Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


Inserir Fixos no FMC do PMDG NGX Gse_multipart13851

Inserir Fixos no FMC do PMDG NGX

+2
Leuobatista
luciano-silva
6 participantes

Ir para baixo

Inserir Fixos no FMC do PMDG NGX Empty Inserir Fixos no FMC do PMDG NGX

Mensagem por luciano-silva Ter 24 Jun 2014, 11:59

Olá pessoal,

Depois de vasculhar o fórum e não localizar assunto relacionado, decidi criar este tópico, minha dúvida é sobre como proceder para inserir fixos no FMC do NGX, vou tentar explicar melhor: depois de planejar a rota e inserir no FMC com as devidas cartas SID's e STAR's, acontece que as vezes a final fica muito curta, e dependendo da proa de chegada, o ingresso na curva base fica muito brusco e com uma final curtíssima, então eu gostaria de redesenhar essa chegada, inserindo alguns fixos que não fazem parte da STAR a partir dos fixos existentes, fazendo uma espécie de circuito padrão no aeródromo, ingressando primeiro na perna do vento, em seguida fazer a curva base, e programar uma final com pelo menos 10 nm da cabeceira de aproximação, para ter um pouso mais tranquilo e realizar todos os procedimentos sem muita pressa. Se alguém puder ajudar com algum link de tutorial eu agradeço.
luciano-silva
luciano-silva
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 24/05/2013
Mensagens : 733
Reputação : 49
Idade : 42
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Inserir Fixos no FMC do PMDG NGX Empty Re: Inserir Fixos no FMC do PMDG NGX

Mensagem por Leuobatista Ter 24 Jun 2014, 12:18

Luciano boa tarde, quando utilizou o PMDB eu particularmente gosto de programar a rota inteira pelo fsc9, uma vez que VC fez adota nele VC pode salvar direto no sistema do pmdg, só ir em co-route no fmc e vai estar lá salvo a rota. Espero ter ajudado!

Leuobatista
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 26/01/2014
Mensagens : 83
Reputação : 1
Idade : 35
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Inserir Fixos no FMC do PMDG NGX Empty Re: Inserir Fixos no FMC do PMDG NGX

Mensagem por Leuobatista Ter 24 Jun 2014, 12:20

Desculpe pelos erros ortográficos.

Leuobatista
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 26/01/2014
Mensagens : 83
Reputação : 1
Idade : 35
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Inserir Fixos no FMC do PMDG NGX Empty Re: Inserir Fixos no FMC do PMDG NGX

Mensagem por RaphaelMM Ter 24 Jun 2014, 13:22

Luciano, vou indicar o site do nosso amigo GalenoGarbe que contém tutoriais excelentes sobre o PMDG NGX, inclusive tem um tutorial especifico sobre o FMC.

www.2gsim.com

Estou aprendendo muita coisa com esses vídeos.

_________________
Inserir Fixos no FMC do PMDG NGX Vpa335
Intel Core i7-6700K 4.00Ghz - Corsair Vegeance 16GB 3200MHz DDR4 - SSD Kingston 240GB - Win 10
EVGA NVIDIA GeForce GTX 1080 Classified DT 8GB - Fonte Corsair 600W - Saitek X52 Pro - TrackIR 5
RaphaelMM
RaphaelMM
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 25/10/2012
Mensagens : 189
Reputação : 11
Idade : 41
Simulador preferido : X-Plane 11
Emprego/lazer : Analista de Sistemas
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Inserir Fixos no FMC do PMDG NGX Empty Re: Inserir Fixos no FMC do PMDG NGX

Mensagem por luciano-silva Ter 24 Jun 2014, 17:07

Pessoal, obrigado por tentar ajudar, utilizo o PFPX para planejamento de voo e exporto a rota para o FMC, as SID e STAR são colocadas diretamente no FMC conforme as condições climáticas locais, como primo pelo realismo apesar de não voar online, prefiro selecionar a STAR quando estou em voo próximo do aeroporto de destino, pois devido as condições meteorológicas a cabeceira utilizada para aproximação pode diferir daquele definida pelo PFPX no início do voo, nesse ponto que preciso fazer os ajustes da chegada quando necessário, e só posso fazer isso pelo FMC.

_________________
Specs: CPU: AMD Ryzen 3800X 3.9GHz (4.5GHz Max Turbo) | GPU: EVGA GEFORCE RTX 2080Ti 11GB GDDR6 352bits | MoBo: Asus TUF X570 Plus/BR | OS: Win10 Pro 64bit | RAM: 32GB 2x16GB DDR4-3600MHz | SSD: 2TB 2x1TB SX6000 Adata XPG M.2 NVMe | HD: Seagate BarraCuda 4TB SATA | Power: XFX 650W XTR Full Modular | WaterCooler: Corsair H150i PRO RGB | Case: Gabinete Corsair iCUE 465X RGB | Flight Controls: Joystick H.O.T.A.S. x52 Pro | Monitor: ASUS VG278" FHD 165Hz
luciano-silva
luciano-silva
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 24/05/2013
Mensagens : 733
Reputação : 49
Idade : 42
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Inserir Fixos no FMC do PMDG NGX Empty Re: Inserir Fixos no FMC do PMDG NGX

Mensagem por chico.nascimento Ter 24 Jun 2014, 18:06

Olá, luciano-silva...

Você pode usar o PBD (place, bearing and distance). Para isso, você precisaria usar um fixo do aeroporto. Vou usar como exemplo o aeroporto de Marília... (NDB MRA 415). Claro que o fixo não está inserido em cima da pista. A orientação da pista aqui é 21/03. Então, você imagina o NDB MRA como o centro de um círculo. Se você for aproximar pela pista 21, se imaginando em cima do NDB MRA, você irá aproximar a 30 graus. Para isso, você precisa criar um ponto "virtual" há 10nm de MRA, com a direção de 30 graus. No FMC do PMDG, na página LEGS você coloca: MRA030/10

Ele irá criar um fixo virtual há 30 graus de MRA (que fará você aproximar na proa 210) a uma distancia de 10nm. Você pode usar uma casa decimal se quiser: MRA030.5/9.5, que te trará a uma proa de 210,5 graus a uma distância de 9.5nm

Para quem voa Airbus, o procedimento é o mesmo, porém a sintaxe muda: MRA/030/10 (colocando "/" entre o fixo e o ângulo;

Se quiser pesquisar mais sobre isso, veja aqui => http://support.precisionmanuals.com/kb/a59/fmc-custom-waypoint-entry-notes

Espero ter ajudado!

Abração

_________________
Minhas Fotos no Jetphotos.net

Voados:
Inserir Fixos no FMC do PMDG NGX Leme_tamInserir Fixos no FMC do PMDG NGX Leme_gloInserir Fixos no FMC do PMDG NGX Leme_ptnInserir Fixos no FMC do PMDG NGX Leme_ibeInserir Fixos no FMC do PMDG NGX Leme_ptbInserir Fixos no FMC do PMDG NGX Leme_lanInserir Fixos no FMC do PMDG NGX Leme_tibInserir Fixos no FMC do PMDG NGX Leme_dlh
Inserir Fixos no FMC do PMDG NGX Leme_tapInserir Fixos no FMC do PMDG NGX Leme_azu
chico.nascimento
chico.nascimento
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 06/02/2012
Mensagens : 132
Reputação : 22
Idade : 44
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Contabilista/Spotting
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Inserir Fixos no FMC do PMDG NGX Empty Re: Inserir Fixos no FMC do PMDG NGX

Mensagem por campospinto Ter 24 Jun 2014, 20:03

luciano-silva escreveu:Olá pessoal,

Depois de vasculhar o fórum e não localizar assunto relacionado, decidi criar este tópico, minha dúvida é sobre como proceder para inserir fixos no FMC do NGX, vou tentar explicar melhor: depois de planejar a rota e inserir no FMC com as devidas cartas SID's e STAR's, acontece que as vezes a final fica muito curta, e dependendo da proa de chegada, o ingresso na curva base fica muito brusco e com uma final curtíssima, então eu gostaria de redesenhar essa chegada, inserindo alguns fixos que não fazem parte da STAR a partir dos fixos existentes, fazendo uma espécie de circuito padrão no aeródromo, ingressando primeiro na perna do vento, em seguida fazer a curva base, e programar uma final com pelo menos 10 nm da cabeceira de aproximação, para ter um pouso mais tranquilo e realizar todos os procedimentos sem muita pressa. Se alguém puder ajudar com algum link de tutorial eu agradeço.

Boa noite Francisco

Eu uso o simulador de uma forma bem básica, talvez eu não entendi direito, você quer inserir fixos no FMC, bem ao meu entender eles deverão existir na base de dados que é utilizada.
Resumindo, não sei se é o seu caso mas o aeroporto de Goianésia não existe em nenhum simulador, bem eu fiz um "rascunho" no ADE, e inseri os dados na base de dados do PMDG. dessa forma quando estou com algum deles em SWGO eu posso alinhar, bem SWGO passou a existir no FMC do NGX, também coloquei um VOR/DME que da mesma maneira pode ser utilizado em PMDG e se não me engano nos Airbus BBS.
Tentei em outras aeronaves e não consegui localizar os dados, fiz na base da consulta, por amostragem.
Eu sempre mantenho uma copia da base original, não tenho que ficar mexendo pois nunca atualizei o AIRAC, é isso mesmo né ?

João Alfredo

_________________
É impossivel agradar Gregos e Troianos
campospinto
campospinto
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 10/11/2011
Mensagens : 684
Reputação : 44
Idade : 66
Simulador preferido : FSX SE X-Plane
Emprego/lazer : Manutenção de micros/pedaladas
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Inserir Fixos no FMC do PMDG NGX Empty Re: Inserir Fixos no FMC do PMDG NGX

Mensagem por luciano-silva Qua 25 Jun 2014, 07:02

Nascimento, obrigado pela ótima explicação.

Tomei a liberdade de exemplificar o meu entendimento na carta IAC da pista que você citou do aerodromo de Marília. Fiquei em dúvida sobre o lance de 30 graus, destaquei na figura em vermelho o que eu entendi seria isso? em azul exemplifiquei o que eu gostaria de fazer em uma aproximação pela cabeceira 03, como eu faria neste caso para inserir os fixos 1 e 2 a partir do último fixo conhecido que seria o último fixo da STAR?

Campospinto o que você chama de ADE?



Inserir Fixos no FMC do PMDG NGX 2gt93x1
luciano-silva
luciano-silva
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 24/05/2013
Mensagens : 733
Reputação : 49
Idade : 42
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Inserir Fixos no FMC do PMDG NGX Empty Re: Inserir Fixos no FMC do PMDG NGX

Mensagem por campospinto Qua 25 Jun 2014, 08:56

Bon dia Luciano

ADE, uma ferramenta para editar, criar aeroportos (Airport Design Editor), pode criar a partir do zero ou editar aeroportos do FS9,FSX,P3D e P3DV2.
Em linguagem simples, podemos desmatar áreas,acertar terreno, criar/editar instrumentos de pista, ou a partir do nada, com as coordenadas em mãos criar um aeroporto inexistente ,enfim muito útil.
Quanto a edição do AIRAC, com as coordenadas dos starts, e dos instrumentos de pista, são inseridos nos arquivos respectivos, dessa forma você pode fazer a inicialização do FMC, voar de/para aquela pista.
SWGO (Goianesia) foi feito assim, bem como JMC (VOR/DME), na telinha um plano maluco, SWGO/SBAN partindo da pista 6, sendo a primeira perna JMC.
ADE é free.

João Alfredo


[img]IMG]https://2img.net/h/oi58.tinypic.com/2qxus91.jpg[/IMG[/img]

_________________
É impossivel agradar Gregos e Troianos
campospinto
campospinto
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 10/11/2011
Mensagens : 684
Reputação : 44
Idade : 66
Simulador preferido : FSX SE X-Plane
Emprego/lazer : Manutenção de micros/pedaladas
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Inserir Fixos no FMC do PMDG NGX Empty Re: Inserir Fixos no FMC do PMDG NGX

Mensagem por chico.nascimento Qua 25 Jun 2014, 09:55

luciano-silva escreveu:Nascimento, obrigado pela ótima explicação.

Tomei a liberdade de exemplificar o meu entendimento na carta IAC da pista que você citou do aerodromo de Marília. Fiquei em dúvida sobre o lance de 30 graus, destaquei na figura em vermelho o que eu entendi seria isso? em azul exemplifiquei o que eu gostaria de fazer em uma aproximação pela cabeceira 03, como eu faria neste caso para inserir os fixos 1 e 2 a partir do último fixo conhecido que seria o último fixo da STAR?

Campospinto o que você chama de ADE?



Inserir Fixos no FMC do PMDG NGX 2gt93x1

Olá, Luciano! O traço em vermelho corresponde exatamente o que eu tentei explicar! Ao fazer o que eu citei no post (MRA030/10) ele irá criar exatamente aquele fixo em vermelho.  Para fazer a sua rota em azul, vamos nomear o "FIXO CONHECIDO" como FICON (uma abreviação tosca de 5 letras rsrsrs). Para seguir a trajetória de FICON para PBD01 (descriminado na sua gravura como FIXO 1), você teria que saber qual a distância e a direção entre FICON e PBD01. no "olhômetro" a sintaxe no FMC seria: FICON210/10. Isto é, o PDB01 estaria a 210 graus de FICON e a 10nm. Para fazer o PBD02 (Fixo 2), você teria que usar mais do que o "olhômetro", pois até onde eu sei, não dá para criar um PBD a partir de outro. No "olhômetro" de novo, PBD02 está mais ou menos a 175 graus de FICON. Então, você colocaria FICON175/11 => Note que a distância é 11nm, pois aparentemente o Fixo 2 está mais longe de FICON do que o Fixo 1. Eu estou usando sua gravura para tentar ilustrar o que está sendo feito. O traço rosa mais grosso seria a rota a ser seguida. O traço rosa fino é o que você vai usar como referência para criar o PBD02

Inserir Fixos no FMC do PMDG NGX Ficon

Não sei se consegui ser claro, mas qualquer dúvida, eu tento sanar

Abração

_________________
Minhas Fotos no Jetphotos.net

Voados:
Inserir Fixos no FMC do PMDG NGX Leme_tamInserir Fixos no FMC do PMDG NGX Leme_gloInserir Fixos no FMC do PMDG NGX Leme_ptnInserir Fixos no FMC do PMDG NGX Leme_ibeInserir Fixos no FMC do PMDG NGX Leme_ptbInserir Fixos no FMC do PMDG NGX Leme_lanInserir Fixos no FMC do PMDG NGX Leme_tibInserir Fixos no FMC do PMDG NGX Leme_dlh
Inserir Fixos no FMC do PMDG NGX Leme_tapInserir Fixos no FMC do PMDG NGX Leme_azu
chico.nascimento
chico.nascimento
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 06/02/2012
Mensagens : 132
Reputação : 22
Idade : 44
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Contabilista/Spotting
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Inserir Fixos no FMC do PMDG NGX Empty Re: Inserir Fixos no FMC do PMDG NGX

Mensagem por luciano-silva Qua 25 Jun 2014, 14:09

João Alfredo, grato pela explicação, é bom saber que existe esta ferramenta, quem sabe assim que sobrar mais tempo me aventuro a aprender a utilizá-la, é bom saber também que podemos contar com pessoas como você disposto a ajudar.

Nascimento,

Ficou mais claro para mim agora, porém ainda me resta uma pequena dúvida, como é feita a orientação dos ângulos no fixo FICON?

Se a Proa de Aproximação for a radial 0 graus do Fixo FICON, para que PBD01 fique na radial 210 de FICON, o fixo PBD02 não deveria estar em uma radial maior que 180 graus? entendo que o traçado está intuitivo, mas estou tentando raciocinar em termos de quadrantes.


Não consegui editar a figura, pois estou no computador do trabalho. Mas se não entendeu, quando chegar em casa faço a edição da figura.

Mais uma vez, obrigado.
luciano-silva
luciano-silva
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 24/05/2013
Mensagens : 733
Reputação : 49
Idade : 42
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Inserir Fixos no FMC do PMDG NGX Empty Re: Inserir Fixos no FMC do PMDG NGX

Mensagem por campospinto Qua 25 Jun 2014, 15:10

Estou invocado com esse negocio, abri a pista de Marilia, do P3DV2, encontrei apenas o MRA (415Khz), existem outros equipamentos que são relacionados a SBML, de cidades próximas, mas o tal de FICON não.
Encontrei um Ficon na base de dados do NGX mas não tem nada com Marília, pelas coordenadas da para notar, como já falei não entendo quase nada dessa parte, mas esse fixo que vc esta tentando acertar, o FICON existe fisicamente o equipamento, ou é uma variável resultante ?
Se for um equipamento físico é fácil, você pode refazer o aeroporto inteiro, e inserir o que bem entender, Goianésia custa ter a cerca do aeroporto, a pista do simulador tem iluminação, e outros balangandãs, o máximo de realismo nela são a altitude e posição/orientação graças ao Google.

João Alfredo



João Alfredo

_________________
É impossivel agradar Gregos e Troianos
campospinto
campospinto
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 10/11/2011
Mensagens : 684
Reputação : 44
Idade : 66
Simulador preferido : FSX SE X-Plane
Emprego/lazer : Manutenção de micros/pedaladas
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Inserir Fixos no FMC do PMDG NGX Empty Re: Inserir Fixos no FMC do PMDG NGX

Mensagem por chico.nascimento Qua 25 Jun 2014, 15:26

luciano-silva escreveu:João Alfredo, grato pela explicação, é bom saber que existe esta ferramenta, quem sabe assim que sobrar mais tempo me aventuro a aprender a utilizá-la, é bom saber também que podemos contar com pessoas como você disposto a ajudar.

Nascimento,

Ficou mais claro para mim agora, porém ainda me resta uma pequena dúvida, como é feita a orientação dos ângulos no fixo FICON?

Se a Proa de Aproximação for a radial 0 graus do Fixo FICON, para que PBD01 fique na radial 210 de FICON, o fixo PBD02 não deveria estar em uma radial maior que 180 graus? entendo que o traçado está intuitivo, mas estou tentando raciocinar em termos de quadrantes.


Não consegui editar a figura, pois estou no computador do trabalho. Mas se não entendeu, quando chegar em casa faço a edição da figura.

Mais uma vez, obrigado.

Luciano, seria como se FICON fosse o centro de uma circunferência. Em ambos PBD, a referência é FICON. Então, PDB01 está a 210 graus de FICON enquanto PBD02 está a 175 graus de FICON.Ao inserir esses PBD no PMDG, ele irá criar a rota plotada em rosa.

campospinto escreveu:Estou invocado com esse negocio, abri a pista de Marilia, do P3DV2, encontrei apenas o MRA (415Khz), existem outros equipamentos  que são relacionados a SBML, de cidades próximas, mas o tal de FICON não.
Encontrei um Ficon na base de dados do NGX mas não tem nada com Marília, pelas coordenadas da para notar, como já falei não entendo quase nada dessa parte, mas esse fixo que vc esta tentando acertar, o FICON existe fisicamente o equipamento, ou é uma variável resultante ?
Se for um equipamento físico é fácil, você pode refazer o aeroporto inteiro, e inserir o que bem entender, Goianésia custa ter a cerca do aeroporto, a pista do simulador tem iluminação, e outros balangandãs, o máximo de realismo nela são a altitude e posição/orientação graças ao Google.

João Alfredo



João Alfredo

Olá, João Alfredo

Eu usei o termo "FICON" que é para abreviar a gravura do amigo Luciano, onde estava "FIxo CONhecido". FICON foi só um exemplo  wink  Como os fixos têm 4 ou 5 letras enquanto estações NDB ou VOR são 2 ou 3 letras, eu usei FICON para ficar parecido com um fixo que já exista em uma terminal, como por exemplo o fixo MARPU, que é o último fixo conhecido na STAR de Guarulhos => http://www.aisweb.aer.mil.br/download/?arquivo=dde99d16-21d6-1032-95e7-72567f175e3a

 thumbsup 



_________________
Minhas Fotos no Jetphotos.net

Voados:
Inserir Fixos no FMC do PMDG NGX Leme_tamInserir Fixos no FMC do PMDG NGX Leme_gloInserir Fixos no FMC do PMDG NGX Leme_ptnInserir Fixos no FMC do PMDG NGX Leme_ibeInserir Fixos no FMC do PMDG NGX Leme_ptbInserir Fixos no FMC do PMDG NGX Leme_lanInserir Fixos no FMC do PMDG NGX Leme_tibInserir Fixos no FMC do PMDG NGX Leme_dlh
Inserir Fixos no FMC do PMDG NGX Leme_tapInserir Fixos no FMC do PMDG NGX Leme_azu
chico.nascimento
chico.nascimento
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 06/02/2012
Mensagens : 132
Reputação : 22
Idade : 44
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Contabilista/Spotting
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Inserir Fixos no FMC do PMDG NGX Empty Re: Inserir Fixos no FMC do PMDG NGX

Mensagem por luciano-silva Qua 25 Jun 2014, 15:40

Pois é justamente aí que está pegando, se FICON é o centro de uma circunferência, PBD01 e PBD02 seriam radiais afastadas a XX nm desse centro  mad talvez meu equivoco seja comparar nosso fixo hipotético FICON a uma estação de VOR ou NDB onde emanam 360 radiais.

Vou tentar um exemplo prático com o NGX hoje ou amanhã, daí eu posto as figuras aqui para ilustrar melhor.
luciano-silva
luciano-silva
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 24/05/2013
Mensagens : 733
Reputação : 49
Idade : 42
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Inserir Fixos no FMC do PMDG NGX Empty Re: Inserir Fixos no FMC do PMDG NGX

Mensagem por chico.nascimento Qua 25 Jun 2014, 17:04

luciano-silva escreveu:Pois é justamente aí que está pegando, se FICON é o centro de uma circunferência, PBD01 e PBD02 seriam radiais afastadas a XX nm desse centro  mad talvez meu equivoco seja comparar nosso fixo hipotético FICON a uma estação de VOR ou NDB onde emanam 360 radiais.

Vou tentar um exemplo prático com o NGX hoje ou amanhã, daí eu posto as figuras aqui para ilustrar melhor.

Mas é exatamente assim que funciona o PBD. Ele pega um fixo e "simula" uma estação VOR/NDB wink Acho que estamos entrando em um acordo rsrsr  thumbsup 

_________________
Minhas Fotos no Jetphotos.net

Voados:
Inserir Fixos no FMC do PMDG NGX Leme_tamInserir Fixos no FMC do PMDG NGX Leme_gloInserir Fixos no FMC do PMDG NGX Leme_ptnInserir Fixos no FMC do PMDG NGX Leme_ibeInserir Fixos no FMC do PMDG NGX Leme_ptbInserir Fixos no FMC do PMDG NGX Leme_lanInserir Fixos no FMC do PMDG NGX Leme_tibInserir Fixos no FMC do PMDG NGX Leme_dlh
Inserir Fixos no FMC do PMDG NGX Leme_tapInserir Fixos no FMC do PMDG NGX Leme_azu
chico.nascimento
chico.nascimento
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 06/02/2012
Mensagens : 132
Reputação : 22
Idade : 44
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Contabilista/Spotting
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Inserir Fixos no FMC do PMDG NGX Empty Re: Inserir Fixos no FMC do PMDG NGX

Mensagem por Paulo Stavis Qua 25 Jun 2014, 18:26

luciano-silva escreveu:Olá pessoal,

Depois de vasculhar o fórum e não localizar assunto relacionado, decidi criar este tópico, minha dúvida é sobre como proceder para inserir fixos no FMC do NGX, vou tentar explicar melhor: depois de planejar a rota e inserir no FMC com as devidas cartas SID's e STAR's, acontece que as vezes a final fica muito curta, e dependendo da proa de chegada, o ingresso na curva base fica muito brusco e com uma final curtíssima, então eu gostaria de redesenhar essa chegada, inserindo alguns fixos que não fazem parte da STAR a partir dos fixos existentes, fazendo uma espécie de circuito padrão no aeródromo, ingressando primeiro na perna do vento, em seguida fazer a curva base, e programar uma final com pelo menos 10 nm da cabeceira de aproximação, para ter um pouso mais tranquilo e realizar todos os procedimentos sem muita pressa. Se alguém puder ajudar com algum link de tutorial eu agradeço.

Luciano, se me permite olhar seu problema de outro ângulo...

Pegando como exemplo esta carta. Se nos aproximarmos pelo setor N do aeroporto, ou seja, pelas radias 320 a 110, aproximadamente, conseguiriamos aproximar direto, ou seja, após o bloqueio já voa a perna de afastamento.
Porém se aproximarmos pelo setor S ou o setor contrário às radiais que citei, não podemos ingressar direto na perna de afastamento pois a curva é muito grande. O que fazer neste caso? Voamos um ajuste à orbita, como se fossemos orbitar porém não orbitamos. Como fazemos isso? Vai depender de cada caso, você pode ver aqui cada caso. Vou citar dois exemplos:

Estamos com proa do VOR e nossa bússola indica proa 340 (ou seja, estamos voando o curso 340 do vor ou radial 160 inbound). Para este caso, devemos usar a entrada paralela. Já se voássemos com proa 130 (curso 130 do vor ou radial 310 inbound) usariamos a entrada deslocada.

Desta forma você tem tempo suficiente para executar o afastamento e a curva base para a final.
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Inserir Fixos no FMC do PMDG NGX Empty Re: Inserir Fixos no FMC do PMDG NGX

Mensagem por luciano-silva Qui 26 Jun 2014, 18:10

Paulo Stavis, fico grato pela sua participação no post, isso enriquece a discução, apesar de minha falta de tempo estou tentando aprofundar na navegação, vou avaliar com mais calma sua sugestão e também o material que sugeriu, tenho certeza que irá acrescentar muito para meu conhecimento.

Nascimento, como falei acima, devido a falta de tempo, só hoje consegui simular a situação no NGX, e finalmente acho que compreendi o que você tentou me transmitir, programei a rota (SBSV - SBPS) não cheguei a executar o voo, pois a finalidade era apenas compreender a programação da rota. Na chegada em Porto Seguro o último fixo da STAR é BIDEV, a cabeceira utilizada é a 10 em um procedimento RNAV, na primeira figura, removi a descontinuidade e o FMC uniu diretamente BIDEV à PS012 (primeiro fixo da IAC), na segunda figura inseri os fixos BID01 e BID02, do jeito que você me explicou e a rota ficou do jeito que eu gostaria, como observado no ND e no FMC da segunda figura.

Conclusão: observei que o inbound de BIDEV é 219° (ver no FMC) e os ângulos para inserção dos demais fixos devem ser contados a partir desse inbound, ou seja BID01 (219°+61°=280°) e da mesma forma BID02 (, me corrija por favor se eu estiver errado. Se meu entendimento estiver correto amigo, só tenho que lhe agradecer pela instrução e pela sua paciência  thumbsup

Inserir Fixos no FMC do PMDG NGX 27y8nye

Inserir Fixos no FMC do PMDG NGX 10iguuq
luciano-silva
luciano-silva
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 24/05/2013
Mensagens : 733
Reputação : 49
Idade : 42
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Inserir Fixos no FMC do PMDG NGX Empty Re: Inserir Fixos no FMC do PMDG NGX

Mensagem por chico.nascimento Sex 27 Jun 2014, 08:30

Olá, Luciano! Era exatamente isso que eu queria passar. Criar um PBD a partir de um fixo conhecido (BIDEV) utilizando a distância e a direção. No meu modo de ver, você fez certinho!

Qualquer coisa que eu puder ajudar, estou a disposição wink

_________________
Minhas Fotos no Jetphotos.net

Voados:
Inserir Fixos no FMC do PMDG NGX Leme_tamInserir Fixos no FMC do PMDG NGX Leme_gloInserir Fixos no FMC do PMDG NGX Leme_ptnInserir Fixos no FMC do PMDG NGX Leme_ibeInserir Fixos no FMC do PMDG NGX Leme_ptbInserir Fixos no FMC do PMDG NGX Leme_lanInserir Fixos no FMC do PMDG NGX Leme_tibInserir Fixos no FMC do PMDG NGX Leme_dlh
Inserir Fixos no FMC do PMDG NGX Leme_tapInserir Fixos no FMC do PMDG NGX Leme_azu
chico.nascimento
chico.nascimento
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 06/02/2012
Mensagens : 132
Reputação : 22
Idade : 44
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Contabilista/Spotting
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Inserir Fixos no FMC do PMDG NGX Empty Re: Inserir Fixos no FMC do PMDG NGX

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos