Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


Projeto Simples Gse_multipart13851

Projeto Simples

4 participantes

Ir para baixo

Projeto Simples Empty Projeto Simples

Mensagem por Alan Garcia Ter 30 Out 2012, 20:24

Ola Pessoal, eu nao intendo muito de eletronica mais tenho muitas idéias e ando fazendo todo tipo de tutorial por ai, rs ... Ja fiz até um track IR conhecido como "FreeTrack" ... depois vou fazer um tutorial ensinando como fazer aqui no fórum ...

Ok, vamos la ... eu tenho aqui um Joystick USB (igual o modelo analogico do PS2) ... e vou desmonta-lo para fazer um pequeno painel, onde vou colocar botoes para acender as lampadas do avião, ligar o "avionic", anti ice, etc ... até aqui tudo bem, pois é só desmonta-lo e aproveitar o "chip" dele pra levar os fios até as chaves, eu estava pensando em pegar os analógicos dele (2), e fazer um acionamento para o Flaps e um para o Trem de pouso, alguem sabe me dizer se isso funciona ? ou é melhor trabalhar com potenciometros ?

Desculpe minha ignorancia ... estou aberto para criticas e sugestões ...


Última edição por Alan Garcia em Qua 31 Out 2012, 12:15, editado 1 vez(es)
Alan Garcia
Alan Garcia
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 09/10/2012
Mensagens : 85
Reputação : 7
Idade : 33
Simulador preferido : X-Plane 11
Emprego/lazer : Mecânico Automobilístico
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto Simples Empty Re: Projeto Simples

Mensagem por gef_leandro Ter 30 Out 2012, 21:42

Alan Garcia escreveu:Ola Pessoal, eu nao intendo muito de eletronica mais tenho muitas idéias e ando fazendo todo tipo de tutorial por ai, rs ... Ja fiz até um track IR conhecido como "FreeTrack" ... depois vou fazer um tutorial ensinando como fazer aqui no fórum ...

Ok, vamos la ... eu tenho aqui um Joystick USB (igual o modelo analogico do PS2) ... e vou desmonta-lo para fazer um pequeno painel, onde vou colocar botoes para acender as lampadas do avião, ligar o "avionic", anti ice, etc ... até aqui tudo bem, pois é só desmonta-lo e aproveitar o "chip" dele pra levar os fios até as chaves, eu estava pensando em pegar os analógicos dele (2), e fazer um acionamento para o Flaps e um para o Trem de pouso, alguem sabe me dizer se isso funciona ? ou é melhor trabalhar com potenciometros ?

Desculpe minha ignorancia pessoal ... estou aberto para criticas e sugestões ...
Ola Alan Seja Bem vindo ! Welcome
pra te dizer não sei como é o esquema de um Controle desses mas na minha opinião os potenciometros ficariam bem melhor mas para usar pots você vai ter que usar uma plaquinha que disponibilize eixos analógicos como as placas famosos no mundo da simulação de voo (Stargate, MJoy, Lebomar etc..)assim ficaria muito mais real no caso associado a esses botões do seu joystick você poderia estar usando botões do tipo pushbuttons pois não sei se nesse caso as chaves alavancas serviriam para você ! mas tenho certeza que algum dos nossos amigos do forum pode te dar uma resposta mais detalhada ! thumbs2
abraço
gef_leandro
gef_leandro
Major
Major

Masculino
Inscrito em : 17/06/2011
Mensagens : 318
Reputação : 51
Idade : 41
Simulador preferido : Prepar 3D V3.0
Emprego/lazer : Sup. de Logistica
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto Simples Empty Re: Projeto Simples

Mensagem por Alan Garcia Ter 30 Out 2012, 22:30

gef_leandro escreveu:
Ola Alan Seja Bem vindo ! Welcome
pra te dizer não sei como é o esquema de um Controle desses mas na minha opinião os potenciometros ficariam bem melhor mas para usar pots você vai ter que usar uma plaquinha que disponibilize eixos analógicos como as placas famosos no mundo da simulação de voo (Stargate, MJoy, Lebomar etc..)assim ficaria muito mais real no caso associado a esses botões do seu joystick você poderia estar usando botões do tipo pushbuttons pois não sei se nesse caso as chaves alavancas serviriam para você ! mas tenho certeza que algum dos nossos amigos do forum pode te dar uma resposta mais detalhada ! thumbs2
abraço

Obg pela dica e pelas boas vindas, eu estou seguindo essa idéia > http://www.pteixeira.com.br/faca-voce-mesmo-painel-para-flight-simulator-cockpit/ , ao invés de usar o teclado vou usar um joystick que tem cerca de 14 botões, ainda sobram esses 2 analógicos, por isso pensei nessa possiblidade, mas ai no caso precisaria de uma plaquinha controladora, correto ?

Alan Garcia
Alan Garcia
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 09/10/2012
Mensagens : 85
Reputação : 7
Idade : 33
Simulador preferido : X-Plane 11
Emprego/lazer : Mecânico Automobilístico
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto Simples Empty Re: Projeto Simples

Mensagem por gef_leandro Ter 30 Out 2012, 22:39

Alan Garcia escreveu:
gef_leandro escreveu:
Ola Alan Seja Bem vindo ! Welcome
pra te dizer não sei como é o esquema de um Controle desses mas na minha opinião os potenciometros ficariam bem melhor mas para usar pots você vai ter que usar uma plaquinha que disponibilize eixos analógicos como as placas famosos no mundo da simulação de voo (Stargate, MJoy, Lebomar etc..)assim ficaria muito mais real no caso associado a esses botões do seu joystick você poderia estar usando botões do tipo pushbuttons pois não sei se nesse caso as chaves alavancas serviriam para você ! mas tenho certeza que algum dos nossos amigos do forum pode te dar uma resposta mais detalhada ! thumbs2
abraço

Obg pela dica e pelas boas vindas, eu estou seguindo essa idéia > http://www.pteixeira.com.br/faca-voce-mesmo-painel-para-flight-simulator-cockpit/ , ao invés de usar o teclado vou usar um joystick que tem cerca de 14 botões, ainda sobram esses 2 analógicos, por isso pensei nessa possiblidade, mas ai no caso precisaria de uma plaquinha controladora, correto ?

Alan
com uma placa Controladora você teria como fazer um projeto bem mais completo pois ela iria te oferecer bem mais opções como por exemplo usar chaves alavancas e pushbutons com travas ou se tambem rotary encoder aqueles potenciometros sem fim para fazer controles do Hdg do Altimetro Ias/Mach do Course Vert Speed e varias outras funções alem da opção dos eixos analógicos para fazer o manche e as manetes de aceleração do spoiler e dos flaps ficando ainda bem mellhor seu projeto amigo ! eu te recomendo a Stargate agora com a nova versão NG que bastante pessoas aqui no forum usa ela inclusive eu porque é uma plaquinha muito facil de manusear alem de ter um otimo manual bem explicado !
então com uma placa dessas é so botar as idéias em pratica !

abraço thumbsup
gef_leandro
gef_leandro
Major
Major

Masculino
Inscrito em : 17/06/2011
Mensagens : 318
Reputação : 51
Idade : 41
Simulador preferido : Prepar 3D V3.0
Emprego/lazer : Sup. de Logistica
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto Simples Empty Re: Projeto Simples

Mensagem por Alan Garcia Ter 30 Out 2012, 23:22

Ok, estava aqui "brigando" com o Photoshop e fiz esse Rascunho do que estava pensando em fazer !

Projeto Simples Projetopainel

1) BAT - CHAVE GANGORRA
2) ALT E - CHAVE GANGORRA
3) ALT D - CHAVE GANGORRA

4) CHAVE IGNIÇÃO (BLOQUEADORA DE TELEFONE)

5) AVIONIC - CHAVE ALAVANCA
6) BOMBA DE COMBUSTIVEL - CHAVE ALAVANCA
7) AP (Piloto Automatico ON/OFF) - CHAVE ALAVANCA
8) ANTI ICE (STAB WING) - CHAVE ALAVANCA
9) ANTI ICE (ENGINES) - CHAVE ALAVANCA
10) ANTI ICE (PITOT HEAT) - CHAVE ALAVANCA

11) LIGHT STROBE - CHAVE ALAVANCA COM LED
12) LIGHT BCN - CHAVE ALAVANCA COM LED
13) LIGHT NAV - CHAVE ALAVANCA COM LED
14) LIGHT LDG LT - CHAVE ALAVANCA COM LED
15) LIGHT TAXI - CHAVE ALAVANCA COM LED
16) LIGHT PANEL - CHAVE ALAVANCA COM LED

17) Spoiler - POTENCIOMETRO
18) Trem de Pouso - CHAVE ALAVANCA
19) Flaps - POTENCIOMETRO

Esse é meu "Projeto", um painel simples e que diminui bastante o uso do teclado e mouse.

Alguem tem mais alguma sugestão pra chaves, ou pra tirar um pouco,rs.
Estou calculando pra esse painel 8cm de altura, 32cm de comprimeto, e 20cm de largura. Estou até pensando em ligar um cooler pra resfriar.

Minha duvida é essa, com a stargate eu faço tudo isso tranquilo ?


Última edição por Alan Garcia em Qui 01 Nov 2012, 20:17, editado 2 vez(es)
Alan Garcia
Alan Garcia
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 09/10/2012
Mensagens : 85
Reputação : 7
Idade : 33
Simulador preferido : X-Plane 11
Emprego/lazer : Mecânico Automobilístico
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto Simples Empty Re: Projeto Simples

Mensagem por gef_leandro Qua 31 Out 2012, 00:24

Alan Garcia escreveu:Ok, estava aqui "brigando" com o Photoshop e fiz esse Rascunho do que estava pensando em fazer !

Projeto Simples Projetopainel

1) BAT - CHAVE GANGORRA
2) ALT E - CHAVE GANGORRA
3) ALT D - CHAVE GANGORRA

4) CHAVE IGNIÇÃO (BLOQUEADORA DE TELEFONE)

5) AVIONIC - CHAVE ALAVANCA
6) BOMBA DE COMBUSTIVEL - CHAVE ALAVANCA
7) AP (Piloto Automatico ON/OFF) - CHAVE ALAVANCA
8) ANTI ICE (STAB WING) - CHAVE ALAVANCA
9) ANTI ICE (ENGINES) - CHAVE ALAVANCA
10) ANTI ICE (PITOT HEAT) - CHAVE ALAVANCA

11) LIGHT STROBE - CHAVE ALAVANCA COM LED
12) LIGHT BCN - CHAVE ALAVANCA COM LED
13) LIGHT NAV - CHAVE ALAVANCA COM LED
14) LIGHT LDG LT - CHAVE ALAVANCA COM LED
15) LIGHT TAXI - CHAVE ALAVANCA COM LED
16) LIGHT PANEL - CHAVE ALAVANCA COM LED

17) Spoiler - POTENCIOMETRO
18) Trem de Pouso - POTENCIOMETRO
19) Flaps - POTENCIOMETRO

Esse é meu "Projeto", um painel simples e que diminui bastante o uso do teclado e mouse.

Alguem tem mais alguma sugestão pra chaves, ou pra tirar um pouco,rs.
Estou calculando pra esse painel 8cm de altura, 32cm de comprimeto, e 20cm de largura. Estou até pensando em ligar um cooler pra resfriar.

Minha duvida é essa, com a stargate eu faço tudo isso tranquilo ?
faz sim tranquilamente e ainda te sobra espaço para mais botões !
pq ela vem com a opção de ligar 24 posições que pode ligar chaves alavancas ou botões estilo pushbuttons com trava e sem trava e chaves gangorras 6 eixos analogicos para usar potenciometros deslizantes ou rotativos de 10ke ainda se voce quiser voce pode pedir para ele vir com a opção no firmware para ser usado rotary encoder se não me engano são 4 posição para rotary encoder se caso voce pedir para usar os encoders dai ela vai te dar apenas 16 posições para chaves pois as outras 8 vao para uso dos encoders ! como vi por cima no seu projeto da para você montar tranquilo seu painel !
tanto com o Firmware normal quanto com o para encoders!
abraço
thumbsup
gef_leandro
gef_leandro
Major
Major

Masculino
Inscrito em : 17/06/2011
Mensagens : 318
Reputação : 51
Idade : 41
Simulador preferido : Prepar 3D V3.0
Emprego/lazer : Sup. de Logistica
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto Simples Empty Re: Projeto Simples

Mensagem por Alan Garcia Qua 31 Out 2012, 00:46

gef_leandro escreveu:
faz sim tranquilamente e ainda te sobra espaço para mais botões !
pq ela vem com a opção de ligar 24 posições que pode ligar chaves alavancas ou botões estilo pushbuttons com trava e sem trava e chaves gangorras 6 eixos analogicos para usar potenciometros deslizantes ou rotativos de 10ke ainda se voce quiser voce pode pedir para ele vir com a opção no firmware para ser usado rotary encoder se não me engano são 4 posição para rotary encoder se caso voce pedir para usar os encoders dai ela vai te dar apenas 16 posições para chaves pois as outras 8 vao para uso dos encoders ! como vi por cima no seu projeto da para você montar tranquilo seu painel !
tanto com o Firmware normal quanto com o para encoders!
abraço
thumbsup

Opa, mais uma vez, vlw pela grande ajuda ... vou começar a preparar os materiais !
Alan Garcia
Alan Garcia
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 09/10/2012
Mensagens : 85
Reputação : 7
Idade : 33
Simulador preferido : X-Plane 11
Emprego/lazer : Mecânico Automobilístico
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto Simples Empty Re: Projeto Simples

Mensagem por Alan Garcia Qui 01 Nov 2012, 12:35

Estou planejando montar a base (caixa), estava na duvida entre madeira e metal, e acabei encontrando caixas de metal no site do soldafria, por morar em uma cidade pequena, dependo muito da internet pra comprar esses materiais, ou poderia pedir a um marceneiro fazer uma de madeira, mas acho q ficaria frágil ou o acabamento seria mais inferior.

Assim que chegar eu edito esse post e coloco algumas fotos.

Alan Garcia
Alan Garcia
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 09/10/2012
Mensagens : 85
Reputação : 7
Idade : 33
Simulador preferido : X-Plane 11
Emprego/lazer : Mecânico Automobilístico
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto Simples Empty Re: Projeto Simples

Mensagem por Alan Garcia Ter 13 Nov 2012, 22:24

Resolvi deixar a "caixa" reduzida, pois futuramente farei o sistema de quadrante com flpas, trotthle, etc.

Este é o novo esboço:

Projeto Simples Painel

e ja estou com os todos os materiais !

Projeto Simples 20121113221418

Como vai ser um projeto bem simples, não vou usar a Stargate NG com ele, vou usar um Joystick USB que tenho encostado aqui, e vou deixar a stargate pra fazer meus pedais e o manche wink

Outro detalhe é que ja tenho essa caixa de metal, então o corte e gravação a laser vai ficar para a proxima, vou procurar alguma loja que trabalha com adesivos e pedir para imprimir alguns Alfabetos em varios tamanhos de fontes para montar manualmente...

Alguem tem mais alguma sugestão?

_________________
"Quanto mais nos elevamos, menores parecemos aos olhos daqueles que não sabem voar."

thumbsup
Alan Garcia
Alan Garcia
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 09/10/2012
Mensagens : 85
Reputação : 7
Idade : 33
Simulador preferido : X-Plane 11
Emprego/lazer : Mecânico Automobilístico
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto Simples Empty Re: Projeto Simples

Mensagem por Osmar Sex 16 Nov 2012, 21:12

cara vai ficar show
Osmar
Osmar
Major
Major

Masculino
Inscrito em : 23/01/2012
Mensagens : 283
Reputação : -1
Idade : 30
Simulador preferido : X-Plane 10 - FS
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto Simples Empty Re: Projeto Simples

Mensagem por Alan Garcia Ter 20 Nov 2012, 01:08

Resolvi não usar o joystick e sim a stargate, pois ela ficaria aqui somente pra uso dos eixos, entao aproveitei as entradas dela mesma wink

Projeto Simples 20121119202922

Projeto Simples 20121119205423

Projeto Simples 20121119205356

O proximo passo eh fazer os colantes (contact) com as fontes das chaves...

_________________
"Quanto mais nos elevamos, menores parecemos aos olhos daqueles que não sabem voar."

thumbsup
Alan Garcia
Alan Garcia
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 09/10/2012
Mensagens : 85
Reputação : 7
Idade : 33
Simulador preferido : X-Plane 11
Emprego/lazer : Mecânico Automobilístico
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto Simples Empty Re: Projeto Simples

Mensagem por Alan Garcia Qua 21 Nov 2012, 21:25

Ai esta pessoal ... Projeto terminado ! Ficou bem simples, mas funciona ... quem sabe em um futuro próximo farei um UPGRADE.

Projeto Simples 20121120201438

Obs: quando comecei imprimir as escritas acabou o cartucho de tinta preta mad , e ficou azulado o fundo, rs.
Alan Garcia
Alan Garcia
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 09/10/2012
Mensagens : 85
Reputação : 7
Idade : 33
Simulador preferido : X-Plane 11
Emprego/lazer : Mecânico Automobilístico
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto Simples Empty Re: Projeto Simples

Mensagem por Edenio Rodrigues Qua 21 Nov 2012, 22:44

Alan voce fez um otimo trabalho, parabens aplauso
Aceite um pontinho thumbsup , abraços

_________________
Projeto Simples Novoicaro
Voar, triunfo da evolução
Stargate  (82) 9 8172 9765 (mensagem de texto)
Edenio Rodrigues
Edenio Rodrigues
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/12/2010
Mensagens : 4614
Reputação : 483
Idade : 80
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Simulação, energia solar, hidroponia
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto Simples Empty Re: Projeto Simples

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos