - Infraero
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Declinação Magnética. Como Corrigir? Entre aqui e atualize Empty Re: Declinação Magnética. Como Corrigir? Entre aqui e atualize

Mensagem por Jarbas Quartieri Sex 11 maio 2012, 16:28

Valeu pela dica!
Acabei baixar... mas onde devo instalar no FSX?
Nem imaginava que isso teria que ser feito...
Abç

_________________
Jarbas Quartieri de Oliveira Ferreira
"Uma vez tendo experimentado voar, caminharás para sempre sobre a terra de olhos postos no céu, pois é para lá que pretendes voltar."
Jarbas Quartieri
Jarbas Quartieri
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 01/05/2012
Mensagens : 44
Reputação : 4
Idade : 49
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Piloto de Helicóptero EB
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Declinação Magnética. Como Corrigir? Entre aqui e atualize Empty Re: Declinação Magnética. Como Corrigir? Entre aqui e atualize

Mensagem por campospinto Dom 27 maio 2012, 20:48

O ADE (Airport Design Editor) faz isso, eu uso para fazer algumas pistas proximas e alterar alguns detalhes no aeroportos nativos do FSX, FS9, esta en andamento a versão para P3D.
Requer o FSX SDK instalado.
Ao custo de Us$10,00 podemos mover um aeroporto inteiro, o programa é free e após a doação são liberadas algumas funcionalidades, mas para a declinação pode ser usada a versão free.

João Alfredo

_________________
É impossivel agradar Gregos e Troianos
campospinto
campospinto
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 10/11/2011
Mensagens : 683
Reputação : 44
Idade : 66
Simulador preferido : FSX SE X-Plane
Emprego/lazer : Manutenção de micros/pedaladas
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Declinação Magnética. Como Corrigir? Entre aqui e atualize Empty Re: Declinação Magnética. Como Corrigir? Entre aqui e atualize

Mensagem por VictorReis Seg 28 maio 2012, 11:26

Aqui a atualização da DMG para o FSX e FS2004

http://www.aero.sors.fr/navaids.html

No menu lateral esquerdo tem Updated Magvar data]

Bingo!

VictorReis
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 10/05/2012
Mensagens : 19
Reputação : -2
Idade : 31
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Assessor de Gabinete
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Declinação Magnética. Como Corrigir? Entre aqui e atualize Empty Re: Declinação Magnética. Como Corrigir? Entre aqui e atualize

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos