Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


Ajuda com Airbus Wilco Gse_multipart13851

Ajuda com Airbus Wilco

2 participantes

Ir para baixo

Ajuda com Airbus Wilco Empty Ajuda com Airbus Wilco

Mensagem por Alexandre Junqueira Dom 16 Dez 2012, 10:08

Bom dia senhores!lembram de mim?a uns meses atras tinha me cansado de voar,e talvez alguns se lembrem que eu tinha pavor do FMC/FMGS e só voava com aeronaves free,talvez por eu estar muito viciado,nao consegui entender,mas agora que estou menos viciado,andei vendo uns tutoriais no youtube e parece que ficou mais facil entender como ele funciuona!agora que entro de ''semi ferias'',pretendo fazer alguns vôos pra praticar e desenferrujar,semana passada consegui fazer um vôo SBSP-->SBCF com FMGS,e saiu tudo perfeito,mas ficaram algumas duvidas!
alguem pode me ajudar com algumas coisas?de preferencia alguem que voa A3XX!
1-como eu sei qual saida vou usar?por exemplo,no video que eu vi,a rota era SBSP->SBPA,o cara falou que a saida era Course1A,só que na carta de saida que eu vi,tinha varias outras saidas,porque tem que ser especificamente essa?

2-logo no começo do plano de vôo,aparece algo assim:(1234)e um triangulo,antes do primeiro fixo,APIT,se nao me engano,o que isso significa?

3-como saber a hora de começar a descida?no plano de vôo mostra T/D mas eu tenho que chegar nele ja com a altitude especificada no FMGS ou eu tenho que começar a descer depois?no f-plan tambem tem isso: (DECEL),o que é isso?

4-ao lado dos fixos,no F-PLAN,tem as velocidades especificas pra cada fixo,só que nos ultimos fixos,a velocidade é sempre a mesma!por exemplo,no ultimo fixo de confins,Arena ta assim: ARENA 250/FL070(por exemplo)nao deveria ser bem mais baixo?tipo,180k,160k...? scratch

5-no tutorial,o cara diz: vamos voar até o VOR de SBPA,se nao me engano era NAFIL,e ele adciona isso em VIA/TO,algo assim,o VOR eu uso só pra app visual?caso a pista tenha ILS é só selecionar ela na programação do FMGS?e outra coisa,as tais UM/UW123 sao as aerovias?como utiliza-las?
por exemplo:

031212 UFN 1234567 TAM3045 A319/M SBSP1138 N0450 380 UM788 NAFIL UW24 OCASO DCT

esse um788 e uw24 eu insiro aonde?quando? e o que significa DCT?

bom,acho que é isso,espero ter conseguido explicar direito! thumbsup
Alexandre Junqueira
Alexandre Junqueira
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 15/12/2011
Mensagens : 763
Reputação : 16
Idade : 36
Emprego/lazer : Emprego:English Teacher/Lazer:Questionar
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com Airbus Wilco Empty Re: Ajuda com Airbus Wilco

Mensagem por João Pedro Dom 16 Dez 2012, 15:10

Alexandre Junqueira escreveu:Bom dia senhores!lembram de mim?a uns meses atras tinha me cansado de voar,e talvez alguns se lembrem que eu tinha pavor do FMC/FMGS e só voava com aeronaves free,talvez por eu estar muito viciado,nao consegui entender,mas agora que estou menos viciado,andei vendo uns tutoriais no youtube e parece que ficou mais facil entender como ele funciuona!agora que entro de ''semi ferias'',pretendo fazer alguns vôos pra praticar e desenferrujar,semana passada consegui fazer um vôo SBSP-->SBCF com FMGS,e saiu tudo perfeito,mas ficaram algumas duvidas!
alguem pode me ajudar com algumas coisas?de preferencia alguem que voa A3XX!
1-como eu sei qual saida vou usar?por exemplo,no video que eu vi,a rota era SBSP->SBPA,o cara falou que a saida era Course1A,só que na carta de saida que eu vi,tinha varias outras saidas,porque tem que ser especificamente essa?

2-logo no começo do plano de vôo,aparece algo assim:(1234)e um triangulo,antes do primeiro fixo,APIT,se nao me engano,o que isso significa?

3-como saber a hora de começar a descida?no plano de vôo mostra T/D mas eu tenho que chegar nele ja com a altitude especificada no FMGS ou eu tenho que começar a descer depois?no f-plan tambem tem isso: (DECEL),o que é isso?

4-ao lado dos fixos,no F-PLAN,tem as velocidades especificas pra cada fixo,só que nos ultimos fixos,a velocidade é sempre a mesma!por exemplo,no ultimo fixo de confins,Arena ta assim: ARENA 250/FL070(por exemplo)nao deveria ser bem mais baixo?tipo,180k,160k...? scratch

5-no tutorial,o cara diz: vamos voar até o VOR de SBPA,se nao me engano era NAFIL,e ele adciona isso em VIA/TO,algo assim,o VOR eu uso só pra app visual?caso a pista tenha ILS é só selecionar ela na programação do FMGS?e outra coisa,as tais UM/UW123 sao as aerovias?como utiliza-las?
por exemplo:

031212 UFN 1234567 TAM3045 A319/M SBSP1138 N0450 380 UM788 NAFIL UW24 OCASO DCT

esse um788 e uw24 eu insiro aonde?quando? e o que significa DCT?

bom,acho que é isso,espero ter conseguido explicar direito! thumbsup

Olá Alexandre!

Respondendo as dúvidas:

1- Uma SID, é uma carta que vai lhe balizar até um ponto na aerovia que voarás. Tais cartas (tanto as SIDS, como as ERCs - cartas de rotas -) podem ser encontradas no AisWeb.

2- Essa é um fixo de altitude. Ou seja, é um fixo onde o FMGS, calcula que você estará a tal altitude, nesse caso 1234ft.

3- O cálculo do TOD do Airbus da Wilco é terrível! Recomendo calcular manualmente o ideal de descida

4- O FMGS do Wilco também é muito fraco. Na descida, use a velocidade manual. Clique com o botão direito em cima do knob de velocidade.

5.1 - Não entendi. O VOR de SBPA é POR. Mas para voar direto até um fixo, clique em T/P e selcione algum fixo.

5.2 - VOR não é usado somente para navegação visual. Ele também é usado até hoje para balizar aerovias e algumas IAC.

5.3 - Os rádios do Airbus são no FMGS. Para setar o rádio para uma aproximação ILS, cliquem em RADIO no FMGS, e no campo ils preencha a frequência e o curso.

5.4- Já as aerovias são bem simples. Após digitar o primeiro fixo da aerovia, clique no LSK esquerdo ao do fixo. No campo VIA/TO digite a aerovia e o fixo dessa forma: UMXXX/XXX

5.5 - DCT é a sigla usada, para indicar que a aeronave deve voar direto até um fixo.

_________________
João Pedro Duarte
Conheça o Mach, ferramenta para planejamento online de voo totalmente gratuita: https://jpedroh.github.io/mach/
João Pedro
João Pedro
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 30/11/2011
Mensagens : 2751
Reputação : 229
Idade : 23
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Estudante
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com Airbus Wilco Empty Re: Ajuda com Airbus Wilco

Mensagem por Alexandre Junqueira Seg 17 Dez 2012, 07:23

muito obrigado pela explicação Joao!
só algumas coisas mais,essas aerovias eu adciono na tela F-PLAN?por exemplo,naquele fixo que eu postei: 031212 UFN 1234567 TAM3045 A319/M SBSP1138 N0450 380 UM788 NAFIL UW24 OCASO DCT

o plano de vôo ficaria assim? COURSE1A>UM788>NAFIL>UW24>OCASO>HERA2(chegada)>ILS

eu tenho que chegar no T/D ja com a altitude designada no FMGS?ou tenho que começar a descer depois?

outra coisa com relação a decolagem,quando eu acelero,as vezes aparece no FMA:
FLEX +XX e quando acelero tudo aparece MAN TOGA(esse eu sei),o primeiro quer dizer o que?posso decolar no FLEX?

obrigado!

_________________
Athlon II X2 3.1GHz/4GB x2/HD5670/Windows 7
Alexandre Junqueira
Alexandre Junqueira
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 15/12/2011
Mensagens : 763
Reputação : 16
Idade : 36
Emprego/lazer : Emprego:English Teacher/Lazer:Questionar
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com Airbus Wilco Empty Re: Ajuda com Airbus Wilco

Mensagem por João Pedro Seg 17 Dez 2012, 13:18

Alexandre Junqueira escreveu:muito obrigado pela explicação Joao!
só algumas coisas mais,essas aerovias eu adciono na tela F-PLAN?por exemplo,naquele fixo que eu postei: 031212 UFN 1234567 TAM3045 A319/M SBSP1138 N0450 380 UM788 NAFIL UW24 OCASO DCT

o plano de vôo ficaria assim? COURSE1A>UM788>NAFIL>UW24>OCASO>HERA2(chegada)>ILS

eu tenho que chegar no T/D ja com a altitude designada no FMGS?ou tenho que começar a descer depois?

outra coisa com relação a decolagem,quando eu acelero,as vezes aparece no FMA:
FLEX +XX e quando acelero tudo aparece MAN TOGA(esse eu sei),o primeiro quer dizer o que?posso decolar no FLEX?

obrigado!

Boa André!

Vamos lá

1. Você insere como eu falei. Clica no LSK esquerdo ao do fixo de entrada na aerovia, e irá abrir outra página. Lá você verá um campo VIA/TO. Lá você insere a aerovia, e o fixo final, por exemplo UM788/NAFIL.

2. O TOD é o momento que você inicia a descida. Mas como eu disse antes, o cálculo do TOD do Airbus da Wilco não é preciso. Por isso eu recomendo, que calcule o ideal manualmente. Se não souber como, veja esse tutorial da VatSim: http://www.vatsim.com.br/forumbrz/viewtopic.php?f=5&t=521

3. E a FLEX, é a tão conhecida, decolagem com potência reduzida. Eu só decolo com ela, mas isso fica sempre a seu critério. Quando acelerar para a T/O, e quiser usar a potência FLEX, ouvirá dois cliques. Um que a aeronave passou o detent de CLIMB e no segundo que a aeronave está no dentent FLEX/MCT. E se quiser decolar com TO/GA, ouvirás três cliques. O de CLIMB, FELX/MCT e por último o de TO/GA.

_________________
João Pedro Duarte
Conheça o Mach, ferramenta para planejamento online de voo totalmente gratuita: https://jpedroh.github.io/mach/
João Pedro
João Pedro
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 30/11/2011
Mensagens : 2751
Reputação : 229
Idade : 23
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Estudante
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com Airbus Wilco Empty Re: Ajuda com Airbus Wilco

Mensagem por Alexandre Junqueira Seg 17 Dez 2012, 13:47

beleza joao!vou experimentar as dicas aqui!qualquer coisa entro em contato por MP!ok?

obrigado!

_________________
Athlon II X2 3.1GHz/4GB x2/HD5670/Windows 7
Alexandre Junqueira
Alexandre Junqueira
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 15/12/2011
Mensagens : 763
Reputação : 16
Idade : 36
Emprego/lazer : Emprego:English Teacher/Lazer:Questionar
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com Airbus Wilco Empty Re: Ajuda com Airbus Wilco

Mensagem por João Pedro Seg 17 Dez 2012, 14:09

Alexandre Junqueira escreveu:beleza joao!vou experimentar as dicas aqui!qualquer coisa entro em contato por MP!ok?

obrigado!

Ok, sem problema

_________________
João Pedro Duarte
Conheça o Mach, ferramenta para planejamento online de voo totalmente gratuita: https://jpedroh.github.io/mach/
João Pedro
João Pedro
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 30/11/2011
Mensagens : 2751
Reputação : 229
Idade : 23
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Estudante
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com Airbus Wilco Empty Re: Ajuda com Airbus Wilco

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos