Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


CFIT: Mais difícil de ocorrer no Flight Simulator? Gse_multipart13851

CFIT: Mais difícil de ocorrer no Flight Simulator?

5 participantes

Ir para baixo

Dúvida CFIT: Mais difícil de ocorrer no Flight Simulator?

Mensagem por Bayma Ter 21 Jun 2011, 13:36

Segundo a Boeing:

Controlled flight into terrain (CFIT) describes an accident in which a flight crew unintentionally flies an airplane into the ground, a mountain, water or an obstacle. It is a leading cause of airplane accidents involving the loss of life. There have been more than 9,000 deaths due to this since the beginning of the commercial jet age.
There are many reasons why a plane might crash into terrain, including bad weather, imprecise navigation and pilot error. In fact, pilot error is the single biggest factor leading to a CFIT incident.

Colisão com solo em vôo controlado (CFIT) descreve um acidente no qual uma tripulação conduz uma aeronave em direção ao solo, a uma montanha, água ou um obstáculo. É o principal causador de acidentes com vítimas fatais. Desde o início da era dos jatos comerciais, houveram mais de 9.000 mortes decorrentes de CFIT.

Há muitas razões que explicam como um avião pode colidir com o terreno, incluindo condições climáticas adversas, navegação imprecisa e erro do piloto. De fato, o erro do piloto é o principal elemento causador de CFIT.

Sendo assim...

Vocês acham que é mais difícil ocorrer CFIT em voos simulados no FS? Mesmo com relevo, autogen, cenários densos, acho difícil ocorrer. Às vezes acho o terreno do FS bem plano.

O único CFIT que aconteceu comigo no FS foi na região do Rio de Janeiro, após Jacarepaguá. Após decolar e iniciar o cruzeiro, deixei no automático e fui deitar para assistir um pouco de TV.
Quando retornei, o voo estava reiniciando por causa de colisão!

Abraços a todos!
thumbsup
Bayma
Bayma
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 28/02/2011
Mensagens : 783
Reputação : 38
Idade : 47
Simulador preferido : MSFS
Emprego/lazer : Analista de sistemas
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Re: CFIT: Mais difícil de ocorrer no Flight Simulator?

Mensagem por cafejava Qua 22 Jun 2011, 17:01

É dificil você reprozudir com fidelidade as condições climáticas do mundo real, falta de hardware, falta de software específico, e muitos outros fatores fazem do clima do FS um pouco diferente do real.

O mesh padrão do FS é impraticável. Eu não uso mesh global, mas instalo mesh para cada região diferente que costumo voar.

Eu não tenho cartas de todos os aeroportos que pouso ou decolo. Tenho de alguns e outros não. Os que não tenho são os que eu passo mais apertado, principalmente os que ficam em regiões montanhosas como os Alpes Suiços, Equador e algumas regiões da Espanha por exemplo.

Normalmente quando voo para uma aeroporto que não tenho cartas, procuro estabelcer um contato visual na aproximação. O duro é que nem sempre esse contato é fácil. E dependendo da região que você esta sobrevoando a coisa pode ficar feia.

Recentemente me vi em uma situação complicada em uma aproximação em Endagin Airport St. Moritz. Eu havia decolado de Sttutgart na Alemanhã, e não verifiquei o METAR de destino. Pra piorar, eu nunca tinha voado para esse destino. Eu estava voando o Piper Cheyenne I, e esperava visualizar o aeroporto antes de iniciar a aproximação.

Na chegada tinha uma grande camada encobrindo tudo e visibilidade bastante reduzida. Resolvi arriscar e atravessar a camada, realmente não é o que eu faria em uma situação real, mas eu queria acabar com aquele voo logo.

Durante essa aproximação por duas vezes me vi em situação de perigo, e foi sorte, sorte mesmo ter avistado a pista e conseguido pousar mesmo que na cabeceira oposto a que eu havia planejado.

Depois desse vôo, passei a consultar melhor o relevo através do google earth, cartas e outras fontes antes de visitar lugares que não conheço. E é claro fico atento ao METAR do destino.
cafejava
cafejava
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 01/03/2011
Mensagens : 655
Reputação : 22
Idade : 41
Emprego/lazer : Analista de Sistemas / Ciclismo e Aviação
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Re: CFIT: Mais difícil de ocorrer no Flight Simulator?

Mensagem por Bayma Qua 22 Jun 2011, 22:39

cafejava escreveu:

Na chegada tinha uma grande camada encobrindo tudo e visibilidade bastante reduzida. Resolvi arriscar e atravessar a camada, realmente não é o que eu faria em uma situação real, mas eu queria acabar com aquele voo logo.

Durante essa aproximação por duas vezes me vi em situação de perigo, e foi sorte, sorte mesmo ter avistado a pista e conseguido pousar mesmo que na cabeceira oposto a que eu havia planejado.

É disso que eu falo, o FS permite que agente se safe de situações assim com facilidade, a não ser que estejamos simulando em Lukla. cool
Bayma
Bayma
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 28/02/2011
Mensagens : 783
Reputação : 38
Idade : 47
Simulador preferido : MSFS
Emprego/lazer : Analista de sistemas
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Re: CFIT: Mais difícil de ocorrer no Flight Simulator?

Mensagem por BeriloJr Qui 30 Jun 2011, 10:42

No FS há a grande questão das condições metereológicas e principalmente da iluminação, que é péssima e muito restrita, não refletindo de modo algum a realidade.

Grande partes dos CFITs, como diz o texto, foi provocado por erro humano, porém temos que ressaltar que houve contribuição do clima e principalmente das condições de visibilidade do ambiente.

Lembro-me de um caso que lí a algum tempo atraz de um 707 da Varig que, na final, em algum lugar da áfrica, devido a desorientação espacial da tripulação, vôou direto para o solo.

Sempre que há casos assim, identifica-se que a tripulação entendeu que os instrumentos estavam trazendo informações equivocadas e relutaram a acreditar nas leituras indicadas nestes... o que no FS é quase impossível de acontecer, pois não conheço tais falhas sendo simuladas a este nível...

Outro caso curioso foi o do 747, se não me engano da China Air que, com problemas no motor 4 e por desatenção da tripulação somado à desorientação espacial fez algumas manobras acrobáticas destruindo os ailerons... que felizmente conseguiu pousar em segurança em LAX ou SFO, se não me engano.

Concluo dizendo que não é impossível de acontecer no FS, mas quando acontece está mais ligada a falta de preparo e conhecimento na aeronave, localidade ou por não realizar os procedimentos corretamente do que por falta de confiança em equipamento e condições metereológicas...

BeriloJr
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 28/03/2011
Mensagens : 216
Reputação : 23
Idade : 45
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Re: CFIT: Mais difícil de ocorrer no Flight Simulator?

Mensagem por Cassadante Dom 10 Jul 2011, 18:25

E tem outra, além do clima e tudo,

Eu acho que a pista no FS é muito fácil de identificar, me lembro no FS98 que a pista era praticamente um pisca pisca de LED, mesmo as não iluminadas e de dia, era muito fácil identificar devido aa diferença entre pista e cenário, isso veio melhorando, mas até no FS9 que eu usei por ultimo ainda era bem fácil de identificar.

Nas minhas épocas de aeroclube, aeroporto pequeno, sem iluminação e pista pouco maior que uma rodovia, me lembro que era bem complicado de muito longe achar ela, claro que chegando perto ficava mais fácil, mas imagina pra quem não sabe onde o aeroporto esta, nao conhece a cidade ou os arredores? e com neblina? fica pior ainda.

Cassadante
Recruta
Recruta

Masculino
Inscrito em : 10/07/2011
Mensagens : 1
Reputação : 0
Idade : 35
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Re: CFIT: Mais difícil de ocorrer no Flight Simulator?

Mensagem por Speed Racer Qua 13 Jul 2011, 08:17

Acho q esse tipo de acidente é mais incomum no FS pois na maioria das vezes (pelo menos comigo) vôo com boas condições meteorológicas e em locais com relevo menos acidentado.

Seguindo as cartas então, é difícil acontecer mesmo (mesmo no real), mas acontece.
Speed Racer
Speed Racer
Major
Major

Masculino
Inscrito em : 10/01/2011
Mensagens : 421
Reputação : 52
Idade : 39
Emprego/lazer : Empresário / piloto (kart)
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Re: CFIT: Mais difícil de ocorrer no Flight Simulator?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos