Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


[Internacional] Um pequeno avião para forças aéreas pequenas Gse_multipart13851

[Internacional] Um pequeno avião para forças aéreas pequenas

Ir para baixo

[Internacional] Um pequeno avião para forças aéreas pequenas Empty [Internacional] Um pequeno avião para forças aéreas pequenas

Mensagem por Amilckar Dom 25 Nov 2012, 08:46

Um pequeno avião para forças aéreas pequenas


Conheça o LH 10 Ellipse, uma aeronave única

[Internacional] Um pequeno avião para forças aéreas pequenas LH-10-Ellipse-visa-geral-Euronaval-2012-foto-Poggio-580x435

Em maio de 2004 o jovem engenheiro francês Sébastien Lefebvre criou a empresa LH Aviation no norte da França. Além de engenheiro, Lefebvre também é piloto privado e percebeu que havia um nicho de mercado para novos monomotores leves de uso esportivo em função do envelhecimento da frota.

A LH Aviation passou então a trabalhar no projeto de um novo monomotor leve denominado LH 10, que recebeu o nome Ellipse. O protótipo (SN00) foi apresentado em junho de 2006 durante a Avia International Airshow e voou pela primeira vez em setembro do ano seguinte.

[Internacional] Um pequeno avião para forças aéreas pequenas LH10-topo[Internacional] Um pequeno avião para forças aéreas pequenas LH10-perfil[Internacional] Um pequeno avião para forças aéreas pequenas LH10-frente




O projeto


[Internacional] Um pequeno avião para forças aéreas pequenas Barra-de-Cinco-Pixels6

Trata-se de um avião biposto, em tandem, com dimensões bastante reduzidas e asa baixa de grande alongamento (relação entre a envergadura e a corda da asa). O sistema de propulsão é composto por um motor Rotax 912 (quatro cilindros) de 100 HSP e uma única hélice tipo impulsora tripá, posteriormente modificada para quadripá.

[Internacional] Um pequeno avião para forças aéreas pequenas LH-10-Ellipse-motor-Euronaval-2012-foto-Poggio

Seu desenho é bastante inovador, mas o segredo está mesmo na estrutura, totalmente fabricada em materiais compostos. Isto confere alta resistência (mas não é uma aeronave acrobática de alta performance) e um baixo peso vazio (apenas 270kg). O peso máximo de decolagem é de 500kg, o que significa uma carga útil de 230kg.

O trem de pouso principal é fixo, mas o trem do nariz e recolhido em voo. A velocidade máxima chega a 200 nós e em regime econômico de voo (100 nós) a autonomia pode chegar a 720 Nm (cerca de 1330km), ou 8 horas de voo.

O painel do piloto é do tipo EFIS, com duas telas dominando o centro, mostradores de velocidade e altitude na esquerda, bússola e painel de alarme na direita. O manche é do tipo “side stick” (versões iniciais possuíam o manche no centro) e, acredite ou não, o avião incorpora o conceito HOTAS (hands-on throttle and stick).

[Internacional] Um pequeno avião para forças aéreas pequenas LH-10-Ellipse-painel-frontal-Euronaval-2012-foto-Poggio

[Internacional] Um pequeno avião para forças aéreas pequenas LH-10-Ellipse-painel-traseiro-Euronaval-2012-foto-Poggio




Como se não bastasse tudo isso a aeronave é extremamente furtiva. O pequeno tamanho e a estrutura de compostos de carbono transformam o LH 10 em uma das aeronaves tripuladas com a menor assinatura radar em todo o planeta. O sistema propulsivo possui mínima assinatura termal e acústica.

Do civil para o militar


[Internacional] Um pequeno avião para forças aéreas pequenas Barra-de-Cinco-Pixels6
Em março de 2008 a empresa mudou-se para o aeródromo de Melun-Villaroche em Seine-et-Marne (próximo de Paris), onde foram estabelecidas as instalações para a linha de produção da aeronave. Até 50 unidades podem ser construídas por ano a partir de 2014.

No verão de 2008 o avião foi exposto estaticamente na Farnborough Airshow, mas a demonstração aérea para o grande público ocorreu somente no ano seguinte, durante a Le Bourget Paris Airshow. Na seqüência, o avião recebeu a certificação das autoridades francesas.

A idéia inicial era produzir um avião para lazer, adquirido por usuários particulares. Mas também foi pensado como aeronave de treinamento, tendo duplo comando. Porém, outras utilidades para a aeronave passaram a ser estudadas e seu emprego militar foi avaliado em detalhe. A primeira ideia foi empregar a aeronave para vigilância, totalmente desprovida de armamento.

[Internacional] Um pequeno avião para forças aéreas pequenas LH-10-Ellipse-visa-geral-2-Euronaval-2012-foto-Poggio

Em janeiro de 2011 foi noticiada a primeira encomenda, composta por duas aeronaves. O cliente era na verdade uma força aérea. Trata-se da Força Aérea Popular de Benin, país da costa ocidental da África. O primeiro LH 10 de Benin, que recebeu a denominação “Grand Duc” naquele país, foi apresentado no Paris Airshow de 2011 e entregue ao cliente em setembro do mesmo ano. Há informações de que a segunda aeronave foi entregue no mesmo ano. Os aviões estão equipados com piloto automático, GPS, sistema de comunicação por satélite Iridium e sistema para rastreamento do avião a partir do solo. A principal missão destes aviões é a vigilância da zona costeira da capital Porto-Novo.

Depois da encomenda do Benin, surgiram informações de que a Força Aérea de Mali (outro país africano) estaria interessada na aeronave. Durante a Eurosatory deste ano, a LH aviation anunciou que Benin receberia outras duas aeronaves e quatro outras já haviam sido negociadas com outros clientes. Já durante a Euronaval foi anunciado que até o final deste ano, dez modelos de produção já estarão prontos e negociações estavam em andamento com um país da América do Sul.

Incorporando armas e sensores


[Internacional] Um pequeno avião para forças aéreas pequenas Barra-de-Cinco-Pixels6
Em junho de 2012 o LH 10 foi exposto pela primeira vez na Eurosatory. E também foi a primeira vez que ele apareceu para o público em geral com armamento e sensores sofisticados. Dos dois modelos expostos, ambos denominados “advanced”, o primeiro apresentava pintura civil e estava equipado com uma torreta optrônica giroestabilizada Otus L170 no nariz. Essa torreta foi desenvolvida pela empresa sueca DST para equipar principalmente aeronaves não tripuladas e pesa menos de 3kg. A segunda aeronave, com pintura camuflada, apresentava dois lançadores duplos de foguetes de 68mm guiados a laser produzidos pela TDA (subsidiária da Thales).

[Internacional] Um pequeno avião para forças aéreas pequenas LH-10-Ellipse-detalhe-dos-foguetes-guiados-Euronaval-2012-foto-Poggio

Já durante a Euronaval, ocorrida alguns meses após a Eurosatory, a mesma aeronave com pintura camuflada foi exibida, mas com novas modificações. O nariz ganhou uma nova carenagem para embutir a torreta, resultando num aspecto mais aerodinâmico. Associado à torreta, foi instalado o sistema SAM SARA da Cassidian, que gerencia e processa os dados provenientes do Otus L170. Esta configuração permite o emprego da aeronave em missões de reconhecimento e vigilância.

Além das modificações no nariz, entre as duas pernas do trem de pouso principal havia uma carenagem para abrigar o radar 5000E Seaspray da Selex Galileo. Trata-se de um moderno radar do tipo AESA com alcance superior a 100 milhas, cujo sistema todo pesa aproximadamente 45kg. Também como opção foi sugerido uma versão equipada com foguetes de 68mm da TDA denominada C.A.S. (Close Air Support).

[Internacional] Um pequeno avião para forças aéreas pequenas LH-10-Ellipse-radar-AESA-Seaspray-5000E-Euronaval-2012-foto-Poggio

Embora tenha nascido como aeronave civil, o LH 10 encontrou grande apelo no meio militar, principalmente nas missões de reconhecimento e vigilância. Isto graças à tecnologia, que permitiu construir uma aeronave estruturalmente leve e incorporar sensores altamente capazes e bastante compactos. No entanto, equipar uma aeronave deste porte e com desempenho modesto para missões CAS ainda parece estar longe da realidade.
Fonte: Poder Aéreo

_________________
Carlos Amilckar
[Internacional] Um pequeno avião para forças aéreas pequenas Amilckar%252FVV125
Amilckar
Amilckar
Colaborador - Notícias de aviação
Colaborador - Notícias de aviação

Masculino
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 11036
Reputação : 512
Idade : 58
Simulador preferido : P3D V3
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos