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Ajuda com várias dúvidas de iniciante

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Mensagem por Zeitgeist Sex 22 Jan 2016, 13:39

Olá, sou novo aqui e comecei no FSX no ano passado mais para diversão. Sempre quis ser piloto, desde pequeno mas por diversas situações, acabou não acontecendo. No entanto, quero começar a mover para algo mais realista, mesmo não tendo tanto tempo para me devotar à simulação. Então me surgiram diversas dúvidas e gostaria de ver se podem me ajudar Smile

Agradeço de antemão.

1. Estou tentando pegar as manhas do e195. Adoro os aviões da Embraer e gostaria muito de aprender a pilotar bem esse avião. Mas estou com sérias dificuldades na decolagens de alguns aeroportos e o no pouso, também.
  1.a. Congonhas. Não importa o que faço não consigo decolar de SBSP. Qualquer direção. Ligando ou não o FSPassengers, com mais ou menos combustível, Flaps 2, 3 ou 4, sempre o avião só permite a rotação assim que ultrapassa o final da pista. O que estou fazendo de errado?
  1.b. Se não consigo decolar de Congonhas, de outros aeroportos com rwy do mesmo tamanho ou menor, é ainda pior.

2. Aqui uma dúvida conceitual de newbie. Como é o procedimento em um vôo comercial real para se criar o Flightplan e inserir tudo no FMS? Quero dizer, imagino que antes da decolagem já se planeje em qual RWY se pousará no destino e qual STAR será usada, certo? Mas num vôo de umas 2 ou 3 horas, o tempo pode mudar o que poderia fazer com que a RWY mudasse també a programação toda mudasse, certo?
Nesse caso qual o procedimento? No meio do vôo muda-se tudo? Aguarda-se o ATC passar instruções? Como funciona?
Pergunto porque se usamos o ATC do FSX, além dele ficar te pulando de galho em galho, ele também não respeita necessariamente o Flightplan.
  2.a. Tem algum ATC automático para o FSX que siga o plano de vôo pensado?
  2.b. E no caso de não haver addons para tentar fazer a coisa ficar mais próxima do real. Como podemos simular isso no FSX? (Se é que podemos)
2.c. Já vi que tem o VATSIM e o IVAO, mas tenho receio em entrar nessas redes por que ainda estou começando e acho que vou errar bastante e também porque tenho duas filhas pequenas então não é fácil eu conseguir fazer um vôo completo sem precisar dar uma pausa de vez em quando ou até salvar o vôo Sad Talvez mais para frente, quando eu tiver mais tempo disponível.

3. Aeroportos brasileiros. Eu comecei brincando mais com a Lufthansa em aeroportos europeus, então a maioria são grandes. Mas os nacionais não são, sabemos que falta uma estrutura em geral. Estou usando os aeroportos default do FSX para o Brasil. Dúvidas:
  3.a. Tem algum lugar que consiga aeroportos gratuitos (não quero piratas, penso em gratuitos mesmo) para o FSX?
  3.b. Os aeroportos das capitais possuem em geral apenas uma RWY com ILS?
      3.b.1. É normal se planejar vôo IFR para esses aeroportos e o pouso ser rotineiramente visual? Porque se sigo o ATC do FSX, basicamente todos os aeroportos vou acabar pousando Visual.
  3.c. Eu estou usando o SKAi traffic, mas ele é bem antigo para tráfego no Brasil. Tem algo mais atual? Eu vi alguns tópicos sobre AI mas são mais antigos e fiquei em dúvida se estão completos.

Acho que é isso Smile
Obrigado por qualquer ajuda.

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Mensagem por Edenio Rodrigues Sex 22 Jan 2016, 17:04

Olá Zeitgeist boa tarde, bem vindo seja amigo thumbsup

Também sou apaixonado pelos Embraer's. Yesyes
Para tornar possível a decolagem é indispensável fazer a "trimagem".
Mesmo com a velocidade correta, somente puxar o manche não é suficiente para uma boa decolagem.

As demais duvidas e correções, ficarão a cargo dos amigos do forum. Smile ,  abraços

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Mensagem por danielmubarac Sex 22 Jan 2016, 17:24

Primeiramente Welcome ao fórum do Voo Virtual. Meu nome é Daniel Mubárac e sou um dos desenvolvedores de cenários aqui, assim como Zanolli, Alexandre, Leber, Leriston, Camilo, Paulo Ricardo e muitos outros. Pra nós é um prazer voar no simulador, algo que é difícil de explicar pois não encaramos como uma "brincadeira" e sim como uma real simulação. Vou tentar responder algumas das suas perguntas baseado na minha experiência. Peço aos colegas do VV que me corrijam qualquer coisa, beleza.
Cara, antes de mais nada, se você ainda não tem o domínio dos instrumentos dos painéis de um avião, sugiro aprender no próprio Learning Center do FSX tem coisa bem legal, assim com um livro que me ajudou muito, o "aprendendo a voar no simulador" do Bianch. É um livro excelente com vários exemplos para treinamento. Mas vamos lá
1. Não sou familiar com o E195 mas fazendo uma pesquisa rápida, ví que ele demanda uma pista mínima pra decolagem de 1,64km (me corrijam se estiver errado), sendo que somente a pista 17R/35L de congonhas tem 1,64km utilizáveis. A outra é menor não sendo possível decolar nela. Cada avião possui um procedimento para decolagem em pista curta, sugiro você procurar pelo do E195.

2. Ja voei em algumas companhias virtual e o plano de vôo não possui uma SID ou STAR justamente por causa das condições meteorológicas, pistas ocupadas, etc. O controlador de vôo vai informar pra você quando fizer contato. mas você tem uma idéia de qual carta usar dependendo da pista. Para cartas do brasil todo, o site AISWEB ajuda muito. O ATC do FSX não vai fazer isso que você quer, ele é bem básico. Pra você simular isso no FSX, não vair ter muita escolha, a não ser comprar um headset e voar no IVAO ou VATSIM. No começo dá medo mesmo, da gente errar e brigarem com a gente, mas cara, é tranquilo demais. O pessoal é muito bacana, e eles sacam quando você é ainda inexperiente (no meu caso, esqueci de ligar o transponder quando entrei na pista kkkk) tava tão nervoso. Tem uns vídeos na internet do passo a passo de como se comportar em uma dessas redes, e cada uma delas possui vários manuais bem bacanas que te ajudarão bastante. O negócio é mesmo você ir atrás e ler e aprender. Não tem um caminho fácil nesse quesito. Tenta fazer voos curtos, sei como é quando se tem filhos pequenos, eu também tenho um rapazinho de 2 anos que não larga do papai aqui, e adora bagunçar meu manche quando estou na final hehehehe.

3. Aeródromos brasileiros você consegue alguns aqui mesmo no Voo Virtual. Tem sempre alguém desenvolvendo algo bacana, aeroclubes, aeroportos grandes, heliportos, etc. Uma sugestão pessoal, e não é propaganda, mas valhe a pena mesmo, é você adquirir os cenários do Paulo Ricardo. São pay, entra em contato com ele que ele te passa o valor. Eu comprei de pouquinho com ele, e não me arrependo, são fantásticos. Procura no youtube os cenários dele. Procura também aqui no voo virtual os cenários desses cenarístas que te passei o nome aí acima, destaque para o mestre sayajin Zanolli aplauso . Alguns aeródromos como o de brasília por exemplo, tem mais de uma ILS, você vê isso consultando as cartas do aisweb, beleza! Me parece que ainda não tinha pista certificada para ILS cat II aqui no brasil, que é inteiramente pouso por instrumentos (me corrijam aí amigos). De fato, mesmo um voo IFR, você sempre acaba pousando no manual. Sobre AI, não sei te dizer, já que não uso nenhum pois ainda prefiro voar na rede, é bem mais divertido. Tenta fazer assim, faz teu cadastro em uma rede desssas, eu uso a IVAO, depois entra no simulador em um aeródromo brasileiro movimentado que tenha ATC disponível (nem todos tem pois é preciso um controlador "humano"), posiciona teu avião, pode ser um pequeno mesmo, um cessna 152 por exemplo, eum um pátio pra aviões pequenos e ouve o pessoal falando com o controlador pra você ter uma idéia beleza!

Espero ter te ajudado e qualquer coisa estamos aí ok. Fazendo propaganda agora hehehe, se algum dia você se interessar por desenvolver cenários, eu tenho uma série de vídeos explicando como fazer aqui mesmo no voo virtual, na seção de desenvolvimento ok"

Grande abraço

Daniel

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Bons vôos! thumbsup
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Mensagem por Zeitgeist Sex 22 Jan 2016, 22:19

Olá pessoal, obrigado pela ajuda, Daniel e Inventor.
Realmente vou vencer o receio e tentar uma das redes virtuais.

Eu não tinha ideia da questão da trimagem nesse sentido da decolagem. Achei bem estranho ver em vários vídeos e ao vivo (trabalho super perto de Congonhas, então vejo várias decolagens de E195 lá) que eles conseguem decolar bem antes da pista estar chegando ao final.

Daniel, imagino então que na vida real, como os pilotos já sabem das condições para decolagem, no plano de vôo deles já deva entrar a SID correta, não precisando esperar pelo controlador para isso, até porque já sabem a duração do vôo, certo?
Apenas o plano faz um traçado direto até o aeroporto destino e na chegada os controladores atualizam as possibilidades de pouso, isso?

Entendi sobre o pouso no manual em vôo IFR, mas é normal em nossos aeroportos toda a aproximação ser feita em VFR? Pergunto porque usando o ATC padrão do FSX parece que é meio básico cairmos nessa situação.

Obrigado de novo pela ajuda e pelas boas vindas Smile Espero trocar muitas ideias com vocês.

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Mensagem por eduardoamll Sáb 23 Jan 2016, 18:04

O E-Jets V2 da Feelthere vieram com o FDE bem irreal. O usuário Paulo Palmeira há uns anos desenvolveu umas correções que deixaram mais próximos do comportamento real da aeronave.
https://www.voovirtual.com/t6859-melhorias-e-jet-e-erj-feelthere#44026

Para o E195, normalmente pra pista curta tente colocar o TRIM por volta de 4, flaps 4 e se preciso abaixe um pouco a quantidade de combustível.

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Mensagem por Zeitgeist Sex 29 Jan 2016, 17:51

eduardoamll escreveu:O E-Jets V2 da Feelthere vieram com o FDE bem irreal. O usuário Paulo Palmeira há uns anos desenvolveu umas correções que deixaram mais próximos do comportamento real da aeronave.
https://www.voovirtual.com/t6859-melhorias-e-jet-e-erj-feelthere#44026

Para o E195, normalmente pra pista curta tente colocar o TRIM por volta de 4, flaps 4 e se preciso abaixe um pouco a quantidade de combustível.

Olá Eduardo, obrigado pela ajuda. Por algum motivo perdi o aviso desta sua resposta em meu email. Mas realmente o trimming funcionou. Outra coisa é que estava usando o FSPassengers com um template padrão que não é o do E195 e percebi que o centro de gravidade estava movido um pouco para frente demais. Acertei o peso para carregar um pouco mais na traseira e isso ajudou também.

Obrigado!

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Mensagem por Cmte. Pena Sáb 30 Jan 2016, 11:19

Zeitgeist, seja muito Welcome !

Só como dica... quando estiver conectado no ATC é só ouvir qual a pista e a saída que o Controle está autorizando para as outras aeronaves, blz?

Outra coisa: busque informação, meu caro! Se nos entregamos à preguiça de não ler ou assistir algum vídeo, acabamos desanimando com o hobby. Isso acontece com todo mundo. Há dias em que a vontade de voar logo supera a necessidade de ler e estudar um pouco.

Não se apegue ao ATC do FSX; só vai complicar sua vida.

Quando o ATC autoriza seu pushback já será informada a pista e a SID. Normalmente já se decola com a STAR plotada no FMS/FMC, mas como você sabe, as condições podem mudar. Neste caso, o comandante pode solicitar instruções ao ATC do local do pouso ou até mesmo à própria companhia, que em terra tem estas informações. Em último caso (de alguma dificuldade em plotar a chegada, por exemplo), você pode solicitar vetoração ao ATC que ele te guia até o ponto onde iniciará seu pouso (veja a carta de pouso da pista em uso).

Vá em frente e não desanime!

Qualquer coisa, estamos aqui.

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Mensagem por Zeitgeist Seg 01 Fev 2016, 00:21

Olá Cmte. Muito obrigado pelas boas vindas!
Acredito que sou seu xará, pois me chamo Décio Penna Smile

Tenho entrado como observador na Vatsim para ouvir como a coisa rola, mas infelizmente não tenho pego muitos controladores online, nos horários que consigo conectar.

E concordo com o que falou, estou procurando bastante informação e aprendendo bastante. Estou fazendo as aulas VFR da Gold e olha só. Quando mais "jogamos" o FS do que simulamos a realidade é fácil querermos avançar rápido para aviões maiores, e me apaixonei pelos ERJ da Embraer e agora pelo E195.
Mas agora que estou entendendo mais como a coisa funciona, estou retomando o gosto e o prazer de voar GA em VFR. Fiz meus primeiros dois vôos este fim de semana, inteiramente visuais e o último, já mais estruturado, com planejamento. Acabei errando na dentro do corredor, achando que estava bloqueando o portão de Itaiatuba, quando na verdade já estava chegando em Sorocaba. Mas está sendo bem legal e é isso que eu queria mesmo, me aproximar o máximo possível do real, já que não tenho condições ainda de fazer um curso de pilotagem.

O maior problema tem sido o tempo mesmo, pois agora que vejo como é complexo o planejamento e isso toma tempo, já aconteceu de terminar tudo mas não poder voar naquele momento, e quando voltei as condições tinham mudado hehehehe. Mas faz parte.

De novo obrigado pelas boas vindas e ajuda. Espero ver todos vocês bastante pelos céus.

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Mensagem por Cmte. Pena Seg 01 Fev 2016, 07:41

Zeitgeist escreveu:Olá Cmte. Muito obrigado pelas boas vindas!
Acredito que sou seu xará, pois me chamo Décio Penna Smile

Opaaaa! Pelo visto temos algum parentesco. Depois trocamos msg privada sobre isso. thumbsup

Zeitgeist escreveu:Tenho entrado como observador na Vatsim para ouvir como a coisa rola, mas infelizmente não tenho pego muitos controladores online, nos horários que consigo conectar.

Olha, não é puxando a sardinha não, mas tem outra rede em que vejo mais controladores nos fins de semana...

Zeitgeist escreveu:E concordo com o que falou, estou procurando bastante informação e aprendendo bastante.

Beleza! É isso mesmo: estudo e prática.

Pra quem aviação na veia, como é o meu caso, sempre quer mais realidade e desafio. Por isso, a gente só vai se apaixonando cada vez mais à medida em que se aprende mais. Mas fique tranquilo! Você em breve vai estar comandando os grandes pássaros. wink

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Mensagem por JSA Qui 04 Fev 2016, 01:53

Olá pessoal,muito bom ver os experientes ajudando com conselhos e dicas extremamente úteis para nós iniciantes... reverencia
Espero poder tambem aprender muito nas leituras das duvidas.
Bons voos.

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Mensagem por André Bezerra Qui 04 Fev 2016, 11:28

Amigos, é legal ver a galera iniciante interessada em aprender, independente da idade ou da ocupação na vida real. Isso é muito bacana.

Realmente, o ideal pra entender como as coisas funcionam na aviação é começar com aviões pequenos, aprender o básico e ir avançando de acordo com o que você está aprendendo. Mas se o intuito é se divertir, não vou dar uma de chato que nem a galera que diz "nem sabe fazer um circuito de tráfego padrão e quer mexer em FMS". Cada um faz o que quiser com seu simulador thumbsup .

A galera já deu ótimas respostas pra suas dúvidas, vou apenas acrescentar um pouquinho mais na sua bagagem de conhecimento aeronáutico/simuleteiro.

1 - Em relação ao desempenho na decolagem, há limites de peso para cada configuração de comprimento de pista, temperatura, pressão atmosférica e elevação da pista. Nesse cômputo entram outros fatores como condição da pista (molhada ou seca), decolagem com ou sem eng bleed, temperatura assumida, etc. Se você conseguir acesso às tabelas de performance dos E-Jets vai descobrir umas coisas bem legais. Então, pra decolar de SBSP, além de usar a correta configuração de flapes e compensador (trim), tem que ver se não está acima do peso.

Apenas corrigindo um detalhe do que o Daniel falou: A 17L/35R de SBSP tem 1345m de TODA (Take Off Distance Available), ou seja, maior que a do Santos Dumont, ou seja, decola sim!  yes . Inclusive, vez ou outra a principal fecha pra desemborrachamento e a pista em uso é a pequena, meu caro.

2 - Na aviação comercial não é o piloto que envia o plano de voo, por uma questão de praticidade e tempo. É o Despachante Operacional de Voo (DOV), baseado em RPL (plano de voo repetitivo). O piloto recebe os dados do voo no Cockpit durante o embarque e insere a rota no computador. Além disso, a SID e a STAR não constam no plano de voo (na teoria, nem fazem parte da rota).

Não existe "a SID correta". Quem vai te "pagar" a SID é o controle quando autorizar o seu plano de voo. Geralmente, tem uma SID que vai te deixar exatamente na aerovia que você pretende usar, mas o controle tem autonomia de alterá-la de acordo com as necessidades de separação de tráfego aéreo. Além disso, pode ser que ele te mande decolar e a partir de tal altitude voar direto pra um fixo ou auxílio (sem cumprir uma SID). O mesmo acontece com a STAR. Você pode ter uma ideia de qual vai usar, mas só dá pra saber o que vai acontecer quando você entrar na terminal. Eu expliquei isso pra um companheiro neste tópico. Dá uma olhada lá.

O ATC do FSX é completamente longe do que acontece na realidade. Fuja dele. Voe nas redes online, sem medo. É lá que se aprende. E você vai errar, sim. Não se preocupe, vai ter bastante gente lá pra te ajudar.

3 - A maioria dos grandes aeroportos tem mais de um ILS. SBBR e SBGR tem nas 4 cabeceiras, SBGL tem em 3, SBSV tem nas 2. E por aí vai. O que acontece é que com o advento dos procedimentos RNAV/GNSS e RNP a tendência é que não sejam mais instalados ILS nos aeródromos. Inclusive, tem aeródromos que só possuem um NDB como rádio-auxílio. Às vezes, só tem 1 procedimento rádio , mas tem procedimento GNSS pra as duas cabeceiras (Montes Claros, por exemplo).

O ATC do FSX não simula direito o que é IFR e o que é VFR. O que diferencia o voo por instrumentos do visual não é "voar na mão" ou no AP. Tem a ver com quais regras de voo você está seguindo (separação, níveis, rotas, classe de espaço aéreo, serviço de tráfego). Você pode voar IFR sem piloto automático (salvo algumas exceções, como ILS CAT 3) e VFR com piloto automático.

Mantenha a curiosidade e a vontade de aprender. Aqui no fórum tem muito material legal pra se aprofundar.

Qualquer dúvida, manda aí.

Abraços

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Mensagem por Zeitgeist Sex 05 Fev 2016, 11:33

Ola André, poxa muito legal a ajuda de vocês. É muito bom ser bem recebido assim num fórum e ver que o pessoal é tao acolhedor e disposto assim a ajudar.

Muito legal as informações que passou, ajudou bastante.

Sim acho que a questão do peso foi um fator mesmo. Vou ter mais atenção com isso.

Então, eu trabalho RM um prédio com visão direta para Congonhas e sempre via os ejets da azul decolando bem, bem antes do final da pista, o que achei estranho, e também vi videos de decolagem do santos Dumont e eles não chegam ate o final. Por isso achei que devia estar fazendo algo muito errado.

Sobre os planos de voo, não sabia que eram assim. Era isso mesmo que me deixava em dúvida. Isso explica porque os planos de vôo computados levam sids e stars em consideração mas apenas como menção, sem especificar qual.
Legal. Tenho pego nos últimos dias alguns vôos na vatsim em que o pessoal recebe AIDS e transições diferentes, saindo do mesmo aeroporto, o que me fez pensar que nao era o piloto mesmo a especificar isso.

O que são esses novos procedimentos e como funcionam? Ontem ouvi controladores pedindo rnav para os pilotos e depois vi seu post e vi que é algo diferente do pouso por iOS não?

De novo muito obrigado pelos comentários e pela ajuda.

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Mensagem por rupple Sex 05 Fev 2016, 16:38

Boa tarde...eita que esse post aqui tem informação shocked  to aqui só acompanhando e aprendendo, bacana mesmo, a galera da aula parabéns...
um dia também perco o medo de voar online

Aproveitando o Topico gostaria apenas de tirar uma duvida nesse exemplo abaixo
EX: Farei um voo de SBPV - SBRB, como faço voo offline vou no site AIS e pego a carta de saida do aeroporto (SBPV), digamos que decolo da pista RWY 19 pego a SID(carta) RNAV MUPEG 1A RWY 19 voo ate PV393 ai Direita 270 ate OSATU

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depois UW10 ate BIGOD??
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To certo ou não entendi direito??

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Mensagem por Cmte. Pena Sex 05 Fev 2016, 18:13

rupple escreveu:depois UW10 ate BIGOD??

Sim, rupple, tá certo.

A partir daí, creio, é que devem iniciar as cartas de chegada/pouso, uma vez que de BIGOD até o aeroporto são 43 milhas. Digo isto porque não conheço os procedimentos do aeródromo, ok?

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Mensagem por rupple Sex 05 Fev 2016, 18:52

Cmte. Pena escreveu:
rupple escreveu:depois UW10 ate BIGOD??

Sim, rupple, tá certo.

A partir daí, creio, é que devem iniciar as cartas de chegada/pouso, uma vez que de BIGOD até o aeroporto são 43 milhas. Digo isto porque não conheço os procedimentos do aeródromo, ok?

Obrigado por responder Cmte. Pena, pelo que vi no site da AIS não tem a carta de chegada do aeroporto SBRB, somente IAC (ILS, RNAV (GNSS), VOR) digamos que chegando em BIGOD seto no FMC as opções de IAC adequadas para o voo...

A aviação é tão bacana que quanto mais difícil e mais estudos, mas que a gente quer aprender e botar em pratica...obrigado ao voo virtual e as pessoas que não medem esforços para explicar e ajudar a gente... thumbsup

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Mensagem por André Bezerra Sex 05 Fev 2016, 20:36

rupple escreveu:
depois UW10 ate BIGOD??
To certo ou não entendi direito??

Rupple, é uma possibilidade, sim. Se a sua aeronave for homologada pra operar GNSS, você faz essa saída. Se não for, você faz a saída CHANT convencional.

No campo ROTA do Plano de Voo você vai colocar apenas "UW10".

Durante a descida, você já pode ouvir o ATIS para informações de pista em uso, ajuste de altímetro, nível de transição e outras informações. Rio Branco não tem STAR. Quando você entrar na TMA Rio Branco (BIGOD), o APP vai te dar instruções para o procedimento. Se você quiser, ao entrar na TMA você pode pedir pra voar RB003, caso você deseje fazer o ILS V (GNSS), ou então vai até o bloqueio de RCO e realiza algum procedimento convencional. Quanto antes você aproar o IAF do procedimento, mais curta vai ser sua rota, e economia de combustível é sempre desejável na aviação.

Zeitgeist escreveu:O que são esses novos procedimentos e como funcionam? Ontem ouvi controladores pedindo rnav para os pilotos e depois vi seu post e vi que é algo diferente do pouso por iOS não?

Tanto procedimentos convencionais (VOR, NDB, ILS, LOC) quanto os RNAV são procedimentos IFR (regras de voo por Instrumentos). A diferença é que os procedimentos rádio são balizados por estações em solo. Os procedimentos RNAV (GNSS e GPS) são orientados por navegação via satélite, não dependem de emissões de antenas no solo. A aeronave e a tripulação precisam ser homologadas para operar GNSS.

Isso é um grande avanço na aviação, porque permite que aeroportos sem nenhum auxílio rádio operem por instrumentos com certa precisão. Veja por exemplo Cabo Frio (SBBZ): não tem nenhuma estação no solo, nem ILS, nem VOR, nem mesmo NDB; mas tem procedimento RNAV/GPS para as duas cabeceiras.

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Mensagem por Zeitgeist Sex 05 Fev 2016, 20:55

Hummm. Pergunta noob. Lembro que no e195, no piloto automático ao se travar na rota ligamos o LNav. Nesse caso são os procedimentos padrão com estacoes no solo?

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Mensagem por rupple Sex 05 Fev 2016, 21:51

André Bezerra escreveu:
rupple escreveu:
depois UW10 ate BIGOD??
To certo ou não entendi direito??

Rupple, é uma possibilidade, sim. Se a sua aeronave for homologada pra operar GNSS, você faz essa saída. Se não for, você faz a saída CHANT convencional.

No campo ROTA do Plano de Voo você vai colocar apenas "UW10".

Durante a descida, você já pode ouvir o ATIS para informações de pista em uso, ajuste de altímetro, nível de transição e outras informações. Rio Branco não tem STAR. Quando você entrar na TMA Rio Branco (BIGOD), o APP vai te dar instruções para o procedimento. Se você quiser, ao entrar na TMA você pode pedir pra voar RB003, caso você deseje fazer o ILS V (GNSS), ou então vai até o bloqueio de RCO e realiza algum procedimento convencional. Quanto antes você aproar o IAF do procedimento, mais curta vai ser sua rota, e economia de combustível é sempre desejável na aviação.

Show de bola....muito boa explicação hoje a noite colocar tudo em pratica...obrigado mais uma vez

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Mensagem por André Bezerra Sex 05 Fev 2016, 23:39

Zeitgeist escreveu:Hummm. Pergunta noob. Lembro que no e195, no piloto automático ao se travar na rota ligamos o LNav. Nesse caso são os procedimentos padrão com estacoes no solo?

Zeitgeist, no modo LNAV o piloto automático comanda a navegação lateral da aeronave pelas informações inseridas inseridas no FMS. É esse modo que você vai usar quando estiver fazendo um procedimento GNSS ou GPS. Na verdade você pode usar ele sempre. No 737NG por exemplo, é comum já deixar selecionado o modo LNAV antes mesmo da partida.

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Mensagem por Zeitgeist Sex 05 Fev 2016, 23:57

Entendi, então não é esse modo que me diz se estou usando GNSS ou GPS ou modo tradicional por rádio, certo?

Valeu novamente!

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Mensagem por harmach Sáb 06 Fev 2016, 04:17

Zeitgeist escreveu:Entendi, então não é esse modo que me diz se estou usando GNSS ou GPS ou modo tradicional por rádio, certo?

Valeu novamente!

São duas formas de navegação, para "ilustrar":

Imagine em um carro, quando usar os "mapas" vc tem que traçar a rota e não sabe, por exemplo "as mãos" das ruas.

No GPS boa parte informa com maior precisão.

Ajudei? É uma discussão longa e que exigira um estudo maior e um debate mais aprofundado

Portanto, depende de como você navega, tem outras regras, tais como

RVSM (http://hangardoheinz.blogspot.com.br/2011/02/rvsm-reduced-vertical-separation.html)

Navegação "convencional" e "GNSS/GBAS/GPS ...e um monte de Rs e Gs mad "

http://curiosomundodoaviao.blogspot.com.br/2013/11/o-que-e-pbn-performance-based.html

Um bom "paper" sobre o que o André tentava explicar

http://www.fab.mil.br/noticias/mostra/8482/capa/index.php?mostra=8444&especial+-+veja+como+sera+o+futuro+do+sistema+de+controle+de+trafego+aereo+(cns/atm)
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Ajuda com várias dúvidas de iniciante Empty Re: Ajuda com várias dúvidas de iniciante

Mensagem por Zeitgeist Dom 07 Fev 2016, 13:02

Bem legal as referências. Ajudou bastante a entender o conceito. Vi que essa noticia da fab é de 2011. O sistema já esta em operação?
E no caso do brasil com aeródromos regionais e outros maiores mas nem tanto?
Passar a utilizar esse sistema dependera então da homologação do piloto e da aeronave, além da disponibilidade do gbas no aeródromo certo?
Então imagino que a a operação de aeronaves por esse novo sistema passará a fazer parte da preparação do piloto em vôos por instrumentos isso?

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Mensagem por Cmte. Pena Qui 11 Fev 2016, 07:50

rupple escreveu:Obrigado por responder Cmte. Pena, pelo que vi no site da AIS não tem a carta de chegada do aeroporto SBRB, somente IAC (ILS, RNAV (GNSS), VOR) digamos que chegando em BIGOD seto no FMC as opções de IAC adequadas para o voo...

thumbsup

Bem, mais à frente o André respondeu precisamente novamente, mas é isso aí: se não tem STAR (procedimento de chegada padrão), de BIGOD você irá direto ao procedimento de pouso. Neste caso, a carta vai te mostrar as restrições de altitude e talvez até velocidade.

rupple escreveu:A aviação é tão bacana que quanto mais difícil e mais estudos, mas que a gente quer aprender e botar em pratica...obrigado ao voo virtual e as pessoas que não medem esforços para explicar e ajudar a gente... thumbsup

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