Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


[Brasil] Primórdios da pressurização Gse_multipart13851

[Brasil] Primórdios da pressurização

2 participantes

Ir para baixo

[Brasil] Primórdios da pressurização Empty [Brasil] Primórdios da pressurização

Mensagem por Amilckar Qua 12 Set 2012, 13:25

Primórdios da pressurização


No museu de Bebedouro encontra-se o único exemplar do Convair CV-240 no Brasil, o primeiro avião de linha aérea pressurizado



[Brasil] Primórdios da pressurização Museu-E-A-Matarazzo-Bebedouro-Convair-240-foto-poder-aereo-580x435

[Brasil] Primórdios da pressurização Vinheta-especialA família “Convair-Liner” foi desenvolvida pela Convair com o propósito de substituir o Douglas DC-3 por uma aeronave mais moderna. O CV-240 era uma aeronave com trem de pouso triciclo para 40 passageiros. Este foi o primeiro projeto de avião bimotor de linha aérea pressurizado, garantindo mais conforto para os passageiros voando acima da zona de turbulência. Posteriormente, outras versões mais modernas da família foram construídas.

Inicialmente o CV-240 não estava nos planos de expansão da Varig. A ideia era adquirir mais Curtiss C-46 Commando. Tanto é verdade que em 1952 e 1953 a empresa já havia reservado mais de duas dezenas de matrículas para os futuros C-46. Mas em 1954 surgiu a oportunidade de comprar aviões CV-240 usados, porém mais potentes e modernos que os C-46.

Em 1954, a Varig comprou dois CV240 da Pan American (Pan Am), seguidos por outros três. Ela foi a terceira e última empresa a introduzir a família “Convair-Liner” no Brasil (Real e Cruzeiro do Sul eram as outras duas). Os aviões haviam sido comprados novos pela PAA em 1948 e tinham sido modificados pela companhia com novos motores e trem de pouso.

Posteriormente, a Varig incorporou mais oito CV-240. Segundo algumas informações pesquisadas, o avião exposto em Bebedouro (PP-VDG) foi um dos últimos CV-240 adquirido pela Varig. Ele foi adquirido em janeiro de 1959, depois de ter sido utilizado pela Northeast Airlines e pela PAA.

[Brasil] Primórdios da pressurização Museu-E-A-Matarazzo-Bebedouro-Convair-240-placa-foto-poder-aereo-580x433

No entanto, a placa explicativa logo abaixo do nariz do avião (imagem acima) diz que o mesmo foi comprado pela Varig em 1954, e não em 1959. Além disso, diz que foi comprado da “Northwest”, e não Northeast. Após ser desativado no final da década de 1960, o avião seguiu para o museu em março de 1976.

É interessante notar que alguns CV-240 ainda voam no mundo, havendo exemplares transformados em aeronaves de combate a incêndios. No início deste ano, um CV-240 de carga acidentou-se em Porto Rico.

Para saber mais sobre o CV-240 no Brasil e outras interessantes histórias sobre a aviação comercial no país, leia o blog do comandante Bordini. Leitura obrigatória para aficionados.
Fonte: Poder Aéreo

_________________
Carlos Amilckar
[Brasil] Primórdios da pressurização Amilckar%252FVV125
Amilckar
Amilckar
Colaborador - Notícias de aviação
Colaborador - Notícias de aviação

Masculino
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 11036
Reputação : 512
Idade : 58
Simulador preferido : P3D V3
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

[Brasil] Primórdios da pressurização Empty Re: [Brasil] Primórdios da pressurização

Mensagem por jailton Qua 12 Set 2012, 16:54

Mas que é um pecado eles estarem nesta situação ao relento concerteza isto é. Sad

_________________
Na vida quanto mais você vive mais você aprende, na aviação quanto mais você aprende mais você vive.
jailton
jailton
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 01/02/2010
Mensagens : 1036
Reputação : 26
Idade : 48
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Industria Farmacêutica, cerveja, aviação e automodelismo.
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos