Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


Motorizando Manetes dos Throttles Gse_multipart13851

Motorizando Manetes dos Throttles

+19
Luiz Fernando schmidt
badbass55
Larrubia
Flavio Ribeiro
luisxv
Manoel Carvalho
djalma neto2011
FabioNSilva
gef_leandro
Alvega
gooddark
Cunha
andre_michetti
Tiago.
aeroprado
Thiago
Ecosta
edersonbilck
Edenio Rodrigues
23 participantes

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Motorizando Manetes dos Throttles Empty Motorizando Manetes dos Throttles

Mensagem por Edenio Rodrigues Qui 31 Out 2013, 14:10

Olá Cmtes, estamos reunindo alguns dados que possam contribuir, com a construção de um dispositivo, para movimentar
automaticamente as manetes dos throttles.

Temos um tópico recentemente criado pelo Ederson https://www.voovirtual.com/t31915-motorizacao-do-throttle
Resolvemos criar outro semelhante, porque não temos nenhuma experiência com as placas citadas.

Inicialmente focaremos o B 737 default do FS 9, podendo evoluir para outras aeronaves e simuladores.
Observamos que nos gauges N 1, o percentual que varia entre 23% no repouso à 110%  no máximo. Correspondem a posição
das Manetes.
A ideia é coletar esses percentuais do N 1, interfacear os dados com a placa controladora Stargate NG e controlar os servos, que irão movimentar as manoplas.
O servo que pretendemos testar é esse:

Motorizando Manetes dos Throttles Travaeletrica_zpsc13b9154


Ele é relativamente barato e largamente usado, nas travas elétrica das portas dos automóveis.

Se além do Ederson, houver bastante interesse que justifiquem o tempo empregado, na programação da placa Stargate NG e no desenvolvimento da parte eletromecânica, levaremos a pesquisa adiante. thumbsup ,  abraços

_________________
Motorizando Manetes dos Throttles Novoicaro
Voar, triunfo da evolução
Stargate  (82) 9 8172 9765 (mensagem de texto)
Edenio Rodrigues
Edenio Rodrigues
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/12/2010
Mensagens : 4614
Reputação : 483
Idade : 80
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Simulação, energia solar, hidroponia
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Motorizando Manetes dos Throttles Empty Re: Motorizando Manetes dos Throttles

Mensagem por edersonbilck Qui 31 Out 2013, 19:15

Que bacana sua iniciativa Inventor, já vou comprar esta placa na usb interface e estou disposto a lhe compensar pelo trabalho que será preciso para interfacear entre simulador e hardware, será que eu consigo usar com o pmdg? ou mesmo fsuipc? vou divulgar o trabalho no forum Mycockpit, a maior dificuldade de todos é fazer a automatização do TQ, Inventor será que no mesmo esquema conseguimos fazer a interface para a alavanca de speed brake se movimentar igual no real? como podemos evoluir este projeto?

Vou encomendar a referida placa.

Parabens pela iniciativa mestre

Ederson

_________________
Meu Blog Projeto 737ng
edersonbilck
edersonbilck
Major
Major

Masculino
Inscrito em : 25/07/2011
Mensagens : 412
Reputação : 47
Idade : 46
Simulador preferido : PREPAR 3D
Emprego/lazer : Gerente Comercial/Aviação
Nacionalidade : Brasil

http://projeto737ng.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Motorizando Manetes dos Throttles Empty Re: Motorizando Manetes dos Throttles

Mensagem por Edenio Rodrigues Qui 31 Out 2013, 22:09

edersonbilck escreveu:Que bacana sua iniciativa Inventor, já vou comprar esta placa na usb interface e estou disposto a lhe compensar pelo trabalho que será preciso para interfacear entre simulador e hardware, será que eu consigo usar com o pmdg? ou mesmo fsuipc? vou divulgar o trabalho no forum Mycockpit, a maior dificuldade de todos é fazer a automatização do TQ, Inventor será que no mesmo esquema conseguimos fazer a interface para a alavanca de speed brake se movimentar igual no real? como podemos evoluir este projeto?

Vou encomendar a referida placa.

Parabens pela iniciativa mestre

Ederson
Bem Ederson, por enquanto é só uma ideia que precisa ser desenvolvida.

A placa Stargate NG com a programação dedicada  ( Stargate Throttes), ainda não existe.

O trabalho só compensa se houver pelo menos umas 20 pessoas comprometidas. Aí então desenvolveremos um protótipo.

Certamente a partir do B 737 default, iremos evoluir para o PMDG. Para tanto deveremos usar o FSUIPC e/ou o nosso Plug-in.

Para a instalação do modulo, achamos que será preciso contar com o apoio do construtor do TQ.

Quanto ao Speed brake, depois você detalhe o seu funcionamento. Veremos se podemos usar a mesma técnica. thumbsup ,  abraços

_________________
Motorizando Manetes dos Throttles Novoicaro
Voar, triunfo da evolução
Stargate  (82) 9 8172 9765 (mensagem de texto)
Edenio Rodrigues
Edenio Rodrigues
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/12/2010
Mensagens : 4614
Reputação : 483
Idade : 80
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Simulação, energia solar, hidroponia
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Motorizando Manetes dos Throttles Empty Re: Motorizando Manetes dos Throttles

Mensagem por Ecosta Sex 01 Nov 2013, 14:25

Inventor escreveu:
Bem Ederson, por enquanto é só uma ideia que precisa ser desenvolvida.
A placa Stargate NG com a programação dedicada  ( Stargate Throttes), ainda não existe.
O trabalho só compensa se houver pelo menos umas 20 pessoas comprometidas. Aí então desenvolveremos um protótipo.
Certamente a partir do B 737 default, iremos evoluir para o PMDG. Para tanto deveremos usar o FSUIPC e/ou o nosso Plug-in. Para a instalação do modulo, achamos que será preciso contar com o apoio do construtor do TQ.
Quanto ao Speed brake, depois você detalhe o seu funcionamento. Veremos se podemos usar a mesma técnica. thumbsup ,  abraços
Professor
Seria interessante para a construção de painéis uma Stargate que atuasse na função de placa controladora de servos e motores de passo. Tal placa dedicada seria de grande utilidade para a solução de movimentação de mecanismos no interior de cockpits. Por exemplo: com servos pode-se construir grande variedade de instrumentos analógicos (altímetros, horizonte artificial, vertical speed e outros). Com motores DC pode-se construir trins eletricamente acionados (claro que utilizando engrenagens para compensar o eixo do potenciômetro), gauges para indicação de flaps, etc).
[]'s
Ecosta

Ecosta
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 03/03/2011
Mensagens : 233
Reputação : 44
Idade : 56
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Motorizando Manetes dos Throttles Empty Re: Motorizando Manetes dos Throttles

Mensagem por Edenio Rodrigues Sáb 02 Nov 2013, 12:01

Ecosta escreveu:
Inventor escreveu:
Bem Ederson, por enquanto é só uma ideia que precisa ser desenvolvida.
A placa Stargate NG com a programação dedicada  ( Stargate Throttes), ainda não existe.
O trabalho só compensa se houver pelo menos umas 20 pessoas comprometidas. Aí então desenvolveremos um protótipo.
Certamente a partir do B 737 default, iremos evoluir para o PMDG. Para tanto deveremos usar o FSUIPC e/ou o nosso Plug-in. Para a instalação do modulo, achamos que será preciso contar com o apoio do construtor do TQ.
Quanto ao Speed brake, depois você detalhe o seu funcionamento. Veremos se podemos usar a mesma técnica. thumbsup ,  abraços
Professor
Seria interessante para a construção de painéis uma Stargate que atuasse na função de placa controladora de servos e motores de passo. Tal placa dedicada seria de grande utilidade para a solução de movimentação de mecanismos no interior de cockpits. Por exemplo: com servos pode-se construir grande variedade de instrumentos analógicos (altímetros, horizonte artificial, vertical speed e outros). Com motores DC pode-se construir trins eletricamente acionados (claro que utilizando engrenagens para compensar o eixo do potenciômetro), gauges para indicação de flaps, etc).
[]'s
Ecosta
Olá amigo, muito obrigado pelas sugestões thumbsup 
É muito difícil programar uma placa genérica, porque os instrumentos são específicos e os servos muito diferentes.
Existe a possibilidade do usuário da placa Stagate NG, alterar sua programação interna (firmware) e criar plugins específicos para o seu funcionamento.
Mas isso exige grande conhecimento em informática além do tempo empregado.
Infelizmente não compensa fazer tal esforço,  para construir apenas um instrumento. Sad  ,  abraços

