Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


Checador da ANAC aloprado Gse_multipart13851

Checador da ANAC aloprado

+3
rhodesbauer
Larrubia
Mermoz
7 participantes

Ir para baixo

Checador da ANAC aloprado Empty Checador da ANAC aloprado

Mensagem por Mermoz Qui 24 Mar 2011, 17:24

Recebi de um amigo CMTE:




Em 01 de março de 2011




À
ANAC – AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL
BRASÍLIA-DF






Att. OUVIDORIA.




É objeto da presente, levar ao conhecimento dessa agência, via ouvidoria, fato relevante sobre o qual impera a necessidade de apuração para que sejam tomadas as providências necessárias e cabíveis com vistas à segurança do serviço de aviação civil.

Com efeito, no dia 02.03.2011, foi realizado o vôo de cheque inicial de co-piloto, em aeronave Lear Jet, série 30, no trecho Brasília(DF)- Goiânia(GO)- Brasília(DF), com inspeção pelo INSPAC Sr. LIMA BASTOS e sob o comando do subscritor: COMANDANTE WAGNER GENTILIN.

Inicialmente, de forma incompreensível, foi solicitada a execução de manobras não previstas para o vôo, inclusive não autorizadas pelo fabricante da aeronave, dentre outras, as seguintes:

a)STOLL, sendo apenas autorizada a ser EXECUTADA pelo PILOTO de PROVA da Bombardier. Porém, diante da incompreensão da escolha da manobra e das possíveis conseqüências da mesma, pelo Comandante, foi sugerida a realização de vôo reduzido até uma condição de PRÉ-STOLL, sendo, pois, justificada a sugestão em razão de que, no seu entendimento, de mais de 20 anos de experiência, no equipamento, seria mais SEGURO à situação que poderia desencadear. Houve, portanto, a concordância do Sr. Checador, e a manobra foi executada com êxito;

b) A partir daí, no trecho Brasilia – Goiânia, na condição de chuva e teto baixo, com operacão por instrunentos REAL foi executado o procedimento de pouso cumprindo o referido procedimento quando, não obstante o checador ordenar que o pouso seria SEM FLAPS, quando ocorreu a intervenção do subscritor, na condição de COMANDANTE da aeronave, interviu ponderando a existência de pista molhada e que o DOWN HILL (gradiente negativo) na pista 32, ocorrendo, então, novamente, a concordância do Checador, realizando-se o pouso e arremetida;
c) sendo que, a partir do pouso e arremetida o mesmo solicitou que o co-piloto prosseguisse para a perna do vento e executasse um TRAFEGO VISUAL, sendo necessária nova intervenção do COMANDANTE, assumindo a aeronave e subindo em condições INSTRUMENTO, conforme previsto na carta publicada em vigor. Quando a aeronave estava em condicões seguras, para continuar o check o mesmo ordenou o regresso para Brasília com o co-piloto operando a aeronave. Em seguida, atendendo a determinação do Checador, foi operada sem o uso do piloto automático na condicão de mono-motor (Pane Acumulada) o que também não está PREVISTO pela Flight Safety e tão pouco Simuflight, os dois centros de TREINAMENTOS Homologados por todos os órgãos de aviacão mundial inclusive a ANAC;

d) não bastando tamanho WORKLOAD o EXAMINADOR ORDENOU PILOT INCAPACITATION situacão que trouxe tamanho desconforto e INSEGURANCA, pois se tratava de uma aproximacão por instrumentos com chuva na terminal, muito congestionada como sempre para tal aeroporto e na condicão de mono motor e com o piloto automático não podendo ser usado, porém, mesmo assim o examinando não se recusou de efetuar o pouso com EXTREMA HABILIDADE E SEGURANCA.


Diante de todos estes fatos, forçoso é ponderar à essa Ouvidoria-ANAC que o CHECADOR, Sr. LIMA BASTOS, que, segundo se depreende da relevância da função que desempenha tenha, lamentalvemente, cometidos os equívocos, na forma acima relatada, transformando, pois, o exame do CO-PILOTO em verdadeiro ato de IMPURDÊNCIA e INSERGURANÇA pela cumulação de panes solicitando que realizasse vôo em condições visuais, estando instrumento real, solicitando manobras de Stoll não prevista na situação, inclusive, em altitude inadequada.

A situação que se apresenta leva a acreditar na ausência de conhecimento da aeronave pelo Checador, em razão do exame haver sido realizado por SIMILARIDADE, porém de ressaltar que CONCEITOS de C.R.M. e SEGURANÇA de vôo cabe a qualquer tipo aeronave e são conceitos que se deve levar nas suas bagagens, sem deslembrar que todos os METAR e TAF encontram-se a disposição para possível ilustração do que ora se apresenta, além das gravações da torre de Goiânia/Brasília, não sendo despiciendo salientar que em se tratando de exame de co-piloto inicial, acredita-se que, de forma alguma seria possível a acumulação de panes em condições de tempo desfavoráveis à performance da aeronave, na forma que se operou o apontado vôo de teste.

Por derradeiro, há que registrar que, após toda esta enxurrada de equívocos e erros do Checador, na forma bem delineada, já em terra, houve a manifestação do mesmo para, numa atitude de justificativa, alegar, primeiramente, as condições desfavoráveis do examinando atribuindo a este o insucesso do exame para, posteriormente, propor a desconsideração do voo em check, deixando de preencher a respectiva “fica de avaliação do piloto” e a “ficha de reprovação”, com o que o Comandante e o examinando não concordaram.


Portanto, pretende o subscritor que o fato relatado seja apurado como forma de dirimir dúvida acerca do apontado Checador com as suas conseqüências, e possa, de fato, a aviação civil traduzir na segurança pretendida.


Atenciosamente.


WAGNER GENITILIN
PLA 4.520




Mermoz
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 07/12/2010
Mensagens : 58
Reputação : 12
Idade : 70
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Checador da ANAC aloprado Empty Re: Checador da ANAC aloprado

Mensagem por Larrubia Qui 24 Mar 2011, 18:35

Esse checador da ANAC com certeza estava querendo se suicidar e levar mais alguém com ele, realmente um aloprado.
Larrubia
Larrubia
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 10/09/2008
Mensagens : 2125
Reputação : 183
Idade : 85
Simulador preferido : FSX, X-Plane
Emprego/lazer : Aposentado
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Checador da ANAC aloprado Empty Re: Checador da ANAC aloprado

Mensagem por rhodesbauer Qui 24 Mar 2011, 19:39

Não é possível, tem mais alguma coisa nessa história.
A troco de quê o cara ia pedir esse tipo de procedimento para um co-piloto em inicio de carreira?
Aposto que tem muito piloto com anos de experiência que não teve que lidar com pouso VFR em condições IFR com Pane Acumulada...

_________________
Apenas minha opinião de bosta...

rhodesbauer
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 06/04/2010
Mensagens : 2271
Reputação : 193
Idade : 42
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Engenheiro de Suporte
Nacionalidade : Brasil

http://agenda.pub

Ir para o topo Ir para baixo

Checador da ANAC aloprado Empty Re: Checador da ANAC aloprado

Mensagem por chadruns Sex 25 Mar 2011, 08:26

que absurdo, eu já ouvi cada estória de checador...a ultima foi que o checador em um voo check para PP ficou perguntando para o examinando coisas de regulamento, Conhecimentos técnicos, até de meteorologia, hahaha ainda bem que ele era um cara preparado.

chadruns
chadruns
Major
Major

Masculino
Inscrito em : 26/04/2010
Mensagens : 304
Reputação : 6
Idade : 37
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Checador da ANAC aloprado Empty Re: Checador da ANAC aloprado

Mensagem por Maxelito737 Sex 25 Mar 2011, 10:16

Por essa e outras coisas que muitos desistem de fazer o curso de piloto.
Como pode um Checador por a vida de pessoas a bordo e fora do aviao em Risco?? So no Brasil mesmo.... hmm

_________________
Max Leo Alfes
Maxelito737
Maxelito737
Major
Major

Masculino
Inscrito em : 10/03/2011
Mensagens : 443
Reputação : 7
Idade : 37
Nacionalidade : Alemanha

Ir para o topo Ir para baixo

Checador da ANAC aloprado Empty Re: Checador da ANAC aloprado

Mensagem por bettigio Ter 29 Mar 2011, 15:42

Sò pode ter mulher no meio dessa historia Tongue
Brincadeira a parte, nao è sò no Brasil nao.
Eu tive meu cheque com pilot incapacitation , autopilot off, autothrust off, FD off, IMC con chuva e wet runway na terminal de Roma Fiumicino.
Esqueci de falar que tinha mais de 160 pessoas sentadas là atras que nao desconfiaram de nada do meu sufoco.
bettigio
bettigio
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 15/03/2011
Mensagens : 25
Reputação : 12
Idade : 46
Emprego/lazer : Piloto Air Arabia
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Checador da ANAC aloprado Empty Re: Checador da ANAC aloprado

Mensagem por Amilckar Ter 29 Mar 2011, 16:24

bettigio escreveu:Sò pode ter mulher no meio dessa historia Tongue
Brincadeira a parte, nao è sò no Brasil nao.
Eu tive meu cheque com pilot incapacitation , autopilot off, autothrust off, FD off, IMC con chuva e wet runway na terminal de Roma Fiumicino.
Esqueci de falar que tinha mais de 160 pessoas sentadas là atras que nao desconfiaram de nada do meu sufoco.

shocked affraid shocked affraid shocked affraid

_________________
Carlos Amilckar
Checador da ANAC aloprado Amilckar%252FVV125
Amilckar
Amilckar
Colaborador - Notícias de aviação
Colaborador - Notícias de aviação

Masculino
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 11036
Reputação : 512
Idade : 58
Simulador preferido : P3D V3
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Checador da ANAC aloprado Empty Re: Checador da ANAC aloprado

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos