Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


Saber qual pista esta em uso Gse_multipart13851

Saber qual pista esta em uso

+22
amurim
viegas33
Edenio Rodrigues
Speed Racer
Douglas Moreira
Alvega
eduardoamll
vic1510tor
Fabiano.S
Fortunati
el_lopes
solonricardo
andre_sp
Thiago
rhodesbauer
Keeepz
Dani.Santoro
apiorno
Julio Giunti
Duley
Alexandre da Silva
ls_miguel
26 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Dúvida Saber qual pista esta em uso

Mensagem por ls_miguel Ter 06 Set 2011, 10:03

A situação é a seguinte: Estou no aeroporto de origem e, ao programar o FMC, eu gostaria de saber a pista em uso do aeroporto de destino para que tudo fique bem firmado. Alguem ai tem alguma dica ou procedimento? confused

_________________
Win 10 | X-plane 11, MFS2020 |  Intel Core i5 6600 @3,9GHz Turbo | 16GB DDR4 | ASUS RX580 OC 8GB  
ls_miguel
ls_miguel
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 05/07/2011
Mensagens : 2269
Reputação : 151
Idade : 42
Simulador preferido : X-plane 11
Nacionalidade : Brasil

https://bit.ly/3jjl053

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Re: Saber qual pista esta em uso

Mensagem por Alexandre da Silva Ter 06 Set 2011, 10:18

Vamos lá:

1º Você pega uma carta do aeroporto para saber as cabeceiras que o mesmo dispõe.

Ex: SBCT - Curitiba (Cabeceiras 11/15/29/33), sendo que só a 15 dispõe de equipamento ILS.

2º Você terá que interpretar o metar do referido momento, ou se o voo for muito longo terá que interpretar o TAF.

Ex: METAR SBCT 061300 10012KT 6000 -RA BKN004 OVC006 13/12 Q1022=

O vento no momento está para 100º e 12 KT, temos chuva leve e de 5 á 7 oitavos de nuvens a um uma altura de 4.000 pés e temos também 8 oitavos de nuvens a 6.000 pés.

O que temos que considerar é o seguinte, o tempo não é favorável para uma aproximação Visual, e o vento está disposto para ás pistas 11/15.

Quem conhece Curitiba sabe que não se pousa aeronaves de grande porte na pista 11 por ser uma pista curta, então a pista em uso concerteza será a 15.

Porém o ATC é malandro e não entende nada, pode ser que por equivoco te autorize a 33.

Eu utilizo como base estes dados.

thumbsup


_________________
W10 64 bits - Placa Mãe: ASUS P8Z77-V / Processador: Intel I7 3770K 4.2 Ghz - Memória: 32 GBs 4X8 HyperX 1866 MHz
Placa de Video: NVidia RTX 2060 6GBs DDR6 / Hard Disk: Seagate 1Tb + SSD 500 Gbs + SSD 1Tb/ Fonte: Thermaltake TR2 700P 700W


Meus cenários.
Meu canal no Youtube.
Alexandre da Silva
Alexandre da Silva
Marechal-do-Ar
Marechal-do-Ar

Masculino
Inscrito em : 20/02/2011
Mensagens : 6981
Reputação : 622
Idade : 34
Simulador preferido : MSFS 2020
Nacionalidade : Brasil

https://brazillandgames.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Re: Saber qual pista esta em uso

Mensagem por Duley Ter 06 Set 2011, 11:22

Sim, programando a chegada na origem tem que se basear no METAR como ja e explicou o Alexandre.
De forma mais básica, você tem que pousar na cabeceira mais próxima para onde sopra o vento. No METAR do Alexandre por exemplo, se vc estivesse voando num avião pequeno o ideal seria pousar na cabeceira 11 pois o vento está soprando a 100º.
No METAR de Confins de agora, diz que o sopra na direção de 160º a 3 knots e a disposição das cabeceiras em Confins é 16 e 34. Portanto o ideal é pousar e decolar da cabeceira 16. Essa é a forma ideal.

Recomendo não usar o ATC do FS que sempre prega umas surpresas e acaba te mandando pra cabeceira que você não planejou.

Para voos longos recomendo não inserir a aproximação. Deixe para fazer isso mais próximo da chegada buscando usar o METAR que ainda vai estar válido no momento do pouso, se possível.

_________________
CPU AMD Ryzen 9 5900X | MB Asus ROG Strix X570-E Gaming | RAM 64Gb DDR4 3600 | GPU EVGA RTX 3080 Ti FTW3 Ultra Hybrid | SSD 4Tb | PSU Corsair RM850x | WaterCooler AIO Corsair H115i Elite Capellix LCD upgrade | Monitor Asus 27" 1440p 165Hz | Honeycomb Alpha Yoke + Bravo TQ | TrackIR 5
Duley
Duley
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 14/05/2008
Mensagens : 3954
Reputação : 325
Idade : 37
Simulador preferido : MSFS
Emprego/lazer : Bombardier
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Re: Saber qual pista esta em uso

Mensagem por ls_miguel Ter 06 Set 2011, 11:46

Valeu pelas dicas galera thumbsup .

_________________
Win 10 | X-plane 11, MFS2020 |  Intel Core i5 6600 @3,9GHz Turbo | 16GB DDR4 | ASUS RX580 OC 8GB  
ls_miguel
ls_miguel
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 05/07/2011
Mensagens : 2269
Reputação : 151
Idade : 42
Simulador preferido : X-plane 11
Nacionalidade : Brasil

https://bit.ly/3jjl053

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Re: Saber qual pista esta em uso

Mensagem por Julio Giunti Ter 06 Set 2011, 16:49

No real os controladores usam o seguinte critério.

Retirado da ICA 100-12:

A pista em uso é empregada para indicar a pista que a TWR considera mais adequada, em um dado momento, para os tipos de aeronaves que se espera pousar ou decolar do aeródromo.
Normalmente, a aeronave pousará ou decolará contra o vento, a menos que as condições de segurança de tráfego aéreo ou a configuração da pista determinarem que é preferível uma direção diferente.
Na seleção da pista em uso, a TWR deverá considerar outros fatores pertinentes além da direção e da velocidade do vento na superfície, tais como:

a) os circuitos de tráfego do aeródromo;
b) o comprimento das pistas; e
c) os auxílios para a aproximação e pouso disponíveis.

Se o piloto em comando da aeronave considerar que a pista em uso não é apropriada para a operação que tenha que realizar, poderá solicitar autorização para usar outra pista.

Aqui cabe um adendo: O piloto solicitando operar de outra pista não quer dizer que ele será atendido, tudo irá depender da atual situação de tráfego e uma prévia coordenação e autorização do APP responsável pela área.

Quando o vento na superfície for de velocidade inferior a 10km (6 nós), as aeronaves serão normalmente instruídas a usar a pista que oferecer maiores vantagens, tais como: maior dimensão, menor distância de táxi etc. Entretanto, independente dos valores, a direção e a velocidade do vento na superfície serão sempre informados às aeronaves.
Considerando a "performance" das aeronaves e o comprimento da pista em uso, caberá ao piloto em comando da aeronave a decisão quanto às operações de pouso ou de decolagem, a partir de outro ponto da pista que não seja a cabeceira ou quando as condições do vento forem desfavoráveis.

Instrutores do meu curso de controlador aqui no CTA que operam em Brasília já falaram de um fenômeno que ocorre lá que, na cabeceira 11 o vento está para a pista 28 e na pista 28 o vento está para a cabeceira 11, ou seja...não pousa de um lado, nem de outro!

Empresas como a Gol e Tam não arriscam pousar suas aeronaves com vento de cauda (se pousam, com ventos com menos de dois nós) e com vento de través com certa velocidade já são instruidos a aproximação perdida e aguardar melhoria das condições ou proceder alternativa.

Espero ter contribuído!


Última edição por Julio Giunti em Ter 06 Set 2011, 17:16, editado 1 vez(es)
Julio Giunti
Julio Giunti
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 19/08/2011
Mensagens : 528
Reputação : 59
Idade : 46
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Controlador de tráfego aéreo - Infraero
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Re: Saber qual pista esta em uso

Mensagem por ls_miguel Ter 06 Set 2011, 17:08

Muito bom Julio Giunti! aplauso O que você escreveu nos acrescentou muito em conhecimento. Muito obrigado thumbs2 .

_________________
Win 10 | X-plane 11, MFS2020 |  Intel Core i5 6600 @3,9GHz Turbo | 16GB DDR4 | ASUS RX580 OC 8GB  
ls_miguel
ls_miguel
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 05/07/2011
Mensagens : 2269
Reputação : 151
Idade : 42
Simulador preferido : X-plane 11
Nacionalidade : Brasil

https://bit.ly/3jjl053

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Re: Saber qual pista esta em uso

Mensagem por Julio Giunti Ter 06 Set 2011, 17:09

Em relação ao post do Alexandre, uma correção:

Ex: METAR SBCT 061300 10012KT 6000 -RA BKN004 OVC006 13/12 Q1022=

O vento no momento está para 100º e 12 KT, temos chuva leve e de 5 á 7 oitavos de nuvens a um uma altura de 4.000 pés e temos também 8 oitavos de nuvens a 6.000 pés.

O metar está com seis mil metros de visibilidade, Broken (Nublado) a 400 pés e Overcast (Encoberto) a 600 pés.

A notação correta para seu exemplo para quatro mil pés seria BKN040 e seguindo para seis mil pés OVC060, já que as camadas de nuvens são colocadas da menor para a maior no Metar.

E neste caso que você citou com seis mil de visibilidade e quatro mil metros de teto, o piloto ainda pode solicitar um VFR especial, mas isso fica para outro post! thumbsup

Julio Giunti
Julio Giunti
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 19/08/2011
Mensagens : 528
Reputação : 59
Idade : 46
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Controlador de tráfego aéreo - Infraero
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Re: Saber qual pista esta em uso

Mensagem por Julio Giunti Ter 06 Set 2011, 17:14

ls_miguel escreveu:Muito bom Julio Giunti! aplauso O que você escreveu nos acrescentou muito em conhecimento. Muito obrigado thumbs2 .

De nada cara, to aprendendo muito no curso e quem quiser tirar dúvidas será um prazer ajudar!

thumbsup
Julio Giunti
Julio Giunti
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 19/08/2011
Mensagens : 528
Reputação : 59
Idade : 46
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Controlador de tráfego aéreo - Infraero
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Re: Saber qual pista esta em uso

Mensagem por Alexandre da Silva Ter 06 Set 2011, 17:39

Julio Giunti escreveu:Em relação ao post do Alexandre, uma correção:

Ex: METAR SBCT 061300 10012KT 6000 -RA BKN004 OVC006 13/12 Q1022=

O vento no momento está para 100º e 12 KT, temos chuva leve e de 5 á 7 oitavos de nuvens a um uma altura de 4.000 pés e temos também 8 oitavos de nuvens a 6.000 pés.

O metar está com seis mil metros de visibilidade, Broken (Nublado) a 400 pés e Overcast (Encoberto) a 600 pés.

A notação correta para seu exemplo para quatro mil pés seria BKN040 e seguindo para seis mil pés OVC060, já que as camadas de nuvens são colocadas da menor para a maior no Metar.

E neste caso que você citou com seis mil de visibilidade e quatro mil metros de teto, o piloto ainda pode solicitar um VFR especial, mas isso fica para outro post! thumbsup


Corretíssimo, obrigado pela correção.

Falha minha mesmo, damn
Eu que não me atentei com os valores.

thumbsup

_________________
W10 64 bits - Placa Mãe: ASUS P8Z77-V / Processador: Intel I7 3770K 4.2 Ghz - Memória: 32 GBs 4X8 HyperX 1866 MHz
Placa de Video: NVidia RTX 2060 6GBs DDR6 / Hard Disk: Seagate 1Tb + SSD 500 Gbs + SSD 1Tb/ Fonte: Thermaltake TR2 700P 700W


Meus cenários.
Meu canal no Youtube.
Alexandre da Silva
Alexandre da Silva
Marechal-do-Ar
Marechal-do-Ar

Masculino
Inscrito em : 20/02/2011
Mensagens : 6981
Reputação : 622
Idade : 34
Simulador preferido : MSFS 2020
Nacionalidade : Brasil

https://brazillandgames.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Re: Saber qual pista esta em uso

Mensagem por apiorno Ter 06 Set 2011, 17:40

Em aeroportos centrais eu costumo sintonizar o ATIS.

apiorno
Aspirante
Aspirante

Masculino
Inscrito em : 06/04/2011
Mensagens : 12
Reputação : 0
Idade : 48
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Re: Saber qual pista esta em uso

Mensagem por Dani.Santoro Ter 06 Set 2011, 17:40

Só achei um pouco confusa a explicação sobre a interpretação do vento.
No exemplo citado pelo Alexandre o vento está "de" 100° e não "para" 100°.
Lembrando que fazemos a interpretação do vento de onde ele sopra em relação ao norte verdadeiro e não para onde ele sopra,ou seja,o vento vem de 100°.

_________________
Daniel Santoro
Dani.Santoro
Dani.Santoro
Marechal-do-Ar
Marechal-do-Ar

Masculino
Inscrito em : 07/04/2010
Mensagens : 5051
Reputação : 309
Idade : 43
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Re: Saber qual pista esta em uso

Mensagem por Keeepz Ter 06 Set 2011, 21:29

Pessoal, nao podemos esquecer de algo importante para a escolha da pista em uso: Declinação magnetica.
Você encontra ela na carta do aerodromo.
O vento do metar é para o norte verdadeiro, mas a indicação da pista é para o magnético.
Se tivermos uma DMG para o OESTE, somaremos ao vento do metar..se tivermos para o LESTE, subtrairemos.

Então..se temos uma DMG de 21ºW
Vento do metar = 120º
Vento que nos interessa para escolha da pista em uso : 120+21 = 141º

Keeepz
Major
Major

Masculino
Inscrito em : 30/09/2010
Mensagens : 273
Reputação : 3
Idade : 33
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Re: Saber qual pista esta em uso

Mensagem por rhodesbauer Ter 06 Set 2011, 21:54

Dani.Santoro escreveu:Só achei um pouco confusa a explicação sobre a interpretação do vento.
No exemplo citado pelo Alexandre o vento está "de" 100° e não "para" 100°.
Lembrando que fazemos a interpretação do vento de onde ele sopra em relação ao norte verdadeiro e não para onde ele sopra,ou seja,o vento vem de 100°.

To meio confuso.
Se estou no avião, chegando em SBCT o metar é SBCT 061300 10012KT 6000 -RA BKN004 OVC006 13/12 Q1022=; desconsiderando, apenas para fins de entendimento, a questão da declinação magnética; se eu quiser que meu avião fique absolutamente contra o vento, eu devo setar a proa para 100 ou para 280?

Já levando em consideração o FSX, já vi em diversos sites que o FSX informa o vento ao contrário, sendo que se estou me aproximando de um aeroporto, devo sempre procurar a cabeceira mais próxima a proa do vento indicada pois o vento será contrário.
Procede?

_________________
Apenas minha opinião de bosta...

rhodesbauer
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 06/04/2010
Mensagens : 2271
Reputação : 193
Idade : 42
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Engenheiro de Suporte
Nacionalidade : Brasil

http://agenda.pub

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Re: Saber qual pista esta em uso

Mensagem por Thiago Ter 06 Set 2011, 22:55

Sim Rhodes, não é que o FSX informa o vento contrário, isso é regra na aviação desde os primórdios... na verdade o vento está vindo ao contrário da proa que você almeja o pouso.. você está indo na proa 150º (arredondando a de CWB) enquanto o vento vem de sentido contrário, resumindo: o vento vêm de 100 graus. Lógico que como dito anteriormente a escolha vai desde o peso da aeronave, tamanho de pista e auxílios disponíveis.

_________________
Thiago Berto
Jacarepaguá | Rio de Janeiro

Saber qual pista esta em uso Panoramic_show_wave-1
Thiago
Thiago
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 04/03/2011
Mensagens : 1059
Reputação : 55
Idade : 40
Emprego/lazer : Arquiteto
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Re: Saber qual pista esta em uso

Mensagem por Julio Giunti Qua 07 Set 2011, 10:19

Isso realmente confunde bem a cabeça da galera no começo!
Julio Giunti
Julio Giunti
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 19/08/2011
Mensagens : 528
Reputação : 59
Idade : 46
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Controlador de tráfego aéreo - Infraero
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Re: Saber qual pista esta em uso

Mensagem por Julio Giunti Qua 07 Set 2011, 10:21

Alexandre da Silva escreveu:
Julio Giunti escreveu:Em relação ao post do Alexandre, uma correção:

Ex: METAR SBCT 061300 10012KT 6000 -RA BKN004 OVC006 13/12 Q1022=

O vento no momento está para 100º e 12 KT, temos chuva leve e de 5 á 7 oitavos de nuvens a um uma altura de 4.000 pés e temos também 8 oitavos de nuvens a 6.000 pés.

O metar está com seis mil metros de visibilidade, Broken (Nublado) a 400 pés e Overcast (Encoberto) a 600 pés.

A notação correta para seu exemplo para quatro mil pés seria BKN040 e seguindo para seis mil pés OVC060, já que as camadas de nuvens são colocadas da menor para a maior no Metar.

E neste caso que você citou com seis mil de visibilidade e quatro mil metros de teto, o piloto ainda pode solicitar um VFR especial, mas isso fica para outro post! thumbsup


Corretíssimo, obrigado pela correção.

Falha minha mesmo, damn
Eu que não me atentei com os valores.

thumbsup

Relaxa cara! Isso acontece! thumbsup
Julio Giunti
Julio Giunti
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 19/08/2011
Mensagens : 528
Reputação : 59
Idade : 46
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Controlador de tráfego aéreo - Infraero
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Re: Saber qual pista esta em uso

Mensagem por andre_sp Qua 07 Set 2011, 10:26


_________________
A vantagem da honestidade é que a concorrência é pequena.
andre_sp
andre_sp
Moderador
Moderador

Masculino
Inscrito em : 26/08/2009
Mensagens : 12005
Reputação : 1258
Idade : 55
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Aviação
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Re: Saber qual pista esta em uso

Mensagem por Duley Qui 08 Set 2011, 10:55

Bom, se tratando de ATC do FS9 e FSX a ICA fica de lado.

Mas quem quer seguir certinho, desconsidere o ATC e voe da forma mais correta.
Eu toda hora chego para pouso e vejo outros aviões do tráfego AI decolando da cabeceira contrária lol

_________________
CPU AMD Ryzen 9 5900X | MB Asus ROG Strix X570-E Gaming | RAM 64Gb DDR4 3600 | GPU EVGA RTX 3080 Ti FTW3 Ultra Hybrid | SSD 4Tb | PSU Corsair RM850x | WaterCooler AIO Corsair H115i Elite Capellix LCD upgrade | Monitor Asus 27" 1440p 165Hz | Honeycomb Alpha Yoke + Bravo TQ | TrackIR 5
Duley
Duley
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 14/05/2008
Mensagens : 3954
Reputação : 325
Idade : 37
Simulador preferido : MSFS
Emprego/lazer : Bombardier
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Re: Saber qual pista esta em uso

Mensagem por solonricardo Ter 13 Set 2011, 04:19

Keeepz escreveu:Pessoal, nao podemos esquecer de algo importante para a escolha da pista em uso: Declinação magnetica.
Você encontra ela na carta do aerodromo.
O vento do metar é para o norte verdadeiro, mas a indicação da pista é para o magnético.
Se tivermos uma DMG para o OESTE, somaremos ao vento do metar..se tivermos para o LESTE, subtrairemos.

Então..se temos uma DMG de 21ºW
Vento do metar = 120º
Vento que nos interessa para escolha da pista em uso : 120+21 = 141º

Caramba, essa informação é nova...

Vivendo, lendo e aprendendo!!!

reverencia
solonricardo
solonricardo
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 12/09/2011
Mensagens : 32
Reputação : 0
Idade : 40
Simulador preferido : FS2004
Emprego/lazer : Operador Técnico
Nacionalidade : Brasil

http://www.voevesper.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Re: Saber qual pista esta em uso

Mensagem por el_lopes Ter 13 Set 2011, 11:55


Para complementar...e ajudar em caso de dúvidas...clique aqui
el_lopes
el_lopes
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 28/04/2010
Mensagens : 3336
Reputação : 139
Idade : 59
Simulador preferido : FS2004
Emprego/lazer : Industria farmaceutica/Cinema,praia,viajar e aviões!
Nacionalidade : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Re: Saber qual pista esta em uso

Mensagem por Fortunati Sáb 01 Out 2011, 14:57

Prezados Amigos Alexandre e Julio
Até aceito a explicação de vocês, porém o ATC do Flight informa apenas em que pista devo aterrisar, ou, a que está em uso propriamente dita. Porém isto acontece muito próximo do aeroporto. Eu quero saber se tem uma forma de modificar esta informação para uma distancia maior, por exemplo, 80nm de distancia, afim de poder fazer as modificações no FMC com maior tranquilidade.
Um abraço.
João

_________________
"Só quem voa sabe porque os pássaros cantam!"

    Callsight: VV153 - Fortunati

Processador: AMD FX-6100 Six-Core Processor @3.8GHz
Placa-Mãe: ASUS M5A78L-M LX
Placa Gráfica: NVidia GeForce GT 610 - 2048Mb – DDR3
Memória RAM: 6Gb - Kingston 669.6MHz – DDR3
Discos Rígidos: Samsung SATA II – 7200 rpm - 500 Gb
Fonte ATX VX-500 Aerocool 500W
Monitor: Dell - LCD 18,5" - Widescreen Full HD
Sistema Operacional: Windows 7 Profissional 64bit - Service Pack 2
Fortunati
Fortunati
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 12/05/2010
Mensagens : 691
Reputação : 48
Idade : 70
Simulador preferido : FS2004 e FSX
Emprego/lazer : Música ( sax ), Aviação, Plastimodelismo e Flight Simulator
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Re: Saber qual pista esta em uso

Mensagem por Fabiano.S Sáb 01 Out 2011, 18:22

Fortunati, O que você pode fazer sobre isso, é ter um Active Sky e ir em Fetch a Report e colocar o ID do aeroporto de destino antes do TOD. E lá você vai ver o Metar. Depois disso pode escolher a pista em uso.
É o que faço aqui, Antes de decolar já vejo o metar de partida e destino e alternativa, já para estar ciente do tempo por onde devo pousar ou a alternativa mesmo. Nisso, vou poder programar minha descida, APP com mais calma. Além do que tem sites por ai com metar dos aeroportos sempre atualizado como por exemplo o Redemet.
Bom é isso. Espero ter te ajudado nessa questão. Abraços. thumbsup
Fabiano.S
Fabiano.S
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 03/04/2011
Mensagens : 745
Reputação : 31
Idade : 33
Simulador preferido : FSX, P3D 4.5
Emprego/lazer : Agente de passageiros
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Re: Saber qual pista esta em uso

Mensagem por vic1510tor Sáb 01 Out 2011, 20:10

Julio Giunti escreveu:Isso realmente confunde bem a cabeça da galera no começo!
com certeza!!! lol lol lol

_________________
"Não se espante com a altura do vôo. Quanto mais alto, mais longe do perigo. Quanto mais você se eleva, mais tempo há de reconhecer uma pane. É quando se está próximo do solo que se deve desconfiar ."
Santos Dumot

vic1510tor
Major
Major

Masculino
Inscrito em : 12/01/2011
Mensagens : 365
Reputação : 10
Idade : 25
Simulador preferido : XPlane 11
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Re: Saber qual pista esta em uso

Mensagem por Fortunati Sáb 01 Out 2011, 21:59

Fabiano.S escreveu: Fortunati, O que você pode fazer sobre isso, é ter um Active Sky e ir em Fetch a Report e colocar o ID do aeroporto de destino antes do TOD. E lá você vai ver o Metar. Depois disso pode escolher a pista em uso.
É o que faço aqui, Antes de decolar já vejo o metar de partida e destino e alternativa, já para estar ciente do tempo por onde devo pousar ou a alternativa mesmo. Nisso, vou poder programar minha descida, APP com mais calma. Além do que tem sites por ai com metar dos aeroportos sempre atualizado como por exemplo o Redemet.
Bom é isso. Espero ter te ajudado nessa questão. Abraços. thumbsup

Prezado Fabiano
Grande dica! Irei instalar o Active Sky e antecipar a pista que está em uso para decolar e aterrisar. Grato pela informação.
Um abraço.
João

_________________
"Só quem voa sabe porque os pássaros cantam!"

    Callsight: VV153 - Fortunati

Processador: AMD FX-6100 Six-Core Processor @3.8GHz
Placa-Mãe: ASUS M5A78L-M LX
Placa Gráfica: NVidia GeForce GT 610 - 2048Mb – DDR3
Memória RAM: 6Gb - Kingston 669.6MHz – DDR3
Discos Rígidos: Samsung SATA II – 7200 rpm - 500 Gb
Fonte ATX VX-500 Aerocool 500W
Monitor: Dell - LCD 18,5" - Widescreen Full HD
Sistema Operacional: Windows 7 Profissional 64bit - Service Pack 2
Fortunati
Fortunati
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 12/05/2010
Mensagens : 691
Reputação : 48
Idade : 70
Simulador preferido : FS2004 e FSX
Emprego/lazer : Música ( sax ), Aviação, Plastimodelismo e Flight Simulator
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Re: Saber qual pista esta em uso

Mensagem por eduardoamll Sáb 01 Out 2011, 22:01

O ATC do FS é o seguinte. Se é voo IFR e cabeceira tem ILS, ele tem manda para ela. Se é voo VFR ou em lugares que não tem ILS ele te manda para a cabeceira que aponta mais pro norte (Explemplos: cabeceira 33 em SBCT, 35 em SBCY) a não ser que o vento esteja contrário (basta lembrar que se vc inicia um plano de voo simples sem configurar o clima, o vento, mesmo de 0 KT está com a direção de 0º).

_________________
DELL G15 5530 - i5-13450HX 2.40 GHz| NVIDIA RTX 3050 6GB| 24GB DDR5| (256 GB + 1TB) SSD | Win11 home
eduardoamll
eduardoamll
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 21/07/2011
Mensagens : 1850
Reputação : 356
Idade : 33
Simulador preferido : MSFS
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Re: Saber qual pista esta em uso

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos