Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


Ajuda com saída IFR, interpretação de cartas e aerovias! Gse_multipart13851

Ajuda com saída IFR, interpretação de cartas e aerovias!

3 participantes

Ir para baixo

Ajuda com saída IFR, interpretação de cartas e aerovias! Empty Ajuda com saída IFR, interpretação de cartas e aerovias!

Mensagem por andrebremer Seg 22 Jun 2015, 11:31

Autorização pra decolar na pista 35L.
Ajustei a proa com a pista 35º, sintonizei o VOR de congonhas (116.9) e ajustei a radial 133 no DBS conforme carta "sbsp_imbid_1b_rwy_35r_35l_sid_20131212"!
Após alcançar 3400´, ajustei a proa pra 150 e fui ajustando até chegar em 133 e "entrar" na radial.
Me ajudem por favor a "afinar" esses procedimentos e esclarecer algumas dúvidas sobre as cartas ??
Pelo skyvector e pela ENRC L2 da AIS, a aerovia Congonhas x Rio é pela radial 098, então porque a carta de saída de congonhas, manda a gente alinhar na radial 133 e interceptar MOSRA ??
Na carta, não informa quantas milhas de distancia pra interceptar MOSRA, e mesmo que informasse, como é o caso da interceptação PUKRA que fica a 9 milhas, qual instrumento me informa essa distancia no painel do Cessna 172 do x-plane ? Nos tutoriais usando o Cessna 172 do FS o painel é bem diferente e parece ter instrumentos que eu não disponho!

Ajuda com saída IFR, interpretação de cartas e aerovias! Ynwua

andrebremer
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 03/05/2013
Mensagens : 20
Reputação : 0
Idade : 42
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com saída IFR, interpretação de cartas e aerovias! Empty Re: Ajuda com saída IFR, interpretação de cartas e aerovias!

Mensagem por Paulo Stavis Seg 22 Jun 2015, 12:21

O procedimento PUKRA 1B transição Dorlu se dá assim (como eu faria):

Setar o VOR CGO no Nav 2 e STN no Nav 1, curso 348 no nav 2 e curso 133 no nav 1. Decola com proa da pista/radial 348 de CGO até 3.6 DME do mesmo, passando a 3600' ou mais neste fixo (opsit). Curva a direita, proa aprox. 170 e aguarda a radial 133 de STN subindo para 6000' e IAS máxima de 210kt. Ao atingir 27.9 DME de STN, QDR 094 de DAD, radial 215 de BCO ou QDR 215 de IB estaremos em Mosra.
Iremos agora voar o QDR 094 de DAD limitados ao FL140 até a radial 184 de BCO ou QDR 184 de IB. Chegaremos em Imbid quando obtivermos o QDR 035 de SAT e em Pukra quando obtivermos a radial 138 de BCO ou QDR 138 de IB.
Prosseguimos na QDR 094 de DAD ainda, até o QDR 075 de SAT ou o QDR 017 de TBE, momento que estaremos em Dorlu.

Daqui sim você intercepta a radial 098 de CGO, na verdade ao chegar em Dorlu já estará nesta radial. Fico devendo as informações precisas sobre painel mas que me lembre é o DME, fica na pilha de rádios.
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com saída IFR, interpretação de cartas e aerovias! Empty Re: Ajuda com saída IFR, interpretação de cartas e aerovias!

Mensagem por andrebremer Qua 24 Jun 2015, 11:58

Paulo Stavis,
Muito obrigado pela ajuda, você colocou procedimentos que eu não conhecia mas fui atrás das informações, estou bem mais familiarizado com os instrumentos, claro que ainda não domino nem 1%, mas um dia chego lá, rs!
Também estou conseguindo controlar melhor a aeronave, mas sem a medição do DME fica complicado acertar o momento de realizar a curva pra interceptar a radial 133 de STN!
Você tem razão em relação ao DME ficar na pilha de rádios, mas no Cessna 172 do X-plane 10 não tem mesmo, li que geralmente quando se instala o GPS, se retira o DME, vou buscar informações sobre uso do GPS, não quero usar outra aeronave, minha satisfação é voar no Cessna com os instrumentos padrão, vou tenta usar o gps somente pra medir o DME!!
Ninguém no fórum anda mais de "fusquinha" ???? kkk

andrebremer
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 03/05/2013
Mensagens : 20
Reputação : 0
Idade : 42
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com saída IFR, interpretação de cartas e aerovias! Empty Re: Ajuda com saída IFR, interpretação de cartas e aerovias!

Mensagem por Paulo Stavis Qua 24 Jun 2015, 13:50

andrebremer escreveu:Paulo Stavis,
Muito obrigado pela ajuda, você colocou procedimentos que eu não conhecia mas fui atrás das informações, estou bem mais familiarizado com os instrumentos, claro que ainda não domino nem 1%, mas um dia chego lá, rs!
Também estou conseguindo controlar melhor a aeronave, mas sem a medição do DME fica complicado acertar o momento de realizar a curva pra interceptar a radial 133 de STN!
Você tem razão em relação ao DME ficar na pilha de rádios, mas no Cessna 172 do X-plane 10 não tem mesmo, li que geralmente quando se instala o GPS, se retira o DME, vou buscar informações sobre uso do GPS, não quero usar outra aeronave, minha satisfação é voar no Cessna com os instrumentos padrão, vou tenta usar o gps somente pra medir o DME!!
Ninguém no fórum anda mais de "fusquinha" ???? kkk

Note que OPSIT na verdade também é definido pela radial 348 de CGO e a 133 de STN então não há necessidade de DME nesta parte também.
Verifiquei o C172 default do Xplane e o DME só se consegue colocando os VOR no GPS como direct to e verificando as distâncias.
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com saída IFR, interpretação de cartas e aerovias! Empty Re: Ajuda com saída IFR, interpretação de cartas e aerovias!

Mensagem por andrebremer Qua 24 Jun 2015, 17:13

Perfeito Paulo,
Posso só pedir mais um favor de corrigir minha "prova" ??? reverencia
Não consegui entender a sugestão da pro em 170º se vou pegar a radial 133, pode ver na imagem que estou passando direto, será porque fiz a curva "na mão" e inclinei demasiado ??
Decolei com vento errado mesmo só para teste, dificultou bastante também a estabilidade e manter a proa!
Mas aos trancos e barrancos e muitos zig-zagues depois consegui interceptar a STN133!! happy

Ajustei o NAV2 pra BCO com DBS215 e HDG com proa 133!
Estou em MOSRA ???? confused
Basta fazer curva a esquerda pra alinhar com QDR094 e seguir pra cidade maravilhosa ????

Ajuda com saída IFR, interpretação de cartas e aerovias! 2a95poh

andrebremer
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 03/05/2013
Mensagens : 20
Reputação : 0
Idade : 42
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com saída IFR, interpretação de cartas e aerovias! Empty Re: Ajuda com saída IFR, interpretação de cartas e aerovias!

Mensagem por Paulo Stavis Qua 24 Jun 2015, 18:01

andrebremer escreveu:Perfeito Paulo,
Posso só pedir mais um favor de corrigir minha "prova" ??? reverencia
Não consegui entender a sugestão da pro em 170º se vou pegar a radial 133, pode ver na imagem que estou passando direto, será porque fiz a curva "na mão" e inclinei demasiado ??
Decolei com vento errado mesmo só para teste, dificultou bastante também a estabilidade e manter a proa!
Mas aos trancos e barrancos e muitos zig-zagues depois consegui interceptar a STN133!! happy

Ajustei o NAV2 pra BCO com DBS215 e HDG com proa 133!
Estou em MOSRA ???? confused
Basta fazer curva a esquerda pra alinhar com QDR094 e seguir pra cidade maravilhosa ????

Está praticamente perfeito. Basta cuidar um pouco mais na hora de interceptar a 133 de STN pois você varou, pegou proa pra interceptar, varou novamente e demorou pra corrigir. Como você está próximo ao VOR as radiais passam mais rapidamente portanto logo que o CDI estiver "alive", ou seja, se movimentando é bom já ir curvando para a proa 133 e interceptar a 133 de STN.

Quanto a MOSRA, sim você está em MOSRA. Daqui é proa 094, intercepta e mantém o QDR 094 de DAD até o QDR 075 de SAT ou o QDR 017 de TBE (posição DORLU). De DORLU, ai sim, proa 098, intercepta a radial 098 de CGO e voa até o RJ.

Excelente seu avanço, parabéns!
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com saída IFR, interpretação de cartas e aerovias! Empty Re: Ajuda com saída IFR, interpretação de cartas e aerovias!

Mensagem por Brentano Qui 25 Jun 2015, 10:32

Muito legal ver a sua disposição para aprender a voar IFR no simulador. Ou seja, um avião adequado, instrumentos básicos ajustados e a interpretação correta da carta. Se tem algo que a simulação de vôo ajuda 200% é no treinamento IFR.
Parabéns mesmo, para alguém que parece estar começando a se aventurar, tu mandou muito bem.

Brentano
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 28/10/2010
Mensagens : 1624
Reputação : 168
Idade : 44
Emprego/lazer : Cervejeiro - (Papai-Noel em dezembro)
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com saída IFR, interpretação de cartas e aerovias! Empty Re: Ajuda com saída IFR, interpretação de cartas e aerovias!

Mensagem por andrebremer Dom 28 Jun 2015, 10:39

Valeu Paulo, suas dicas foram verdadeiras aulas, o "treinamento" continua!

Brentano, um elogio vindo de um piloto experiente como você é realmente muito gratificante, sempre tive o sonho de ser piloto real mas nunca "corri" atrás pelas barreiras, principalmente financeira, agora, depois de velho que resolvi matar essa vontade, e vou confessar, é um vício muito gostoso!!! heheh

abs,

andrebremer
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 03/05/2013
Mensagens : 20
Reputação : 0
Idade : 42
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com saída IFR, interpretação de cartas e aerovias! Empty Re: Ajuda com saída IFR, interpretação de cartas e aerovias!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos