Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


[Brasil] Boeing e Embraer definem produção de biocombustível no final do ano. Gse_multipart13851

[Brasil] Boeing e Embraer definem produção de biocombustível no final do ano.

Ir para baixo

[Brasil] Boeing e Embraer definem produção de biocombustível no final do ano. Empty [Brasil] Boeing e Embraer definem produção de biocombustível no final do ano.

Mensagem por cwbspotter Qua 06 Jun 2012, 09:29

Portal iG
06/06/2012 05:55:02
Boeing e Embraer definem produção de biocombustível no final do ano
Empresas, que teriam patente compartilhada, estudam viabilidade econômica do insumo
Pedro Carvalho - iG São Paulo


A Boeing e a Embraer vão definir, no final do ano, uma forma viável de produzir biocombustível para aviões no Brasil, plano anunciado h á alguns meses. As empresas, em conjunto com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), estudam soluções para baratear e distribuir o insumo.

"Já foram feitos voos com biocombustível, o que buscamos é implementar isso na aviação comercial de modo economicamente viável", diz Donna Hrinak, presidente da Boeing Brasil. Após a definição do plano, o início do uso do biocombustível pode demorar até dez anos.

- Mais: lucro da Boeing cresce e chega a US$ 923 milhões no primeiro trimestre

No momento, as pesquisas se concentram em descobrir a matéria-prima ideal e uma maneira de fazer a distribuição. "É uma indústria que ainda não existe e vamos ver quais são os passos necessários para criá-la", afirma Donna, que foi embaixadora dos EUA no Brasil entre 2002 e 2004.

Entre as matérias-primas, o desafio é descobrir alguma que produza combustível com energia suficiente para o alto consumo de um avião. No Brasil, a cana-de-açúcar tem a vantagem de ser produzida em larga escala. Mas, no panorama das pesquisas globais da Boeing, ela concorre com a jatrofa, uma árvore parente da mamona, o pinho manso e algumas espécies de algas.

O programa tem cinco linhas de pesquisa: "biomassa" (com foco em cana-de-açúcar), "fabricação de biocombustíveis", "biorrefinarias e alcoolquímica", "aplicações do etanol para motores" e "sustentabilidade e impactos". Após a conclusão do estudo, prevista para o final do ano, as empresas lançarão uma chamada de propostas para fazer um centro de desenvolvimento de biocombustíveis para aviação comercial.

No caso de a produção se mostrar viável, a patente seria compartilhada entre as três parceiras da iniciativa. A ambição da Boeing, da Embraer e da Fapesp é produzir esse biocombustível no Brasil para exportá-lo a outros mercados.

“O preço viável ainda está sendo definido e depende de uma série de fatores, entre eles o preço internacional do petróleo“, diz Donna. A executiva ainda não divulga o investimento total do projeto. Em média, o combustível representa 3% das despesas de uma empresa aérea, segundo a Boeing.

Durante a Rio+20, algumas empresas aéreas, entre elas a Gol e a Azul, farão voos movidos a bioquerosene. O caça Super Hornet, fabricado pela Boeing, foi o primeiro avião a voar em velocidade supersônica usando biocombustível, há cerca de dois anos.

_________________
Rafael
[Brasil] Boeing e Embraer definem produção de biocombustível no final do ano. 206559

Instagram photo 
Minhas fotos no JetPhotos! Amor
cwbspotter
cwbspotter
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 04/04/2011
Mensagens : 4259
Reputação : 249
Idade : 37
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos