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Como se curva um avião no solo ?

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Mensagem por biro-beckham Sex 18 Fev 2011, 19:49

Galera, tenho uma duvida. Qual é o comando para virar um avião de grande porte no solo, no fs usamos o pedal do leme. E de verdada, o pedal do leme tem controle sobre a roda do trêm de pouso ? Ou existe outro comando para virar o bixo ...

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Mensagem por sergiotucano Sex 18 Fev 2011, 20:23

Sim Biro, geralmente usamos o leme para operações em solo
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Mensagem por Duley Sex 18 Fev 2011, 20:28

Nos aviões maiores tem uma alavanca chamada Tiller.
Nesta foto, ela está a esquera do manche
Como se curva um avião no solo ? ACE13

Basta movimentar ela que comandará o steering.

Alguns aviões maiores usam os dois, tanto tiller como pedais. Nesse caso os pedais são apenas para ajustes mais finos, como na corrida para decolagem (girar algo em torno de 10 graus). Para curvas mais fechadas durante o taxi usa-se o tiller

Nos aviões menores o pedal do leme atua tanto no próprio leme quanto no steering.
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Mensagem por rhodesbauer Sex 18 Fev 2011, 20:55

Duley escreveu:Nos aviões maiores tem uma alavanca chamada Tiller.
Nesta foto, ela está a esquera do manche
Como se curva um avião no solo ? ACE13

Basta movimentar ela que comandará o steering.

Alguns aviões maiores usam os dois, tanto tiller como pedais. Nesse caso os pedais são apenas para ajustes mais finos, como na corrida para decolagem (girar algo em torno de 10 graus). Para curvas mais fechadas durante o taxi usa-se o tiller

Nos aviões menores o pedal do leme atua tanto no próprio leme quanto no steering.

Confesso que eu achava que era no pedal...
Achava que como o pedal tem 2 eixos cada, um serviria para freio e o outro para leme e steering...
Vivendo e aprendendo... Obrigado Duley.

Só uma dúvida, ele funciona avançando a alavanca para virar a direita e recuando para virar a esquerda ou é mais complexo a operação?

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Apenas minha opinião de bosta...

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Mensagem por andre_sp Sex 18 Fev 2011, 21:05

rhodesbauer escreveu:
Só uma dúvida, ele funciona avançando a alavanca para virar a direita e recuando para virar a esquerda ou é mais complexo a operação?
É exatamente dessa forma, rhodes! Como se curva um avião no solo ? 652185

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Mensagem por Duley Sex 18 Fev 2011, 21:47

Apenas confirmando, é assim mesmo!

Igual um volante de carro, só que está ao seu lado (esquerdo do comandante e direito do co-piloto).

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Mensagem por sergiotucano Sex 18 Fev 2011, 21:50

explicação supimpa ! Very Happy
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Mensagem por andre_sp Sex 18 Fev 2011, 21:53

Como se refere a uma dúvida sobre aviação REAL, vou mover para o fórum de aviação real Como se curva um avião no solo ? 652185

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Mensagem por Edenio Rodrigues Sex 18 Fev 2011, 22:54

Desejo saber como o Comandante consegue colocar o trem dianteiro exatamente sobre a faixa e estacionar no ponto certo, alguem sabe? obrigado, abraços

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Mensagem por Amilckar Sáb 19 Fev 2011, 09:10

Duley escreveu:Apenas confirmando, é assim mesmo!

Igual um volante de carro, só que está ao seu lado (esquerdo do comandante e direito do co-piloto).
Esclareceu a dúvida de muita gente, inclusive deste Como se curva um avião no solo ? 782293

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Mensagem por Duley Sáb 19 Fev 2011, 12:25

Inventor escreveu:Desejo saber como o Comandante consegue colocar o trem dianteiro exatamente sobre a faixa e estacionar no ponto certo, alguem sabe? obrigado, abraços

Inventor, alguns aviões grandes (ex.: 777 e A340) dispõem de câmeras com lente grande angular montada na barriga da aeronave apontada para o trem de pouso dianteiro. O piloto consegue ver as imagens da câmera na cabine e assim ele se guia tanto através das referências visuais externas quanto com as imagens da câmera. Existem outras câmeras externas também que auxiliam no táxi, mas essa apontada para o trem de pouso do nariz auxilia melhor quando você precisa colocar o avião corretamente no centro da pista.

Veja esse vídeo:


Aviões que não dispõem do Ground Maneuver Camera, o piloto tem que ter perícia. Existem referências dentro do cockpit que auxiliam nas manobras. O MD11 tem duas faixas brancas pintadas dentro do cockpit (entre o MFD 1 e 2) que quando você coloca a linha central entre essas duas faixas, quer dizer que o trem do nariz está precisamente centralizado.

Para estacionar basta seguir o Marshaller que você vai se dar bem Smile
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Mensagem por el_lopes Sáb 19 Fev 2011, 13:20

Quando o avião chega ao gate..pode ser ajudado com o marshaller como disse o Dulley..e também existe o PGS..(Park Guidance System) ...veja o vídeo...

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Mensagem por Edenio Rodrigues Sáb 19 Fev 2011, 14:21

Obrigado amigos, agora sei a "magia" empregada Yesyes abraços

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Mensagem por Dani.Santoro Sáb 19 Fev 2011, 15:10

Aprendi muita coisa lendo esse tópico.
Obrigado, Duley. thumbsup

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Mensagem por Duley Sáb 19 Fev 2011, 16:23

Verdade Lopes. Esqueci do PGS.

Sempre as ordens para troca de informações. Aqui a gente aprende e ensina.

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Mensagem por willian402m Sáb 19 Fev 2011, 16:49

além do tiller e pedais, tem também as curvas de potencias de motores, onde se aplica potencia em apenas um motor, seja helice ou reação, assim mudando a direção do avião

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Mensagem por Edenio Rodrigues Sáb 19 Fev 2011, 17:50

willian402m escreveu:além do tiller e pedais, tem também as curvas de potencias de motores, onde se aplica potencia em apenas um motor, seja helice ou reação, assim mudando a direção do avião

Apenas complementando, esse foi um dos motivos pelo qual implementamos dois throttles no nosso cockpit generico. Alem disso podemos usar os freios diferenciais, ou seja aplicando o freio na roda do lado da curva (semelhante as teclas F11 ou F12), abraços

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Mensagem por alberto Dom 20 Fev 2011, 16:22

Ótimo tópico, parabéns a todos!

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Mensagem por Naldo_TC Sáb 02 Abr 2011, 14:08

Good post thanks
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Mensagem por Icem@n Qua 11 maio 2011, 08:15

Aplicar potência assimétrica também ajuda no caso de aeronave multimotor. Que diga o bom e velho DC-3.
IICE!

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Mensagem por Edenio Rodrigues Qua 11 maio 2011, 09:24

Icem@n escreveu:Aplicar potência assimétrica também ajuda no caso de aeronave multimotor. Que diga o bom e velho DC-3.
IICE!

Alem dessa, me deram outra dica: mudança assimetricas das pás das helices. No FS funciona, será que no real tambem? abraços

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