_________________
Motorizando Manetes dos Throttles Novoicaro
Voar, triunfo da evolução
Stargate  (82) 9 8172 9765 (mensagem de texto)
Edenio Rodrigues
Edenio Rodrigues
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/12/2010
Mensagens : 4614
Reputação : 483
Idade : 80
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Simulação, energia solar, hidroponia
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Motorizando Manetes dos Throttles Empty Re: Motorizando Manetes dos Throttles

Mensagem por Ecosta Sáb 02 Nov 2013, 12:17

Inventor escreveu:
Olá amigo, muito obrigado pelas sugestões thumbsup 
É muito difícil programar uma placa genérica, porque os instrumentos são específicos e os servos muito diferentes.
Existe a possibilidade do usuário da placa Stagate NG, alterar sua programação interna (firmware)... mas isso exige grande conhecimento em informática além do tempo empregado.
abraços
Complementando as suas palavras, demanda conhecimento em programação baseada em C/ C++ (a exemplo das arduinos) nestes exemplos de sistemas embarcados.
[]`s
Ecosta

Ecosta
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 03/03/2011
Mensagens : 233
Reputação : 44
Idade : 56
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Motorizando Manetes dos Throttles Empty Re: Motorizando Manetes dos Throttles

Mensagem por Edenio Rodrigues Sáb 02 Nov 2013, 16:20

Olá Cmtes, achamos que o vídeo abaixo resume o sonho do Ederson:
https://www.youtube.com/watch?v=jXIh_RWxxS0
No final do vídeo, tem vários ângulos de visão mostrando em detalhes o funcionamento do Quadrante Throttles.
Temos capacidade técnica para construir algo semelhante, mas achamos que o custo final não compensa. Sad  abraços

_________________
Motorizando Manetes dos Throttles Novoicaro
Voar, triunfo da evolução
Stargate  (82) 9 8172 9765 (mensagem de texto)
Edenio Rodrigues
Edenio Rodrigues
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/12/2010
Mensagens : 4614
Reputação : 483
Idade : 80
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Simulação, energia solar, hidroponia
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Motorizando Manetes dos Throttles Empty Re: Motorizando Manetes dos Throttles

Mensagem por Thiago Sáb 02 Nov 2013, 20:14

Cara, genial, eu me desfiz do meu HC, vendi alguns módulos e outros eu mantive pra futuramente num ambiente maior voltar a investir nesse hobby, irei acompanhar esse tópico com bastante atenção, obrigado Edenio.

_________________
Thiago Berto
Jacarepaguá | Rio de Janeiro

Motorizando Manetes dos Throttles Panoramic_show_wave-1
Thiago
Thiago
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 04/03/2011
Mensagens : 1059
Reputação : 55
Idade : 40
Emprego/lazer : Arquiteto
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Motorizando Manetes dos Throttles Empty Re: Motorizando Manetes dos Throttles

Mensagem por aeroprado Ter 05 Nov 2013, 19:17

Inventor.

Agora até mesmo o Sr esta se superando, seria de grande
utilidade, e aumentando ainda mais o realismo de nossos cockpits. Mas esses comandos de travas, não são solenoides
de duas posições, e comandos rápidos ? Teria como dar comando lento e linear aos mesmos ?

grande abraço, e parabéns mais uma vez.
aeroprado
aeroprado
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 12/08/2012
Mensagens : 154
Reputação : 4
Idade : 67
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Ex Piloto / simulação e aeromodelismo
Nacionalidade : Brasil

http://aeroprado737-800ng.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Motorizando Manetes dos Throttles Empty Re: Motorizando Manetes dos Throttles

Mensagem por Edenio Rodrigues Ter 05 Nov 2013, 21:02

aeroprado escreveu:Inventor.

Agora até mesmo o Sr esta se superando, seria de grande
utilidade, e aumentando ainda mais o realismo de nossos cockpits. Mas esses comandos de travas, não são solenoides
de duas posições, e comandos rápidos ? Teria como dar comando lento e linear aos mesmos ?

grande abraço, e parabéns mais uma vez.
Olá Prado, obrigado amigo thumbsup 

Essas travas são acionadas por um motorzinho elétrico, que movimenta   uma espécie de  pistão.
Achamos que a velocidade dos movimentos podem ser controlada.

Ainda iremos adquirir o servo e realizar os testes.
Acreditamos que ele tenha força e deslocamento suficiente para movimentar a manopla.

Esperamos que a grande vantagem,  esteja na possibilidade do movimento poder ser manual ou automático (auto throttle),  indistintamente. Sem a necessidade de criar um mecanismo especial para acoplar e desacoplar o servo.
Isso tornaria a parte eletromecânica reduzida e extremamente simples, facilitando assim a sua instalação.

Se o servo for aprovado nos testes, construiremos um simples protótipo demonstrativo. Uma vez aprovado o eletromecânismo,  precisaremos incentivar o nosso Pablo a programar a futura Stargate Throttle.


Animados por vocês, vamos adiante thumbsup ,  abraços

_________________
Motorizando Manetes dos Throttles Novoicaro
Voar, triunfo da evolução
Stargate  (82) 9 8172 9765 (mensagem de texto)
Edenio Rodrigues
Edenio Rodrigues
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/12/2010
Mensagens : 4614
Reputação : 483
Idade : 80
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Simulação, energia solar, hidroponia
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Motorizando Manetes dos Throttles Empty Re: Motorizando Manetes dos Throttles

Mensagem por aeroprado Qua 06 Nov 2013, 11:05

È se é motorzinho, com certeza o Sr vai conseguir
controlar a velocidade, mas eu sempre achei que essas
travas por dentro era só um solenoide, mas ai fica 10.

abraço
aeroprado
aeroprado
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 12/08/2012
Mensagens : 154
Reputação : 4
Idade : 67
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Ex Piloto / simulação e aeromodelismo
Nacionalidade : Brasil

http://aeroprado737-800ng.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Motorizando Manetes dos Throttles Empty Re: Motorizando Manetes dos Throttles

Mensagem por Tiago. Qua 06 Nov 2013, 12:50

Não vai funcionar.

Desculpa o banho de água fria mas esse servo que vc quer usar só possibilita 2 posições absolutas.

Mas eu sei como fazer isso.

Na verdade é bem simples, usando alguns motores de passo que trabalhem na casa dos 5º ja da pra ter um movimento bem suave de trim, alavancas e manetes, um motor desses já com o controlador fica na casa de 20 reais.
Eu usaria um arduino pra gerenciar os movimentos do quadrante. Colocando os motores de passo para movimentar as alavancas passivamente.

Eu levaria o projeto mais além, montando todo o cockpit (manches, quatrante, mesa, PC, etc) em uma base sólida e fechada, para após a construção dar continuidade ao projeto instalando o conjunto em uma plataforma de 2 eixos de forma que os movimentos de inclinação do avião seriam projetados no cockpit como no vídeo abaixo:



Parece complexo, mas na parte de automação, se tiver usado o arduino no quadrante basta 2 motores de passo (motores NEMA 23K com 1.8º). O resto é estrutural.

Se eu tivesse graninha realizaria esse projeto.

Boa sorte, se precisar de ajuda é só falar.

Tiago.
Recruta
Recruta

Masculino
Inscrito em : 17/10/2011
Mensagens : 3
Reputação : 1
Idade : 42
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Motorizando Manetes dos Throttles Empty Re: Motorizando Manetes dos Throttles

Mensagem por Edenio Rodrigues Qua 06 Nov 2013, 13:19

Tiago. escreveu:Não vai funcionar. Desculpa o banho de água fria mas esse servo que vc quer usar só possibilita 2 posições absolutas.
Boa sorte, se precisar de ajuda é só falar.
Olá Tiago, seja bem vindo amigo thumbsup 

Muito obrigado pelas sugestões. Smile 

Mas você já experimentou e tem certeza que não vai funcionar ? scratch  ,  abraços

_________________
Motorizando Manetes dos Throttles Novoicaro
Voar, triunfo da evolução
Stargate  (82) 9 8172 9765 (mensagem de texto)
Edenio Rodrigues
Edenio Rodrigues
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/12/2010
Mensagens : 4614
Reputação : 483
Idade : 80
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Simulação, energia solar, hidroponia
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Motorizando Manetes dos Throttles Empty Re: Motorizando Manetes dos Throttles

Mensagem por Tiago. Qua 06 Nov 2013, 17:27

Inventor escreveu:
Tiago. escreveu:Não vai funcionar. Desculpa o banho de água fria mas esse servo que vc quer usar só possibilita 2 posições absolutas.
Boa sorte, se precisar de ajuda é só falar.
Olá Tiago, seja bem vindo amigo thumbsup 

Muito obrigado pelas sugestões. Smile 

Mas você já experimentou e tem certeza que não vai funcionar ? scratch  ,  abraços
Certeza Absoluta, tenho alguns desses aqui, inclusive mais avançados com 2 estágios, costumo usar em projetos como acionador.

Tiago.
Recruta
Recruta

Masculino
Inscrito em : 17/10/2011
Mensagens : 3
Reputação : 1
Idade : 42
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Motorizando Manetes dos Throttles Empty Re: Motorizando Manetes dos Throttles

Mensagem por Edenio Rodrigues Qua 06 Nov 2013, 23:21

Tiago. escreveu:
Certeza Absoluta, tenho alguns desses aqui, inclusive mais avançados com 2 estágios, costumo usar em projetos como acionador.
Eita Tiago, você acaba de tocar no  âmago da nossa teimosia Very Happy 
Não nos leve a mal amigo,  agradecemos sua franqueza compartilhando suas  experiências.  Mas..., iremos tentar bom 
Nos deseje boa sorte, acho que vamos precisar thumbsup  ,  abraços

_________________
Motorizando Manetes dos Throttles Novoicaro
Voar, triunfo da evolução
Stargate  (82) 9 8172 9765 (mensagem de texto)
Edenio Rodrigues
Edenio Rodrigues
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/12/2010
Mensagens : 4614
Reputação : 483
Idade : 80
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Simulação, energia solar, hidroponia
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Motorizando Manetes dos Throttles Empty Re: Motorizando Manetes dos Throttles

Mensagem por Tiago. Qui 07 Nov 2013, 00:28

Inventor escreveu:
Tiago. escreveu:
Certeza Absoluta, tenho alguns desses aqui, inclusive mais avançados com 2 estágios, costumo usar em projetos como acionador.
Eita Tiago, você acaba de tocar no  âmago da nossa teimosia Very Happy 
Não nos leve a mal amigo,  agradecemos sua franqueza compartilhando suas  experiências.  Mas..., iremos tentar bom 
Nos deseje boa sorte, acho que vamos precisar thumbsup  ,  abraços
Amigo, releia meu post, eu não quiz desanimar, só quero direcionar toda essa disposição pra maneira correta de fazer.

Ps.:

Acabei de testar com um potenciometro, não da pra reduzir a velocidade do motor dessas travas além do curso ser muito curto para o desejado.
Vou providenciar um motorzinho de passo e fazer um protótipo pra você animar happy 

Tiago.
Recruta
Recruta

Masculino
Inscrito em : 17/10/2011
Mensagens : 3
Reputação : 1
Idade : 42
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Motorizando Manetes dos Throttles Empty Re: Motorizando Manetes dos Throttles

Mensagem por Edenio Rodrigues Qui 07 Nov 2013, 10:58

Tiago. escreveu:
Amigo, releia meu post, eu não quiz desanimar, só quero direcionar toda essa disposição pra maneira correta de fazer.
Ps.:
Acabei de testar com um potenciometro, não da pra reduzir a velocidade do motor dessas travas além do curso ser muito curto para o desejado.
Vou providenciar um motorzinho de passo e fazer um protótipo pra você animar happy 
Caro Tiago,  entendemos  que sua intenção não é desanimar e sim evitar que percamos tempo.
Mas achamos que você ainda não conhece detalhes do espírito nordestino. Nosso nome é teimosia e persistência fighting 

O "banho de agua fria" é estimulante e dizer que não serve,  o nosso combustível. Yesyes 
Muito obrigado amigo, aceite o seu primeiro pontinho e vamos adiante Very Happy ,  abraços

_________________
Motorizando Manetes dos Throttles Novoicaro
Voar, triunfo da evolução
Stargate  (82) 9 8172 9765 (mensagem de texto)
Edenio Rodrigues
Edenio Rodrigues
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/12/2010
Mensagens : 4614
Reputação : 483
Idade : 80
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Simulação, energia solar, hidroponia
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Motorizando Manetes dos Throttles Empty Re: Motorizando Manetes dos Throttles

Mensagem por Edenio Rodrigues Sex 08 Nov 2013, 22:11

Olá Cmtes, noticias do nosso projeto;

Resolvemos correr o risco e adquirimos o servo. espanto 
Fizemos uns testes rápidos de funcionamento e....
Achamos que vai servir thumbsup 

Amanhã iremos fazer um pseudo throttle e experimentar.
Se funcionar a contento, será mais uma obra do acaso. Very Happy 

E se não funcionar ? Sad 
Será a prova de que, teimosia ou persistência,  também tem limites damn 

Torçam por nós e vamos em frente Very Happy ,  abraços

_________________
Motorizando Manetes dos Throttles Novoicaro
Voar, triunfo da evolução
Stargate  (82) 9 8172 9765 (mensagem de texto)
Edenio Rodrigues
Edenio Rodrigues
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/12/2010
Mensagens : 4614
Reputação : 483
Idade : 80
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Simulação, energia solar, hidroponia
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Motorizando Manetes dos Throttles Empty Re: Motorizando Manetes dos Throttles

Mensagem por andre_michetti Sáb 09 Nov 2013, 11:41

inventor... nao vou falar q é impossivel usar esse atuador... o problema dele é que nao se tem controle de posição..... a nao ser que... se coloque um potenciometro de feedback e use uma ponte h, tudo p controle de posição... nesse caso acho que seria mais facil usar um servo de aeromodelismo standard, um servo standard comum tem cerca de 3kg de torque , ou um motor de passo.. mais nada é impossivel.. huhauhauh... sou a prova viva da teimosia.. huahuhauhauha

andre_michetti
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 20/05/2013
Mensagens : 24
Reputação : 3
Idade : 31
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Motorizando Manetes dos Throttles Empty Re: Motorizando Manetes dos Throttles

Mensagem por Edenio Rodrigues Sáb 09 Nov 2013, 17:07

andre_michetti escreveu:inventor... nao vou falar q é impossivel usar esse atuador... o problema dele é que nao se tem controle de posição..... a nao ser que... se coloque um potenciometro de feedback e use uma ponte h, tudo p controle de posição... nesse caso acho que seria mais facil usar um servo de aeromodelismo standard, um servo standard comum tem cerca de 3kg de torque , ou um motor de passo.. mais nada é impossivel.. huhauhauh... sou a prova viva da teimosia.. huahuhauhauha
Olá André, ainda bem que você não disse que é impossível. lol 
Seus argumentos são totalmente plausíveis, e até parece que estavas vendo o que fazíamos wink 
Não conhecemos  servo de aeromodelismo.
Mas iremos pesquisar. É possível que funcione ainda melhor. Obrigado, thumbsup ,  abraços


Olá Cmtes, noticias do nosso projeto;
Construimos a primeira etapa do protótipo. Pelos vídeos (click na foto) abaixo, podemos ver que a principio, o sistema funciona.
Vejam:

Motorizando Manetes dos Throttles Th_SDV_0215_zps28f4e93a

Motorizando Manetes dos Throttles Th_SDV_0216_zpsdac8f6e5

Motorizando Manetes dos Throttles Th_SDV_0217_zpscaed61c7

Motorizando Manetes dos Throttles Th_SDV_0219_zpsa8b1b64d

A grande vantagem como prevíamos, é a possibilidade do funcionamento poder ser manual ou automático indistintamente.

A próxima etapa é montar a fonte de alimentação com o inversor de polaridade. Pretendemos implantar o esquema abaixo:

Motorizando Manetes dos Throttles Esquemaponte_zpsfb491d35

Resumido em dois pontos, funcionando da seguinte maneira: aplicando pulsos proveniente da placa controladora Stargate, num dos pontos, a manete avança.
Aplicando pulsos no outro ponto, a manete retrocede.
Os pulsos são gerados pela placa controladora Stargate, que serão captados do PC/FS.

Será a ultima parte do sistema. A parte realmente complicada, que precisamos seduzir o nosso ocupadíssimo Pablo, para  programar.
Surgirá assim, a futura Stargate Throttle. Yesyes 

Vamos em frente, Very Happy ,  abraços

_________________
Motorizando Manetes dos Throttles Novoicaro
Voar, triunfo da evolução
Stargate  (82) 9 8172 9765 (mensagem de texto)
Edenio Rodrigues
Edenio Rodrigues
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/12/2010
Mensagens : 4614
Reputação : 483
Idade : 80
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Simulação, energia solar, hidroponia
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Motorizando Manetes dos Throttles Empty Re: Motorizando Manetes dos Throttles

Mensagem por Edenio Rodrigues Dom 10 Nov 2013, 18:54

Olá Cmtes, noticias do nosso  projeto;
Redesenhamos o esquema elétrico do inversor de polos tipo H.
Corrigimos a posição dos transistores e anexamos em bloco, a futura placa controladora, Stargate Throttle.

Motorizando Manetes dos Throttles EsquemaponteHStargate_zps50784c3c

Desejamos saber se os amigos conseguiram assistir os vídeos.
Eles são os primeiros que postamos.
A qualidade das imagens ficaram bem ruinzinhas. A culpa é da filmadora. Very Happy

E vamos em frente thumbsup  ,  abraços

_________________
Motorizando Manetes dos Throttles Novoicaro
Voar, triunfo da evolução
Stargate  (82) 9 8172 9765 (mensagem de texto)
Edenio Rodrigues
Edenio Rodrigues
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/12/2010
Mensagens : 4614
Reputação : 483
Idade : 80
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Simulação, energia solar, hidroponia
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Motorizando Manetes dos Throttles Empty Re: Motorizando Manetes dos Throttles

Mensagem por Cunha Ter 12 Nov 2013, 22:15

Ola pessoal! Desculpe me por me intrometer no assunto. Mas gostaria de mostrar uma video que eu fiz utilizando um servo motor e uma placa Arduíno. Por enquanto são apenas testes. E funciona. Estou trabalhando agora na parte de hardware com MDF e engrenagens para ver como fica. Questão de força, etc.
Só fiz os teste no FSX mas acredito que vai funcionar no FS9 também.
Eu utilizei o programa LINK2FS do JIM, que não precisa do FSUIPC.
Eu vou adiante para ver no que dá!
A questão é falta de tempo até o natal.

Eu não sei se vocês conhecem o programa do JIM, ele conversa direto com o Flight simulator e apresenta todos os códigos. Basta então envia-los para a porta serial (USB Arduino). E no Arduíno programa-lo para usar estes códigos. Eu achei interessante pois será possível utilizar servo motores (que são baratos) para tudo. Eu fiz um teste com o spoiler armado, e funcia legal. Pode também ser utilizado para mover o indicador do TRIM facilmente. Fazer gauges como o mostrador de posição do flap. APU, etc. Também imaginei desarmar os botões de partida dos motores (facil fazer).

Cunha
Cunha
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 26/02/2010
Mensagens : 33
Reputação : 2
Idade : 53
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Motorizando Manetes dos Throttles Empty Re: Motorizando Manetes dos Throttles

Mensagem por Edenio Rodrigues Ter 12 Nov 2013, 22:44

Olá Cunha, seja bem vindo amigo thumbsup 
Nada de intromissão, ficamos felizes em saber que existem mais pessoas dispostas a desenvolver módulos para tornar mais realistas as nossas simulações.
Parabéns  pelos avanços alcançados aplauso 

Entretanto sugerimos que você crie um novo tópico para desenvolver seu projeto, que tem por base a placa controladora Arduino.
Uma vez que o nosso tópico tem por base a placa controladora Stargate. Isso evitará informações confusas. wink 

Naquilo que for comum aos nossos projetos, precisando conte conosco. thumbsup 
Tem muitas nuvens pela frente, mas vamos adiante. Very Happy ,  abraços

_________________
Motorizando Manetes dos Throttles Novoicaro
Voar, triunfo da evolução
Stargate  (82) 9 8172 9765 (mensagem de texto)
Edenio Rodrigues
Edenio Rodrigues
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/12/2010
Mensagens : 4614
Reputação : 483
Idade : 80
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Simulação, energia solar, hidroponia
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Motorizando Manetes dos Throttles Empty Re: Motorizando Manetes dos Throttles

Mensagem por andre_michetti Qua 13 Nov 2013, 09:17

Caro Inventor, a vantagem de se usar um servo é que vc vai usar apenas uma saida da placa e mais nada, nao precisa de feedback nem nada... outra coisa que estive observando é que se vc chavear direto com os transitores ele vai atuar muito rapido a manete... faca uma ponte h com transitores mesmo e controle por pwm, onde poderá ser configurada a velocidade ed atuação da manete.. desde o mais devagar até o mais rapido

andre_michetti
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 20/05/2013
Mensagens : 24
Reputação : 3
Idade : 31
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Motorizando Manetes dos Throttles Empty Re: Motorizando Manetes dos Throttles

Mensagem por Edenio Rodrigues Qua 13 Nov 2013, 11:08

andre_michetti escreveu:Caro Inventor, a vantagem de se usar um servo é que vc vai usar apenas uma saida da placa e mais nada, nao precisa de feedback nem nada... outra coisa que estive observando é que se vc chavear direto com os transitores ele vai atuar muito rapido a manete... faca uma ponte h com transitores mesmo e controle por pwm, onde poderá ser configurada a velocidade ed atuação da manete.. desde o mais devagar até o mais rapido
Olá André, você conseguiu assistir os 4 vídeos que postamos?
São os primeiros vídeos que postamos. Não houve comentário sobre eles.
É só clicar sobre a foto com o botão esquerdo do mouse.
Eles mostram que o controle do servo será por pwm (pulsos). podendo ir pontuando ou rápido como no TOGA.

Esse "servo" que você se refere, poderia nos fornecer mais detalhes ?
Muito obrigado amigo pelos comentários, eles nos deixam mais animados.
Aceite um pontinho thumbsup ,  abraços

_________________
Motorizando Manetes dos Throttles Novoicaro
Voar, triunfo da evolução
Stargate  (82) 9 8172 9765 (mensagem de texto)
Edenio Rodrigues
Edenio Rodrigues
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/12/2010
Mensagens : 4614
Reputação : 483
Idade : 80
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Simulação, energia solar, hidroponia
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Motorizando Manetes dos Throttles Empty Re: Motorizando Manetes dos Throttles

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos