Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


[Brasil] Mergulhadores localizam a 11 metros de profundidade aeronave que caiu na Barra Gse_multipart13851

[Brasil] Mergulhadores localizam a 11 metros de profundidade aeronave que caiu na Barra

Ir para baixo

[Brasil] Mergulhadores localizam a 11 metros de profundidade aeronave que caiu na Barra Empty [Brasil] Mergulhadores localizam a 11 metros de profundidade aeronave que caiu na Barra

Mensagem por Amilckar Seg 02 Nov 2015, 15:34

Mergulhadores localizam a 11 metros de profundidade aeronave que caiu na Barra

Técnicos da Aeronáutica farão a perícia e avaliarão como a aeronave será retirada do fundo do mar, mas mergulhadores adiantaram que vão usar um saco elevatório


[th][Brasil] Mergulhadores localizam a 11 metros de profundidade aeronave que caiu na Barra RTEmagicC_fundomar01.jpg[/th]
Foto: Robson Oliveira/Submerso Esportes Aquáticos

Os profissionais da escola de mergulho Submerso Esportes Aquáticos localizaram na tarde deste domingo (1º), no fundo do mar na Barra, em Salvador, a aeronave PR-ZVX, modelo Slick 540. O avião está em cima de um coral, a cerca de 11 metros de profundidade, entre o antigo Barravento e o Cristo. A aeronave caiu na tarde deste sábado (31) durante uma série de apresentações da Esquadrilha Textor Air Show. O piloto André Textor, 30 anos, chegou a ser socorrido, mas o forte impacto da aeronave, que pesa 795 kg, na água, causou a morte do profissional.

Os mergulhadores fizeram a imersão acompanhados por equipes do Corpo de Bombeiros e da Capitania dos Portos. "Procuramos pelo avião a manhã inteira. Saímos 7h e voltamos por volta de 12h, com as imagens. Talvez a gente faça mais um mergulho amanhã e, na terça-feira seja feita retirada, juntamente com o corpo de bombeiros e a capitania dos portos", explicou Robson Oliveira, sócio da Submerso.

[Brasil] Mergulhadores localizam a 11 metros de profundidade aeronave que caiu na Barra D88f7c3ad5

Ainda de acordo com Oliveira, os destroços estão próximos ao local da queda. "Ele está virado de cabeça para baixo com as rodas pra cima e partiu no meio. A parte da frente está encaixada no fundo e tem dois cabos de aço segurando ele. Tá a uns 3 quilômetros da costa, pois a estrutura é muito pesada para a maré arrastar", contou.

Os mergulhadores contaram que vão fazer a elevação da estrutura da aeronave usando uma técnica chamada liftbag ou saco elevatório. "Você coloca um saco plástico e adiciona ar de acordo com o peso. Isso acaba suspendendo a estrutura", disse.

[Brasil] Mergulhadores localizam a 11 metros de profundidade aeronave que caiu na Barra B761a50c5e

Técnicos da Aeronáutica, vindos do Rio de Janeiro, farão a perícia e avaliarão como a aeronave será retirada do fundo do mar. Destroços do avião que se soltaram após o impacto contra o mar foram levados pela correnteza e recuperadas pela Marinha próximos à região do Yacht Clube da Bahia, na Ladeira da Barra.

[Brasil] Mergulhadores localizam a 11 metros de profundidade aeronave que caiu na Barra 5b64574e9f

A Aeronáutica iniciou investigação para apurar o que causou o acidente. Ao CORREIO, um especialista em aviação, que preferiu não se identificar, comentou o acidente. “É muito precipitado para afirmar o que aconteceu, mas pelo que vi no vídeo, é nítido que houve algum tipo de explosão, quando o piloto acabou de sair da manobra”.

[Brasil] Mergulhadores localizam a 11 metros de profundidade aeronave que caiu na Barra 4af7b9e1ec

Pai lamenta morte de piloto

O pai do piloto disse que o filho era apaixonado por aviação. Ele contou que André, que já tinha uma filha de 2 anos, seria pai novamente. “Era um grande herói. Ver um filho teu morrer assim é muito forte a dor. A família inteira está muito triste”, lamentou o também piloto Ruy Alberto Textor, ao G1 Goiás. O corpo do piloto será velado e sepultado em Rio Verde, onde a família mora. O corpo deixa a capital neste domingo (1) e deve chegar à cidade no final da tarde.

[Brasil] Mergulhadores localizam a 11 metros de profundidade aeronave que caiu na Barra Dbe8bf7b12

O acidente aconteceu por volta das 15h50 de ontem. André se apresentava ao lado do pai Ruy Alberto Textor e do irmão, Tiago Textor.

[Brasil] Mergulhadores localizam a 11 metros de profundidade aeronave que caiu na Barra 2b24ecb63b

Segundo testemunhas - eram muitas, pois a praia estava lotada -, o resgate demorou cerca de 40 minutos. “Primeiro, se aproximou um rapaz de jet ski, mas sem nenhum aparato. As equipes de resgate demoraram a agir. É um absurdo, pois nesse tipo de evento é preciso ter gente a postos”, disse o funcionário público Gabriel Matos, 30.  

[Brasil] Mergulhadores localizam a 11 metros de profundidade aeronave que caiu na Barra Fbc7532e90

Duas equipes do Grupamento Aéreo (Graer), da PM, duas do Samu, uma do Salvar e outra do Corpo de Bombeiros participaram do resgate e negaram demora. “Assim que percebemos o acidente, articulamos nossas equipes e viemos socorrê-lo”, contou um bombeiro. A PM também foi acionada para ajudar a afastar os curiosos, que chegaram a rezar durante as tentativas de reanimar o piloto.

[Brasil] Mergulhadores localizam a 11 metros de profundidade aeronave que caiu na Barra 40096f6e5c

Fonte: Correio 24 horas

_________________
Carlos Amilckar
[Brasil] Mergulhadores localizam a 11 metros de profundidade aeronave que caiu na Barra Amilckar%252FVV125
Amilckar
Amilckar
Colaborador - Notícias de aviação
Colaborador - Notícias de aviação

Masculino
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 11036
Reputação : 512
Idade : 58
Simulador preferido : P3D V3
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos