Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


CG das aeronaves Gse_multipart13851

CG das aeronaves

5 participantes

Ir para baixo

CG das aeronaves Empty CG das aeronaves

Mensagem por Felipe Quagliarelo Sex 25 maio 2012, 19:29

Uma dúvida:

No FS a gente sabe o valor (%) do CG das aeronaves pelo FsPassengers (ou pelo próprio FS, mas este não da a %).

Mas e na aviação real? O Avião tem algum sensor que faz este cálculo? Ou existe alguma fórmula para tal ?

Obrigado

_________________
INTEL Core i5 11400F 2.66GHZ/4.1GHZ TB
GIGABYTE H510M H
16GB RAM DDR4 @ 3200MHZ
ASUS KO RTX 3060Ti 8GB
HD TOSHIBA 7.200RPM 1TB 32MB Buffer
SSD WD BLUE 512GB M.2 NVMe
Windows 10 Professional 64bits
Felipe Quagliarelo
Felipe Quagliarelo
Major
Major

Masculino
Inscrito em : 21/03/2011
Mensagens : 484
Reputação : 22
Idade : 37
Simulador preferido : Flight Simulato
Emprego/lazer : Rede do Saber
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

CG das aeronaves Empty Re: CG das aeronaves

Mensagem por cwbspotter Sex 25 maio 2012, 19:41

No real a aeronave tem suas divisões digamos assim no porão de cargas onde vai lhe mostrar dentro de cada espaço o peso máximo que voce vai poder colocar ali e quem faz esse ripo de cálculo é o DOV salvo engano. Esse cálculo pode ser feito sim, tem tabela para isso. Eu agora estou no celular e não tenho como lhe postar uma boa dica do que ler para lhe ajudar, porém se até amanhã cedo ninguém lhe ilustrar e explicar como faz eu encontro algum tutorial falando sobre. Como sempre da uma procurada no YouTube vê se não encontra uma vídeo aula.

Ps: em uma rápida busca no Google encontrei algo sobre esse e alguns outros assuntos porém não posso conferir o material no celular, se quiser da uma conferida: http://www.terra-brasilis.org/forum/index.php?topic=1107.0

Abração

_________________
Rafael
CG das aeronaves 206559

Instagram photo 
Minhas fotos no JetPhotos! Amor
cwbspotter
cwbspotter
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 04/04/2011
Mensagens : 4259
Reputação : 249
Idade : 37
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

CG das aeronaves Empty Re: CG das aeronaves

Mensagem por Paulo Stavis Sex 25 maio 2012, 20:47

Resumidamente falando:

Modo 1: Soma dos momentos
É mais usado nas aeronaves pequenas. Com uma tabela disponível no manual da ANV, você tem uma coluna mais ou menos assim:

Estação-----Braço (m)-----Massa (kg)-----Momento
ANV---------25-------------500-------------12500
Piloto--------5--------------80---------------400
Copila-------5--------------77---------------385
Carga-------9--------------200--------------1800
Comb------10-------------100---------------1000
Total-----------------------957---------------16085

CG: Soma dos momentos / Soma dos Pesos -> CG: 16,80

Consultando o manual você saberá se está dentro do limite ou não.

Modo 2: % CMA
Base para o modo 3. Estou meio ruim nesse então fico devendo explanação.

Modo 3: Índex
Esse é o modo mais usado para grandes aeronaves (caso de balanceamento manual; Hoje em dia é tudo via software. Funciona assim:

Com essa primeira tabela em mãos, você começa o preenchimento:
Coloca o PBO e o índex básico. Isso é dado no manual (não encontrei o do E120, fico devendo). Façamos de conta que o PBO é 8.500kg e o índex é 3,5.
Continuamos preenchendo os pesos seguintes e para obter o índex, consulte a segunda tabela e ache o índex aproximado do peso.
Como exemplo, caso levássemos 5 passageiros na frente e nossa aeronave tivesse a galley na frente (Forward Galley), nosso índex seria 3 e 375kg totais. Para 400kg de bagagem, o índex seria 23.5.

Na soma final do ZFW, encontrariamos: ZFW = 9.275 e índex de 30 (3,5+3+23,5).
Somariamos o combustível, observando que não há índex, e chegariamos ao peso de decolagem que ficou em 11.275. Caso haja alguma mudança de ultima hora, usariamos o campo LMC para isto. Caso diminuísse, colocariamos -2,0, por exemplo, para chegar no takeoff corrected. Caso não tenha, fica em branco.

Com isso, iríamos no gráfico, entraríamos primeiro com o índex de 30 (eixo X) e com o peso ZFW (9.275kg) no eixo Y. Isso daria uma % do CMA de aproximadamente 26% para nosso ZFW. Para o CG da decolagem, o procedimento é o mesmo, usando o peso de decolagem (11.275), a % do CMA fica em 30, aproximadamente. Como você pode notar, ambos estão dentro da área permitida para decolagem/pouso e para o voo, ou seja, a aeronave está balanceada.
-----------------------------------

O modo 1 é o que a pilotada do táxi aéreo usa (ou deveria usar). Para aeronaves grandes, são muitas estações e o cálculo ficaria grande demais, sendo adotado o Índex (que nada mais é o balanceamento através da % do CMA, só que o piloto não precisa calcular cada estação pois já há um geral calculado, vide a tabela).

No mais, fico devendo somente a % do CMA (1 ano que acabei a facul, já esqueci mad ).
Abraço!

PS: Como curiosidade, ficam as tabelas do F100 que tenho disponíveis aqui:
Tabela 1
Tabela 2
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

CG das aeronaves Empty Re: CG das aeronaves

Mensagem por cwbspotter Sex 25 maio 2012, 21:53

Boa pjs! Ja deixei um ponto! Por mais incrível que isso possa parecer você descreveu em poucas palavras e de forma direta como fazer, falo "por incrível que pareça" pois quem ja teve P&B na Facul sabe como é chatinho de aprender hehehe. Por sinal quando tive foi um cidadão formado no ITA que me repassou em aula, então imagina como que foi hehehe.

Abração

_________________
Rafael
CG das aeronaves 206559

Instagram photo 
Minhas fotos no JetPhotos! Amor
cwbspotter
cwbspotter
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 04/04/2011
Mensagens : 4259
Reputação : 249
Idade : 37
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

CG das aeronaves Empty Re: CG das aeronaves

Mensagem por Braconi Sáb 26 maio 2012, 13:20

Matt Barlow escreveu:Uma dúvida:

Mas e na aviação real? O Avião tem algum sensor que faz este cálculo? Ou existe alguma fórmula para tal ?

Obrigado

A resposta é sim para ambas questões.

Você pode determinar o CG em porcentagem da CMA com auxílio de um software programado para tal ou manualmente no papel, e por final através de sensores no sistema de trem de pouso (quando instalado).

Existem load sheets como as dos Boeing, Airbus e etc que você obtem o CG em % da MAC apenas traçando retas ao longo de linhas com os valores indexados de combustível, pax e carga projetados sobre um gráfico que representa a % da CMA e seus limites traseiro e dianteiro . Nestes tipos você não executa nenhuma operação matematica complexa e conta com o auxilio de tabelas com os indices já estabelecidos.

É possível chegar aos valores referentes aos CGs através de fórmulas bem como também obter os índices que simplificam ainda mais o cálculo.

O manual de peso e balanceamento te dá tudo mastigado e para poder utilizar estas fórmulas tanto para gerar os índices quanto o CG faz-se necessário previamente saber a distância de cada compartimento (combustível, carga e passageiro) da aeronave bem como o seus centróides, estes valores são dados geralmente em polegadas que dependem do posicionamento de uma linha de referência, é preciso também saber o principal que é onde se encontra a projeção da CMA que é onde o CG deverá ser mantido respeitando os limites traseiro e dianteiro para cada situação.

Além de métodos cenvencionais, manual com ou sem auxilio de computador, existem aeronaves e já toda uma prática que envolvem um sistema de pesagem e balanceamento embarcado onde as aeronaves possuem sensores que medem a reação sobre as estruturas do sistema de trem de pouso e determinam o peso e o posicionamento de seu centro de gravidade atual.

Os métodos convencionais trabalham com estimativas de pesos os passageiros de acordo com uma legislação específica, sendo assim este método no qual o peso e balanceamento é calculado manualmente possui uma diferença do peso que realmente foi embarcado, isto que não gera risco pois existe uma margem previamente garantida. Por outro lado o sistema de pesagem de bordo teoricamente faria a medição real do peso da aeronave e consequentemente obteria-se CG atual com maior precisão, porém estes sistemas são suscetíveis a alguns tipos de erros que precisam ser compensados com tabelas especificas para cada situação encontrada.
Para que um sistema de pesagem por sensores destes seja considerado primário é preciso que atender enumeros e severos parâmetros de certificação para que seus dados possam sobrepujar aquelas apresentados pelo metodo convencional, caso contrário servirão apenas como uma referência a mais para cruzar com o que veio no manifesto.

É possível saber o valor do seu centro de gravidade em porcentagem de sua corda média aerodinâmica em qualquer avião seja ele um AB115 ou um A340, basta você saber o valor de sua MAC e ao menos qual é a estação referente a seu bordo de ataque (LEMAC) além da estação onde se encontra o CG atual. Dai com uma regrinha de três básica onde o valor de sua MAC estará para 100% eo valor de CG que excede sua LEMAC estará para X%, você sabera quanto o seu CG vale em porcentagem.
Braconi
Braconi
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 15/12/2011
Mensagens : 1072
Reputação : 119
Idade : 41
Simulador preferido : MSFS
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

CG das aeronaves Empty Re: CG das aeronaves

Mensagem por cwbspotter Sáb 26 maio 2012, 14:04

Belo complemento Braconi! Esse post aqui ficou show para quem tiver alguma dúvida mais a respeito!

Abraços, +1!

_________________
Rafael
CG das aeronaves 206559

Instagram photo 
Minhas fotos no JetPhotos! Amor
cwbspotter
cwbspotter
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 04/04/2011
Mensagens : 4259
Reputação : 249
Idade : 37
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

CG das aeronaves Empty Re: CG das aeronaves

Mensagem por Fabbrini Sáb 26 maio 2012, 14:36

Se quizer estudar sobre esse assunto a FAA disponibiliza gratuitamente um livro que fala apenas desse assunto, segue o link: http://www.faa.gov/library/manuals/aircraft/media/FAA-H-8083-1A.pdf
Fabbrini
Fabbrini
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 10/12/2011
Mensagens : 122
Reputação : 51
Idade : 43
Simulador preferido : CAE
Emprego/lazer : Copiloto-B777 Emirates
Nacionalidade : Brasil

http://www.flickr.com/photos/a_fabbrini/

Ir para o topo Ir para baixo

CG das aeronaves Empty Re: CG das aeronaves

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos