Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


Affinity Mask Tweak no Core I7 Gse_multipart13851

Affinity Mask Tweak no Core I7

5 participantes

Ir para baixo

Affinity Mask Tweak no Core I7 Empty Affinity Mask Tweak no Core I7

Mensagem por Alvega Dom 25 Jan 2009, 00:21

Nem sempre é bom acreditarmos em tudo que vemos escrito na Internet, mesmo que venha de algum dos chamados "gurus" do FSX.
Apesar do conhecido Nick_N (autor de vários posts em variados fóruns sobre como melhorar o rendimento do computador no FSX) aconselhar não ligar o SMT (multi-threading do Core I7) dizendo que não traz vantagem no FSX pois o mesmo não foi programado para aproveitar essa função, na realidade isso não se aplica ao novo Core I7 e sim aos antigos processadores com HT (hyper-threading).
Resolvi testar por mim mesmo e deixo aqui umas screens dos resultados:

Sem SMT, só 4 cores utilizados e a utilização do CPU nunca passa de 50%
Affinity Mask Tweak no Core I7 ScreenHunter_08Jan241000

Com SMT, durante o loading do voo (8 cores utilizados e maior rapidez no carregamento do voo)
Affinity Mask Tweak no Core I7 ScreenHunter_02Jan240944

Com SMT durante o voo (8 cores utilizados, apesar de os 7 últimos só serem utilizados para carregamento de texturas dos cenários, chegando muitas vezes a utilização do processador aos 100%)
Affinity Mask Tweak no Core I7 ScreenHunter_04Jan240950

O mesmo Nick_N, diz que com o SP2 do FSX instalado não são precisos tweaks no fsx.cfg, o que também não é verdade, pois para que o FSX utilize os 8 cores do I7, é necessário adicionar o seguinte no fsx.cfg:

[JOBSCHEDULER]
AffinityMask=255

O valor para um Quad Core normal é de 15 em vez de 255, mas nesse caso não precisa ser adicionado. Apenas no caso de um processador Core I7, se deve adicionar esta linha no fsx.cfg.

Concluindo:

Para o FSX aproveitar os 8 cores, é necessário ter o SMT activado na bios da motherboard e adionar o tweak no fsx.cfg. Caso contrário, apenas 4 cores serão utilizados.
Com a utilização dos 8 cores, o loading de texturas é muito mais rápido, o voo mais fluído, notando-se menos o popup do autogen e havendo um ligeiro aumento de FPS. Notei também que se torna mais fácil utilizar o light bloom, pois não há um decréscimo tão acentuado de FPS.

Não sei se alguém mais aqui usa o Core I7, de qualquer modo fica a dica. Vale a pena activar e usar o SMT.

Abraços.

Edit: Depois de mais alguns testes, cheguei à conclusão que é preferível usar o valor 254 em vez de 255. Assim são usados 7 cores (neste caso "threads") em vez de 8, o que torna o voo mais suave (menos stutters) do que usando os 8.


Última edição por Alvega em Ter 27 Jan 2009, 06:35, editado 2 vez(es)

_________________
Artur Santos
Voo Virtual
Alvega
Alvega
Membro Fundador
Membro Fundador

Masculino
Inscrito em : 13/04/2008
Mensagens : 14629
Reputação : 921
Idade : 60
Simulador preferido : MSFS e X-Plane
Nacionalidade : Portugal

https://www.voovirtual.com

Ir para o topo Ir para baixo

Affinity Mask Tweak no Core I7 Empty Re: Affinity Mask Tweak no Core I7

Mensagem por Alvega Ter 27 Jan 2009, 06:32

Ainda em relação a este assunto, e desta vez para quem tem um Quad Core normal (não um I7), vale a pena experimentarem colocar o tweak do AffinityMask com os valores 14 (em que são usados 3 cores em vez de 4) ou 6 (são usados 2 cores, ficando o primeiro e o último livre para o sistema operativo ou outras aplicações). Têm sido reportados diminuição de "stutters" e aumento de FPS nos Quad usando estes valores.

P.S.- Carvalho, como você tem um Quad, se quiser experimentar coloque depois aqui o que achou.

_________________
Artur Santos
Voo Virtual
Alvega
Alvega
Membro Fundador
Membro Fundador

Masculino
Inscrito em : 13/04/2008
Mensagens : 14629
Reputação : 921
Idade : 60
Simulador preferido : MSFS e X-Plane
Nacionalidade : Portugal

https://www.voovirtual.com

Ir para o topo Ir para baixo

Affinity Mask Tweak no Core I7 Empty Re: Affinity Mask Tweak no Core I7

Mensagem por Carvalho Qua 28 Jan 2009, 00:19

Hmm, interessante, vou testar com esses valores e reporto.
Carvalho
Carvalho
Moderador
Moderador

Masculino
Inscrito em : 15/04/2008
Mensagens : 5670
Reputação : 388
Idade : 64
Simulador preferido : X-Plane
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Affinity Mask Tweak no Core I7 Empty Re: Affinity Mask Tweak no Core I7

Mensagem por Duley Sex 29 maio 2009, 21:55

estou revivendo o tópico pq queria justamente perguntar se era necessário fazer algum tweak mesmo tendo um sistema bom, pois as vezes fico achando que poderia ter mais frames com o conjunto que tenho.

Adicionando a linha
[JOBSCHEDULER]
AffinityMask=255
vou ter melhoras significativas?

edit: fiz um teste agora a pouco e me parece que melhorou bem adicionando a linha.

_________________
CPU AMD Ryzen 9 5900X | MB Asus ROG Strix X570-E Gaming | RAM 64Gb DDR4 3600 | GPU EVGA RTX 3080 Ti FTW3 Ultra Hybrid | SSD 4Tb | PSU Corsair RM850x | WaterCooler AIO Corsair H115i Elite Capellix LCD upgrade | Monitor Asus 27" 1440p 165Hz | Honeycomb Alpha Yoke + Bravo TQ | TrackIR 5
Duley
Duley
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 14/05/2008
Mensagens : 3951
Reputação : 323
Idade : 37
Simulador preferido : MSFS
Emprego/lazer : Bombardier
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Affinity Mask Tweak no Core I7 Empty Re: Affinity Mask Tweak no Core I7

Mensagem por Alvega Sáb 30 maio 2009, 00:06

Duley escreveu:estou revivendo o tópico pq queria justamente perguntar se era necessário fazer algum tweak mesmo tendo um sistema bom, pois as vezes fico achando que poderia ter mais frames com o conjunto que tenho.

Adicionando a linha
[JOBSCHEDULER]
AffinityMask=255
vou ter melhoras significativas?

edit: fiz um teste agora a pouco e me parece que melhorou bem adicionando a linha.

Adicionando essa linha, e só no caso de você ter o HT activado, ele vai usar os 4 cores físicos + os 4 virtuais. No entanto, a única vantagem disso é no loading das texturas. Mesmo assim, eu quando tinha o HT activado achei que ficou melhor com o valor 254 em vez de 255, deixando um dos cores virtuais para outras tarefas do sistema. Mas como preferi desactivar o HT para que a temperatura descesse e eu pudesse aumentar o overclock, agora uso o valor 14 (3 cores para o FS e 1 core livre para o sistema) em vez do 254.
À medida que você se for habituando ao FSX, irá ver que é bastante diferente do FS9. No FSX o número de frames não interessa tanto quanto no FS9. No FSX você pode voar com 15 FPS e desde que não pressione o shift+z para as ver, vai pensar que está com mais de 30 porque o voo é fluído. Já no FS9, 15 FPS não dão para voar normalmente. No FSX o que interessa é que o voo seja fluído (sem stutters) e sem blurries (sistema bem configurado), o número de frames é relativo. Esqueça tudo o que aprendeu em relação a tweaks e frames no FS9, porque o FSX é completamente diferente. wink

_________________
Artur Santos
Voo Virtual
Alvega
Alvega
Membro Fundador
Membro Fundador

Masculino
Inscrito em : 13/04/2008
Mensagens : 14629
Reputação : 921
Idade : 60
Simulador preferido : MSFS e X-Plane
Nacionalidade : Portugal

https://www.voovirtual.com

Ir para o topo Ir para baixo

Affinity Mask Tweak no Core I7 Empty Re: Affinity Mask Tweak no Core I7

Mensagem por Duley Sáb 30 maio 2009, 00:46

é verdade Alvega... ja tinha percebido essa fluidez desde que lançaram o SP2. As vezes mesmo tendo 10fps, parece que tem muito mais.
Com relação aos stutters tá tranquilo, tenho poucos, geralmente quando mudo a visão, mas depois estabiliza.

Mas vou manter em 254 pois estou utilizando over de 3.0 (me atendeu bem) e o processador não esquenta tanto então deixo o HT ativado.

_________________
CPU AMD Ryzen 9 5900X | MB Asus ROG Strix X570-E Gaming | RAM 64Gb DDR4 3600 | GPU EVGA RTX 3080 Ti FTW3 Ultra Hybrid | SSD 4Tb | PSU Corsair RM850x | WaterCooler AIO Corsair H115i Elite Capellix LCD upgrade | Monitor Asus 27" 1440p 165Hz | Honeycomb Alpha Yoke + Bravo TQ | TrackIR 5
Duley
Duley
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 14/05/2008
Mensagens : 3951
Reputação : 323
Idade : 37
Simulador preferido : MSFS
Emprego/lazer : Bombardier
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Affinity Mask Tweak no Core I7 Empty FSX Core i7

Mensagem por ecarlos Qua 22 Jul 2009, 19:58

Olá, Alvega e demais colegas deste fórum,

Inicialmente, parabéns a todos pelo ótimo fórum; tenho aprendido muita coisa interessante aqui.
Como devem perceber, sou novo aqui e este é meu primeiro post. Pois bem, tenho um processador Core i7 e fiquei interessado nesse negócio de SMT ativado. Como náo entendo muito dessas configurações, náo consegui descobri na bios da minha placa mãe essa opção SMT. Como encontrá-la e saber se está ou não ativada?

Desde já obrigado.

Carlos.

ecarlos
Aspirante
Aspirante

Masculino
Inscrito em : 22/07/2009
Mensagens : 7
Reputação : 0
Idade : 46
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Affinity Mask Tweak no Core I7 Empty Re: Affinity Mask Tweak no Core I7

Mensagem por Alvega Qua 22 Jul 2009, 20:02

ecarlos escreveu:Olá, Alvega e demais colegas deste fórum,

Inicialmente, parabéns a todos pelo ótimo fórum; tenho aprendido muita coisa interessante aqui.
Como devem perceber, sou novo aqui e este é meu primeiro post. Pois bem, tenho um processador Core i7 e fiquei interessado nesse negócio de SMT ativado. Como náo entendo muito dessas configurações, náo consegui descobri na bios da minha placa mãe essa opção SMT. Como encontrá-la e saber se está ou não ativada?

Desde já obrigado.

Carlos.

Olá Carlos, bem-vindo ao Voo Virtual e obrigado pelos parabéns. thumbsup

Se quiser, coloque a configuração do seu computador no campo respectivo no seu perfil. Assim será mais fácil ajudar.

Se usa o I7 com overclock não aconselho activar o SMT pois a temperatura sobe uns 10 graus. Acho que só vale a pena para quem usa sem overclock.

_________________
Artur Santos
Voo Virtual
Alvega
Alvega
Membro Fundador
Membro Fundador

Masculino
Inscrito em : 13/04/2008
Mensagens : 14629
Reputação : 921
Idade : 60
Simulador preferido : MSFS e X-Plane
Nacionalidade : Portugal

https://www.voovirtual.com

Ir para o topo Ir para baixo

Affinity Mask Tweak no Core I7 Empty Re: Affinity Mask Tweak no Core I7

Mensagem por ecarlos Qua 22 Jul 2009, 20:56

Meu processador é o i7-920 e a placa mãe é XFX X58i extreme edition. VGA GF 8800 GTX, Windows XP, 4 giga ram

Obrigado.

ecarlos
Aspirante
Aspirante

Masculino
Inscrito em : 22/07/2009
Mensagens : 7
Reputação : 0
Idade : 46
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Affinity Mask Tweak no Core I7 Empty Re: Affinity Mask Tweak no Core I7

Mensagem por Alvega Qua 22 Jul 2009, 21:08

Para saber se a opção está activada basta fazer CTRL+ALT+DEL para entrar no gestor de tarefas e verificar a aba "Desempenho". Se aparecerem 8 cores ela está activa. Se aparecerem 4 não está.

A opção que activa ou desactiva é a "Intel Virtualization Tech" na bios.

Mas você não disse se está com overclock, se estiver tenha cuidado com as temperaturas.

_________________
Artur Santos
Voo Virtual
Alvega
Alvega
Membro Fundador
Membro Fundador

Masculino
Inscrito em : 13/04/2008
Mensagens : 14629
Reputação : 921
Idade : 60
Simulador preferido : MSFS e X-Plane
Nacionalidade : Portugal

https://www.voovirtual.com

Ir para o topo Ir para baixo

Affinity Mask Tweak no Core I7 Empty Re: Affinity Mask Tweak no Core I7

Mensagem por ecarlos Qua 22 Jul 2009, 21:26

Entendi. O meu está ativo sim. Apareceram 8 cores. Náo estou com overclock.
Vou fazer o teste do desempenho.
Valeu. Obrigado!

Carlos

ecarlos
Aspirante
Aspirante

Masculino
Inscrito em : 22/07/2009
Mensagens : 7
Reputação : 0
Idade : 46
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Affinity Mask Tweak no Core I7 Empty Re: Affinity Mask Tweak no Core I7

Mensagem por ecarlos Qua 22 Jul 2009, 21:49

Alvega,

Se possível, gostaria de só mais um esclarecimento... Vc escreveu acima que, depois de ativado o SMT, devemos adicionar ao fsx.cfg:

[JOBSCHEDULER]
AffinityMask=255


A minha dúvida é: adiciono em qualquer parte do arquivo, ou no fim?
É que eu adicionei no início e, fazendo um teste, percebi que o fsx estava usando apenas 4 cores.

Obrigado.

Carlos

ecarlos
Aspirante
Aspirante

Masculino
Inscrito em : 22/07/2009
Mensagens : 7
Reputação : 0
Idade : 46
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Affinity Mask Tweak no Core I7 Empty Re: Affinity Mask Tweak no Core I7

Mensagem por Alvega Qua 22 Jul 2009, 22:06

Tanto faz ser no início como no fim. Verifique se escreveu exactamente como está acima.

_________________
Artur Santos
Voo Virtual
Alvega
Alvega
Membro Fundador
Membro Fundador

Masculino
Inscrito em : 13/04/2008
Mensagens : 14629
Reputação : 921
Idade : 60
Simulador preferido : MSFS e X-Plane
Nacionalidade : Portugal

https://www.voovirtual.com

Ir para o topo Ir para baixo

Affinity Mask Tweak no Core I7 Empty Re: Affinity Mask Tweak no Core I7

Mensagem por ecarlos Qua 22 Jul 2009, 22:37

Não entendo. Escrevi exatamente como está acima, mas ele continua com 4 núcleos... Não sei o que pode estar acontecendo. Escrevi e reescrevi; já copiei e colei; já entrei na bios e confirmei o SMT ativo, mas nada mudou aqui.

ecarlos
Aspirante
Aspirante

Masculino
Inscrito em : 22/07/2009
Mensagens : 7
Reputação : 0
Idade : 46
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Affinity Mask Tweak no Core I7 Empty Re: Affinity Mask Tweak no Core I7

Mensagem por Alvega Qua 22 Jul 2009, 22:43

Qual é a pasta onde tem o fsx.cfg?

E onde é que está a ver que só estão 4 activos?

_________________
Artur Santos
Voo Virtual
Alvega
Alvega
Membro Fundador
Membro Fundador

Masculino
Inscrito em : 13/04/2008
Mensagens : 14629
Reputação : 921
Idade : 60
Simulador preferido : MSFS e X-Plane
Nacionalidade : Portugal

https://www.voovirtual.com

Ir para o topo Ir para baixo

Affinity Mask Tweak no Core I7 Empty Re: Affinity Mask Tweak no Core I7

Mensagem por ecarlos Qua 22 Jul 2009, 23:07

Alvega, consegui! Estava editando o arquivo errado! Ele passou a usar os 8 núcleos, como nas imagens que vc postou acima. No entanto, em vez de ter uma melhora, o desempenho aqui parece ter piorado! Teve muita oscilação dos frames... Não ficou bom no meu fsx.
De toda forma, muito obrigado pela atenção, paciência e ajuda.

Valeu!
Carlos.

ecarlos
Aspirante
Aspirante

Masculino
Inscrito em : 22/07/2009
Mensagens : 7
Reputação : 0
Idade : 46
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Affinity Mask Tweak no Core I7 Empty Re: Affinity Mask Tweak no Core I7

Mensagem por Alvega Qua 22 Jul 2009, 23:51

Provavelmente você tem frames em unlimited. Experimente travar em 30 que deve melhorar.
Ou experimente também usar o programa FSP limiter (veja o tópico sobre ele aqui no fórum) para travar em 30 usando unlimited no FSX.

_________________
Artur Santos
Voo Virtual
Alvega
Alvega
Membro Fundador
Membro Fundador

Masculino
Inscrito em : 13/04/2008
Mensagens : 14629
Reputação : 921
Idade : 60
Simulador preferido : MSFS e X-Plane
Nacionalidade : Portugal

https://www.voovirtual.com

Ir para o topo Ir para baixo

Affinity Mask Tweak no Core I7 Empty Re: Affinity Mask Tweak no Core I7

Mensagem por Chiari Qui 23 Jul 2009, 17:01

Isso depende muito, desligar 1 core ou thread só vale a pena quando o sistema tem muita coisa rodando por trás, seja benéfica ou não, do tipo anti-virus ou malware. Idealizando um sistema operacional perfeito, sem conexão com a internet e só com o FSX instalado e todos serviços desligados, o uso do processador completo vai ser sempre uma vantagem, apesar de tais condições serem praticamente raras, pois nunca vi máquina tão dedicada ao FSX assim.

Eu nunca percebi ganho algum desligando um núcleo e mesmo assim tem coisas rodando aqui que não desliguei, não está perfeito mas quase! Não tenho anti-virus algum e nem nenhum programa em background a não ser o punkbuster de outros jogos, mas existem serviços que não sei do que se tratam e portanto não os desliguei. Mesmo assim para mim a vantagem é rodar com os 4 núcleos ligados.

Por outro lado o pessoal da Aces garante que o FSX não use apropriadamente mais do que 4 cores/threads, mas nada esta provado mesmo porque se não me engano, através do 'JOBSCHEDULER' pode-se ordenar o FSX a usar até no máximo 32 threads! Teoricamente qualquer programa que 'enchergue' os 8 threads do i7 (como o FSX), deveriam fazer uso pleno dos mesmos, porém existe o thread collision que os que mais entendem do assunto defendem (Nick Needham, Peter Dowson, criador do FSUIPC, pessoal da ACES, etc..), que seria a confusão gerada na hora da distribuição de trabalho, dizendo de modo bem simples. O resultado é que você pode ter performance melhor e carregamento de texturas mais rápido, mas ao mesmo tempo pode criar stutter sem motivo algum mesmo nos sistemas mais redondos e otimizados. É uma incógnita, tentar e testar.

Eu desliguei o HT na bios e não uso AffinityMask nenhum (15 default = 4 cores ligados), mas porque isso para mim é bom, enquanto para outros pode não ser. Eu uso 4.2 de overclock o que esquentaria demais com o HT ligado e isso conta também. Eu acho muito difícil o FSX se beneficiar dos 8 threads do i7, porque é uma tecnologia ainda não tão madura e os programas ainda estão se adaptando, o que dizer então do FSX que foi lançado em 2005/2006 e sempre foi mal programado nessa questão. Fora que todo o sistema de cálculos do FSX (autogen, tráfego..) é sempre feito pelo primeiro core disponível, o resto só vai calcular as texturas. Os amigos da ACES liberaram o uso de mais cores a partir do SP2, porém infelizmente com essa restrição chata, por limitações da plataforma e da engine do FSX. Se um dia tivermos processadores de 16 núcleos, continuaria sendo assim, 1 para o processamento e 15 para carregar as texturas, bizarro! E é isso porque quem tem Core2 Duo rodando à 4.4 GHz com uma placa de vídeo parruda ainda esta feliz da vida. Não estou dizendo que se compara à um i7, por conta da maneira muito mais inteligente que este gerencia a memória, o que um i7 de 4.0 equivaleria a um Duo de uns 5.5GHz, dizendo bem genericamente.

Chiari
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 07/07/2009
Mensagens : 509
Reputação : 37
Idade : 37
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Affinity Mask Tweak no Core I7 Empty Re: Affinity Mask Tweak no Core I7

Mensagem por ecarlos Qui 23 Jul 2009, 18:33

Chiari escreveu: Teoricamente qualquer programa que 'enchergue' os 8 threads do i7 (como o FSX), deveriam fazer uso pleno dos mesmos, porém existe o thread collision que os que mais entendem do assunto defendem (Nick Needham, Peter Dowson, criador do FSUIPC, pessoal da ACES, etc..), que seria a confusão gerada na hora da distribuição de trabalho, dizendo de modo bem simples. O resultado é que você pode ter performance melhor e carregamento de texturas mais rápido, mas ao mesmo tempo pode criar stutter sem motivo algum mesmo nos sistemas mais redondos e otimizados. É uma incógnita, tentar e testar.

É justamente o que parece ter acontecido no meu caso. Com os oito threads parece que piorou, e o FSX ficou meio "maluco", mesmo com os frames travados em 30 com aquele programinha referido pelo Alvega. Sem o AffinityMask, em alguns cenários mais pesados, com aeronaves mais pesadas, tinha frames variando de 18 a 20 frames no solo, e depois, com o AffinityMask, passaram a sofrer quedas e oscilações, como 8, 9, 28.

ecarlos
Aspirante
Aspirante

Masculino
Inscrito em : 22/07/2009
Mensagens : 7
Reputação : 0
Idade : 46
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Affinity Mask Tweak no Core I7 Empty Re: Affinity Mask Tweak no Core I7

Mensagem por Chiari Qui 23 Jul 2009, 23:26

Exato, comigo o mesmo.. Tinha hora que baixava para 6, 5 sem motivo e isso testei mesmo com o processador sem overclock nenhum.

Chiari
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 07/07/2009
Mensagens : 509
Reputação : 37
Idade : 37
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Affinity Mask Tweak no Core I7 Empty Re: Affinity Mask Tweak no Core I7

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos