Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


Dúvida Aerovia Gse_multipart13851

Dúvida Aerovia

5 participantes

Ir para baixo

Dúvida Aerovia Empty Dúvida Aerovia

Mensagem por AlexandreRusso Qua 12 Dez 2012, 10:56

Olá pessoal,

Primeiramente queria dizer que sou novo no "Voo Virtual" e gostaria de aproveitar para parabenizá-los por ajudar os iniciantes ou aqueles que tem algum tipo de dúvida assim como eu tenho. Bom, como eu disse, tenho algumas dúvidas e gostaria de pedir ajuda p/ os mais experientes. Ficarei muito grato a todos.

Dúvida:

Pessoal, quando vou programar meu voo, (Saída-Aerovia-Chegada) ex: SBCT - SBGL, minha rota vai ser DCT PNG - UM548 - RONUT - UM400. (Essas rota é usada pela GOL segundo um site que sempre busco as rotas) no FMC eu vou em legs e digito PNG e insiro, até ai beleza, depois vou em "ROUTE" "NEXTE PAGE" mas quando vou inserir a aerovia logo abaixo do fixo PNG aparece a mensagem "Incorret". Ai eu pergunto porque isso acontece ?. Estou fazendo algum procedimento errado ? Já testei com várias outras aerovias e a mesma mensagem de erro aparece. Então estou voando de um fixo para outro sem entrar nas aerovias Alguem poderia me explicar o que estou fazendo de errado?

OBS: Pessoal eu estou voando com 737NGX

Muito Obrigado
AlexandreRusso
AlexandreRusso
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 11/12/2012
Mensagens : 51
Reputação : 1
Idade : 37
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Aerovia Empty Re: Dúvida Aerovia

Mensagem por Paulo Stavis Qua 12 Dez 2012, 11:09

AlexandreRusso escreveu:Pessoal, quando vou programar meu voo, (Saída-Aerovia-Chegada) ex: SBCT - SBGL, minha rota vai ser DCT PNG - UM548 - RONUT - UM400. (Essas rota é usada pela GOL segundo um site que sempre busco as rotas) no FMC eu vou em legs e digito PNG e insiro, até ai beleza, depois vou em "ROUTE" "NEXTE PAGE" mas quando vou inserir a aerovia logo abaixo do fixo PNG aparece a mensagem "Incorret". Ai eu pergunto porque isso acontece ?. Estou fazendo algum procedimento errado ? Já testei com várias outras aerovias e a mesma mensagem de erro aparece. Então estou voando de um fixo para outro sem entrar nas aerovias Alguem poderia me explicar o que estou fazendo de errado?

OBS: Pessoal eu estou voando com 737NGX

Muito Obrigado

Welcome Alexandre!

Primeiramente como é de praxe sugiro uma lida nos tutoriais da PMDG que vem com a aeronave, elas esclarecem bastante dúvidas.

Para inserção da rota é utilizada primariamente a página 2 da RTE. Portanto você inicializa o FMC, insere sua posição e vai parar na página onde coloca-se saída, destino, número do voo, etc. Colocados estes dados aperte o NEXT PAGE e insira a rota aí.
Primeiro o correto seria colocar a sua saída. Decolando da 15, por exemplo, a saída seria a PNG1 sem transição nenhuma. Quando você inserir a saída você retorna na página 2 da RTE e verá que ficou assim:

Via - To
PNG.1 - PNG

Depois disso aí sim vai entrar a aerovia UM548 no campo Via (abaixo de PNG.1) e RONUT em To (abaixo de PNG). Outra opção é colocar a saída PNG com transição em RONUT e omitir a aerovia UM548 em Via e RONUT em To, afinal na saida PNG, a transição RONUT é nada mais que voar de PNG para RONUT na aerovia UM548.

Uma situação que acontece bastante e deixa o pessoal perdido é que no FMC as saídas denominam os NDBs como XXXNB, ou seja, o NDB de Paranaguá vai aparecer como PNGNB. Aí nestes casos você precisa adaptar a rota conforme as possibilidades. Se você utilizar o meu pacote de cartas isso irá acontecer então sugiro usar a opção da transição RONUT e omitir a aerovia UM548.

Por fim não há necessidade de colocar a UM400 já que de RONUT você já prosseguirá na STAR para SP conforme o controle passar (voo online) ou você definir (voo offline).
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Aerovia Empty Re: Dúvida Aerovia

Mensagem por AlexandreRusso Qua 12 Dez 2012, 11:32

Paulo,

Muito obrigado pelo ensinamento. Anotei todo o procedimento que você me passou e hoje vou tentar fazer um voo inserindo a aerovia no local indicado.

Obrigado mais uma vez !!!! \o/
AlexandreRusso
AlexandreRusso
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 11/12/2012
Mensagens : 51
Reputação : 1
Idade : 37
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Aerovia Empty Re: Dúvida Aerovia

Mensagem por Barites Qua 12 Dez 2012, 11:56

Aceite um pontinho Paulo, pelo parecer dado ao nosso novo amigo seja Welcome Alexandre, abraços thumbsup
Barites
Barites
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 18/06/2012
Mensagens : 115
Reputação : 16
Idade : 43
Simulador preferido : FSX,FS2004
Emprego/lazer : tec quimica ind./simulador/sinuca
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Aerovia Empty Re: Dúvida Aerovia

Mensagem por AlexandreRusso Qua 12 Dez 2012, 13:20

Tenente Paulo,

Na hora do almoço fui rapidamentei em casa e fiz um teste com o procedimento que me passou e deu muito certo ! A aerovia foi aceita pelo FMC e o plano de voo ficou completo. Me resta agradecer e dizer que agora estou bem mais confiante para fazer meus voos online ! Muito obrigado mesmo !

Na verdade estou meio sem jeito para tirar mais uma dúvida. Será que estou abusando ? Espero que não.

Eu sei que a pista em uso (decolagem) a gente sabe pelo vento. Por exemplo: Estou em congonhas e vejo que o vento está em 183, tirando o 3 fica 18, consequentemente a pista que devo decolar é 17 pelo fato de estar mais próximo do 18 correto ? Eu sei que isso tambem serve para pousos e que o controlador me passa essa informação, assim como procedimento de chegada. Mas tipo, se não tiver controlador online, como faço para ter a informação da direção do vento. Eu vi na internet que na Ivao tem que ir em ACARS-> METAR DEP, porém clico nessas 2 opções e não acontece nada ! Você saberia dizer se tem outra opção de sabermos a direção do vento antes de pousar ?

Muito Obrigado mais uma vez pela atenção e desculpa o exagero !

Capitão Barites, obrigado pelas boas vindas ! Depois desses ensinamentos quero ajudar quem precise também !
Abraço a todos




Última edição por AlexandreRusso em Qua 12 Dez 2012, 13:51, editado 1 vez(es)
AlexandreRusso
AlexandreRusso
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 11/12/2012
Mensagens : 51
Reputação : 1
Idade : 37
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Aerovia Empty Re: Dúvida Aerovia

Mensagem por Paulo Stavis Qua 12 Dez 2012, 13:28

AlexandreRusso escreveu:Eu sei que a pista em uso (decolagem) a gente sabe pelo vento. Por exemplo: Estou em congonhas e vejo que o vento está em 183, tirando o 3 fica 18, consequentemente a pista que devo decolar é 17 pelo fato de estar mais próximo do 18 correto ? Eu sei que isso tambem serve para pousos e que o controlador me passa essa informação, assim como procedimento de chegada. Mas tipo, se não tiver controlador online, como faço para ter a informação da direção do vento. Eu vi na internet que na Ivao tem que ir em ACARS-> METAR DEP, porém clico nessas 2 opções e não acontece nada ! Você saberia dizer se tem outra opção de sabermos a direção do vento antes de pousar ?

É uma forma bem simples mas está correto.

Quando não há controlador você deve determinar sua STAR e a IAC adequada sempre observando o tráfego do aeroporto (o que os outros pilotos estão reportando). Fico devendo sobre o IVAP pois tem muuuito tempo que não utilizo ele.

Mesmo assim eu recomendo você voar um pouco mais offline, se acostumar mais com a máquina antes de se aventurar online.
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Aerovia Empty Re: Dúvida Aerovia

Mensagem por AlexandreRusso Qua 12 Dez 2012, 13:41




Então o segredo é usar as cartas e ficar de olho no tráfego ! Em relação aos voos online, na verdade por enquanto eu tenho deixado meu 738 somente em solo e fico observando os procedimentos e fico na escuta aprendendo mais sobre fraseologia. Pretendo ficar um bom tempo estudando antes de voar online. Não quero ter nem passar nenhum constrangimento aos colegas.

A você eu agradeço mais uma vez !
Grande abraço !
AlexandreRusso
AlexandreRusso
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 11/12/2012
Mensagens : 51
Reputação : 1
Idade : 37
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Aerovia Empty Re: Dúvida Aerovia

Mensagem por André Luiz Qua 12 Dez 2012, 13:56

Para saber o METAR tem esse site aqui:http://www.redemet.aer.mil.br/

Digite no canto superior esquedo na parte METAR o ICAO de seu aeroporto (Dest ou cheg)

Espero ter ajudado!


Última edição por André Luiz em Qua 12 Dez 2012, 13:58, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Correção na Clareza)
André Luiz
André Luiz
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 08/12/2011
Mensagens : 1057
Reputação : 17
Idade : 23
Simulador preferido : MSFS
Emprego/lazer : Mecânico de Aeronaves
Nacionalidade : Brasil

https://www.youtube.com/user/ControlofIVAO?feature=mhee

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Aerovia Empty Re: Dúvida Aerovia

Mensagem por AlexandreRusso Qua 12 Dez 2012, 14:08

André Luiz escreveu:Para saber o METAR tem esse site aqui:http://www.redemet.aer.mil.br/

Digite no canto superior esquedo na parte METAR o ICAO de seu aeroporto (Dest ou cheg)

Espero ter ajudado!


Nossa, que legal esse site heim André ? Já coloquei nos meus favoritos !

Muito obrigado !
AlexandreRusso
AlexandreRusso
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 11/12/2012
Mensagens : 51
Reputação : 1
Idade : 37
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Aerovia Empty Re: Dúvida Aerovia

Mensagem por chico.nascimento Qua 12 Dez 2012, 14:16

AlexandreRusso escreveu:Tenente Paulo,

Na hora do almoço fui rapidamentei em casa e fiz um teste com o procedimento que me passou e deu muito certo ! A aerovia foi aceita pelo FMC e o plano de voo ficou completo. Me resta agradecer e dizer que agora estou bem mais confiante para fazer meus voos online ! Muito obrigado mesmo !

Na verdade estou meio sem jeito para tirar mais uma dúvida. Será que estou abusando ? Espero que não.

Eu sei que a pista em uso (decolagem) a gente sabe pelo vento. Por exemplo: Estou em congonhas e vejo que o vento está em 183, tirando o 3 fica 18, consequentemente a pista que devo decolar é 17 pelo fato de estar mais próximo do 18 correto ? Eu sei que isso tambem serve para pousos e que o controlador me passa essa informação, assim como procedimento de chegada. Mas tipo, se não tiver controlador online, como faço para ter a informação da direção do vento. Eu vi na internet que na Ivao tem que ir em ACARS-> METAR DEP, porém clico nessas 2 opções e não acontece nada ! Você saberia dizer se tem outra opção de sabermos a direção do vento antes de pousar ?

Muito Obrigado mais uma vez pela atenção e desculpa o exagero !

Capitão Barites, obrigado pelas boas vindas ! Depois desses ensinamentos quero ajudar quem precise também !
Abraço a todos



Olá, Alexandre... Vou colocar aqui um "macete" que eu aprendi com um amigo, que hoje é co-piloto na TAM.

Ele me disse que ao programar os voos ele já programa a STAR com a pista que normalmente é mais utilizada para pousos. Exemplo: Em Salvador, grande parte das operações são pela pista 10; Curitiba pela 15; Brasilia pela 11L. Próximo ao aeroporto ele confirma a pista em uso e faz a alteração que for necessária. No FS você pode utilizar o ATIS do aeroporto para programar o pouso.

Geralmente as STAR de começam no mesmo fixo independente da pista em uso. Um exemplo é em Guarulhos, onde temos a PIRA5 para as pistas 9 =>http://www.aisweb.aer.mil.br/download/?arquivo=0a4548d0-3de8-1030-95e7-72567f175e3a e PIRA7 para as pistas 27 => http://www.aisweb.aer.mil.br/download/?arquivo=0a45e88a-3de8-1030-95e7-72567f175e3a

Ambas começam no VOR Pirassununga (PIR). Claro que antes de chegar em PIR, para seu voo fluir melhor, o ideal é já estar de posse da informação da pista em uso.

Espero ter ajudado!

_________________
Minhas Fotos no Jetphotos.net

Voados:
Dúvida Aerovia Leme_tamDúvida Aerovia Leme_gloDúvida Aerovia Leme_ptnDúvida Aerovia Leme_ibeDúvida Aerovia Leme_ptbDúvida Aerovia Leme_lanDúvida Aerovia Leme_tibDúvida Aerovia Leme_dlh
Dúvida Aerovia Leme_tapDúvida Aerovia Leme_azu
chico.nascimento
chico.nascimento
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 06/02/2012
Mensagens : 132
Reputação : 22
Idade : 44
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Contabilista/Spotting
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Aerovia Empty Re: Dúvida Aerovia

Mensagem por AlexandreRusso Qua 12 Dez 2012, 16:30

Olá Chico !

Muito boa a dica !!! Obrigado pelas informações !
AlexandreRusso
AlexandreRusso
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 11/12/2012
Mensagens : 51
Reputação : 1
Idade : 37
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Aerovia Empty Re: Dúvida Aerovia

Mensagem por Paulo Stavis Qua 12 Dez 2012, 20:47

AlexandreRusso escreveu:
André Luiz escreveu:Para saber o METAR tem esse site aqui:http://www.redemet.aer.mil.br/

Digite no canto superior esquedo na parte METAR o ICAO de seu aeroporto (Dest ou cheg)

Espero ter ajudado!


Nossa, que legal esse site heim André ? Já coloquei nos meus favoritos !

Muito obrigado !

Não vamos esquecer que esse é o METAR [u]real[/], não reflete o METAR do simulador.

Uma dica é usar um gerador de tempo externo (REX ou Active Sky). Nele você pode ver os METARes de todos os aeroportos e planejar sua chegada antecipadamente. Na IVAO tem como pedir o METAR através do IVAP mas não lembro o procedimento.
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Aerovia Empty Re: Dúvida Aerovia

Mensagem por AlexandreRusso Qui 13 Dez 2012, 11:25

Olá Paulo,

Eu uso bastante o Active Sky e parece ser o melhor programa para voar com tempo real. Vou me basear por ele também ! Obrigado por mais uma dica !
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Aproveitando o post ... Pessoal, voltando para as aerovias, gostaria de tirar outra dúvida com vocês.

Fiz alguns voos com o Cessna 310R, (que maravilha de avião) mas fiz rotas diretas, por exemplo SBKP DCT SBSP e fica meio sem graça voar "diretão" de um ponto a outro porque fica irreal. Gostaria de saber se para esse tipo de aeronave podemos incluir os fixos e tudo mais ... Eu sei que devemos usar aerovias de baixa altitude, mas em relação a saída e chegada ? Como funciona ?

Vaaaleu pessoal, vocês estão me ajudando bastante !

AlexandreRusso
AlexandreRusso
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 11/12/2012
Mensagens : 51
Reputação : 1
Idade : 37
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Aerovia Empty Re: Dúvida Aerovia

Mensagem por chico.nascimento Qui 13 Dez 2012, 15:41

Olá, Alexandre

Te vendo com essas dúvidas me parece que eu estou voltando no tempo. Eu tinha essas mesmas dúvidas e na ocasião várias pessoas me ajudaram. Faço isso por que sei que um dia você vai poder ajudar alguém, em um ciclo que esperamos que nunca acabe.

Sinceramente, o charme de voar em aerovias inferiores se dá pelo fato de não precisar de GPS. Se tiver, ótimo. Se não tiver, dá para se virar. A maioria dos fixos são cruzamentos de radiais de VOR ou de magnéticas de NDB: Repara na STAR GISA1:

http://www.aisweb.aer.mil.br/download/?arquivo=c764d274-3de7-1030-95e7-72567f175e3a

o fixo CASY está no cruzamento do QDR 071 do NDB Bachacheri com o QDR 352 d NDB Paranaguá (isto é: partindo do NDB, traça-se uma linha há 71 graus para BCH e uma de 352 de PNG). Não a toa que os aviões antigos tinham tripulação composta com 3 pessoas. Uma delas fazia exatamente esses cálculos de navegação.

Mas, chega de "enrolação" e vamos ao seu voo.

Vamos simular um voo de Bacacheri (Curitiba) à Congonhas por instrumentos?

Você vai sair de Curitiba pela saída NUCA. Olhe o perfil dela:
http://www.aisweb.aer.mil.br/download/?arquivo=c11f1fb4-3de7-1030-95e7-72567f175e3a

Agora vem a parte legal! Programar a rota! Uma pequena olhada na "pequena" carta de rota (ERC - EnRoute Chart) da região que engloba os estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, etc:

http://www.aisweb.aer.mil.br/download/?arquivo=429c8ff8-7fd9-1030-95e7-72567f175e3a

Repara que a saida NUCA te deixa no bloqueio de Paranaguá (PNG).
Nesse NDB passa a aerovia inferior W6, de mão única, que chega na TMA de São Paulo pelo fixo ASONO, há 33 milhas do VOR RDE (Rede). Quer dizer... você passa PNG e vira à esquerda na proa 068 e já fica com o rádio NAV sintonizado no VOR Rede e o Curse em 068. Assim que você sintonizar RDE e manter o curso, você estará na Aerovia.

Hora de programar a chegada. Repare nesta carta que PNG faz parte da chegada em São Paulo.

http://www.aisweb.aer.mil.br/download/?arquivo=14c08c98-3de8-1030-95e7-72567f175e3a

Porém, ela passa por RDE. Então, dependendo do controle/centro que estiver online, ele pode te solicitar a descida via chegada. Se quiser simular como se você fosse fazer pela RDE, você pode assumir o perfil da chegada obedecendo o que diz a carta. Feito isso, é só prosseguir na carta que você chegará no aeroporto. No caso, a chegada é para as pistas 17L/R de Congonhas. Não sei se consegui ser claro, mas se tiver alguma outra dúvida, fique à vontade em perguntar!

_________________
Minhas Fotos no Jetphotos.net

Voados:
Dúvida Aerovia Leme_tamDúvida Aerovia Leme_gloDúvida Aerovia Leme_ptnDúvida Aerovia Leme_ibeDúvida Aerovia Leme_ptbDúvida Aerovia Leme_lanDúvida Aerovia Leme_tibDúvida Aerovia Leme_dlh
Dúvida Aerovia Leme_tapDúvida Aerovia Leme_azu
chico.nascimento
chico.nascimento
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 06/02/2012
Mensagens : 132
Reputação : 22
Idade : 44
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Contabilista/Spotting
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Aerovia Empty Re: Dúvida Aerovia

Mensagem por AlexandreRusso Qui 13 Dez 2012, 16:33

Olá Chico,

Primeiramente quero agradecer pela explicação (aula) e paciência. Que trabalheira você teve para esclarecer a minha dúvida heim ? Posso dizer que valeu a pena ! Assim como vocês todos estão me ajudando, logo pretendo ajudar também. Muito obrigado mais uma vez. Chico, ficou muito bem explicado, jajá estou saindo do trabalho e vou "voando" para casa para testar meu voo SBCT-SBSP no Cessna 310. Espero que ocorra tudo bem, pois gosto muito do cessninha. Amanhã posto algumas informações sobre o voo. (se foi tudo certinho ou se me perdi por ai ! hahaha)

Abraço !
AlexandreRusso
AlexandreRusso
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 11/12/2012
Mensagens : 51
Reputação : 1
Idade : 37
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Aerovia Empty Re: Dúvida Aerovia

Mensagem por Paulo Stavis Qui 13 Dez 2012, 16:36

AlexandreRusso escreveu:Olá Paulo,

Eu uso bastante o Active Sky e parece ser o melhor programa para voar com tempo real. Vou me basear por ele também ! Obrigado por mais uma dica !
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Aproveitando o post ... Pessoal, voltando para as aerovias, gostaria de tirar outra dúvida com vocês.

Fiz alguns voos com o Cessna 310R, (que maravilha de avião) mas fiz rotas diretas, por exemplo SBKP DCT SBSP e fica meio sem graça voar "diretão" de um ponto a outro porque fica irreal. Gostaria de saber se para esse tipo de aeronave podemos incluir os fixos e tudo mais ... Eu sei que devemos usar aerovias de baixa altitude, mas em relação a saída e chegada ? Como funciona ?

Vaaaleu pessoal, vocês estão me ajudando bastante !


Alexandre através do Active dá pra verificar o METAR do aeroporto de destino de duas maneiras:

1) Programe um plano de voo, colocando saída, destino e alternativa (não precisa carregar uma rota, só pra que o programa entenda o teu destino) e nessa mesma página (pelo menos no AS2012) ele mostra os METARes.

2) Usar a aba Find Wx. Digite o ICAO do aeroporto no campo específico e ele lhe mostra.
---------------------
Eu não conheço muito os procedimentos da TMA SP. Mas muito provavelmente se for IFR, será passada uma saída e o controle irá lhe vetorar para encaixar seu voo em alguma STAR, se esse for o caso, ou vetorar direto para a final de alguma IAC.
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Aerovia Empty Re: Dúvida Aerovia

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos