Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


[Brasil] Piloto de Helicóptero evita tragédia em Belo Horizonte Gse_multipart13851

[Brasil] Piloto de Helicóptero evita tragédia em Belo Horizonte

2 participantes

Ir para baixo

[Brasil] Piloto de Helicóptero evita tragédia em Belo Horizonte Empty [Brasil] Piloto de Helicóptero evita tragédia em Belo Horizonte

Mensagem por Amilckar Ter 02 Ago 2011, 23:09

APÓS PANE EM HELICÓPTERO, PILOTO DESVIA DE ESCOLA E CENTRO DE SAÚDE PARA POUSAR EM TERRENO

AMADEU BARBOSA
[Brasil] Piloto de Helicóptero evita tragédia em Belo Horizonte 1868644786

Centro de saúde, escola municipal, maternal, paróquia, entre vários pequenos comércios. Essa era a visão de Marcelo Boarini Bojikian, 39 anos, a cerca de 160 metros de altura (500 pés) quando o helicóptero que pilotava apresentou pane.

"Tive aproximadamente 1 segundo e meio para ativar o procedimento de emergência antes que o motor travasse", afirmou o heroi do dia pouco depois de pousar em um terreno onde uma quadra de tênis está sendo construída, no Bairro Havaí, Região Oeste de Belo Horizonte, nesta terça-feira (2).


Bojikian planejava levar os empresários Mario José Júnior de Camargos, 31 anos, Eduardo Guilherme Moreira Pacheco Lima, 30, e Felipe Isaac Souza, 26, a Passa Tempo, cidade do Centro-Oeste de Minas. Antes, faria um sobrevoo em Oliveira, na mesma região.

A aeronave apresentou problemas aproximadamente dois minutos após sair da empresa de serviços aéreos AVE, do Grupo Viganó e Viganó, na Raja Gabaglia, na Região Sul de BH. "O motor deu pane completamente. Fiz uma manobra chamada auto rotação (veja abaixo) e rapidamente visualizei o terreno para pousar", relembrou Bojikian.


Piloto há 19 anos, ele controlou a aeronave por cerca de 1,5 quilômetro, passou por cima de uma escola e de um posto de saúde antes de pousar com segurança. Tudo isso em 30 segundos. "O trem de pouso e o esqui ficaram destruídos. Apesar de aparentemente intacto, o helicóptero teve a estrutura danificada", avaliou.


O piloto acredita que a aeronave Bell Jet Ranger, de 1992, PT-HCZ, esteja avaliada em R$ 1 milhão. Após perícia de uma equipe da Infraero, o helicóptero foi levado ao pátio da empresa.

Susto

Dos três passageiros, apenas Mario José Camargos teve ferimentos. "Ele teve dores nas costas e o levamos ao Hospital Felício Rocho por precaução", disse o tenente-coronel Marcelo Tadeu, do Comando Operacional do Corpo de Bombeiros.

[Brasil] Piloto de Helicóptero evita tragédia em Belo Horizonte 2697175075
Helicóptero fez pouso forçado numa área entre os bairros Estrela Dalva e Havaí (Foto: Gabriel Pascoal)

Os 20 bombeiros precisaram jogar água e espuma para afastar o risco de explosão. "O combustível do helicóptero, querosene, é altamente inflamável", disse o comandante. A aeronave, segundo o piloto, estava com 80% de combustível, o que significa cerca de 300 litros de querosene.

O pouso forçado poderia ter se transformado em tragédia. O terreno estava cercado de construções: a Escola Municipal Prefeito Aminthas de Barros, o Centro de Saúde Estrela Dalva, e a Paróquia Santa Maria Estrela da Manhã, entre outros. A poucos metros, o Conjunto Estrela Dalva.


Eufóricos, os alunos da escola municipal não acreditavam no que tinham visto no segundo dia de aulas após as férias. "Eu estava jogando bola e vi o helicóptero. Teve muita gritaria e eu tive certeza que ele havia caído", relembra Davi de Oliveira, 12, estudante da 5ª série. No turno da manhã estudam cerca de 800 alunos.


[Brasil] Piloto de Helicóptero evita tragédia em Belo Horizonte 2574494
O piloto Marcelo Bojikian identificou a pane no motor minutos depois de decolar (Foto: Gabriel Pascoal)

Ao lado do colégio, as funcionárias do centro de saúde comemoravam a habilidade do piloto. "Ele foi um heroi. Aqui estava cheio, com 60 pessoas. O helicóptero chegou a balançar os vidros", disse Paula Cotes, 26. Algumas enfermeiras revelaram ainda que estão cogitando fazer alguma homenagem a Bojikian.

[Brasil] Piloto de Helicóptero evita tragédia em Belo Horizonte 4195992142
No helicóptero havia quatro ocupantes, sendo que um ficou ferido levemente (Foto: Cristiano Couto)

O piloto Douglas Carvalho, 29, endossou os elogios ao colega. "Ele realmente teve muita habilidade. Contou com a sorte para achar um local amplo, mas não faltou destreza", disse.

Auto rotação

Bojikian explicou que a manobra consiste em manter a rotação do motor mesmo após a pane. "Tecnicamente, eu tirei o arrasto da pá para manter o motor principal. Nessas situações, o ideal é ter o vento a favor. Mas, mesmo com o vento contra, consegui controlar e pousar", disse.


Fonte/Foto: Hoje Em Dia
Via: IFR Online

_________________
Carlos Amilckar
[Brasil] Piloto de Helicóptero evita tragédia em Belo Horizonte Amilckar%252FVV125
Amilckar
Amilckar
Colaborador - Notícias de aviação
Colaborador - Notícias de aviação

Masculino
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 11036
Reputação : 512
Idade : 58
Simulador preferido : P3D V3
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

[Brasil] Piloto de Helicóptero evita tragédia em Belo Horizonte Empty Re: [Brasil] Piloto de Helicóptero evita tragédia em Belo Horizonte

Mensagem por Duley Ter 02 Ago 2011, 23:48

Este piloto realmente teve muita perícia.

Auto rotação bem sucedida e local para pouso extremamente seguro... talvez também sorte por ter um terreno vago próximo também tenha ajudado, mas de forma alguma sem tirar mérito dele.

_________________
CPU AMD Ryzen 9 5900X | MB Asus ROG Strix X570-E Gaming | RAM 64Gb DDR4 3600 | GPU EVGA RTX 3080 Ti FTW3 Ultra Hybrid | SSD 4Tb | PSU Corsair RM850x | WaterCooler AIO Corsair H115i Elite Capellix LCD upgrade | Monitor Asus 27" 1440p 165Hz | Honeycomb Alpha Yoke + Bravo TQ | TrackIR 5
Duley
Duley
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 14/05/2008
Mensagens : 3951
Reputação : 323
Idade : 37
Simulador preferido : MSFS
Emprego/lazer : Bombardier
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos