Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


painel caseiro Gse_multipart13851

painel caseiro

+3
CMTE Mauricio Toledo
Flavio Ribeiro
Raphael
7 participantes

Ir para baixo

painel caseiro Empty painel caseiro

Mensagem por Raphael Qua 10 Out 2012, 11:21

Olá amigos do VV,estou constuindo um painel caseiro,com controladora de teclado e com Botoes Push button N/A,seguindo esse tutorial:
http://www.pteixeira.com.br/faca-voce-mesmo-painel-para-flight-simulator-cockpit/

Mas é o seguinte,quero um bom painel,para deixar o teclado para textos e o painel para as funcionalidades.

Pensei nos seguintes botoes:

6-Start de motores
7-Luzes
2-Flaps
2-Autobrake
1-Gear
1-park brake
1-Canopy
1-Avionica
1-GEN L
1-GEN R
1-BATT
3-Anti ICE
4-Autopilot
1-Dobrar asas
2-AVISOS

Voces acham que precisam de mais funcionalidades?
E quanto ao chaves,para algumas funbçoes eu queria usar chave tipo Rotativa e alavanca,é possivel
Obrihgado


Raphael
Raphael
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 12/06/2012
Mensagens : 203
Reputação : 16
Idade : 25
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Estudante
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

painel caseiro Empty Re: painel caseiro

Mensagem por Flavio Ribeiro Qua 10 Out 2012, 14:27

Se você ler com cuidado o próprio tutorial que citou verá que ele se propõem a usar apenas os push buttons normalmente abertos.

Para usar outras chaves terá que alterar o projeto e queimar um bocado os neurônios.

Sugiro uma placa controladora, veja a UsbINTERFACE, veja no site ou com o companheiro Inventor aqui no Voo Virtual.

Um abraço!

_________________
painel caseiro 370648
Flavio Ribeiro
Flavio Ribeiro
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 21/05/2012
Mensagens : 549
Reputação : 36
Idade : 43
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Historiador
Nacionalidade : Brasil

http://voandoemcasa.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

painel caseiro Empty Re: painel caseiro

Mensagem por Raphael Qui 11 Out 2012, 11:13

Sim,mais e quanto as funçoes,voces acham que devem ter mais ou isso ja ta bom?

_________________
Processador:Core I3 3220 3.3Ghz With Intel HD Graphics 2500
Memoria Ram:Markvision 1333Mhz 4GB ddr3
HD:1TB Seagate Barracuda
Placa Mae:Asus P8H61
Fonte: 500W Real PCTOP
Placa de Video:GeForce 210GT 1gb 64bits ddr3
Gabinete 4 baias wisecase
IBM 17'' ''CRT''
Raphael
Raphael
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 12/06/2012
Mensagens : 203
Reputação : 16
Idade : 25
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Estudante
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

painel caseiro Empty Re: painel caseiro

Mensagem por CMTE Mauricio Toledo Sáb 20 Out 2012, 20:23

Amigo, acho que fica a seu critério quais funções terão no seu painel.
Lembre-se que é sempre questão de aprendizado e que pode demorar muito até que você conclua todo o trabalho.
Para ter um ar mais real, procure usar chaves alavancas, gangorras, rotatórias não só os push-buttons (como você citou acima). Esse tutorial mostra como fazer o painel caseiro ultilizando um chip de teclado USB, o que fará que funcione apenas push buttons do tipo N/A e OLHE LÁ. Estou à meses investindo em interruptores, artigos eletrônicos, etc.. Está quase tudo pronto e em breve iniciarei minha montagem. Procure usar as plaquinhas de joystick USB, é uma boa também para você testar seus conhecimentos e aprender mais com isso. Como o amigo @Flavio Ribeiro sugeriu, dá uma olhada em plaquinhas controladores na USB INTERFACE, se não me engano lá tem até uma paradinha que eles fazem do jeito que você quiser, tirando algumas coisas, adicionando outras, etc. Boa sorte :DD

_________________
painel caseiro 1440
Estou meio inativo por causa dos estudos, nos fins de semana e nesse final de ano estou por aí, pelos céus virtuais, quem sabe não nos encontramos? rs
CMTE Mauricio Toledo
CMTE Mauricio Toledo
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 19/12/2011
Mensagens : 42
Reputação : -4
Idade : 31
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

painel caseiro Empty Re: painel caseiro

Mensagem por Ecosta Sáb 20 Out 2012, 21:20

Raphael_Air escreveu:Olá amigos do VV,
Voces acham que precisam de mais funcionalidades?
E quanto ao chaves,para algumas funbçoes eu queria usar chave tipo Rotativa e alavanca,é possivel
Obrihgado
Sugiro que você faça um vôo desde o início e vá anotando as funções que você vai utilizando, comecando pelo dark and cool cockpit no aeroporto de origem e até o desligamento completo da aeronave no aeroporto final.
Sugiro que você invista numa solução eletrônica mais refinida, como por exemplo as stargates. Além de ser compatível com outros tipos de chaves, pode-se utilizar LEDs, encoders e potenciometros para agregar mais recursos no seu cockpit.
[]`s e boa sorte. Ter vontade é o primeiro passo1
Ecosta

Ecosta
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 03/03/2011
Mensagens : 233
Reputação : 44
Idade : 56
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

painel caseiro Empty Re: painel caseiro

Mensagem por phdorocha Ter 03 Dez 2013, 15:45

Aproveitando o tópico, estou usando a Stargate NG e não consigo apagar as luzes quando desligo o botão alavanca e daí ficam algumas perguntas:

Qual modelo coreto de alavanca devo usar? (Uso com 2 terminais)

Existe alguma configuração específica no FS para que os botões funcionem?

Abrigado pessoal, tenho aprendido muito com vocês... Bons vôos
phdorocha
phdorocha
Aspirante
Aspirante

Masculino
Inscrito em : 05/05/2013
Mensagens : 13
Reputação : 0
Idade : 43
Simulador preferido : FS2004
Emprego/lazer : Programador
Nacionalidade : Brasil

http://www.sidsolucoes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

painel caseiro Empty Re: painel caseiro

Mensagem por Ecosta Ter 03 Dez 2013, 16:23

phdorocha escreveu:Aproveitando o tópico, estou usando a Stargate NG e não consigo apagar as luzes quando desligo o botão alavanca e daí ficam algumas perguntas:

Qual modelo coreto de alavanca devo usar? (Uso com 2 terminais)

Existe alguma configuração específica no FS para que os botões funcionem?

Abrigado pessoal, tenho aprendido muito com vocês... Bons vôos
Pode ser que a ligação do LED esteja errada. Como está o seu esquema de ligação?
[]'s
Edson

Ecosta
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 03/03/2011
Mensagens : 233
Reputação : 44
Idade : 56
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

painel caseiro Empty Re: painel caseiro

Mensagem por nandojoe Ter 03 Dez 2013, 17:10

Eu comecei com uma plaquinha de joystick, muita fita isolante e muita cola-quente... kkkkkk! Fiz um painezlinhe so com quatro botoes e funcionou perfeitamente.

Depois que voce abre o joystick e ve o funcionamento por dentro, vai ver que eh simples!

To me preparando agora apra construir um overhead! Comprei duas placas num site americano para 20 botoes cada e reconhecimento USB (eh so plugar), cabos femeas com conectores tipo jumper pra ligar na placa!

nandojoe
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 03/10/2013
Mensagens : 59
Reputação : 10
Idade : 43
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

painel caseiro Empty Re: painel caseiro

Mensagem por phdorocha Ter 03 Dez 2013, 17:51

Caro Ecosta,

Não são LED's.

Exemplo: Quero acionar um botação com a StargateNG e a luz de Taxi acenda. Fiz, funcionou mas quando desligo o botão a luz continua acesa e só apaga quando eu aciono (On) do botão novamente. Ele está funcionando como liga/desliga (push/button) e gostaria de usar botões alavanca.
phdorocha
phdorocha
Aspirante
Aspirante

Masculino
Inscrito em : 05/05/2013
Mensagens : 13
Reputação : 0
Idade : 43
Simulador preferido : FS2004
Emprego/lazer : Programador
Nacionalidade : Brasil

http://www.sidsolucoes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

painel caseiro Empty Re: painel caseiro

Mensagem por Ecosta Ter 03 Dez 2013, 18:19


phdorocha escreveu:Caro Ecosta,

Não são LED's.

Exemplo: Quero acionar um botação com a StargateNG e a luz de Taxi acenda. Fiz, funcionou mas quando desligo o botão a luz continua acesa e só apaga quando eu aciono (On) do botão novamente. Ele está funcionando como liga/desliga (push/button) e gostaria de usar botões alavanca.
Com o botão do tipo push, você vai ter que acionar duas vezes (gerar o pulso) para acender/ apagar . Com o interruptor de alavanca (do tipo toggle ou até mesmo tipo push), nesse caso, você pode utilizar o FSUIPC para a devida configuração. Se você não tem o FSUIPC, pode utilizar o SVMAPPER.
[]'s
Edson

Ecosta
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 03/03/2011
Mensagens : 233
Reputação : 44
Idade : 56
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

painel caseiro Empty Re: painel caseiro

Mensagem por phdorocha Ter 03 Dez 2013, 18:22

Estou usando esse botão:

painel caseiro 563032399_231
phdorocha
phdorocha
Aspirante
Aspirante

Masculino
Inscrito em : 05/05/2013
Mensagens : 13
Reputação : 0
Idade : 43
Simulador preferido : FS2004
Emprego/lazer : Programador
Nacionalidade : Brasil

http://www.sidsolucoes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

painel caseiro Empty Re: painel caseiro

Mensagem por Flavio Ribeiro Qua 04 Dez 2013, 21:01

configurei minhas funções a partir do FSUIPC, usei o mesmo tipo de chave que você mostrou aí.

_________________
painel caseiro 370648
Flavio Ribeiro
Flavio Ribeiro
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 21/05/2012
Mensagens : 549
Reputação : 36
Idade : 43
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Historiador
Nacionalidade : Brasil

http://voandoemcasa.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

painel caseiro Empty Re: painel caseiro

Mensagem por juliomendes Qui 05 Dez 2013, 16:44

Ola Raphael, tudo bem? eu iniciei com um painel baseado no pedro teixeira e evolui algumas coisas. Atualmente estou fazendo uma evolução bem bacana... acompanhe meu topico painel a baixo custo (julio mendes). Tenho certeza que vai repensar algumas coisas. Para o uso da placa de teclado, somente é possivel um tipo de botão, tal como informa o Pedro, que é o push-botton NA (normalmente aberto). Assim quando voce preciona o botão fecha o chaveamento e o pulso é enviado.
Alguns torcem um pouco o nariz para isso, mas creia, por experiencia propria, é uma excelente alternativa de inicio, custo baixissimo e o up que dá no voo é fantastico alem de tornar tudo muito mais pratico do que ficar decorando ctrl e shift diversos...horrivel.

Volto a repetir, de uma passada no meu topico, e acompanhe. Ainda não esta fechado, estou na construção. hoje fiz um teste...e tudo esta ok. Novas ideias surgiram... para a montagem de quem siga...(ja que por agora não vou remontar tudo). Devo criar um blog, onde será possivel uma visualização mais dinamica...e fixa, ja que topicos, vão ficando para tras...e bem... esse é o formato de um forum e não ha outro jeito. Qualquer coisa que tenha dificuldade pode me escrever em MP ou por email que terei prazer em enviar e orientar, em que depois, gostaria que publicasse por aqui, dado o objetivo do forum. Sugeri MP e Email, para dinamizar o envio de informações a chegar até voce, mas com a condição de que depois voce encarregue-se de divulgar ainda que algo possa não lhe ser aplicado, visto que para outros o poderá ser. Fique a vontade.

Meu enfoque é exatamente permitir para pessoas que estão intimidadas pelos altos custos  de equipamentos para se montar um HC se aventurem em projetos, e para tanto pretendo disponibilizar alternativas para isso e sou grato a todos aqueles que puderem fortalecer isso.

sobre as funções, penso que o que o Ecosta é a melhor dica.

veja...eu estava usando 33 e vou aumentar mais umas 12, alem de mais um eixo do joy stick que adaptei para trottle. Acho que também depende do avião que vai voar, e o numero de motores que tem. Gosto de voar jatos, mas no momento so controlo os dois motores por uma alavanca atuadora, isto é, um acelerador para dois motores.

Posso depois ate descrever quais são as minhas, mas como disseram todos, é muito pessoal isso, para aquilo que excede a questão da aeronave.

Placas eletronicas sem duvida que conferem por demais a qualidade do HC, mas, também consomem tempo e custo (alem do custo do proprio tempo gasto na fabricação). Penso que para quem tem apenas um teclado ainda...ou pouco mais que isso e não tem tempo totalmente disponivel e nem verba para terceirizar completamente o projeto, fazer uma caixa de botões (como grosseiramente é conhecida essa peça) é um caminho do meio termo. Poderá voar enquanto vai constituindo um projeto mor. Podera inclusive ir sentido mais determinadas funcionalidades e recursos que vai querer ter. Penso que quem tem um teclado, comprou um joystick, ou até um yoke, e quer ter um cockpit completo...e não tem verba para faze-lo plug-and-play no mais imediato prossivel...terá que ter altissima dose de perseverança, entusiasmo, ser um completo entusiasta da aviação, e muuuuuita paciencia.... reunindo 100% desses e de outros quesitos mais, então, pode partir para a aventura de construir um HC. Veja, se acompanhar as pessoas que constroem HC replicas...repare bem no tempo do inicio e onde estão no projeto. Tanto aqui no forum, quanto pela web. casos de meses...a anos de produção, alem do investimento aplicado. Se puderes dispor de 7000 a 20000 reais...podera comprar um painel do cesna pronto para voar. com 1000 reais compra uma torre Trotle perfeita do 737 feita no nordeste do Brasil.
Conselho. Planeje. Planeje bem...cada custo e prazo, planeje objetivos, ate os funcionais. abraço
juliomendes
juliomendes
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 22/10/2013
Mensagens : 93
Reputação : 6
Idade : 61
Simulador preferido : FS2004
Emprego/lazer : Hobby produtos/Esporte,Cinema,Modelismo,Simuladores
Nacionalidade : Brasil

http://alfaminiatures.blogspot.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

painel caseiro Empty Yoke

Mensagem por phdorocha Seg 23 Dez 2013, 18:58

Tive uma ideia interessante e resolvi compartilhar com os colegas. Para aqueles que como eu não tem tempo nem habilidade como carpinteiro, encontrei uma forma barata e pratica para criar o movimento do Yoke.

Materiais utilizados:

2 Rolamentos (consegui gratuitamente numa oficina de veículos)
Compensado 4mm
Carreta para gavetas R$ 10,00
Baqueta de bateria (meu irmão é baterista srsrs)

painel caseiro 2mj5
phdorocha
phdorocha
Aspirante
Aspirante

Masculino
Inscrito em : 05/05/2013
Mensagens : 13
Reputação : 0
Idade : 43
Simulador preferido : FS2004
Emprego/lazer : Programador
Nacionalidade : Brasil

http://www.sidsolucoes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

painel caseiro Empty Re: painel caseiro

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos