Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


Aerofly FS (Review de Flaviossa) Gse_multipart13851

Aerofly FS (Review de Flaviossa)

+9
Speed Racer
José Augusto Lima
flavioSSA
Dani.Santoro
Ghost
Rodrigo Sotto-Maior
JorgeA
Gabriel Moradillo
Alvega
13 participantes

Ir para baixo

Aerofly FS (Review de Flaviossa) Empty Aerofly FS (Review de Flaviossa)

Mensagem por Alvega Dom 21 Out 2012, 18:44


Aerofly FS (Review de Flaviossa) MLaCf
Já há algum tempo, estava monitorando este novo "simulador" chamado Aerofly FS. Desenvolvido pela alemã IKARUS, que é a mesma que produz o aclamado Aerofly PRo, simulador RC, e parecia ser o próximo passo em simulação observando as screenshots e os videos disponibilizados na internet.

Empresa
A IKARUS é uma empresa alemã que se encontra na cidade de Schramberg-Waldmössingen e tem como CEO, Norbert Gruentjens. Foi fundada em 1977 e teve grandes títulos lançados, como o Aerofly Pro em 2003, Aerofly5 em 2009 e agora o AeroFly FS em 2011. Apesar de ser uma empresa pequena, com uma equipe de desenvolvimento restrita, a empresa promete constantes melhoramentos e novos lançamentos para a sua linha de software.

Instalação
A plataforma STEAM utilizada por mim para este review, já deve ser bem conhecida por todos e é bem sólida no que diz respeito a entrega de jogos, comunidades e online gaming. Após a compra, clicamos em "install" e o processo é todo feito automaticamente. A instalação demanda um espaço de 20.4Gb ao final do processo. Com um link de 15Mb, consegui terminar a instalação em 2 dias.

Aerofly FS (Review de Flaviossa) K65Wd
As informações do jogo indicam as seguintes configurações necessárias:

Minimo:
  • Windows XP / Windows Vista / Windows 7
  • Intel Core 2 Duo or AMD Athlon64 X2
  • 2 GB RAM
  • 24 Gb de espaço em disco
  • Placa de video: ATI Radeon HD 4850 ou NVIDIA GeForce 9600 GT ou com ao menos 512 MB
Recomendado:
  • Windows 7
  • 4 GB RAM
  • Placa de video: ATI Radeon HD 5770 ou NVIDIA GeForce 450 ou com ao menos 1Gb
  • Um joystick USB
Pude verificar que o jogo roda muito bem e é muito fluido, o que me faz acreditar que deve rodar perfeitamente bem em máquinas menos capacitadas. O carregamento do jogo acontece em menos do que 15 segundos e rapidamente você já está voando.

Aerofly FS (Review de Flaviossa) K5Sw7

Jogabilidade
Como já perceberam, estou utilizando o termo "jogo" e não "simulador". E é exatamente o que o AeroflyFS é. Um jogo. Podemos dizer até que se assemelha e muito ao já falecido Microsoft Flight. Da mesma forma que o Flight, o Aerofly FS é restrito a uma área, no caso a Suiça. O jogo já inicia com uma aeronave na pista e pronta para decolar. No caso o Cessna. Basta acelerar e decolar.

Aerofly FS (Review de Flaviossa) LcJ2P
O jogo detectou de forma automática o meu joystick (Um Saitek Fly5) e definiu as teclas a contento, como o POV, acelerador, freio e outras funções.

Aerofly FS (Review de Flaviossa) TIXej
A princípio pude perceber um cuidado grande com detalhes gráficos como cenário, modelagem dos aviões e clima, mas esqueceram da parte técnica como sistemas, física de voo e interatividade.

Coloquei o modo de pilotagem direto no mais difícil e pude notar que todos os aviões voam da mesma forma (Guardadas as devidas proporções). Ou seja, se não levarmos em conta a velocidade, um F18 voa do mesmo jeito que o Extra300. Poderiam ter trabalhado melhor nisso, apesar de que é uma questão reconhecida pelo desenvolvedor, que já prometeu melhorias nessa área.
O clima é uma parte interessante do jogo, onde os ventos realmente influenciam no voo, como direção do vento, força, etc.
O sistema de missões é bem interessante. Passei uma boa parte dos testes voando nele. Existem missões de todos os tipos, como voar com um F18 em um vale, decolar, pousar, seguir um padrão de voo e a mais interessante que eu achei, fazer um voo com um planador em uma área montanhosa, onde você deve achar as áreas de vento acendente para se manter no ar e completar o circuito. Bem interessante.

O jogo apresenta um número limitado de aeronaves, apesar de que já garantem a diversão no jogo. Todas são bem caracterizadas em sua área e bem modeladas. Como já disse antes, acho que a física deve ser trabalhada melhor. Existe a promessa de DLC´s de novas aeronaves pelo desenvolvedor.

Aerofly FS (Review de Flaviossa) Lk5LK

Gráficos
Sem nenhuma sombra de dúvida, aqui se encontra o ponto mais forte do jogo. O sistema HDR e de iluminação estão ao nivel do que temos de melhor hoje em dia, deixando os conhecidos FSX e Xplane para trás. O sistema de sombras externo e interno do cockpit são um show a parte.

Aerofly FS (Review de Flaviossa) TQPiS
Voando de F18 pelos Alpes, o efeito de sombra quando se voa em um vale é muito bem feito. Definitivamente o ponto alto do jogo. Para atender todas as possibilidades de performance, o jogo tem uma boa quantidade de opções na tela de "settings".

Aerofly FS (Review de Flaviossa) CA3f9
Considero as texturas fotorreais de boa qualidade, sendo que ficam muito bonitas em voos a alta altitude e sobre os lagos. Um fator contra é que o aeroporto de Zurique nada mais é do que um fotorreal da área com as pistas. Nenhum objeto 3d do aeroporto. Mas, por outro lado, existem 11 aeroportos com modelagem completa espalhados pelo cenário. Não é possivel voar a noite ou outros horários não estabelecidos pelo jogo. Não existe efeito de chuva, apenas de nevoeiro. Existem modificações feitas por usuários que permitem isso, mas não são oficiais.

Jogo x Simulador
Como já informei acima, este software está longe de ser um simulador. Primeiramente, nenhum dos paineis das aeronaves são clicáveis (Os mostradores são funcionais), sendo que todos os comandos devem ser executados por teclas pré-estabelecidas.

Aerofly FS (Review de Flaviossa) CEoUR
São poucas as opções de comandos, como subir/descer trem de pouso, acelerar/desacelerar, etc. Não existe nenhum contato rádio e não é possivel criar planos de voo. A navegação se baseia apenas no mapa se quiser ir de um aeroporto para outro. Não existe tráfego, sendo que a única aeronave voando é a sua. Ou seja, não podemos nem comparar com simuladores conhecidos como o FSX e o XPlane, já que são títulos de categorias completamente diferentes. Não passa nem perto para aqueles que querem "simular" de verdade. Não quero com isso dizer que o jogo não é bom, pelo contrário, se quiser apenas efetuar missões, voar em regiões belíssimas e dar umas piruetas, é uma boa escolha.

Aerofly FS (Review de Flaviossa) G2dQo
Ainda, como um jogo, existe a característica dos achievments. Ou seja, bônus por cumprir determinadas tarefas dentro do jogo. Eu fui capaz de conseguir 1/3 dos achievments na primeira vez que usei o jogo (Existe achievment até por destruir o avião). Deveria ser um pouco mais desafiador nesse quesito. O desenvolvedor ainda promete alguns DLC´s para o jogo, como novas aeronaves, regiões (A Alemanha já está sendo feita) e melhorias como clima mais realista, etc. Nada foi lançado até o momento deste review.

Aerofly FS (Review de Flaviossa) QDVhr
Resumindo, é um jogo interessante para passar o tempo, para diversão pura e simples. Gostei muito das missões e pretendo usá-lo para fazer voos rápidos pelos Alpes, onde existem belas paisagens. E, claro, não deve ser visto como um simulador. Para aqueles que buscam simular sistemas, fazer planejamento de voo e operar procedimentos, deve ser desconsiderado.

Prós
- HDR e Sombras fantásticas
- Área fotorreal muito bem feita
- Performance excelente
- Aviões multo bem modelados
- Engine de clima bem convincente
- Carregamento quase imediato
- Disponível também para Mac
- Comunidade ativa para troca de idéias

Contras
- Tamanho da instalação
- É um "Game" e não um "Simulador"
- Dinâmica de voo bem simplista
- Impossibilidade de uso de conteúdo de terceiros
- O jogo é 32bits
- Sem suporte TrackIR

O review foi baseado na versão 1.0.7, a última lançada pela STEAM em 21/10/2012.

Site para compra: Steam / Direto
Forum: Steam / Direto
Valor: U$39.99 (U$33.99 em promoção)

Manual para download: http://dl1.aerofly.com/aerofly-fs-manual-english.pdf

Máquina utilizada para o teste:
Win7 64bits - Intel i7 2600k a 4.2Ghz - 8Gb DDR3
Nvidia 570GTX


Review de Flávio Cardoso (Flaviossa) para o Voo Virtual)

_________________
Artur Santos
Voo Virtual
Alvega
Alvega
Membro Fundador
Membro Fundador

Masculino
Inscrito em : 13/04/2008
Mensagens : 14629
Reputação : 921
Idade : 60
Simulador preferido : MSFS e X-Plane
Nacionalidade : Portugal

https://www.voovirtual.com

Ir para o topo Ir para baixo

Aerofly FS (Review de Flaviossa) Empty Re: Aerofly FS (Review de Flaviossa)

Mensagem por Gabriel Moradillo Dom 21 Out 2012, 19:03

Ótimo review !!

Realmente em termos de gráfico esse jogo é incrível !!

_________________
Acer Nitro 5 i7-11800H @ 2.30GHz 40GB RAM SSD 1TB NVIDIA GeForce GTX 1650 Tela Full HD 144Hz
Gabriel Moradillo
Gabriel Moradillo
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 26/06/2011
Mensagens : 3184
Reputação : 143
Idade : 26
Simulador preferido : MSFS 2020
Emprego/lazer : Analista Contábil
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Aerofly FS (Review de Flaviossa) Empty Re: Aerofly FS (Review de Flaviossa)

Mensagem por JorgeA Dom 21 Out 2012, 19:55

Optimo review wink

Concordo em tudo o que escreveu. No caso do download, demorei bem menos. Cerca de 1.30H. Mas provavelmente não irei perder muito tempo com ele..
Mais uma vez excelente review. Vamos aguardar que o desenvolvedor traga boas novas.. hmm

_________________
Intel Core i5-4690 CPU 3.50 GHz 16GB RAM AMD RX580 8GB

[i]Jorge Augusto
[/i]
JorgeA
JorgeA
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 22/12/2009
Mensagens : 1443
Reputação : 66
Idade : 57
Simulador preferido : MSFS
Emprego/lazer : Ramo automóvel / ténis e futebol
Nacionalidade : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Aerofly FS (Review de Flaviossa) Empty Re: Aerofly FS (Review de Flaviossa)

Mensagem por Rodrigo Sotto-Maior Dom 21 Out 2012, 21:01

Excelente review Flavio, tirou bastante dúvida aqui.

thanks

_________________
'Be Like Water.'

Aerofly FS (Review de Flaviossa) Rodrigo


AMD Ryzen 7 5800X / ASUS TUF Gaming X570 Plus / G.Skill Trident Z Neo 32GB 3600MHz / ASUS TUF Gaming 3080 OC 10GB / Corsair CX750 750W / Alienware AW2724DM 27' IPS 180Hz / TrackIr 5
Rodrigo Sotto-Maior
Rodrigo Sotto-Maior
Moderador e Vencedor do concurso de screenshots
Moderador e Vencedor do concurso de screenshots

Masculino
Inscrito em : 24/03/2011
Mensagens : 3478
Reputação : 305
Idade : 37
Simulador preferido : MSFS
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Aerofly FS (Review de Flaviossa) Empty Re: Aerofly FS (Review de Flaviossa)

Mensagem por Ghost Dom 21 Out 2012, 22:21

Ainda bem que resisti a tentação de comprá-lo, não desmerecendo, pode ser jogo no enredo, mas desde que com dinâmica de voo realista como os IL-2, voo irreal não dá.
Excelente review Flávio, economizou muito $$$ do pessoal. thumbsup

_________________
I5-750 2.66ghz, 4gb ram, w7, Geforce GTX470 1.2gb

Ghost
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 28/07/2011
Mensagens : 1645
Reputação : 145
Idade : 50
Simulador preferido : x-plane 10
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Aerofly FS (Review de Flaviossa) Empty Re: Aerofly FS (Review de Flaviossa)

Mensagem por Dani.Santoro Dom 21 Out 2012, 22:32

Ótimo review, Flávio Exclamation
Já tinha ouvido falar desse jogo, mas não me despertou muito interesse.
Mesmo que seja só pra passar o tempo, ainda acho o meu FSX mais intessante.

_________________
Daniel Santoro
Dani.Santoro
Dani.Santoro
Marechal-do-Ar
Marechal-do-Ar

Masculino
Inscrito em : 07/04/2010
Mensagens : 5051
Reputação : 309
Idade : 43
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Aerofly FS (Review de Flaviossa) Empty Re: Aerofly FS (Review de Flaviossa)

Mensagem por flavioSSA Dom 21 Out 2012, 22:39

Valeu pelas palavras galera! Realmente tirando o quesito gráfico deixa a desejar mesmo. Vamos ver se o desenvolvedor melhora isso com o tempo. Posto aqui se tiver alguma melhoria significativa thumbsup

_________________
Flavio - MSFS & P3D v4.5 - Win 11 Pro 64 - VV206
i912900KF 5.2ghz - ASUS TUFZ690 - AIO Cooler Master PL360 Flux Masterliquid - 32gb Kingston Fury DDR4 3600mhz - Asus RTX 2080 Super - AGON 32'' AG323FCXE 165mhz
MCP 737R 2015 Virtual Avionics - SSDs M2 2Tb+1Tb XPG - Minhas imagens do FS
flavioSSA
flavioSSA
Marechal-do-Ar
Marechal-do-Ar

Masculino
Inscrito em : 04/09/2009
Mensagens : 8137
Reputação : 793
Idade : 48
Simulador preferido : MSFS/P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Aerofly FS (Review de Flaviossa) Empty Re: Aerofly FS (Review de Flaviossa)

Mensagem por Alvega Seg 22 Out 2012, 10:25

Flávio, obrigado por essa análise ao Aerofly FS. Gostei bastante, apesar de não ter interesse no jogo. Mas os gráficos são bons mesmo, a screen do F-18 com as montanhas está demais. thumbsup4


_________________
Artur Santos
Voo Virtual
Alvega
Alvega
Membro Fundador
Membro Fundador

Masculino
Inscrito em : 13/04/2008
Mensagens : 14629
Reputação : 921
Idade : 60
Simulador preferido : MSFS e X-Plane
Nacionalidade : Portugal

https://www.voovirtual.com

Ir para o topo Ir para baixo

Aerofly FS (Review de Flaviossa) Empty Re: Aerofly FS (Review de Flaviossa)

Mensagem por José Augusto Lima Seg 22 Out 2012, 11:02

Apesar dos Gráficos excelentes... Vou passar Batido nessa...... Aerofly FS (Review de Flaviossa) 505872
José Augusto Lima
José Augusto Lima
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 21/05/2009
Mensagens : 1920
Reputação : 79
Idade : 72
Emprego/lazer : Empresário
Nacionalidade : Brasil

http://tecnojato.jau@bol.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Aerofly FS (Review de Flaviossa) Empty Re: Aerofly FS (Review de Flaviossa)

Mensagem por Speed Racer Ter 23 Out 2012, 09:22

Eu gostei do jogo. Até que, dependendo da maneira como você encara, dá pra considerar simulação sim, apesar de simples no quesito sistemas, gostei da dinâmica das aeronaves que testei por aqui. Nisso, supera o FSX sim, já que a aeronave não voa retinha o tempo todo e o relevo influencia nos ventos, possibilitando ótimos vôos de planador (não chega a ser um Condor Soaring). Eu diria que é um misto de jogo e "simulador casual".
Para dar uns "rolês", curtir a paisagem e sentir realmente o prazer de pilotar e não apertar botões, infelizmente o FS não faz.

Agora, se querem mesmo sentir uma boa simulação em termos de física e pilotagem, experimentem o Condor Soaring. Já antigo e com gráficos ultrapassados, mas para quem tem joystick com force feedback, torna-se viciante planar.
Speed Racer
Speed Racer
Major
Major

Masculino
Inscrito em : 10/01/2011
Mensagens : 421
Reputação : 52
Idade : 39
Emprego/lazer : Empresário / piloto (kart)
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Aerofly FS (Review de Flaviossa) Empty Re: Aerofly FS (Review de Flaviossa)

Mensagem por Capt Jose Qui 25 Out 2012, 13:43

Gráfico espetacular.

_________________
O computador é dividido em duas partes: o software, que é a parte que você xinga, e o hardware, que é a parte que você chuta.

Capt Jose
Major
Major

Masculino
Inscrito em : 11/06/2012
Mensagens : 392
Reputação : 15
Idade : 50
Simulador preferido : P3D
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Aerofly FS (Review de Flaviossa) Empty Re: Aerofly FS (Review de Flaviossa)

Mensagem por Brentano Sex 26 Out 2012, 13:22

Grande review Flavio, parabéns e obrigado!
Eu sinceramente esperava que esse Aerofly fosse um pouco mais "simulador". Agora os gráficos são lindos, sem dúvida.

Brentano
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 28/10/2010
Mensagens : 1624
Reputação : 168
Idade : 44
Emprego/lazer : Cervejeiro - (Papai-Noel em dezembro)
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Aerofly FS (Review de Flaviossa) Empty Re: Aerofly FS (Review de Flaviossa)

Mensagem por Amilckar Sex 26 Out 2012, 16:41

Parabéns Flavio, excelente trabalho!!! Aerofly FS (Review de Flaviossa) 690911

Minha preferência e por simulador mesmo Aerofly FS (Review de Flaviossa) 651465

_________________
Carlos Amilckar
Aerofly FS (Review de Flaviossa) Amilckar%252FVV125
Amilckar
Amilckar
Colaborador - Notícias de aviação
Colaborador - Notícias de aviação

Masculino
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 11036
Reputação : 512
Idade : 58
Simulador preferido : P3D V3
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Aerofly FS (Review de Flaviossa) Empty Re: Aerofly FS (Review de Flaviossa)

Mensagem por João Pedro Sex 16 Nov 2012, 20:31

Nussa! Que gráfico incrível!

Pena que não é caracterizado como simulador...

Mas a propósito. Existe o XPlane no Steam? Se tiver, vou começar a juntar dinheiro. Afinal, tudo no Steam é muito mais barato.

_________________
João Pedro Duarte
Conheça o Mach, ferramenta para planejamento online de voo totalmente gratuita: https://jpedroh.github.io/mach/
João Pedro
João Pedro
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 30/11/2011
Mensagens : 2751
Reputação : 229
Idade : 23
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Estudante
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Aerofly FS (Review de Flaviossa) Empty Re: Aerofly FS (Review de Flaviossa)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos