Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


Sobre cartas  SID (saida) e STAR (chegada) Gse_multipart13851

Sobre cartas SID (saida) e STAR (chegada)

4 participantes

Ir para baixo

Sobre cartas  SID (saida) e STAR (chegada) Empty Sobre cartas SID (saida) e STAR (chegada)

Mensagem por Jordan Marcos Rocha Qui 30 Ago 2012, 12:58

Pessoal, sou novo nesse forum, quem me chamou pra fazer parte dele foi meu amigo Nicholas Teixeira Soares, não sei muito bem pra que serve um forum, espero que seja para tirar duvidas e mostrar novidades, minha duvida já tem bastante tempo que esta comigo, desde quando eu fazia plano de voo no fsx, hoje eu tenho flightsim commander e tento fazer alguns planos de voo e alguns não dão certo, o motivo e sempre o mesmo: cartas SID e STAR: em alguns planos de voo as SID não se encaixam na aerovia que vou usar pra fazer a rota, elas geralmente me deixam num fixo qualquer, de outra aerovia e em alguns planos de voo tambem ocorre de nenhuma STAR se encaixar na aerovia que estou usando, porque isso ocorre? o que devo fazer para que não ocorra mais? lembrando que meu flightsim commander é atualizado e que em alguns aeroportos nem cartas STAR tem...
Aproveitando essa pergunta, queria perguntar tambem se as aeronaves wilco e pmdg necessitam de SP 2, pois todas que eu baixam estão bugadas, se alguem tiver um bom site para baixar essas aeronaves podem me passar!

Jordan Marcos Rocha
Recruta
Recruta

Masculino
Inscrito em : 29/08/2012
Mensagens : 3
Reputação : 0
Idade : 27
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre cartas  SID (saida) e STAR (chegada) Empty Re: Sobre cartas SID (saida) e STAR (chegada)

Mensagem por virtualroutes Qui 30 Ago 2012, 13:16

Jordan, bem vindo!
Tente ser mais especifico com relação as sid/star de um exemplo da rota que voce esta tentando fazer.
SP2 vc se refere ao do FSX? sim o pmdg precisa do sp2.

_________________
Alexandre Blumberg
www.virtualroutes.org
Virtual Routes no Facebook
virtualroutes
virtualroutes
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 15/04/2012
Mensagens : 134
Reputação : 23
Idade : 51
Simulador preferido : P3DV2
Emprego/lazer : PCH - INVH
Nacionalidade : Brasil

http://www.virtualroutes.org

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre cartas  SID (saida) e STAR (chegada) Empty Re: Sobre cartas SID (saida) e STAR (chegada)

Mensagem por Paulo Stavis Qui 30 Ago 2012, 13:25

Welcome
Um fórum serve para isso: Tirar dúvidas, compartilhar experiências, trocar idéias. Pense que é uma roda de amigos que conversa sobre um assunto, que no nosso caso é aviação.

Com relação a sua dúvida, primeiramente temos que ver se a rota está correta. No geral as SIDS são criadas em cima das rotas para que sempre haja uma SID correta para cada aerovia.
O que pode ocorrer é você estar planejando o voo por uma aerovia incorreta ou que é de mão única, mas só de vinda até o aeroporto. Conforme o Alexandre falou diga quais as rotas que não está dando certo.

Por fim com relação as STARs, nem todo aeroporto possui porque não são essenciais ao voo. Elas existem nos aeroportos onde se há necessidade de orientar o fluxo de chegada, canalizando o fluxo das aerovias até um ponto X no qual é feita a aproximação para o pouso. Onde não há essa carta normalmente há vetoração radar ou é autorizado a voar até o auxílio básico do procedimento e efetuar o pouso.
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre cartas  SID (saida) e STAR (chegada) Empty Re: Sobre cartas SID (saida) e STAR (chegada)

Mensagem por chico.nascimento Qui 30 Ago 2012, 14:24

Jordan Marcos Rocha escreveu:Pessoal, sou novo nesse forum, quem me chamou pra fazer parte dele foi meu amigo Nicholas Teixeira Soares, não sei muito bem pra que serve um forum, espero que seja para tirar duvidas e mostrar novidades, minha duvida já tem bastante tempo que esta comigo, desde quando eu fazia plano de voo no fsx, hoje eu tenho flightsim commander e tento fazer alguns planos de voo e alguns não dão certo, o motivo e sempre o mesmo: cartas SID e STAR: em alguns planos de voo as SID não se encaixam na aerovia que vou usar pra fazer a rota, elas geralmente me deixam num fixo qualquer, de outra aerovia e em alguns planos de voo tambem ocorre de nenhuma STAR se encaixar na aerovia que estou usando, porque isso ocorre? o que devo fazer para que não ocorra mais? lembrando que meu flightsim commander é atualizado e que em alguns aeroportos nem cartas STAR tem...
Aproveitando essa pergunta, queria perguntar tambem se as aeronaves wilco e pmdg necessitam de SP 2, pois todas que eu baixam estão bugadas, se alguem tiver um bom site para baixar essas aeronaves podem me passar!

Olá, Jordan!

Vamos ver se eu consigo te ajudar.

Algumas aerovias são de mão única. Portanto, nem sempre um fixo que está próximo ao aeroporto necessariamente é SID ou STAR. Vou te dar dois exemplos usando a cidade de São Paulo:

O VOR SCB (Sorocaba) é um fixo de SID, pois as aerovias UM415, UW49 e UW50 que partem deste fixo, são de mão única, conforme a carta: http://www.aisweb.aer.mil.br/arquivos/cartas/emenda/_fpc_h2_enrc_20120823.pdf

Portanto, você não achará nenhuma STAR que comece em SCB.

Entretanto, o VOR STN (Santana) é um fixo de chegada, pois não há nenhuma aerovia que saia por ele. Portanto, você não achará nenhuma SID que passe por STN

Para ilustrar, eu coloco uma carta de SID que passe em Sorocaba http://servicos.decea.gov.br/arquivos/ais/cartas/emendas/20120823/sbsp_apit-avex-king_sid_20120503.pdf?CFID=13a35d68-5b42-4cc8-a364-6540f21c3459&CFTOKEN=0

e uma de STAR passando por STN
http://servicos.decea.gov.br/arquivos/ais/cartas/emendas/20120823/sbsp_rnav--gnss--rwy-17-aaq-2-obdok-2-pira-3-star-_star_20120308.pdf?CFID=13a35d68-5b42-4cc8-a364-6540f21c3459&CFTOKEN=0

Nem todos os aeroportos têm SID e STAR, mas se ele opera por instrumentos, ele pode ter RNAV, NDB ou VOR. Neste caso, a carta não é de STAR e sim de IAC:
Como exemplo, a IAC do procedimento ECHO1 (NDB) para a pista 03 de Marília. Note que não tem STAR e o procedimento se inicia no bloqueio do NDB. Então, você voa com proa do NDB para assim começar o procedimento.

http://servicos.decea.gov.br/arquivos/ais/cartas/emendas/20120823/sbml_echo-1_iac_20011101.pdf?CFID=13a35d68-5b42-4cc8-a364-6540f21c3459&CFTOKEN=0

As cartas você pode pegá-las gratuitamente em http://www.aisweb.aer.mil.br/?i=cartas Aqui tem todas as cartas do Brasil inteiro!

Quanto as aeronaves Wilco e PMDG, elas são pagas. Se você por acaso tentar baixar de sites que não são os próprios (www.feelthere.com para o Wilco e www.precisionmanuals.com para o PMDG), você pode estar sendo vítima de pirataria, no qual corretamente o pessoal do VooVirtual não tolera. Entre nos sites e faça a sua aquisição dos aviões em suas versões completas, que você não irá se arrepender!

Espero ter ajudado!

Grande abraço

_________________
Minhas Fotos no Jetphotos.net

Voados:
Sobre cartas  SID (saida) e STAR (chegada) Leme_tamSobre cartas  SID (saida) e STAR (chegada) Leme_gloSobre cartas  SID (saida) e STAR (chegada) Leme_ptnSobre cartas  SID (saida) e STAR (chegada) Leme_ibeSobre cartas  SID (saida) e STAR (chegada) Leme_ptbSobre cartas  SID (saida) e STAR (chegada) Leme_lanSobre cartas  SID (saida) e STAR (chegada) Leme_tibSobre cartas  SID (saida) e STAR (chegada) Leme_dlh
Sobre cartas  SID (saida) e STAR (chegada) Leme_tapSobre cartas  SID (saida) e STAR (chegada) Leme_azu
chico.nascimento
chico.nascimento
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 06/02/2012
Mensagens : 132
Reputação : 22
Idade : 44
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Contabilista/Spotting
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre cartas  SID (saida) e STAR (chegada) Empty Re: Sobre cartas SID (saida) e STAR (chegada)

Mensagem por Jordan Marcos Rocha Qui 30 Ago 2012, 22:29

Não dá certo em varias, EX: SBCG GRD UW62 BRU UZ42 PUBSU SBGR , eu peço para que o flightsim commander gere uma rota pra mim com aerovia alta (UW) então seria muita sacanagem do flisim commander se me desse uma aerovia que tem sentido contrario,lembrando que o airac do meu flightsim commander é bem atualizado, se caso não ter jeito de pedir para que o propio flightsim commander gere uma aerovia, existe alguma regra pra escolher aerovia? posso sair de uma aerovia e entrar em outra sem ter um fixo entre as duas? tenho que colocar no meu plano de voo todos os fixos em cima da aerovia que vou usar? caso o aeroporto não tenha carta star, eu posso seguir qualquer carta de app (IAC) que ele tem? (obrigado pelas respostas mesmo, tenho quase certeza que este é o meu problema thanks )

Jordan Marcos Rocha
Recruta
Recruta

Masculino
Inscrito em : 29/08/2012
Mensagens : 3
Reputação : 0
Idade : 27
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre cartas  SID (saida) e STAR (chegada) Empty Re: Sobre cartas SID (saida) e STAR (chegada)

Mensagem por Paulo Stavis Qui 30 Ago 2012, 23:06

Jordan Marcos Rocha escreveu:Não dá certo em varias, EX: SBCG GRD UW62 BRU UZ42 PUBSU SBGR , eu peço para que o flightsim commander gere uma rota pra mim com aerovia alta (UW) então seria muita sacanagem do flisim commander se me desse uma aerovia que tem sentido contrario,lembrando que o airac do meu flightsim commander é bem atualizado, se caso não ter jeito de pedir para que o propio flightsim commander gere uma aerovia, existe alguma regra pra escolher aerovia? posso sair de uma aerovia e entrar em outra sem ter um fixo entre as duas? tenho que colocar no meu plano de voo todos os fixos em cima da aerovia que vou usar? caso o aeroporto não tenha carta star, eu posso seguir qualquer carta de app (IAC) que ele tem? (obrigado pelas respostas mesmo, tenho quase certeza que este é o meu problema thanks )

Você pode usar o CGNA, sessão RPL para saber quais as rotas usadas pelas cias aéreas. Não tem de todos os aeroportos para todos os aeroportos mas já é um bom começo.

No caso específico dessa rota ela não bate com a do CGNA. Não que ela esteja totalmente errada mas se você apresentasse um plano desses na sala AIS o operador iria solicitar que você mudasse pra rota do CGNA. Porque?
Por causa de um notam que indica uma rota preferência, que no caso de um voo SBCG-SBGR é UZ22 PIR, que é a mesma do CGNA.

O FSC pode não dar uma aerovia que você voe contra mão mas ele não sabe desses detalhes e também não sabe que não há chegada começando em PUBSA, que agora mudou de nome.

Você pode voar para um outro fixo de outra aerovia mas não há necessidade pois quando o planejamento foi feito corretamente você vai voar na aerovia correta ou no máximo vai trocar somente nos pontos de confluência de aerovias.
Não há necessidade de colocar todos os fixos no PV. Se não me falha a memória só é necessário colocar os pontos onde há mudança de FIR. A rota do CGNA apresenta exatamente isso, o fixo Rorax que é o limite entre a FIR Brasília e Curitiba.

Por fim, se não houver nenhum notam contra (cancelando o procedimento), a priori você pode voar qualquer um. Mas vai depender da pista em uso. A idéia é procurar voar sempre o mais preciso deles.
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre cartas  SID (saida) e STAR (chegada) Empty Re: Sobre cartas SID (saida) e STAR (chegada)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos