Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


Voando na Copa Airlines, Executiva e Econômica. O Que Esperar? Gse_multipart13851

Voando na Copa Airlines, Executiva e Econômica. O Que Esperar?

+3
Dani.Santoro
Alvega
Amilckar
7 participantes

Ir para baixo

Voando na Copa Airlines, Executiva e Econômica. O Que Esperar? Empty Voando na Copa Airlines, Executiva e Econômica. O Que Esperar?

Mensagem por Amilckar Ter 05 Jul 2011, 10:16

Voando na Copa Airlines, Executiva e Econômica. O Que Esperar?

Voando na Copa Airlines, Executiva e Econômica. O Que Esperar? Copa-1-web

A Copa Airlines é uma das cias estrangeiras que mais apostou no Brasil nos últimos anos. Hoje, ela voa para São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Manaus e em breve, agora em junho, inicia vôos para Brasília e Porto Alegre.

Se não bastasse a boa opção de locais de partida, a Copa tem uma política agressiva de preços e voa para destinos muito procurados pelos brasileiros nos EUA, México e Caribe. Agora em junho adiciona Toronto no Canadá e Nassau nas Bahamas à sua malha.

Mas o que esperar ao voar Copa? Essa é uma pergunta comum e que gerou este post aqui, onde vários de nossos leitores deixaram suas opiniões.

Vou então descrever a minha experiência com a Copa:

Minha passagem foi Belo Horizonte/Cancun envolvendo um stopover longo (voluntário) na ida e uma conexão rápida na volta na Cidade do Panamá.



Voando na Copa Airlines, Executiva e Econômica. O Que Esperar? Copa_air_passagens_promocionais


A Compra

Em busca de um destino interessante para descansar após a Semana Santa, eu encontrei uma tarifa de 530 USD (sem taxas inclusas) para Cancun partindo da minha cidade. Foi a melhor tarifa que encontrei partindo de Belo Horizonte para os destinos de lazer/praia que faziam parte da minha lista naquele momento.

A reserva foi facilmente feita no site da cia aérea, que literalmente permite que se garanta a reserva em um primeiro momento (sem custo extra) e que a compra seja realizada em um outro momento posterior (no caso 2 dias após). O processo foi simples e indolor.
Voando na Copa Airlines, Executiva e Econômica. O Que Esperar? Interior-copa-airlines

O Check In

O grande problema do vôo que parte de Belo Horizonte é o horário de partida, bem no meio da madrugada (4:30h). Infelizmente o serviço de transporte em ônibus executivo para Confins não segue o horário de operação do aeroporto (vai entender…). Assim, ou se chega muito cedo ao aeroporto usando o último horário do ônibus ou você tem que usar um dos caríssimos táxis que ligam Belo Horizonte ao Aeroporto de Confins (90 reais é um valor muito alto para o padrão de Belo Horizonte). Se o horário atual de partida não é o ideal, ele permite uma série de conexões de curta duração no Panamá para destinos além dele.

Mas isso vai ficar no passado. No dia 16 de junho, os vôos da Copa partindo de Belo Horizonte passa a operar em horários um pouco mais amigáveis permitindo um melhor deslocamento de/para o aeroporto. Partirão de Confins às 01:47h da madrugada e pousarão na volta às 00:30h. Apesar das mudanças de horários, o vôo permanece com boas conexões na Cidade do Panamá, HUB da Copa.

Há um certo tempo, eu tenho feito a opção pelo check in online. Não me agrada mofar em uma fila de check in, se posso usar uma via alternativa para abreviar o processo. Ele foi feito tanto na ida como na volta sem problemas. Recomendo!

Os check in nos aeroportos foram rápidos (entrei na fila apenas para despachar as bagagens) e cordiais, sem problemas ou filas grandes tanto em Confins como em Cancun. Mesmo que tivesse que fazer todo o processo no aeroporto, não teria tido problemas. De qualquer forma, tenho por hábito chegar mais cedo no aeroporto.

Chamou, mais uma vez, minha atenção uma certa dificuldade dos passageiros brasileiros em se adaptar à franquia de bagagem da cia aérea. Muitos esperavam que seus excessos fossem perdoados, o que não ocorreu. Temos que acabar com essa mania, já que cada dia mais as cias pelo mundo tem apertado o controle de peso da bagagem, inclusive de mão. Se brigamos tanto para que as cias aéreas cumpram o contrato de transporte, devemos cumprir também a parte que nos cabe, já que aceitamos a franquia estabelecida naquele vôo ao comprar a bagagem. Querendo levar mais, teremos que arcar com os custos extras.
Voando na Copa Airlines, Executiva e Econômica. O Que Esperar? Copa-airlines

Os Vôos

Tive contato com um B737-700 no trecho Belo Horizonte/Cidade do Panamá (voei na Classe Executiva na ida e na Econômica na volta), com um E190 do Panamá para Cancun e com um B737-800 no trecho Cancun/Panamá. Apesar de comporem a mesma frota, cada aeronave tinha suas características individuais.

Voando na Copa Airlines, Executiva e Econômica. O Que Esperar? Assento-economicaVoando na Copa Airlines, Executiva e Econômica. O Que Esperar? Sistema-entretenimento

O B737-700 (como o das fotos acima), usado na ligação do Brasil para o Panamá, ou seja, no trecho mais longo da viagem, tinha um espaço para as pernas superior aos utilizados pela Gol em seus vôos. Possuía ainda sistema de entretenimento coletivo com telas de LCD espalhadas pelos consoles com programação fixa, além de canais de música no sistema de som. Os assentos possuíam ainda apoio de cabeça ajustável, um ítem que dou muito valor para o meu conforto.

Já o B737-800, usado no trecho mais curto, tinha espaço interno semelhante aos usados pela Gol, e não possuía sistema de entretenimento ou apoio de cabeça ajustável.

O EMB-190 segue o bom padrão da embraer e tem espaço na econômica semelhante ao usado na Azul (que é muito satisfatório por sinal!), porém sem sistema de entretenimento.

Assim, fica o primeiro alerta. Dependendo de qual será seu destino final, o seu vôo pode envolver aeronaves com configurações diferentes, principalmente de espaço na Classe Econômica, e a presença ou não de entretenimento de bordo.

Como o vôo Cancun/Cidade do Panamá era curto, não senti tanto o aperto do B737-800 usado nessa rota, mas preferiria que o espaço do B737-700 usado no meu primeiro trecho e o sistema de entretenimento me acompanhasse por toda a viagem.



A Conexão

Voando na Copa Airlines, Executiva e Econômica. O Que Esperar? PTY-satelite-1-web

Agora entendi como a Copa pode vender vôos com tempos de conexão tão restritos. Os vôos do Brasil costumam chegar em um portão e os de conexão saem normalmente dos portões vizinhos. Como o aeroporto possui dois satélites (áreas em forma de círculo na extremidade do terminal), consegue agrupar um grande número de portões de embarque em um pequeno espaço.

A mudança de aeronave é feita quase sem estresse.

O aeroporto não é dos mais modernos, mas é eficiente no que se propõe (faremos um post sobre o aeroporto). Possui um dutyfree com preços em média melhores que os do dutyfree dos aeroportos brasileiros.

Classe Executiva

Voando na Copa Airlines, Executiva e Econômica. O Que Esperar? Placa-executiva
A Copa realizou o embarque prioritário dos passageiros voando Executiva e portadores de cartões elite no OnePass tanto em Confins como em Cancun.

Os assentos da Executiva são de couro e são largos o suficiente para deixar até os maiores bem acomodados. Possuem também apoio de cabeça ajustável. Não contam com apoio para os pés (apenas apoio lombar) e não se destacam no quesito inclinação do encosto.

Voando na Copa Airlines, Executiva e Econômica. O Que Esperar? Assento-executiva

O serviço é bem atencioso. Foram servidos dois pratos em mesa montada em um vôo de média duração (6hs). O jantar estava bem gostoso. Já no café não fui muito feliz na minha escolha de prato quente, já que as torradas francesas estavam um pouco mais oleosas que o necessário. Mas quem estava ao meu lado gostou da outra opção.
Voando na Copa Airlines, Executiva e Econômica. O Que Esperar? Comida-executiva-web
Voando na Copa Airlines, Executiva e Econômica. O Que Esperar? Comida-executiva-2-web
Voando na Copa Airlines, Executiva e Econômica. O Que Esperar? Comida-executiva-3-web

Você recebe um kit de amenidades composto de meia antiderrapante, protetor labial, tapa-olhos, escova e creme dental, além de um tampão de ouvidos.

Voando na Copa Airlines, Executiva e Econômica. O Que Esperar? Kit-web

Classe Econômica

Como disse acima, o espaço no trecho Brasil/Panamá era suficiente para alguém de estatura média voar sem se sentir preso em uma lata de sardinha. A mesma situação acontecia no E-190. Já no meu trecho Cancun/Panamá o espaço era semelhante aos usados em vôos domésticos pela Gol, ou seja, suportáveis em trechos curtos e incômodos em trechos longos. Na rota Brasil/Panamá estavam disponíveis mantas e travesseiros na Econômica.

O serviço era bem básico, sem direitos a sorrisos ou a atos de cortesia gratuita. A atenção aos procedimentos de segurança como os de checagem de assentos, cintos de segurança e abertura das persianas das janelas não era das mais rígidas. Interessante notar que uma lanterna faz parte do uniforme de todos os comissários, coisa incomum por ai.

Posso estar errado ou mesmo rotulando erroneamente um país, mas senti que o serviço é um reflexo da própria cultura panamenha. Eles, na média, são mais diretos e menos afetuosos no trato pessoal que nós brasileiros, uma coisa comum na América Latina. Outra possibilidade é que o treinamento deles seja espelhado no treinamento dado pelas cias americanas, suas maiores concorrentes…
Voando na Copa Airlines, Executiva e Econômica. O Que Esperar? Comida-economica-web

Voando na Copa Airlines, Executiva e Econômica. O Que Esperar? Comida-economica2-web

As refeições: Os pratos quentes e/ou sanduíches servidos na classe econômica eram satisfatórios e dentro dos limites impostos pelo transporte aéreo. Não se destacam, mas também não comprometem em nada a viagem. Em vôos diurnos, acredito que poderiam oferecer um pouco mais de líquidos durante o vôo.

Nos trechos ligando a Cidade do Panamá a Cancun foi servido um sanduíche quente. No trecho Cidade do Panamá/Belo Horizonte foi servido um prato quente e mais posteriormente um sanduíche quente.

Apesar de serem vôos curtos ou de média duração, os serviços foram realizados em tempo satisfatório permitindo inclusive uma soneca entre eles.
Voando na Copa Airlines, Executiva e Econômica. O Que Esperar? Extravio-de-bagagem--o-que-fazer_1_600_9613

Malas

Eu não tive problema algum com minhas malas, mesmo tendo feito uma longa conexão na Cidade do Panamá aonde permaneceram já despachadas por mais de 8 horas.

No post sobre a Copa, este quesito tem sido um dos mais criticados pelos leitores. O importante no caso das malas é sempre seguir algumas regras básicas para evitar problemas (isso vale para vários aeroportos pelo mundo também inclusive brasileiros, venezuelanos e argentinos, por exemplo): não despachar objetos de valor dentro das malas, tentar evitar colocar muitos itens do mesmo objeto ou os dois pés dos calçados esportivos na mesma mala, usar lacres, de preferência coloridos (ou cadeados aprovados pelo TSA ao voar para os EUA), ancorados ou ainda o sistema de empacotamento em filme de sua mala.

Nada disso é garantia de que você não será vítima do olhar alheio, mas dificulta. Outro fato é sempre verificar a mala no momento do recebimento da mesma por mais cansado que se esteja. Achou a mala mais leve ou danificada, procure o representante da cia aérea ainda na sala de desembarque e solicite o formulário de reclamação e a pesagem da mesma se for o caso (eles têm os pesos delas anotados no sistema).

Minha avaliação Final

Fiquei satisfeito com a minha compra. Muito porque comprei a passagem já tendo algum tipo de informação do que estava comprando. Paguei um preço muito inferior ao da concorrência, recebi um serviço honesto e principalmente, decolei e pousei já no aeroporto que serve a minha cidade.

Para quem está interessado em adquirir uma passagem para voar na Executiva na Copa é importante entender que o preço bastante inferior cobrado por ela quando comparado com o das cias que operam aeronaves maiores em parte justifica-se por assentos menos modernos e de inclinação reduzida. Apesar disso, ela é uma opção real e válida para quem quer um serviço de bordo diferenciado e mais espaço. Melhor pensar nela como uma Classe Econômica Superior. Na minha opinião, superior inclusive à Classe Confort oferecida pela Gol ou a Econômica Premium oferecida pela Lan em vôos em A320 ou A319.

Se eu prefiro voar de B767 com sistema AVOD, como os que a Lan usa em algumas rotas via Santiago? Sim, prefiro. Mas não consigo ver muita diferença de voar na Copa ou em cias maiores operando algumas aeronaves mais velhas e sem sistema de entretenimento individual. Além disso, mas não consegui nada com preço nem próximo do que a Copa estava cobrando naquele momento e muito menos sem ter que fazer conexão no saturado aeroporto de Guarulhos.

Agora já podendo comparar o serviço que tive na Gol para Punta Cana/São Paulo e Brasília/Aruba com o fornecido pela Copa, prefiro o da Copa principalmente devido ao espaço no trecho mais longo no B737-700 e no E190, além das refeições servidas. Isso apesar do atendimento dos comissários da Gol ser muito mais afetuoso do que os dos comissários da Copa.

Voaria de novo com ela? Sim, voaria desde que mantida uma boa relação custo benefício dentro das minhas necessidades momentâneas.

A minha opinião parece ser compartilhada por muitos leitores que já deram sua opinião no post sobre a Copa. Assim, acredito que conhecer o que você está comprando é de suma importância para não se frustrar com a compra.

Voando na Copa Airlines, Executiva e Econômica. O Que Esperar? Image.axd?picture=2011%2F6%2FCopa+Airlines+-+Paul+Lowry

Obrigado a Copa Belo Horizonte pela possibilidade de fazer uma avaliação da Executiva via upgrade no trecho Belo Horizonte/Cidade do Panamá.

Fonte: aquelapassagem.com.br / Rodrigo Purisch

_________________
Carlos Amilckar
Voando na Copa Airlines, Executiva e Econômica. O Que Esperar? Amilckar%252FVV125
Amilckar
Amilckar
Colaborador - Notícias de aviação
Colaborador - Notícias de aviação

Masculino
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 11036
Reputação : 512
Idade : 58
Simulador preferido : P3D V3
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Voando na Copa Airlines, Executiva e Econômica. O Que Esperar? Empty Re: Voando na Copa Airlines, Executiva e Econômica. O Que Esperar?

Mensagem por Alvega Ter 05 Jul 2011, 17:51

Good post

_________________
Artur Santos
Voo Virtual
Alvega
Alvega
Membro Fundador
Membro Fundador

Masculino
Inscrito em : 13/04/2008
Mensagens : 14629
Reputação : 921
Idade : 60
Simulador preferido : MSFS e X-Plane
Nacionalidade : Portugal

https://www.voovirtual.com

Ir para o topo Ir para baixo

Voando na Copa Airlines, Executiva e Econômica. O Que Esperar? Empty Re: Voando na Copa Airlines, Executiva e Econômica. O Que Esperar?

Mensagem por Dani.Santoro Ter 05 Jul 2011, 18:15

Muito interessante.
É sempre bom ter esse tipo de informação,assim temos mais opções.
Valeu,Amilckar. thumbsup

_________________
Daniel Santoro
Dani.Santoro
Dani.Santoro
Marechal-do-Ar
Marechal-do-Ar

Masculino
Inscrito em : 07/04/2010
Mensagens : 5051
Reputação : 309
Idade : 43
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Voando na Copa Airlines, Executiva e Econômica. O Que Esperar? Empty Re: Voando na Copa Airlines, Executiva e Econômica. O Que Esperar?

Mensagem por andre_sp Ter 05 Jul 2011, 21:22

Voando na Copa Airlines, Executiva e Econômica. O Que Esperar? 690911 Amilckar! Voando na Copa Airlines, Executiva e Econômica. O Que Esperar? 782293

_________________
A vantagem da honestidade é que a concorrência é pequena.
andre_sp
andre_sp
Moderador
Moderador

Masculino
Inscrito em : 26/08/2009
Mensagens : 12005
Reputação : 1258
Idade : 55
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Aviação
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Voando na Copa Airlines, Executiva e Econômica. O Que Esperar? Empty Re: Voando na Copa Airlines, Executiva e Econômica. O Que Esperar?

Mensagem por mahmatias Ter 05 Jul 2011, 23:02

Ótimo post Smile
Minha vontade de voar pela Copa só não é maior porque usam praticamente só 737, que já conheceço... Quero os Heavies agora wink
mahmatias
mahmatias
Major
Major

Masculino
Inscrito em : 01/05/2010
Mensagens : 470
Reputação : 12
Idade : 36
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Fotógrafo
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Voando na Copa Airlines, Executiva e Econômica. O Que Esperar? Empty Re: Voando na Copa Airlines, Executiva e Econômica. O Que Esperar?

Mensagem por el_lopes Qua 06 Jul 2011, 06:55

Good post
el_lopes
el_lopes
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 28/04/2010
Mensagens : 3336
Reputação : 139
Idade : 59
Simulador preferido : FS2004
Emprego/lazer : Industria farmaceutica/Cinema,praia,viajar e aviões!
Nacionalidade : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Voando na Copa Airlines, Executiva e Econômica. O Que Esperar? Empty Re: Voando na Copa Airlines, Executiva e Econômica. O Que Esperar?

Mensagem por Leonardo.Moura Qua 06 Jul 2011, 13:03

Amilckar, estou pensando em ir pra Salt Lake City visitar familiares no final do ano. Pensei em ir de COPA justamente por causa do valor! Seu post foi bastante esclarecedor, pois qualquer passagem de outras cias ficam em media 60%, 70% mais caras. O voo que estou pensando é Brasília /Panamá - Panamá / Los Angeles. Em LAx vou alugar um carro e ir até Salt Lake! A COPA vai me proporcionar uma boa economia, mesmo tendo que alugar um carro! thumbsup

_________________
ACER Predator Intel Core I7 11th geração, 16GB, 2 TB SSD nvme, RTX2060.
--------------
Leonardo.Moura
Leonardo.Moura
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 04/03/2011
Mensagens : 728
Reputação : 59
Idade : 42
Simulador preferido : MSFS
Emprego/lazer : Analista de Sistemas/Gerente de Projetos
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Voando na Copa Airlines, Executiva e Econômica. O Que Esperar? Empty Re: Voando na Copa Airlines, Executiva e Econômica. O Que Esperar?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos