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[Brasil] Controle de aves próximos aos aeroportos

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Mensagem por andre_sp Ter 22 Jun 2010, 08:24

Controle de aves nas imediações dos aeroportos


A fim de reduzir o risco de acidentes decorrentes da colisão de aeronaves com pássaros, a Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) do Senado vota, nesta terça-feira (22), projeto destinado a reger o uso do solo em áreas próximas a aeroportos.


De acordo com o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), os três maiores aeroportos brasileiros registram quase oito incidentes entre aviões e aves a cada mês. O Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, lidera a lista de aeronaves que se chocam com pássaros. Em 2008, foram 50 registros. Aparecem, em seguida, os Aeroportos Internacionais de Guarulhos, com 25 registros, e o de Congonhas, com 16, ambos em São Paulo.


De autoria do deputado Deley (PSC-RJ), o projeto (PLC 74/09) já foi votado pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) e, depois da CMA, será enviado ao exame da Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI), que o analisará em decisão terminativa.


O projeto distribui em sete capítulos as regras para a diminuição do risco de acidentes aeronáuticos com aves e define como Área de Segurança Aeroportuária (ASA) o entorno dos aeródromos, ou seja, o espaço circular do território, situado em um ou mais municípios, definido a partir do centro da pista de pouso e decolagem, cujos uso e ocupação se sujeitam a restrições especiais.


Veja o que o projeto determina:


a) proibição de implantação de atividade atrativa de aves;


b) cessação, imediata ou gradual, de atividade desse tipo já existente. O responsável deverá observar a legislação ambiental, inclusive quanto à recuperação da área degradada;


c) adequação das atividades com potencial de atração de aves a parâmetros definidos pela autoridade competente no âmbito da aviação;


d) implantação e operação condicionadas de atividades com potencial de atração de aves, como as indústrias de alimentos cujos resíduos podem alimentá-las.


Relator da matéria na CMA, o senador Jefferson Praia (PDT-AM) propõe várias alterações ao projeto, por isso seu voto é pela aprovação de um substitutivo ao texto. Ele deseja, entre outras mudanças, que se enfatize, no corpo da proposição, a responsabilidade da administração municipal na fiscalização e no controle das atividades que atraem pássaros. E afirma em seu relatório:


"O problema que se quer mitigar consiste no risco de colisão entre uma aeronave e um animal voador, normalmente uma ave, denominado pelos especialistas como Perigo Aviário. Apesar da maioria das colisões não causarem acidentes aéreos fatais (aproximadamente um caso em cada bilhão de horas de voo), o Perigo Aviário, no mundo, gera anualmente prejuízos estimados em US$ 1,2 bilhão".


Fonte: Agência Senado / Via Blog Direto da Pista

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Mensagem por alberto Ter 22 Jun 2010, 11:10

Legal, acho bom aprovarem logo, pois vocês sabem o que a prefeitura do RJ está querendo fazer aqui?
(não sei se ainda está... semana passada ainda estava)

Construir um Terminal de Pesca na Ilha do Governador, para quem não sabe é onde fica o Galeão, mais exatamente no sub-bairro da Ribeira, sobre o qual passam também os aviões do Santos Dumont em aproximação para interceptar o localizador das pistas 20R/L quando o tempo está ruim.

Parece que na legislação já existe uma determinação que atividades que atraem aves devem estar distantes um raio de 20km de qualquer aeroporto. O local neste caso afetaria os dois principais aeroportos do Rio. Um absurdo sequer cogitarem este projeto, além de afetar o bairro que não tem estrutura para isso.

Se aprovarem vai ficar lindo, as aves fazendo a refeição principal no lixão de Caxias e sobrevoando o Galeão para comer a sobremesa no terminal de pesca ou vice versa.

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Mensagem por Amilckar Ter 22 Jun 2010, 12:30

É Alberto estão de brincadeira!!! [Brasil] Controle de aves próximos aos aeroportos 435574

Polêmica – Infraero e moradores contra terminal de pesca na Ilha do Governador


Written by André Espírito Santo on abril 8th, 2010. Filed under Todas and .
abril de 2010 – A reportagem feita pela repórter Simone Candida do Globo — edição - sexta-feira Jornal tanto escrito quanto na Internet
Infraero e moradores protestam contra terminal de pesca na Ilha do Governador Publicada em 01/04/2010 às 23h30m - Simone Candida
RIO – Em plena Semana Santa, a construção de um Terminal Pesqueiro Público (TPP) de cerca 30 mil metros quadrados na Ribeira, na Ilha do Governador, provoca revolta. Temendo aumento do tráfego, riscos ambientais e mau cheiro,cerca de 40 moradores entraram com uma ação no Ministério Público Estadual e vão realizar no próximo dia 14 uma audiência pública na Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).
As obras do terminal, orçadas em R$ 80 milhões, devem começar até junho, e ser concluídas em 25 meses. Segundo um dos líderes do movimento, Manoel Marcos da Silva, de 45 anos, o local escolhido é uma Zona Residencial (ZR3), na qual não é permitido construir fábricas. - Além do mau cheiro, há a questão do trânsito. A estimativa é de 400 caminhões de peixe entrando e saindo da Ilha diariamente – reclama Manoel. Outro problema é que o terminal ficaria a menos de 20 quilômetros de um aeroporto e os restos de peixes podem atrair mais aves para a região, aumentando o risco para os aviões. Segundo Manoel, já existe um parecer negativo à construção, elaborado pelo Comitê Nacional de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CNPAA), do Ministério da Defesa.
Infraero já se manifestou contra a construção. A preocupação com as aves é confirmada pela Infraero, também contrária à construção do terminal. Segundo o coordenador de meio ambiente da regional Rio da empresa, Fued Abraão, uma resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) não permite a implantação de atividades que atraiam pássaros num raio de 20 quilômetros de aeroportos.

O Ministério da Pesca e Aquicultura, responsável pelo projeto, minimiza os riscos, informando quo terminal será feito “com as mais modernas técnicas de engenharia, totalmente mecanizado e inodoro”. De acordo com o Superintendente Federal de Pesca e Aquicultura-RJ, Jayme Tavares Filho, o terminal vai retirar da informalidade 50 mil trabalhadores e gerar, na fase de obras, 130 mil empregos diretos e indiretos.
- O projeto vai beneficiar mais de 12 milhões de pessoas no Rio de Janeiro, que passarão a consumir um pescado mais fresco e mais barato, uma vez que acabaremos com a cadeia de intermediação – explicou Tavares, por e-mail.
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Mensagem por Carvalho Ter 22 Jun 2010, 12:56

Já é um completo absurdo a escolha da Ilha do Governador, que tem um acesso péssimo, restrito e um trânsito infernal sem precisar de mais 400 caminhões a mais circulando por lá [Brasil] Controle de aves próximos aos aeroportos 472829 , em uma área residencial [Brasil] Controle de aves próximos aos aeroportos 472829 e com área de sobra para isso na região do portuária [Brasil] Controle de aves próximos aos aeroportos 472829 [Brasil] Controle de aves próximos aos aeroportos 472829
E como sempre foi...Primeiro constroem o aeroporto, depois durante vinte anos o governo licencia ou simplesmente assiste as contruções crescerem em volta ou na rota e no final, a culpa é do aeroporto.Sei que não é o caso em questão mas sempre acaba sobrando, só quero ver quanto vai demorar.
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Mensagem por alberto Ter 22 Jun 2010, 15:41

Isto é não respeitar as leis, quando o exemplo deveria vir de cima....

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