Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


Pirataria: o que acontece? Gse_multipart13851

Pirataria: o que acontece?

+9
Edilson
Braconi
AAPM97
SABACH
Alvega
mbramalho
Ghost
rhodesbauer
Leonardo Moreira
13 participantes

Ir para baixo

Pirataria: o que acontece? Empty Pirataria: o que acontece?

Mensagem por Leonardo Moreira Sáb 05 maio 2012, 13:04

Pessoal,

Queria levantar um questionamento aqui. O que leva a pirataria de cenários e add-ons em geral ser tão grande? Seria somente valores? Ou falta de reconhecimento?

Talvez se cenários fossem criados como freeware mas houvesse um incentivo em relação a doação/contribuição com a equipe que desenvolveu? Ou apenas se os valores fossem adpatados a realidade, penso que 25 reais em um cenário bacana não seria algo absurdo.

O que acham? Sei que pode ser polêmico o assunto, mas pode dar um cenário real do que o consumidor quer p/ quem está desenvolvendo nossos cenários.

_________________
"Só quem voa descobre o tamanho de Deus"
www.flyt.com.br

Pirataria: o que acontece? 122251
Leonardo Moreira
Leonardo Moreira
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 18/03/2012
Mensagens : 71
Reputação : 9
Idade : 36
Simulador preferido : P3D v4, X-Plane
Nacionalidade : Brasil

http://www.flyt.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Pirataria: o que acontece? Empty Re: Pirataria: o que acontece?

Mensagem por rhodesbauer Sáb 05 maio 2012, 14:07

Bem, eu tenho minhas teorias.
A principal dela é a dificuldade de percepção de valor em um addon para um jogo.
Essa situação tende a mudar conforme a idade média dos jogadores/simuleteiros sobe e essas pessoas ganham capacidade de atribuir valor ao que as diverte/entretêm e consequentemente passam a comprar addons ao invés de rouba-los.
Outro ponto, é que é difícil encontrar addons sendo vendidos no Brasil, em reais e atendendo a legislação Brasileira.
Nem todos tem condições de comprar em lojas internacionais, seja por não terem ou não conhecerem os meios de se fazer esses pagamentos, fora o fato que as diferenças cambiais tornam certos addons absolutamente inviáveis de caros.

Fora também a questão de cultura.
Não é incomum eu ouvir/ler "Se posso baixar na internet, porquê pagar centenas de reais num monte de bits"...
Eu quando posso, respondo que se eles tivessem que trabalhar esses bits por dias a fio para que eles pudessem ser usados da forma que são, saberiam quão caro sai.
Eu particularmente consegui trazer percepção para dois amigos que costumavam baixar coisas na internet. Apenas ensinei a eles a fazer cenários básicos com as ferramentas mais comuns... Fiz eles marcarem quanto tempo demoraram para fazer um aeródromo qualquer e quanto dinheiro isso teria custado a eles se eles tivessem deixado de trabalhar em seus empregos naquele período...
Atualmente eles estimam quanto gastariam para fazer um cenário similar e o que está sendo cobrado, e compram quando percebem que estão fazendo um bom negócio...


_________________
Apenas minha opinião de bosta...

rhodesbauer
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 06/04/2010
Mensagens : 2271
Reputação : 193
Idade : 42
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Engenheiro de Suporte
Nacionalidade : Brasil

http://agenda.pub

Ir para o topo Ir para baixo

Pirataria: o que acontece? Empty Re: Pirataria: o que acontece?

Mensagem por Ghost Sáb 05 maio 2012, 14:55

Outra coisa que na minha opinião acaba levando à pirataria (principalmente no caso de aviões) é a falta de versões demo dos addons, assim não acontece o que aconteceu comigo, compro um PMDG NGX e depois constato que o desempenho dele na minha máquina está aquém do esperado, nessas horas fico pensando, e se eu tivesse baixado um pirata antes pra testar não teria jogado esses dólares no lixo por algo que eu nem estou usando, ou seja, vale o quanto custa, vale, mas como dinheiro não nasce em arvores seria interessante antes de você comprar saber se aquele addon vai atender ou não as suas expectativas já que não existe devolução desse tipo de produto.

_________________
I5-750 2.66ghz, 4gb ram, w7, Geforce GTX470 1.2gb

Ghost
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 28/07/2011
Mensagens : 1645
Reputação : 145
Idade : 50
Simulador preferido : x-plane 10
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Pirataria: o que acontece? Empty Re: Pirataria: o que acontece?

Mensagem por mbramalho Sáb 05 maio 2012, 15:09

É Ghost ,a ORBX tem free baixei quase todos achei legal rodavam super bem ,ai cai na besteira de comprar um e de cara adquiri Brisbane lol
que fiasco o trem num rodava nem a pau , pra rodar meia boca tive que da um talento no pc ,mais é isso , ele me serve pra outras coisas thumbsup

mbramalho
Major
Major

Masculino
Inscrito em : 27/12/2010
Mensagens : 294
Reputação : 2
Idade : 55
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Pirataria: o que acontece? Empty Re: Pirataria: o que acontece?

Mensagem por Alvega Dom 06 maio 2012, 03:38

Ghost, se puder coloque a configuração do seu computador no seu perfil (há um campo "Configuração do computador" para isso). Seria bom para ficarmos a saber em que tipo de configuração o NGX tem um desempenho aquém do esperado.

_________________
Artur Santos
Voo Virtual
Alvega
Alvega
Membro Fundador
Membro Fundador

Masculino
Inscrito em : 13/04/2008
Mensagens : 14629
Reputação : 921
Idade : 60
Simulador preferido : MSFS e X-Plane
Nacionalidade : Portugal

https://www.voovirtual.com

Ir para o topo Ir para baixo

Pirataria: o que acontece? Empty Re: Pirataria: o que acontece?

Mensagem por SABACH Dom 06 maio 2012, 04:06

Boa questão você levantou. Eu acho que a pirataria é nada mais que você querer algo comercial de graça, isto existe em tudo, mas como por exemplo o que comemos precisa ser comprado, com certeza a pirataria é 0%. Então eu acho que o sucesso de algo depende da popularidade assim como aqueles que si comprometem a pagar por isto caso puder, ou seja, eu jamais faria pirataria si pudesse pagar, mais quando você ver programas, um monte de coisas para baixar de graça e bons, o que você faz? Eu pago muitos, mas tem coisas que não tenho condições e pego na net, infelizmente poucos tem coragem de falar, e por favor, não me condenem por isto.... isto é um roubo virtual, mas magina aqueles que roubam da gente aí agente fica sem puder comprar o que queremos.... (mas é algo a mais do que falei, preciso de mais papo aqui) obrigado amigos, e desculpa minha sinceridade Sad
SABACH
SABACH
Banido

Masculino
Inscrito em : 27/12/2009
Mensagens : 1455
Reputação : 40
Idade : 40
Simulador preferido : X-Plane 10
Emprego/lazer : Hammond e piano (músico)
Nacionalidade : Brasil

https://www.facebook.com/profile.php?id=100002192577954&ref=t

Ir para o topo Ir para baixo

Pirataria: o que acontece? Empty Re: Pirataria: o que acontece?

Mensagem por Alvega Dom 06 maio 2012, 04:11

SABACH escreveu:Eu pago muitos, mas tem coisas que não tenho condições e pego na net, infelizmente poucos tem coragem de falar, e por favor, não me condenem por isto.... isto é um roubo virtual,

Só que não é um roubo virtual, é um roubo real. Roubo virtual era se a outra pessoa perdesse dinheiro virtual com essa ação, mas ela perde dinheiro real.

_________________
Artur Santos
Voo Virtual
Alvega
Alvega
Membro Fundador
Membro Fundador

Masculino
Inscrito em : 13/04/2008
Mensagens : 14629
Reputação : 921
Idade : 60
Simulador preferido : MSFS e X-Plane
Nacionalidade : Portugal

https://www.voovirtual.com

Ir para o topo Ir para baixo

Pirataria: o que acontece? Empty Re: Pirataria: o que acontece?

Mensagem por AAPM97 Dom 06 maio 2012, 08:47

Ghost escreveu:Outra coisa que na minha opinião acaba levando à pirataria (principalmente no caso de aviões) é a falta de versões demo dos addons, assim não acontece o que aconteceu comigo, compro um PMDG NGX e depois constato que o desempenho dele na minha máquina está aquém do esperado, nessas horas fico pensando, e se eu tivesse baixado um pirata antes pra testar não teria jogado esses dólares no lixo por algo que eu nem estou usando, ou seja, vale o quanto custa, vale, mas como dinheiro não nasce em arvores seria interessante antes de você comprar saber se aquele addon vai atender ou não as suas expectativas já que não existe devolução desse tipo de produto.

Os addons podiam ser que nem o GSX, ele tem um demo que disponibiliza todos os seus recursos em apenas 3 aeroportos. No caso de aeronaves, disponibilizar todos os recursos com limite de tempo. Se gostou compre thumbsup

Mas acho que a causa da pirataria é o preço dos addons pinch , o Brasil além de cobrar caro comprando aqui, cobra taxa alfandegária comprando lá fora thumbsdown

_________________
Pirataria: o que acontece? SAA0599
André Andrade Prudente Marques
AAPM97
AAPM97
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 18/01/2012
Mensagens : 728
Reputação : 19
Idade : 26
Simulador preferido : FSX/XP10
Emprego/lazer : Estudando/FSX/X-Plane 10
Nacionalidade : Brasil

http://andreapm.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Pirataria: o que acontece? Empty Re: Pirataria: o que acontece?

Mensagem por Ghost Dom 06 maio 2012, 09:23

AAPM97 escreveu:
Os addons podiam ser que nem o GSX, ele tem um demo que disponibiliza todos os seus recursos em apenas 3 aeroportos. No caso de aeronaves, disponibilizar todos os recursos com limite de tempo. Se gostou compre thumbsup

Mas acho que a causa da pirataria é o preço dos addons pinch , o Brasil além de cobrar caro comprando aqui, cobra taxa alfandegária comprando lá fora thumbsdown

Esse é o X da questão que eu levantei, seria uma prova de honestidade também do produtor para com o comprador, com relação ao preço os addons pra FSX são realmente caros, faço a comparação porque eu também tenho outro hobby que é o aeromodelismo e pelo preço que eu pago as vezes num avião pra FSX eu compro um motor a combustão pro meu aeromodelo (lá fora obvio), ou um receptor, ou um kit de helicoptero classe 450, por isso nos dias de hoje encerrei totalmente minhas compras no FSX e estou equipando meu X-Plane 10 sem gastar nenhum tostão, pois a maioria dos addons de cenários e efeitos são gratuitos e tem também boas aeronaves gratuitas.
Alvega, meu PC é um I5-750 com GTS250, com os SPs do NGX eu fiquei nos 25 FPS em voo de cruzeiros, mas nos taxis dependendo do aeroporto não passa de 17 FPS e nessa condição eu me recuso a simular, pois torna-se um incomodo para os olhos e acho um absurdo um addon criar tanto peso assim, com o Capitain sim 727 rodo normal acima de 30FPS e embora seja um addon mais básico em realismo fiz uns tweaks nele mudando inclusive a dinamica de voo e os sons e fico muito mais satisfeito fazendo um voo com fluidez nesse modelo do que um voo travado no super-realista NGX. Então voltando ao foco do debate, se eu soubesse disso antes de comprar o NGX não o compraria.

_________________
I5-750 2.66ghz, 4gb ram, w7, Geforce GTX470 1.2gb

Ghost
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 28/07/2011
Mensagens : 1645
Reputação : 145
Idade : 50
Simulador preferido : x-plane 10
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Pirataria: o que acontece? Empty Re: Pirataria: o que acontece?

Mensagem por Leonardo Moreira Dom 06 maio 2012, 12:14

Problema de disponibilizar add-ons demos é que facilita a pirataria. Sou programador, penso seriamente em desenvolver alguns cenários para o Brasil, gostaria muito de acreditar em vender isso, pois o trabalho é enorme, ainda mais cenários super detalhados com o do Paulo.Mas se eu fosse fazer algo agora, acho que iria pela opção do freeware e apelar para as doações, assim a pessoa paga o que realmente acha válido.

_________________
"Só quem voa descobre o tamanho de Deus"
www.flyt.com.br

Pirataria: o que acontece? 122251
Leonardo Moreira
Leonardo Moreira
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 18/03/2012
Mensagens : 71
Reputação : 9
Idade : 36
Simulador preferido : P3D v4, X-Plane
Nacionalidade : Brasil

http://www.flyt.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Pirataria: o que acontece? Empty Re: Pirataria: o que acontece?

Mensagem por Braconi Dom 06 maio 2012, 12:38

O que dizer do Airsimmer? Dizem que até hoje não coseguiram crackear .

Isto é um sinal de que é possível fazer um addon que seja a prova de piratas?
thinking


Edit: Refund é uma forma de atrair compradores, mas pouca gente oferece este recurso ciente das porcarias que estão vendendo.
Braconi
Braconi
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 15/12/2011
Mensagens : 1072
Reputação : 119
Idade : 41
Simulador preferido : MSFS
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Pirataria: o que acontece? Empty Re: Pirataria: o que acontece?

Mensagem por Edilson Dom 06 maio 2012, 12:42

Para mim, questão de valores. Valores cristãos, principalmente... Mas não vamos evangelizar o assunto.

EU penso assim: se meu pai fosse engenheiro de software e construisse algo que fosse dar muito dinheiro a ele. Pois bem!!!! Ai vem um 'exxxpertuu' e disponibiliza a criação do meu pai, o trabalho do meu pai, o tempo do meu pai, tudo, de graça para os outros. Meu pai não ganha nada. O que é isso? É roubo! Roubou do meu pai e de mim também. Simples!!!!

Então, questão de valores. Ahh.. Mas não fui eu quem roubei. Só "achei". Achou algo roubado. É o que? Muda a figura?

Edilson, você nunca pegou um software pay na rede? Já... E lamento pelo que fiz. COmo disse o Rhodes Bauer, vejo como isso é feio e errado. Hoje, tudo que tenho foi pago.

Parabens Leo por abrir a discussão de forma proativa.


_________________
EU AMO JESUS CRISTO
My location on TeamSpeak
Edilson
Edilson
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 19/04/2008
Mensagens : 1707
Reputação : 175
Idade : 60
Emprego/lazer : Jornalista
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Pirataria: o que acontece? Empty Re: Pirataria: o que acontece?

Mensagem por AAPM97 Dom 06 maio 2012, 15:21

Leonardo Moreira escreveu:Problema de disponibilizar add-ons demos é que facilita a pirataria.

Pode facilitar a pirataria, mas vai diminuí-la hmm

_________________
Pirataria: o que acontece? SAA0599
André Andrade Prudente Marques
AAPM97
AAPM97
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 18/01/2012
Mensagens : 728
Reputação : 19
Idade : 26
Simulador preferido : FSX/XP10
Emprego/lazer : Estudando/FSX/X-Plane 10
Nacionalidade : Brasil

http://andreapm.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Pirataria: o que acontece? Empty Re: Pirataria: o que acontece?

Mensagem por Brentano Dom 06 maio 2012, 17:45

Pirataria: o que acontece? Piratapn

Brentano
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 28/10/2010
Mensagens : 1624
Reputação : 168
Idade : 44
Emprego/lazer : Cervejeiro - (Papai-Noel em dezembro)
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Pirataria: o que acontece? Empty Re: Pirataria: o que acontece?

Mensagem por AAPM97 Dom 06 maio 2012, 18:50

Preto escreveu:Pirataria: o que acontece? Piratapn

lol lol lol lol

_________________
Pirataria: o que acontece? SAA0599
André Andrade Prudente Marques
AAPM97
AAPM97
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 18/01/2012
Mensagens : 728
Reputação : 19
Idade : 26
Simulador preferido : FSX/XP10
Emprego/lazer : Estudando/FSX/X-Plane 10
Nacionalidade : Brasil

http://andreapm.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Pirataria: o que acontece? Empty Re: Pirataria: o que acontece?

Mensagem por Gabriel Moradillo Dom 06 maio 2012, 19:54

Preto escreveu:Pirataria: o que acontece? Piratapn

Eu li na voz dele !!

lol lol lol lol lol lol lol lol lol

_________________
Acer Nitro 5 i7-11800H @ 2.30GHz 40GB RAM SSD 1TB NVIDIA GeForce GTX 1650 Tela Full HD 144Hz
Gabriel Moradillo
Gabriel Moradillo
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 26/06/2011
Mensagens : 3184
Reputação : 143
Idade : 26
Simulador preferido : MSFS 2020
Emprego/lazer : Analista Contábil
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Pirataria: o que acontece? Empty Re: Pirataria: o que acontece?

Mensagem por Galeno Dom 06 maio 2012, 20:23

Bom,

Foi como falaram no começo do tópico, conforme você adquire mais experiência e se aprofunda na simulação, você passa a reconhecer o valor e o trabalho de cada produto.

Em relação à pirataria, eu tenho que bater palmas pra FSDreamTeam... graças a Deus, não conseguiram crackear Las Vegas, Los Angelos V2, Dallas... Very Happy

Outro porém sobre a pirataria é que os grupos que 'crackeiam' são gringos... os brasileiros são só consumidores/atravessadores.

Quanto aos demos, não sei como funciona, dos que comprei até hoje, só 'perdi grana' no Mustang porque mal vôo ele... mas acho que as desenvolvedoras poderiam abrir pelo menos 1 ou 2 dias para testes com a aeronave em pleno funcionamento.

[]s

PS: Outro tiro no pé foi o EZCA! ¬¬
Galeno
Galeno
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 14/03/2011
Mensagens : 1458
Reputação : 46
Idade : 40
Simulador preferido : X-Plane
Nacionalidade : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Pirataria: o que acontece? Empty Re: Pirataria: o que acontece?

Mensagem por Tavares Dom 06 maio 2012, 20:33

Preto escreveu:Pirataria: o que acontece? Piratapn

Sem esquecer que vale pra tudo.
Músicas, Filmes, etc., etc.
Não é? Pessoal...

_________________
Minhas fotos.
Pirataria: o que acontece? 11485490@N05

Um abraço, Tavares.
Tavares
Tavares
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 06/12/2010
Mensagens : 1028
Reputação : 148
Idade : 73
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Pirataria: o que acontece? Empty Re: Pirataria: o que acontece?

Mensagem por Leonardo Moreira Dom 06 maio 2012, 20:38

Só quem é desenvolvedor sabe a dor que é a pirataria kkk

Estou desenvolvendo um projeto há 1 ano e 5 meses, vai ser distribuido essa semana, imagina se fosse pirateado? É complicado.

Enfim, no meu caso, estou pretendendo desenvolver cenários de extrema qualidade, não sei quando vai ser o primeiro e nem sei se vai ser viável, é apenas uma ideia, mas acho que eu adotaria a questão das doações, ou se fosse pago faria uma demo BEM limitada. confused

_________________
"Só quem voa descobre o tamanho de Deus"
www.flyt.com.br

Pirataria: o que acontece? 122251
Leonardo Moreira
Leonardo Moreira
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 18/03/2012
Mensagens : 71
Reputação : 9
Idade : 36
Simulador preferido : P3D v4, X-Plane
Nacionalidade : Brasil

http://www.flyt.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Pirataria: o que acontece? Empty Re: Pirataria: o que acontece?

Mensagem por Brentano Dom 06 maio 2012, 21:06

Tavares escreveu:Sem esquecer que vale pra tudo.
Músicas, Filmes, etc., etc.
Não é? Pessoal...
Exatamente Tata!

Pirataria: o que acontece? Piratas2

Brentano
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 28/10/2010
Mensagens : 1624
Reputação : 168
Idade : 44
Emprego/lazer : Cervejeiro - (Papai-Noel em dezembro)
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Pirataria: o que acontece? Empty Re: Pirataria: o que acontece?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos