Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


Escolher o ILS Gse_multipart13851

Escolher o ILS

4 participantes

Ir para baixo

Escolher o ILS Empty Escolher o ILS

Mensagem por el_lopes Qui 20 Fev 2014, 15:18


Olá a todos

Tenho uma dúvida.Sei que existem vários tipos de ILS sendo ils cat1, 2 e 3 em que o 3 é subdividido em A,B e C.

Um piloto que esteja a voar para um aeroporto e receba o metar desse aeroporto ,como sabe qual a categoria de ILS que deve escolher para efetuar a aterragem?
Qual a Approach chart que deve escolher para que a aterragem seja efetuada em segurança segundo o metar desse aeroporto? Tem a ver com a RVR do aeroporto?Onde encontro essa informação?


 thumbsup 

_________________
Manuel Lopes
Escolher o ILS El_lopes%252FVV140
el_lopes
el_lopes
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 28/04/2010
Mensagens : 3336
Reputação : 139
Idade : 59
Simulador preferido : FS2004
Emprego/lazer : Industria farmaceutica/Cinema,praia,viajar e aviões!
Nacionalidade : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Escolher o ILS Empty Re: Escolher o ILS

Mensagem por Alexandre da Silva Qui 20 Fev 2014, 16:57

el_lopes escreveu:
 Olá a todos

 Tenho uma dúvida.Sei que existem vários tipos de ILS sendo ils cat1, 2 e 3 em que o 3 é subdividido em A,B e C.

  Um piloto que esteja a voar para um aeroporto e receba o metar desse aeroporto ,como sabe qual a categoria de ILS que deve escolher para efetuar a aterragem?
Qual a Approach chart que deve escolher para que a aterragem seja efetuada em segurança segundo o metar desse aeroporto? Tem a ver com a RVR do aeroporto?Onde encontro essa informação?


                      thumbsup 

Sr. Manuel, segue um texto bem explicativo sobre o ILS. Este texto foi desenvolvido pelo "Departamento de controle do espaço aéreo brasileiro" o DECEA. Eu li todo o texto e acho que ele está bem explicado, caso tenha dúvida volte a pergunta por favor.

Um abraço.

http://www.decea.gov.br/2011/10/11/o-sistema-de-pouso-por-instrumento-ils-instrument-landing-system/

_________________
W10 64 bits - Placa Mãe: ASUS P8Z77-V / Processador: Intel I7 3770K 4.2 Ghz - Memória: 32 GBs 4X8 HyperX 1866 MHz
Placa de Video: NVidia RTX 2060 6GBs DDR6 / Hard Disk: Seagate 1Tb + SSD 500 Gbs + SSD 1Tb/ Fonte: Thermaltake TR2 700P 700W


Meus cenários.
Meu canal no Youtube.
Alexandre da Silva
Alexandre da Silva
Marechal-do-Ar
Marechal-do-Ar

Masculino
Inscrito em : 20/02/2011
Mensagens : 6981
Reputação : 622
Idade : 34
Simulador preferido : MSFS 2020
Nacionalidade : Brasil

https://brazillandgames.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Escolher o ILS Empty Re: Escolher o ILS

Mensagem por el_lopes Sex 21 Fev 2014, 12:12

Alexandre da Silva escreveu:
el_lopes escreveu:
 Olá a todos

 Tenho uma dúvida.Sei que existem vários tipos de ILS sendo ils cat1, 2 e 3 em que o 3 é subdividido em A,B e C.

  Um piloto que esteja a voar para um aeroporto e receba o metar desse aeroporto ,como sabe qual a categoria de ILS que deve escolher para efetuar a aterragem?
Qual a Approach chart que deve escolher para que a aterragem seja efetuada em segurança segundo o metar desse aeroporto? Tem a ver com a RVR do aeroporto?Onde encontro essa informação?


                      thumbsup 

Sr. Manuel, segue um texto bem explicativo sobre o ILS. Este texto foi desenvolvido pelo "Departamento de controle do espaço aéreo brasileiro" o DECEA. Eu li todo o texto e acho que ele está bem explicado, caso tenha dúvida volte a pergunta por favor.

Um abraço.

http://www.decea.gov.br/2011/10/11/o-sistema-de-pouso-por-instrumento-ils-instrument-landing-system/

Olá Alexandre

Muito bom esse site que indicaste thumbsup .Por acaso nas minhas investidas pela net já tinha dado com ele.

Mas continuo a não perceber qual a carta de aproximação a usar para determinado metar.
Por exemplo para o aeroporto de Helsinquia (EFHK) segue o seguinte metar:EFHK 211450Z 12013KT 9999 BKN008 M01/M02 Q1011 TEMPO BKN011.

Com este metar a pista em uso é pista 15 que tem uma carta de aproximação julgo ser de ILS cat1.

Mas se por ventura fosse a pista 04L que estivesse a ser usada,já existe a carta de aproximação CAT|| ILS RWY 04L

é isso que não entendo qual a categoria de ils que devo escolher mediante determinado metar...quando tenho de utilizar o ils cat2 por exemplo?

Abraço  thumbsup 

_________________
Manuel Lopes
Escolher o ILS El_lopes%252FVV140
el_lopes
el_lopes
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 28/04/2010
Mensagens : 3336
Reputação : 139
Idade : 59
Simulador preferido : FS2004
Emprego/lazer : Industria farmaceutica/Cinema,praia,viajar e aviões!
Nacionalidade : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Escolher o ILS Empty Re: Escolher o ILS

Mensagem por Paulo Stavis Sex 21 Fev 2014, 15:29

el_lopes escreveu:  Olá Alexandre

 Muito bom esse site que indicaste thumbsup .Por acaso nas minhas investidas pela net já tinha dado com ele.
 
    Mas continuo a não perceber qual a carta de aproximação a usar para determinado metar.
Por exemplo para o aeroporto de Helsinquia (EFHK) segue o seguinte metar:EFHK 211450Z 12013KT 9999 BKN008 M01/M02 Q1011 TEMPO BKN011.

Com este metar a pista em uso é pista 15 que tem uma carta de aproximação julgo ser de ILS cat1.

  Mas se por ventura fosse a pista 04L que estivesse a ser usada,já existe a carta de aproximação CAT|| ILS RWY 04L

    é isso que não entendo qual a categoria de ils que devo escolher mediante determinado metar...quando tenho de utilizar o ils cat2 por exemplo?

 Abraço  thumbsup 

El é preciso lembrar as categorias de ILS, em resumo (não me lembro os valores de visibilidade, consideremos somente teto):
METAR informa BKN, OVC ou VV igual ou superior a 002 (200'), o aeroporto estará operando ILS cat I, ou seja, qualquer piloto e aeronave operando IFR pode pousar.
Agora o metar informa BKN, OVC ou VV 001 (ou a torre reporta teto de 150', por exemplo). Neste caso a operação é ILS cat II, requer homologação por parte de aeronave e tripulação.
Quando é informado BKN, OVC ou VV /// (ou seja, não há como medir ou é menor que 100') a operação passa a ser Ils cat III.

Portanto você está vindo para pouso na 1ª condição, pode usar qualquer uma das cartas existentes (cat I a III), somente vai variar os mínimos que você insere nos sistemas da aeronave e o uso ou não do AP com autoland. Na 2ª ou 3ª condições é preciso usar a carta específica para a operação no momento, ou seja, para a 2ª condição é a carta ILS cat II e  para a 3ª é a carta ILS cat III (que geralmente é nomeada ils cat II/III e atende às duas categorias).

Ok, ai eu chego no aeroporto, o metar informa BKN 001 porém não tem a carta do ILS cat II, o que faço? Aí o aerodromo está fechado para pousos. Você pode, por conta e risco, tentar o ILS cat I, e se avistar, pousar.
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Escolher o ILS Empty Re: Escolher o ILS

Mensagem por Alexandre da Silva Sex 21 Fev 2014, 16:24

Bela explicação, nada melhor quando temos alguém do ramo para tirar todas as dúvidas.

Parabéns Paulo.  reverencia 

_________________
W10 64 bits - Placa Mãe: ASUS P8Z77-V / Processador: Intel I7 3770K 4.2 Ghz - Memória: 32 GBs 4X8 HyperX 1866 MHz
Placa de Video: NVidia RTX 2060 6GBs DDR6 / Hard Disk: Seagate 1Tb + SSD 500 Gbs + SSD 1Tb/ Fonte: Thermaltake TR2 700P 700W


Meus cenários.
Meu canal no Youtube.
Alexandre da Silva
Alexandre da Silva
Marechal-do-Ar
Marechal-do-Ar

Masculino
Inscrito em : 20/02/2011
Mensagens : 6981
Reputação : 622
Idade : 34
Simulador preferido : MSFS 2020
Nacionalidade : Brasil

https://brazillandgames.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Escolher o ILS Empty Re: Escolher o ILS

Mensagem por el_lopes Sáb 22 Fev 2014, 13:15

Paulo Stavis escreveu:
el_lopes escreveu:  Olá Alexandre

 Muito bom esse site que indicaste thumbsup .Por acaso nas minhas investidas pela net já tinha dado com ele.
 
    Mas continuo a não perceber qual a carta de aproximação a usar para determinado metar.
Por exemplo para o aeroporto de Helsinquia (EFHK) segue o seguinte metar:EFHK 211450Z 12013KT 9999 BKN008 M01/M02 Q1011 TEMPO BKN011.

Com este metar a pista em uso é pista 15 que tem uma carta de aproximação julgo ser de ILS cat1.

  Mas se por ventura fosse a pista 04L que estivesse a ser usada,já existe a carta de aproximação CAT|| ILS RWY 04L

    é isso que não entendo qual a categoria de ils que devo escolher mediante determinado metar...quando tenho de utilizar o ils cat2 por exemplo?

 Abraço  thumbsup 

El é preciso lembrar as categorias de ILS, em resumo (não me lembro os valores de visibilidade, consideremos somente teto):
METAR informa BKN, OVC ou VV igual ou superior a 002 (200'), o aeroporto estará operando ILS cat I, ou seja, qualquer piloto e aeronave operando IFR pode pousar.
Agora o metar informa BKN, OVC ou VV 001 (ou a torre reporta teto de 150', por exemplo). Neste caso a operação é ILS cat II, requer homologação por parte de aeronave e tripulação.
Quando é informado BKN, OVC ou VV /// (ou seja, não há como medir ou é menor que 100') a operação passa a ser Ils cat III.

Portanto você está vindo para pouso na 1ª condição, pode usar qualquer uma das cartas existentes (cat I a III), somente vai variar os mínimos que você insere nos sistemas da aeronave e o uso ou não do AP com autoland. Na 2ª ou 3ª condições é preciso usar a carta específica para a operação no momento, ou seja, para a 2ª condição é a carta ILS cat II e  para a 3ª é a carta ILS cat III (que geralmente é nomeada ils cat II/III e atende às duas categorias).

Ok, ai eu chego no aeroporto, o metar informa BKN 001 porém não tem a carta do ILS cat II, o que faço? Aí o aerodromo está fechado para pousos. Você pode, por conta e risco, tentar o ILS cat I, e se avistar, pousar.

Olá Paulo

É isso mesmo que eu não estava a perceber!!Excelente explicação thumbsup 

E complementando com o que está neste tópico https://www.voovirtual.com/t25038-pmdg-ngx-baro-radio?highlight=baro ,ficou tudo mais claro.. reverencia 

Abraço  thumbsup 

_________________
Manuel Lopes
Escolher o ILS El_lopes%252FVV140
el_lopes
el_lopes
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 28/04/2010
Mensagens : 3336
Reputação : 139
Idade : 59
Simulador preferido : FS2004
Emprego/lazer : Industria farmaceutica/Cinema,praia,viajar e aviões!
Nacionalidade : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Escolher o ILS Empty Re: Escolher o ILS

Mensagem por el_lopes Sáb 22 Fev 2014, 16:14

Voltando á carga  Rolling Eyes 

 Se existem ILS´s cat 1,2 e 3,esta carta de LPPT para o ILS da rwy 21 quer dizer o quê? É ILS 1 ,2 ou 3...?

Lá em cima tem CAT II/III ILS-1 or -2 Rwy 21  mad 

carta:

_________________
Manuel Lopes
Escolher o ILS El_lopes%252FVV140
el_lopes
el_lopes
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 28/04/2010
Mensagens : 3336
Reputação : 139
Idade : 59
Simulador preferido : FS2004
Emprego/lazer : Industria farmaceutica/Cinema,praia,viajar e aviões!
Nacionalidade : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Escolher o ILS Empty Re: Escolher o ILS

Mensagem por asjsouzajr Sáb 22 Fev 2014, 18:01

A carta serve para Cat II (com DA 100') e Cat III A (com Da 50'), pelo menos é o que eu no alto do meu vasto conhecimento de aprendiz de principiante à piloto virtual imagino  assobiar 

Mas com certeza algum membro que realmente entende do assunto, sendo ou não piloto real, pode nos dizer.

_________________
Aldo Souza

Processador: AMD Ryzen 7 3800X, 8x 3900 MHz
Mainboard: ASUS PRIME B550M-A
Vídeo: ASUS GeForce RTX 3060 Ti-8G-GAMING, 8 GB GDDR6
Ram: 32 Gb (4 x 8GB) DDR4-RAM, Kingston HyperX FURY
Discos: 500 Gb M.2 SSD WD Blue (Windows) / 512 Gb M.2 Samsung SSD PM961 (MSFS2020) / 512 Gb SSD Transcend (XP11) / 1 Tb Toshiba Sata 6.0 Gb/s (Diversos) / 1,5 Tb WD Green (Backup)
Fonte: 600 Watt be quiet! 80 Plus Bronze
BoostBoxx Liquid B120 Wasserkühlung
asjsouzajr
asjsouzajr
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 22/08/2010
Mensagens : 775
Reputação : 45
Idade : 48
Simulador preferido : MSFS 2020
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Escolher o ILS Empty Re: Escolher o ILS

Mensagem por Alexandre da Silva Sáb 22 Fev 2014, 20:30

el_lopes escreveu:Voltando á carga  Rolling Eyes 

 Se existem ILS´s cat 1,2 e 3,esta carta de LPPT para o ILS da rwy 21 quer dizer o quê? É ILS 1 ,2 ou 3...?

  Lá em cima tem CAT II/III ILS-1 or -2 Rwy 21   mad 

carta:

No final da carta tem um campo "Standard", lá diz que é para ILS II e IIIA.

_________________
W10 64 bits - Placa Mãe: ASUS P8Z77-V / Processador: Intel I7 3770K 4.2 Ghz - Memória: 32 GBs 4X8 HyperX 1866 MHz
Placa de Video: NVidia RTX 2060 6GBs DDR6 / Hard Disk: Seagate 1Tb + SSD 500 Gbs + SSD 1Tb/ Fonte: Thermaltake TR2 700P 700W


Meus cenários.
Meu canal no Youtube.
Alexandre da Silva
Alexandre da Silva
Marechal-do-Ar
Marechal-do-Ar

Masculino
Inscrito em : 20/02/2011
Mensagens : 6981
Reputação : 622
Idade : 34
Simulador preferido : MSFS 2020
Nacionalidade : Brasil

https://brazillandgames.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Escolher o ILS Empty Re: Escolher o ILS

Mensagem por Paulo Stavis Sáb 22 Fev 2014, 22:36

el_lopes escreveu:Voltando á carga  Rolling Eyes 

 Se existem ILS´s cat 1,2 e 3,esta carta de LPPT para o ILS da rwy 21 quer dizer o quê? É ILS 1 ,2 ou 3...?

  Lá em cima tem CAT II/III ILS-1 or -2 Rwy 21   mad 

carta:

Excelente exemplo!

A carta atende ao ILS cat 2 e 3: Ela mostra isso no cabeçalho, nos mínimos abaixo da frequencia da torre no cabeçalho e nos mínimos lá embaixo.
Ela é dita "1 or 2" pois contempla dois procedimentos: O ILS cat II ou III nº 1 você inicia pelo NDB LAR e o ILS cat II ou III nº 2 é o com afastamento.
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Escolher o ILS Empty Re: Escolher o ILS

Mensagem por el_lopes Dom 23 Fev 2014, 11:18

Paulo Stavis escreveu:
el_lopes escreveu:Voltando á carga  Rolling Eyes 

 Se existem ILS´s cat 1,2 e 3,esta carta de LPPT para o ILS da rwy 21 quer dizer o quê? É ILS 1 ,2 ou 3...?

  Lá em cima tem CAT II/III ILS-1 or -2 Rwy 21   mad 

carta:

Excelente exemplo!

A carta atende ao ILS cat 2 e 3: Ela mostra isso no cabeçalho, nos mínimos abaixo da frequencia da torre no cabeçalho e nos mínimos lá embaixo.
Ela é dita "1 or 2" pois contempla dois procedimentos: O ILS cat II ou III nº 1 você inicia pelo NDB LAR e o ILS cat II ou III nº 2 é o com afastamento.

Viva Paulo.Com essa você matou a pulga  reverencia 

Além de já ter visto muitos tutoriais de leitura de cartas ,acho que afinal ainda tinha muitas dúvidas.Mas agora ficou entendido.Vou estudar melhor este tópico para não ter tanta dificuldade nesta matéria  thumbsup 

_________________
Manuel Lopes
Escolher o ILS El_lopes%252FVV140
el_lopes
el_lopes
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 28/04/2010
Mensagens : 3336
Reputação : 139
Idade : 59
Simulador preferido : FS2004
Emprego/lazer : Industria farmaceutica/Cinema,praia,viajar e aviões!
Nacionalidade : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Escolher o ILS Empty Re: Escolher o ILS

Mensagem por Paulo Stavis Dom 23 Fev 2014, 11:25

el_lopes escreveu:  Viva Paulo.Com essa você matou a pulga  reverencia 

   Além de já ter visto muitos tutoriais de leitura de cartas ,acho que afinal ainda tinha muitas dúvidas.Mas agora ficou entendido.Vou estudar melhor este tópico para não ter tanta dificuldade nesta matéria  thumbsup 

Precisando é só postar, eu "assino" todos os tópicos que comento então sempre recebo aviso de novos posts.
Bons voos!  thumbsup 
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Escolher o ILS Empty Re: Escolher o ILS

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos