Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


Uso dos flaps e slats na decolagem Gse_multipart13851

Uso dos flaps e slats na decolagem

+2
Paulo Stavis
cleisson_fsx_op
6 participantes

Ir para baixo

Uso dos flaps e slats na decolagem Empty Uso dos flaps e slats na decolagem

Mensagem por cleisson_fsx_op Sex 24 Ago 2012, 19:09

Como se determina o nível dos flaps para uma decolagem? No manual da aeronave há determinações para cada situação? Ou seja, são usados com uma gama de combinações como Peso, comprimento da pista, vento, altitude do aeródromo, etc.? Obrigado pela atenção.

cleisson_fsx_op
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 15/11/2011
Mensagens : 71
Reputação : -6
Idade : 36
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Uso dos flaps e slats na decolagem Empty Re: Uso dos flaps e slats na decolagem

Mensagem por Paulo Stavis Sex 24 Ago 2012, 20:19

cleisson_fsx_op escreveu:Como se determina o nível dos flaps para uma decolagem? No manual da aeronave há determinações para cada situação? Ou seja, são usados com uma gama de combinações como Peso, comprimento da pista, vento, altitude do aeródromo, etc.? Obrigado pela atenção.

Depende de cada aeronave. No C152, por exemplo, costuma-se decolar com flap 0. Quando deseja-se fazer uma decolagem curta o flap é colocado em 10º.
Já no Cherokee 140 é utilizado flap 10º sempre. Isso na escola onde eu voo...

Já nessas aeronaves maiores vai depender disso que você falou sendo que em alguns aeroportos há um flap fixo, como no Santos Dummont, por exemplo, que é no mínimo flap 15 sendo que pode ser o 25 em algumas situações. No 737-800 a Gol prioriza o flap 10 para evitar tail strikes.

Portanto depende da situação e da aeronave.
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Uso dos flaps e slats na decolagem Empty Re: Uso dos flaps e slats na decolagem

Mensagem por cleisson_fsx_op Sex 24 Ago 2012, 21:25

valeu cara.

cleisson_fsx_op
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 15/11/2011
Mensagens : 71
Reputação : -6
Idade : 36
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Uso dos flaps e slats na decolagem Empty Re: Uso dos flaps e slats na decolagem

Mensagem por Braconi Sex 24 Ago 2012, 23:02

Quem diria no passado que teríamos aviões como o 800 operando em pistas como o SDU.

Quando a Varig colocou os boeings na ponte, teve gente que dizia que era arriscado.

Afinal ... é ou não é arriscado? thinking

Perguntinha retórica de matar.... laughing
Braconi
Braconi
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 15/12/2011
Mensagens : 1072
Reputação : 119
Idade : 41
Simulador preferido : MSFS
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Uso dos flaps e slats na decolagem Empty Re: Uso dos flaps e slats na decolagem

Mensagem por eduardogarcia Dom 26 Ago 2012, 21:44

Braconi escreveu:Quem diria no passado que teríamos aviões como o 800 operando em pistas como o SDU.

Quando a Varig colocou os boeings na ponte, teve gente que dizia que era arriscado.

Afinal ... é ou não é arriscado? thinking

Perguntinha retórica de matar.... laughing

Se você analisar estatiscamente não aconteceu nenhum acidente grave desde que os Boeing's substituiram os Electras.Eu só me lembro de um incidente no SDU em que um 737 da Varig ultrapassou os limites da pista e foi parar nas pedras e só ouve ferimentos leves e mesmo assim foi porque o piloto decidiu continuar com o pouso mesmo depois de ter passado o ponto de toque. Então eu acho que a operação é segura, é claro não deve a coisa mais tranquila do mundo pousar um 737 ou um A319 no SDU, mas é seguro.

_________________
Core i7-2600 3.40Ghz, 16GB de RAM , Nvidia GTX 1050 2GB
Uso dos flaps e slats na decolagem Eduardogeorge
eduardogarcia
eduardogarcia
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 24/02/2011
Mensagens : 127
Reputação : 17
Idade : 37
Simulador preferido : P3D, XP11
Emprego/lazer : Analista de sistemas
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Uso dos flaps e slats na decolagem Empty Re: Uso dos flaps e slats na decolagem

Mensagem por Braconi Dom 26 Ago 2012, 23:05

eduardogarcia escreveu:

Se você analisar estatiscamente não aconteceu nenhum acidente grave desde que os Boeing's substituiram os Electras.Eu só me lembro de um incidente no SDU em que um 737 da Varig ultrapassou os limites da pista e foi parar nas pedras e só ouve ferimentos leves e mesmo assim foi porque o piloto decidiu continuar com o pouso mesmo depois de ter passado o ponto de toque. Então eu acho que a operação é segura, é claro não deve a coisa mais tranquila do mundo pousar um 737 ou um A319 no SDU, mas é seguro.


Considerando o 737-3 da Varig que quase foi parar na água, e as estatísticas, temos um bom histórico de segurança.

thumbsup

Mas o assunto vai bem mais além de histórico.
Braconi
Braconi
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 15/12/2011
Mensagens : 1072
Reputação : 119
Idade : 41
Simulador preferido : MSFS
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Uso dos flaps e slats na decolagem Empty Re: Uso dos flaps e slats na decolagem

Mensagem por Alna Sex 31 Ago 2012, 18:42

Braconi escreveu:
eduardogarcia escreveu:

Se você analisar estatiscamente não aconteceu nenhum acidente grave desde que os Boeing's substituiram os Electras.Eu só me lembro de um incidente no SDU em que um 737 da Varig ultrapassou os limites da pista e foi parar nas pedras e só ouve ferimentos leves e mesmo assim foi porque o piloto decidiu continuar com o pouso mesmo depois de ter passado o ponto de toque. Então eu acho que a operação é segura, é claro não deve a coisa mais tranquila do mundo pousar um 737 ou um A319 no SDU, mas é seguro.


Considerando o 737-3 da Varig que quase foi parar na água, e as estatísticas, temos um bom histórico de segurança.

thumbsup

Mas o assunto vai bem mais além de histórico.
No you tube vi a reportagem desse 737 da varig, que parou nas pedras após a aterrizagem, nela afirmava-se que o piloto era o mais antigo que realizava a ponte aérea com o Eléctra

https://www.youtube.com/watch?v=u4FpmjSQA8o&feature=related
Alna
Alna
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 07/08/2012
Mensagens : 215
Reputação : 12
Idade : 59
Simulador preferido : fsx
Emprego/lazer : professor
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Uso dos flaps e slats na decolagem Empty Re: Uso dos flaps e slats na decolagem

Mensagem por João Pedro Sex 31 Ago 2012, 18:48

Mas essa decisão dos Flaps usados na decolagem, pelo menos em linha aérea, é decidido pelo Despacho Operacional da Companhia, levando em considerações o SOP, passageiros e combustível, comprimento e condição de pista, uso de potência na decolagem dentre vários outros fatores.

_________________
João Pedro Duarte
Conheça o Mach, ferramenta para planejamento online de voo totalmente gratuita: https://jpedroh.github.io/mach/
João Pedro
João Pedro
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 30/11/2011
Mensagens : 2751
Reputação : 229
Idade : 23
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Estudante
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Uso dos flaps e slats na decolagem Empty Re: Uso dos flaps e slats na decolagem

Mensagem por Alna Sex 31 Ago 2012, 19:07

João Pedro escreveu:Mas essa decisão dos Flaps usados na decolagem, pelo menos em linha aérea, é decidido pelo Despacho Operacional da Companhia, levando em considerações o SOP, passageiros e combustível, comprimento e condição de pista, uso de potência na decolagem dentre vários outros fatores.
é verdade eu vi uma declaraçãop de um piloto da Gol , onde afrimava que ele decolava com flap em 40%, para evitar que a calda na aeronave raspasse no chão, algo parecido
Alna
Alna
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 07/08/2012
Mensagens : 215
Reputação : 12
Idade : 59
Simulador preferido : fsx
Emprego/lazer : professor
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Uso dos flaps e slats na decolagem Empty Re: Uso dos flaps e slats na decolagem

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos