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No 747-400 - O que significam esses valores

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Mensagem por Giovanny10 Qui 27 Fev 2014, 23:23

Abra a imagem.

http://tinypic.com/view.php?pic=2j0mcew&s=8#.UxCo1vnuKzo

O que significam esses valores dentro dos retângulos?


Já agora o que é o nível de transição que o copiloto me diz quando passo o 18000Pés?


Última edição por Giovanny10 em Sex 28 Fev 2014, 12:19, editado 1 vez(es)
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Mensagem por João Pedro Sex 28 Fev 2014, 00:20

Giovanny10 escreveu:Abra a imagem.

https://2img.net/h/oi57.tinypic.com/2j0mcew.jpg

O que significam esses valores dentro dos retângulos?


Já agora o que é o nível de transição que o copiloto me diz quando passo o 18000Pés?

Olá Giovanny. Não consegui ver a imagem. Teria outro método para que eu pudesse ver?
Porém, respondendo a sua segunda pergunta. O altímetro da aeronave é calibrado de acordo com a pressão atmosférica local. Como você deve ter aprendido em física, a pressão - principalmente no campo aeronáutico - varia com as condições climáticas, altitudes e etc. E essa correção garante que a aeronave está voando em uma altitude real calibrada com a pressão daquele local.
Porém, logo após a decolagem, passamos uma altitude chamada Altitude de Transição, onde os altímetros devem ser calibrados para QNE, ou ajuste padrão 1013 hpa/29.92mbs. Isso garante que a partir daquele nível todas as aeronaves estarão voando entre si numa mesma separação, algo que seria impossível caso utilizássemos a pressão real. Se quiser um exemplo, tente pressionar Shift + Z quando em cruzeiro, e verá que raramente a altitude que aparece no PFD é a altitude real da aeronave. Além disso, a partir da altitude de transição, as altitudes que o avião voará passam a ser chamadas de "Nível de Voo" ou "Flight Level". Exemplo: FL080, FL050. A altitude de transição pode ser encontrada nas Cartas Aéreas, como no exemplo abaixo (grafado em vermelho):

No 747-400 - O que significam esses valores N1dVaT7

Já o nível de transição é usado já na chegada. A partir daquele momento a aeronave abandonará a denominação níveis de voo, e ajustará seu altímetro com o do campo de pouso. Porém, o valor de nível de transição não é fixo. Ele leva em consideração uma relação entre Altitude de Transição e o ajuste de altímetro do campo. Porém, o valor do Nível de Transição pode ser obtido pelo ATIS. Caso deseje ver a tabela para o cálculo do Nível de Transição, acesse esse site: http://fsbrasil.wordpress.com/2007/07/25/tabela-ta-x-tl/

Bem, em poucas - ou muitas - palavras é isso. E só para concluir, não querendo ser chato, mas recomendo que estude um pouco mais desse campo básico da aviação. Afinal, como já diria o Sales do Canal Piloto, de que adianta saber programar a repinboca da parafuseta do 747 e não saber o que é um Stall, Resultante Aerodinâmica ou um Circuito de Tráfego. Mas claro essa é só uma sugestão.

P.S.: Se possível tente upar a imagem do 747 no imgur. Eu uso esse serviço e recomendo (:

Bons voos e bom carnaval

EDIT: Consegui ver a imagem.

Enfim, vamos lá. Da esquerda para a direita.

1º) Pela frequência aquela aparenta ser a indicação do ADF ou NDB como é conhecido.
2º) Essa seta verde indica a direção de um VOR. Ela sempre irá apontar na direção do VOR. Ao se bloquear o VOR a seta apontará como na imagem. Caso ainda não tenha efetuado o bloqueio, a seta apontará para cima.
3º) Ali aparece a proa selecionada no MCP.
4º) TAT, sigla para True Air Temperature. Em português Temperatura Verdadeira do Ar. Basicamente, é a temperatura do ar em movimento.
5º) Valor da TAT para aquela altitude, nesse caso 8º C positivos.

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Mensagem por Alexandre da Silva Sex 28 Fev 2014, 00:29

Giovanny10 escreveu:Abra a imagem.

https://2img.net/h/oi57.tinypic.com/2j0mcew.jpg

O que significam esses valores dentro dos retângulos?


Já agora o que é o nível de transição que o copiloto me diz quando passo o 18000Pés?

Não está aparecendo a imagem, poderia verificar ?

Em relação a nível de transição você pode encontrar a resposta no tópico abaixo, procure o post do usuário "Ultra" que ele explica isso e muito mais.

https://www.voovirtual.com/t12934-voos-reais

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Mensagem por Giovanny10 Sex 28 Fev 2014, 12:21

João Pedro escreveu:
Giovanny10 escreveu:Abra a imagem.

https://2img.net/h/oi57.tinypic.com/2j0mcew.jpg

O que significam esses valores dentro dos retângulos?


Já agora o que é o nível de transição que o copiloto me diz quando passo o 18000Pés?

Olá Giovanny. Não consegui ver a imagem. Teria outro método para que eu pudesse ver?
Porém, respondendo a sua segunda pergunta. O altímetro da aeronave é calibrado de acordo com a pressão atmosférica local. Como você deve ter aprendido em física, a pressão - principalmente no campo aeronáutico - varia com as condições climáticas, altitudes e etc. E essa correção garante que a aeronave está voando em uma altitude real calibrada com a pressão daquele local.
Porém, logo após a decolagem, passamos uma altitude chamada Altitude de Transição, onde os altímetros devem ser calibrados para QNE, ou ajuste padrão 1013 hpa/29.92mbs. Isso garante que a partir daquele nível todas as aeronaves estarão voando entre si numa mesma separação, algo que seria impossível caso utilizássemos a pressão real. Se quiser um exemplo, tente pressionar Shift + Z quando em cruzeiro, e verá que raramente a altitude que aparece no PFD é a altitude real da aeronave. Além disso, a partir da altitude de transição, as altitudes que o avião voará passam a ser chamadas de "Nível de Voo" ou "Flight Level". Exemplo: FL080, FL050. A altitude de transição pode ser encontrada nas Cartas Aéreas, como no exemplo abaixo (grafado em vermelho):

No 747-400 - O que significam esses valores N1dVaT7

Já o nível de transição é usado já na chegada. A partir daquele momento a aeronave abandonará a denominação níveis de voo, e ajustará seu altímetro com o do campo de pouso. Porém, o valor de nível de transição não é fixo. Ele leva em consideração uma relação entre Altitude de Transição e o ajuste de altímetro do campo. Porém, o valor do Nível de Transição pode ser obtido pelo ATIS. Caso deseje ver a tabela para o cálculo do Nível de Transição, acesse esse site: http://fsbrasil.wordpress.com/2007/07/25/tabela-ta-x-tl/

Bem, em poucas - ou muitas - palavras é isso. E só para concluir, não querendo ser chato, mas recomendo que estude um pouco mais desse campo básico da aviação. Afinal, como já diria o Sales do Canal Piloto, de que adianta saber programar a repinboca da parafuseta do 747 e não saber o que é um Stall, Resultante Aerodinâmica ou um Circuito de Tráfego. Mas claro essa é só uma sugestão.

P.S.: Se possível tente upar a imagem do 747 no imgur. Eu uso esse serviço e recomendo (:

Bons voos e bom carnaval

EDIT: Consegui ver a imagem.

Enfim, vamos lá. Da esquerda para a direita.

1º) Pela frequência aquela aparenta ser a indicação do ADF ou NDB como é conhecido.
2º) Essa seta verde indica a direção de um VOR. Ela sempre irá apontar na direção do VOR. Ao se bloquear o VOR a seta apontará como na imagem. Caso ainda não tenha efetuado o bloqueio, a seta apontará para cima.
3º) Ali aparece a proa selecionada no MCP.
4º) TAT, sigla para True Air Temperature. Em português Temperatura Verdadeira do Ar. Basicamente, é a temperatura do ar em movimento.
5º) Valor da TAT para aquela altitude, nesse caso 8º C positivos.


Já recoloquei a imagem, veja ai.
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Mensagem por Giovanny10 Sex 28 Fev 2014, 12:23

Alexandre da Silva escreveu:
Giovanny10 escreveu:Abra a imagem.

https://2img.net/h/oi57.tinypic.com/2j0mcew.jpg

O que significam esses valores dentro dos retângulos?


Já agora o que é o nível de transição que o copiloto me diz quando passo o 18000Pés?

Não está aparecendo a imagem, poderia verificar ?

Em relação a nível de transição você pode encontrar a resposta no tópico abaixo, procure o post do usuário "Ultra" que ele explica isso e muito mais.

https://www.voovirtual.com/t12934-voos-reais


Já coloquei a imagem. Veja ai p.f.
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Mensagem por João Pedro Sex 28 Fev 2014, 13:01

Giovanny10 escreveu:
Alexandre da Silva escreveu:

Não está aparecendo a imagem, poderia verificar ?

Em relação a nível de transição você pode encontrar a resposta no tópico abaixo, procure o post do usuário "Ultra" que ele explica isso e muito mais.

https://www.voovirtual.com/t12934-voos-reais


Já coloquei a imagem. Veja ai p.f.

Sim, já vi e inclusive já respondi. Mas acá de novo a resposta

EDIT: Consegui ver a imagem.

Enfim, vamos lá. Da esquerda para a direita.

1º) Pela frequência aquela aparenta ser a indicação do ADF ou NDB como é conhecido.
2º) Essa seta verde indica a direção de um VOR. Ela sempre irá apontar na direção do VOR. Ao se bloquear o VOR a seta apontará como na imagem. Caso ainda não tenha efetuado o bloqueio, a seta apontará para cima.
3º) Ali aparece a proa selecionada no MCP.
4º) TAT, sigla para True Air Temperature. Em português Temperatura Verdadeira do Ar. Basicamente, é a temperatura do ar em movimento.
5º) Valor da TAT para aquela altitude, nesse caso 8º C positivos.

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Mensagem por Giovanny10 Sex 28 Fev 2014, 16:49

João Pedro escreveu:
Giovanny10 escreveu:


Já coloquei a imagem. Veja ai p.f.

Sim, já vi e inclusive já respondi. Mas acá de novo a resposta

EDIT: Consegui ver a imagem.

Enfim, vamos lá. Da esquerda para a direita.

1º) Pela frequência aquela aparenta ser a indicação do ADF ou NDB como é conhecido.
2º) Essa seta verde indica a direção de um VOR. Ela sempre irá apontar na direção do VOR. Ao se bloquear o VOR a seta apontará como na imagem. Caso ainda não tenha efetuado o bloqueio, a seta apontará para cima.
3º) Ali aparece a proa selecionada no MCP.
4º) TAT, sigla para True Air Temperature. Em português Temperatura Verdadeira do Ar. Basicamente, é a temperatura do ar em movimento.
5º) Valor da TAT para aquela altitude, nesse caso 8º C positivos.

Muito obrigado pela tua resposta.

Queria mais explicações:

1 - O que é frequência ADF ou NDB?
2 - O que é VOR?
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Mensagem por João Pedro Sex 28 Fev 2014, 17:06

Giovanny10 escreveu:
Muito obrigado pela tua resposta.

Queria mais explicações:

1 - O que é frequência ADF ou NDB?
2 - O que é VOR?

Olá Giovanny.

Ambos são rádio-auxílios, ou seja servem para auxiliar a navegação aérea. Os NDBs ou Non-Directional Beacons são estações de rádio distribuídas pelo território, que podem balizar aerovias e até mesmo procedimentos. Exemplo: Em Petrolina, o procedimento padrão para aproximação é o NDB. VOR também são estações de rádio mas possui diferenças em relação ao NDB. Os VORs possuem alcance maior e precisão inclusive maior do que o NDB.
Ambos porém, vem caindo em desuso nos último anos, sendo substituídos pelo RNAV que é muito mais preciso. Mas mesmo assim, é bastante legal fazer navegações por VOR. Só para dar um exemplo, os ILS's são nada mais nada menos do que estações de rádio, assim como o VOR e o NDB. Acho irrelevante falar que o ILS é um milhão de vezes mais preciso que seus "avós" assim falando.

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Mensagem por Alexandre da Silva Sáb 01 Mar 2014, 11:49

Giovanny10, por favor se atente as regras, algumas mensagens acima você cometeu "Flood" que é proibido aqui no nosso fórum.

6. Não é permitido Flood nem Spam. Caso a sua mensagem seja a última do tópico e queira acrescentar ou alterar alguma coisa antes de terem passado 24 horas de ter colocado o post, use o botão "edit" para editar o post em vez de criar um novo. Use também o botão "Multi-citação" caso queira citar várias mensagens, evitando assim o flood.

https://www.voovirtual.com/t122-regras-do-forum

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