Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


Dúvidas sobre Carreira Gse_multipart13851

Dúvidas sobre Carreira

+21
Fauzi Hussein
Teeo
Ruan Martinez
aegoes
beto.dr
Gabriel Moradillo
Augusto Sposito
Alvega
Fabbrini
Garibaldi
Amilckar
marcos1sp
Bruno Silva 3
biazi
Alexandre da Silva
Bruno Bastos
Duley
Amengol
Alef Schtmidt
kojaky
LucasFS
25 participantes

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Dúvidas sobre Carreira Empty Dúvidas sobre Carreira

Mensagem por LucasFS Sex 18 Nov 2011, 23:05

Boa Noite colegas do VV! Meu nome é Lucas, tenho 17 anos e curso o 2º ano do ensino médio, moro na cidade de Vitória no Espírito Santo e estou passando um grande dilema agora na decisão da minha futura profissão e gostaria da experiência e conselhos de vocês.

Bom, até o primeiro ano eu já estava meio que decidido que iria cursar medicina mas, final do ano passado eu comecei a me interessar pela aviação e descobri o Flight Simulator, uma descoberta e tanto, passei e passo horas fazendo voos semanalmente, passo horas ouvindo e analisando a fonia aqui da Torre de Vitória e resolvi pesquisar mais sobre essa profissão. A parte de piloto de linha aérea me apaixonei, passar por tudo a quanto é lugar do Brasil e por incrível que apareça essa característica se encaixa muito bem em mim hoje, já que não sou uma pessoa que sente tanta falta de casa e ficar longe dos familiares e na realidade quando estou fazendo algo que gosto nada mais importa e pela primeira vez na vida eu posso dizer com certeza que o que eu faço no FS é uma coisa que gostaria de fazer a vida toda!

Conversando com meus pais, eles não foram contra nem a favor, falaram que acham uma carreira bonita, de muita responsabilidade e olhando uma das necessidades da carreira que é a fluência em inglês me considero apto já que fiz 6 anos de inglês e falo fluentemente. Minha mãe no fundo gostou da ideia e as vezes meus pais até me chamam de futuro comandante, até aqui tudo tranquilo mas consultando o Aeroclube de Vila Velha(SIVU) o preço final do curso com PC IFR/Multi está 52 mil dilmas e essa é uma quantia que meus pais não tem condições de arrumar de maneira tão fácil. Minha família toda sempre está ao meu lado me incentivando já que sou um excelente aluno na escola, muito determinado e esforçado, um empréstimo familiar não seria uma coisa impossível mas também não seria tão fácil. Meus pais são servidores públicos e crédito para servidor público é sempre mais fácil então a parte do dinheiro eu não fico com uma preocupação tão alta de arrumar, é uma coisa complicada sim é, mas o que me preocupa mais é o seguinte fato: Como está o mercado de trabalho hoje para quem acaba de tirar PC, quais são os requisitos para arrumar um emprego para que eu possa ajudar a quitar essa dívida? Como funciona o mercado de trabalho da aviação civil, o que preciso ter em mente antes de ingressar na carreira, a carga horária da profissão, remuneração e o que puder me explicar que eu não perguntei também será uma informação bem recebida.

Agradeço imensamente por disponibilizar seu tempo para ler e quem sabe me ajudar nesse dilema.

PS: Sou meio que viciado em usar vírgulas, então se achar estranho não ligue.
PS²:Coloquei espaçamento para deixar a leitura mais leve.
LucasFS
LucasFS
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 16/11/2011
Mensagens : 73
Reputação : 5
Idade : 29
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Estudante
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre Carreira Empty Re: Dúvidas sobre Carreira

Mensagem por kojaky Dom 20 Nov 2011, 18:57

Meu sonho também é ser piloto de linha aérea, mas eu tenho esse sonho desde pequeno, hoje tenho 14 anos e já estou juntando dinheiro, mas para ser piloto de linha aérea tem que ter faculdade completa, mas assim gasta muito mais dinheiro, por isso eu vou fazer meu curso PP e PC, trabalhar em aviões pequenos, e com o salário fazer faculdade de Ciências Aeronáutica, e depois fazer o resto para poder trabalhar em uma empresa de linha aérea.
Agora te digo uma coisa, faça isso se realmente você gostar da aviação, não pense em dinheiro, pense somente que isso é o que você quer para sua vida. Até um tempo atrás eu não tinha ideia do salário de piloto, ai minha mãe conheceu uma comissária de bordo, e essa comissária disse que o co-piloto ganha R$ 9,000, Fiquei doido hehehe.
Se você quiser realmente não desista, vá em frente, e te digo uma coisa, muita gente vai dizer pra você desistir que você não vai conseguir, mas não ouça essas pessoas, porque uma dia você chega lá, eu eu também hehehe.
kojaky
kojaky
Aspirante
Aspirante

Masculino
Inscrito em : 10/06/2011
Mensagens : 11
Reputação : 0
Idade : 27
Simulador preferido : GSX
Emprego/lazer : Estudante
Nacionalidade : Brasil

https://www.voovirtual.com

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre Carreira Empty Re: Dúvidas sobre Carreira

Mensagem por Alef Schtmidt Dom 20 Nov 2011, 19:08

é amigo a carreira de piloto comercial não é facil Mas é uma profissão Maravilhosa!
tenho um sonho também que é ser piloto militar, Sei que é dificil, Sofrido mas se deus quiser eu vou Conseguir !

Alef Schtmidt
Alef Schtmidt
Banido

Masculino
Inscrito em : 04/07/2011
Mensagens : 647
Reputação : 35
Idade : 29
Simulador preferido : FSX//P3D
Emprego/lazer : Contador // Estudante
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre Carreira Empty Re: Dúvidas sobre Carreira

Mensagem por LucasFS Dom 20 Nov 2011, 19:19

kojaky escreveu:Meu sonho também é ser piloto de linha aérea, mas eu tenho esse sonho desde pequeno, hoje tenho 14 anos e já estou juntando dinheiro, mas para ser piloto de linha aérea tem que ter faculdade completa, mas assim gasta muito mais dinheiro, por isso eu vou fazer meu curso PP e PC, trabalhar em aviões pequenos, e com o salário fazer faculdade de Ciências Aeronáutica, e depois fazer o resto para poder trabalhar em uma empresa de linha aérea.
Agora te digo uma coisa, faça isso se realmente você gostar da aviação, não pense em dinheiro, pense somente que isso é o que você quer para sua vida. Até um tempo atrás eu não tinha ideia do salário de piloto, ai minha mãe conheceu uma comissária de bordo, e essa comissária disse que o co-piloto ganha R$ 9,000, Fiquei doido hehehe.
Se você quiser realmente não desista, vá em frente, e te digo uma coisa, muita gente vai dizer pra você desistir que você não vai conseguir, mas não ouça essas pessoas, porque uma dia você chega lá, eu eu também hehehe.

Olá, Boa Noite! Obrigado pela resposta e se Deus quiser conseguiremos vencer as barreiras da profissão que são muitas.

Agora sobre a questão da faculdade não poussui tanta necessidade e não precisa ser necessariamente em ciências aeronáuticas, o que ocorre é que quem possui faculdade na maioria das vezes as horas de voo necessárias para o cargo são bem menores.
LucasFS
LucasFS
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 16/11/2011
Mensagens : 73
Reputação : 5
Idade : 29
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Estudante
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre Carreira Empty Re: Dúvidas sobre Carreira

Mensagem por kojaky Dom 20 Nov 2011, 19:32

Concordo com você, mas as melhores faculdades para se fazer é Aviação Civil ou Ciências Aeronáutica.
kojaky
kojaky
Aspirante
Aspirante

Masculino
Inscrito em : 10/06/2011
Mensagens : 11
Reputação : 0
Idade : 27
Simulador preferido : GSX
Emprego/lazer : Estudante
Nacionalidade : Brasil

https://www.voovirtual.com

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre Carreira Empty Re: Dúvidas sobre Carreira

Mensagem por LucasFS Dom 20 Nov 2011, 19:47

kojaky escreveu:Concordo com você, mas as melhores faculdades para se fazer é Aviação Civil ou Ciências Aeronáutica.

Boa Noite,

Aqui no meu estado não possui nenhuma dessas opções, então o negócio é fazer aeroclube pegar horas de voo, checar tudo IFR/Multi e Jet Trainer e quando pegar um emprego com salário bom correr atrás de alguma faculdade a distância.


LucasFS
LucasFS
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 16/11/2011
Mensagens : 73
Reputação : 5
Idade : 29
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Estudante
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre Carreira Empty Re: Dúvidas sobre Carreira

Mensagem por kojaky Dom 20 Nov 2011, 20:23

Acho que essa pode ser uma boa solução.
Agora me ajude em uma coisa, eu estou começando a usar o Flight Simulator, mas não sei fazer nada, como eu aprendo a pilotar?
kojaky
kojaky
Aspirante
Aspirante

Masculino
Inscrito em : 10/06/2011
Mensagens : 11
Reputação : 0
Idade : 27
Simulador preferido : GSX
Emprego/lazer : Estudante
Nacionalidade : Brasil

https://www.voovirtual.com

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre Carreira Empty Re: Dúvidas sobre Carreira

Mensagem por Amengol Dom 20 Nov 2011, 20:53

Olá, Lucas.

A minha sugestão é que você freqüente um aeroclube. Aquele é o melhor ambiente para começar a entender a aviação real. Lá você vai conhecer muita gente da área comercial bem como todo tipo ligado à aviação. Pessoas que irão lhe aconselhar bem e outras nem tanto, mas a vida é assim mesmo. Acredito que você é um garoto bem informado e saberá ponderar suas decisões.

Boa sorte,

Amengol.
Amengol
Amengol
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 13/11/2011
Mensagens : 150
Reputação : 25
Idade : 44
Simulador preferido : FSX, P3D
Emprego/lazer : ORBX Simulation Systems
Nacionalidade : Brasil

http://fullterrain.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre Carreira Empty Re: Dúvidas sobre Carreira

Mensagem por LucasFS Dom 20 Nov 2011, 21:10

@Alef

Uma Carreira muito bonita mesmo, também ja pensei em ingressar nela mas nunca fui muito fã do ramo militar.
Desejo Sorte pra você!

@Amengol

Agradeço ao comentário e vou procurar frequentar o aeroclube!


@Kojaky
Essa área é destinada a aviação real, então não podemos comentar sobre isso aqui, mas se for do seu interesse estou enviando uma mensagem privada com meu msn/e-mail.
LucasFS
LucasFS
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 16/11/2011
Mensagens : 73
Reputação : 5
Idade : 29
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Estudante
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre Carreira Empty Re: Dúvidas sobre Carreira

Mensagem por Duley Seg 21 Nov 2011, 09:25

Gostar de simular não quer dizer que você vai gostar de ser piloto de avião o resto da vida.

Eu, desde os meus 14 anos havia decidido que queria ser piloto. Voava no FS e sabia praticamente todos os procedimentos. Terminei o colégio passei no vestibular pra Ciências Aeronáuticas. Comecei a trabalhar na aviação com 19 anos voltado pra área de manutenção. Gostei muito. Logo comecei a fazer minhas horas de voo. Gostei muito também, mas comecei a perceber as verdades da aviação e encaixei várias peças. Pra ser piloto vc precisa abrir mão de várias coisas... vida pessoal, por exemplo. Você pode até casar e ter filhos, mas você vai ver sua esposa umas duas vezes na semana. Você não vai ver seu filho crescer e nem ouvir ele falar "papai" pela primeira vez. Pra quem da valor a estas coisas, ser piloto é algo a ser pensado duas vezes. Eu pensei centenas de vezes e então desisti da carreira de piloto. Esse talvez o maior motivo entre outros não tão relevantes para o pessoal do forum.

Não quero desanimar ninguém, apenas expondo o lado que poucos pensam ou avaliam.

Por outro lado, hoje ainda trabalho na aviação, mas volto todos os dias pra casa.

Lucas, sua pergunta sobre o mercado... bem, a aviação vive altos e baixos. Hoje estamos numa fase duvidosa, pois as companhias estão sofrendo principalmente por conta das crises que assolam a Europa e as variações no valor do petroleo. Ainda assim o mercado para pilotos está excelente. As empresas estão aumentando cada vez mais a frota e com isso a necessidade de pilotos. Praticamente todos os colegas que terminaram a faculdade comigo estão hoje empregados, seja em companhia aérea, seja na aviação executiva. Mas como eu disse, está bom hoje, mas daqui 4 ou 5 anos pode não estar tão bom assim.

_________________
CPU AMD Ryzen 9 5900X | MB Asus ROG Strix X570-E Gaming | RAM 64Gb DDR4 3600 | GPU EVGA RTX 3080 Ti FTW3 Ultra Hybrid | SSD 4Tb | PSU Corsair RM850x | WaterCooler AIO Corsair H115i Elite Capellix LCD upgrade | Monitor Asus 27" 1440p 165Hz | Honeycomb Alpha Yoke + Bravo TQ | TrackIR 5
Duley
Duley
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 14/05/2008
Mensagens : 3951
Reputação : 323
Idade : 37
Simulador preferido : MSFS
Emprego/lazer : Bombardier
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre Carreira Empty Re: Dúvidas sobre Carreira

Mensagem por LucasFS Seg 21 Nov 2011, 13:40

@Duley

Olá, Boa Tarde!

Eu já parei muito para refletir sobre essas questões e na realidade nunca fui uma pessoa muito ligada a família e amigos, meus interesses profissionais estão sempre em primeiro lugar, costumo até ouvir alguns familiares dizendo que parece que eu não sinto falta da família. Conversando com meu pai agora ele me confirmou que não sou uma pessoa que sente falta de família e relações pessoais e ele mesmo disse que eu seria uma pessoa ideal para pegar uma escala aonde se folga apenas 10 dias no mês.

O que está realmente confundindo minha cabeça é o alto valor do curso completo e saber que talvez nem com um CV de Jet Trainer, Multi e IFR eu conseguiria um emprego com uma remuneração boa, eu teria que acumular horas de voo antes e como li na internet muitas vezes a pessoa chega a voar de graça. Eu realmente estou querendo muito isso, mas o maior sacrifício será o financeiro.

Mercado: Tenho total conhecimento de que talvez eu precise morar em outro estado e passar apertos financeiros mas eu gostaria mesmo de saber como é o mercado aqui no ES, já que começando no meu estado seria um início relativamente fácil. Para isso estou marcando de ir no aeroclube fazer um voo panorâmico e conversar com o piloto e os estudantes do local.

Agora como uma dúvida final, não sei se saberia me responder, é que eu não almejo voos internacionais, voos locais como a trip e azul realizam já seria excelente para mim! Qual o nível de dificuldade para se entrar em uma cia aérea local? Uma missão impossível ou com os investimentos certos eu conseguiria com uma certa facilidade?

Agradeço a sua resposta e seu tempo para sanar minhas dúvidas e com toda certeza ajudou muito, se você possuir conhecimento para responder essa minha última pergunta ficaria extremamente grato!

Grande Abraço!

Lucas
LucasFS
LucasFS
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 16/11/2011
Mensagens : 73
Reputação : 5
Idade : 29
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Estudante
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre Carreira Empty Re: Dúvidas sobre Carreira

Mensagem por kojaky Seg 21 Nov 2011, 14:00

@Duley Atualmente quanto se gasta até chegar em uma empresa de linha aérea?
kojaky
kojaky
Aspirante
Aspirante

Masculino
Inscrito em : 10/06/2011
Mensagens : 11
Reputação : 0
Idade : 27
Simulador preferido : GSX
Emprego/lazer : Estudante
Nacionalidade : Brasil

https://www.voovirtual.com

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre Carreira Empty Re: Dúvidas sobre Carreira

Mensagem por Bruno Bastos Seg 21 Nov 2011, 14:28

Boa, eu tenho apenas 16anos, ano que vem irei da inicio as aulas teóricas no aeroclube de Jacarepaguá (RJ), meu SONHO até hoje é ser um ótimo aviador, sempre gostei da aviação em si, desde garotinho, conheço muitos pilotos da gol, tam, azul entre outras linhas aéreas, e metade deles, melhor, mais que a metade deles dizem que aviação é ótima, principalmente na fase de pp/pc, mas depois que você fica dia tarde e noite voando, trabalhando sem parar, acaba enjoando, e realmente é verdade, pelo menos eu concordo com isso, como diz o ditado, tudo que é de mais enjoa, em fim, desejo tudo de bom para todos vocês, que um dia possamos cruzar o ceu brasileiro wink thumbsup
Bruno Bastos
Bruno Bastos
Major
Major

Masculino
Inscrito em : 07/07/2011
Mensagens : 393
Reputação : 14
Idade : 28
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Estudante de Piloto Privado
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre Carreira Empty Re: Dúvidas sobre Carreira

Mensagem por Duley Ter 22 Nov 2011, 10:23

Lucas, não apenas a vida social é penalizada. Muitas coisas da vida pessoal também. Pra quem voa na linha aérea e é ligado ao esporte por exemplo. Você terá uma rotina que não vai permitir a prática constante de atividades físicas. Eu valorizo muito este tipo de coisa que tem um nome: qualidade de vida.

Sim, o investimento inicial na carreira de piloto é alta. A hora de voo é cara. Detalhe importante que talvez não é do conhecimento de quem está começando. Pra voar numa TRIP, por exemplo, você não precisa do curso do ATR ou do E-jet. Se você não tem, quem banca é a companhia. O mesmo pra aviação executiva. Pra voar num Citation, quem vai bancar seu Flight Safety e Ground School será quem está te contratando. Estes sim são cursos caros, mas que não cabe a você pagar, até mesmo devido a inviabilidade. Já vi gente pagando do bolso o curso e no fim continou desempregado.
Sim, a parte mais importante na aviação é a experiencia. E experiencia é o mesmo que horas de voo. Quanto mais melhor. E quanto mais, melhor pode ser o seu salário. Eu sou totalmente contra a prostituição na aviação. Quem voa de graça se entrega e derruba a classe. Donos de avião vão preferir quem está prostituindo e se isso virar moda, em breve pilotos novos vão voar muito e ganhar nada. Ninguém quer isso, mas sempre tem alguns que se sujeitam a essa prática ridicula.

Mercado no ES: não sei te dizer especificamente Vitoria. Minha recomendação é que se ai não tiver bom, caia fora, vai pra São Paulo, Rio de Janeiro, Manaus, Belo Horizonte. Você tem que estar na hora certa no lugar certo. A principal dica é fazer network. Conheça pessoas ligadas a aviação, frequente o aeroporto, passe pelos hangares, procure emprego na parte administrativa de alguma empresa de manutenão ou táxi aéreo. Essa é a melhor forma para conhecer as pessoas, demonstrar os seus interesses e mostrar que você é competente.

Voar em cias domésticas? Não é nenhuma missão impossível. Acumule horas. Boa forma de acumular bastante horas é voando como instrutor. Voa o dia todo, acumula horas e ganha uma graninha. Depois procure emprego voando malote ou aviação executiva. Acumule um pouco mais de experiencia. Tem gente que se amarra na executiva e acaba não indo pra comercial. Se continuar almejando a comercial, fique de olho nos anuncios de vagas no site das empresas. Algumas estipulam quantidade de horas minimas, mas quando a coisa aperta eles acabam chutando o balde e contratam pilotos com pouca experiencia.
Já vi gente entrando na comercial voando jato com menos de 250 horas.

Kojaky, hoje o gasto médio pra tirar um PC-IFR gira em torno de 40 mil reais, sem voar em multimotores.

Já dizia um grande amigo meu: na aviação você começa pagando pra voar, depois ganha pra voar e no fim paga para parar de voar.
Duley
Duley
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 14/05/2008
Mensagens : 3951
Reputação : 323
Idade : 37
Simulador preferido : MSFS
Emprego/lazer : Bombardier
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre Carreira Empty Re: Dúvidas sobre Carreira

Mensagem por Alexandre da Silva Ter 22 Nov 2011, 11:44

Tudo que o Duley falou está 101 % correto, eu como um homem que gosto de Familia, irmãos, mulher, cachorro e dos meus hobbys (Basquete, Futebol, Skate e Vídeo Game) entendo bem o que ele falou.

Ficamos entre a Cruz e a Espada.

_________________
W10 64 bits - Placa Mãe: ASUS P8Z77-V / Processador: Intel I7 3770K 4.2 Ghz - Memória: 32 GBs 4X8 HyperX 1866 MHz
Placa de Video: NVidia RTX 2060 6GBs DDR6 / Hard Disk: Seagate 1Tb + SSD 500 Gbs + SSD 1Tb/ Fonte: Thermaltake TR2 700P 700W


Meus cenários.
Meu canal no Youtube.
Alexandre da Silva
Alexandre da Silva
Marechal-do-Ar
Marechal-do-Ar

Masculino
Inscrito em : 20/02/2011
Mensagens : 6981
Reputação : 622
Idade : 34
Simulador preferido : MSFS 2020
Nacionalidade : Brasil

https://brazillandgames.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre Carreira Empty Re: Dúvidas sobre Carreira

Mensagem por LucasFS Ter 22 Nov 2011, 13:37

@Duley

Agradeço a sua resposta, eu realmente já sabia sobre a questão do treinamento e hoje mesmo eu acompanho o CV necessário para entrar em uma cia aérea e não está muito difícil, o problema mesmo é o início da carreira.

Agradeço novamente ao seu comentário e tirou todas as minhas dúvidas.

Grande Abraço!
Lucas


_________________
Dúvidas sobre Carreira REB074
LucasFS
LucasFS
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 16/11/2011
Mensagens : 73
Reputação : 5
Idade : 29
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Estudante
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre Carreira Empty Re: Dúvidas sobre Carreira

Mensagem por biazi Ter 22 Nov 2011, 14:21

Este tópico me esclareceu algumas dúvidas, obrigado.
Farei o curso de Ciências Aeronáuticas na PUC-RS, eles têm convênio com a Azul e agora com o Santander, para bancar as horas de voo. Será de grande ajuda isso para mim, que quero aviação comercial thumbsup
biazi
biazi
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 01/10/2011
Mensagens : 575
Reputação : 23
Idade : 29
Simulador preferido : X-Plane, FSX
Emprego/lazer : PP Avião
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre Carreira Empty Re: Dúvidas sobre Carreira

Mensagem por Duley Ter 22 Nov 2011, 14:57

Ahh isso é um detalhe importante: curso superior!!
Foi-se o tempo que piloto não tinha curso superior. Hoje é importantissimo. E Ciências Aeronáuticas é diferencial. Sem contar que se fizer numa instituição boa, você aprende muito. Vale a pena.

Inglês é essencial!! Estudem! Quem já domina está na frente. Corram atrás do inglês ICAO!

_________________
CPU AMD Ryzen 9 5900X | MB Asus ROG Strix X570-E Gaming | RAM 64Gb DDR4 3600 | GPU EVGA RTX 3080 Ti FTW3 Ultra Hybrid | SSD 4Tb | PSU Corsair RM850x | WaterCooler AIO Corsair H115i Elite Capellix LCD upgrade | Monitor Asus 27" 1440p 165Hz | Honeycomb Alpha Yoke + Bravo TQ | TrackIR 5
Duley
Duley
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 14/05/2008
Mensagens : 3951
Reputação : 323
Idade : 37
Simulador preferido : MSFS
Emprego/lazer : Bombardier
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre Carreira Empty Re: Dúvidas sobre Carreira

Mensagem por LucasFS Ter 22 Nov 2011, 15:16

Inglês graças a Deus eu já domino, Ciências aeronáuticas hoje está fora da minha realidade, acho que a tendência realmente é a necessidade do curso superior mas acredito que será obrigatório depois de um bom tempo de amadurecimento nessa área hoje no Brasil. A pessoa que tem esse curso em faculdade pública perto de sua cidade acho um bom negócio mas particular para mim hoje está fora de cogitação.

A propósito, alguém sabe uma frequência boas de horas de voo por mês para não perder o ritmo? Estou querendo calcular o gasto mensal para ir confortando o bolso dos meus pais assobiar


Grande Abraço!
Lucas

_________________
Dúvidas sobre Carreira REB074
LucasFS
LucasFS
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 16/11/2011
Mensagens : 73
Reputação : 5
Idade : 29
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Estudante
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre Carreira Empty Re: Dúvidas sobre Carreira

Mensagem por biazi Ter 22 Nov 2011, 15:58

Duley escreveu:Ahh isso é um detalhe importante: curso superior!!
Foi-se o tempo que piloto não tinha curso superior. Hoje é importantissimo. E Ciências Aeronáuticas é diferencial. Sem contar que se fizer numa instituição boa, você aprende muito. Vale a pena.

Inglês é essencial!! Estudem! Quem já domina está na frente. Corram atrás do inglês ICAO!

Tivemos uma palestra com um comandante internacional que se formou no aeroclube onde frequento, e ele disse a seguinte frase:

"O essencial para a aviação é:
Primeiro: Inglês
Segundo: Inglês e
Terceiro: Inglês."

reverencia

Nunca me esquecerei disso thumbsup

LucasFS escreveu:Inglês graças a Deus eu já domino, Ciências aeronáuticas hoje está fora da minha realidade, acho que a tendência realmente é a necessidade do curso superior mas acredito que será obrigatório depois de um bom tempo de amadurecimento nessa área hoje no Brasil. A pessoa que tem esse curso em faculdade pública perto de sua cidade acho um bom negócio mas particular para mim hoje está fora de cogitação.

A propósito, alguém sabe uma frequência boas de horas de voo por mês para não perder o ritmo? Estou querendo calcular o gasto mensal para ir confortando o bolso dos meus pais assobiar


Grande Abraço!
Lucas

O curso de Ciências Aeronáuticas, que eu sei, só é encontrado em faculdades particulares. Uma boa alternativa para quem não tem muito dinheiro, como eu, é tentar o FIES, porque com isso o governo irá pagar toda a faculdade para você e depois de formado ainda haverá alguns anos, não sei quantos, para começar a pagar.

Se você estudou em escola pública todos os anos, poderá conseguir bolsas.

Aqui na PUC-RS, quem passa em 1º do seu curso têm-no todo pago pela própria faculdade happy
biazi
biazi
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 01/10/2011
Mensagens : 575
Reputação : 23
Idade : 29
Simulador preferido : X-Plane, FSX
Emprego/lazer : PP Avião
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre Carreira Empty Re: Dúvidas sobre Carreira

Mensagem por LucasFS Ter 22 Nov 2011, 16:51

biazi escreveu:
LucasFS escreveu:Inglês graças a Deus eu já domino, Ciências aeronáuticas hoje está fora da minha realidade, acho que a tendência realmente é a necessidade do curso superior mas acredito que será obrigatório depois de um bom tempo de amadurecimento nessa área hoje no Brasil. A pessoa que tem esse curso em faculdade pública perto de sua cidade acho um bom negócio mas particular para mim hoje está fora de cogitação.

A propósito, alguém sabe uma frequência boas de horas de voo por mês para não perder o ritmo? Estou querendo calcular o gasto mensal para ir confortando o bolso dos meus pais assobiar


Grande Abraço!
Lucas

O curso de Ciências Aeronáuticas, que eu sei, só é encontrado em faculdades particulares. Uma boa alternativa para quem não tem muito dinheiro, como eu, é tentar o FIES, porque com isso o governo irá pagar toda a faculdade para você e depois de formado ainda haverá alguns anos, não sei quantos, para começar a pagar.

Se você estudou em escola pública todos os anos, poderá conseguir bolsas.

Aqui na PUC-RS, quem passa em 1º do seu curso têm-no todo pago pela própria faculdade happy

Aqui no meu estado infelizmente não existe nenhuma faculdade particular que tenha o curso ciências aeronáuticas. O FIES eu conheço sim, minha irmã usou ele para financiar a faculdade de jornalismo mas em uma área como aviação civil onde eu já vou estar financiando as horas de voo e financiar a faculdade ficaria um custo muito pesado tanto para meus pais como para mim empregado. O que não pode acontecer é no decorrer da faculdade ficar sem dinheiro para horas de voo que é o mais importante, se você tem condições vá em frente acho muito bom começar com curso superior na área e também PC mas no meu caso eu daria prioridade as horas de voo!
Meu pai está pensando em me colocar no teórico após ou durante o 3ºano, eu acho um pouco tarde mas vamos na luta quem sabe eu consigo convencer eles de que realmente vale a pena esse investimento que é de altíssimo custo.


Grande Abraço!
Lucas
LucasFS
LucasFS
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 16/11/2011
Mensagens : 73
Reputação : 5
Idade : 29
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Estudante
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre Carreira Empty Re: Dúvidas sobre Carreira

Mensagem por biazi Ter 22 Nov 2011, 17:27

LucasFS escreveu:
biazi escreveu:
LucasFS escreveu:Inglês graças a Deus eu já domino, Ciências aeronáuticas hoje está fora da minha realidade, acho que a tendência realmente é a necessidade do curso superior mas acredito que será obrigatório depois de um bom tempo de amadurecimento nessa área hoje no Brasil. A pessoa que tem esse curso em faculdade pública perto de sua cidade acho um bom negócio mas particular para mim hoje está fora de cogitação.

A propósito, alguém sabe uma frequência boas de horas de voo por mês para não perder o ritmo? Estou querendo calcular o gasto mensal para ir confortando o bolso dos meus pais assobiar


Grande Abraço!
Lucas

O curso de Ciências Aeronáuticas, que eu sei, só é encontrado em faculdades particulares. Uma boa alternativa para quem não tem muito dinheiro, como eu, é tentar o FIES, porque com isso o governo irá pagar toda a faculdade para você e depois de formado ainda haverá alguns anos, não sei quantos, para começar a pagar.

Se você estudou em escola pública todos os anos, poderá conseguir bolsas.

Aqui na PUC-RS, quem passa em 1º do seu curso têm-no todo pago pela própria faculdade happy

Aqui no meu estado infelizmente não existe nenhuma faculdade particular que tenha o curso ciências aeronáuticas. O FIES eu conheço sim, minha irmã usou ele para financiar a faculdade de jornalismo mas em uma área como aviação civil onde eu já vou estar financiando as horas de voo e financiar a faculdade ficaria um custo muito pesado tanto para meus pais como para mim empregado. O que não pode acontecer é no decorrer da faculdade ficar sem dinheiro para horas de voo que é o mais importante, se você tem condições vá em frente acho muito bom começar com curso superior na área e também PC mas no meu caso eu daria prioridade as horas de voo!
Meu pai está pensando em me colocar no teórico após ou durante o 3ºano, eu acho um pouco tarde mas vamos na luta quem sabe eu consigo convencer eles de que realmente vale a pena esse investimento que é de altíssimo custo.


Grande Abraço!
Lucas

Dentro da faculdade você pega a licença para PC, para instrutor (INVA) entre outros que estão disponíveis no site da PUC.

Quanto ao curso, eu fiz este ano. Mas, como tenho 16 anos, só poderia fazer as horas quando tiver 17 anos, mês que vem. Acho que não é tarde para você começar, visto que tem 17 anos será um boa, pois poderá fazer a parte teórica e prática junto. Creio que valerá o investimento, no aeroclube falaram que é uma carreira muito promissora e o mercado de trabalho está precisando de pilotos, principalmente com a copa do mundo perto. Será possível conseguir emprego com poucas horas de voo, como o amigo Duley citou. Então, se você lutar para isso, e se for realmente o que você almeja, logo, logo, estarás em ótima situação.


Última edição por biazi em Ter 22 Nov 2011, 18:01, editado 1 vez(es)
biazi
biazi
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 01/10/2011
Mensagens : 575
Reputação : 23
Idade : 29
Simulador preferido : X-Plane, FSX
Emprego/lazer : PP Avião
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre Carreira Empty Re: Dúvidas sobre Carreira

Mensagem por LucasFS Ter 22 Nov 2011, 17:42

biazi escreveu:
LucasFS escreveu:
biazi escreveu:


O curso de Ciências Aeronáuticas, que eu sei, só é encontrado em faculdades particulares. Uma boa alternativa para quem não tem muito dinheiro, como eu, é tentar o FIES, porque com isso o governo irá pagar toda a faculdade para você e depois de formado ainda haverá alguns anos, não sei quantos, para começar a pagar.

Se você estudou em escola pública todos os anos, poderá conseguir bolsas.

Aqui na PUC-RS, quem passa em 1º do seu curso têm-no todo pago pela própria faculdade happy

Aqui no meu estado infelizmente não existe nenhuma faculdade particular que tenha o curso ciências aeronáuticas. O FIES eu conheço sim, minha irmã usou ele para financiar a faculdade de jornalismo mas em uma área como aviação civil onde eu já vou estar financiando as horas de voo e financiar a faculdade ficaria um custo muito pesado tanto para meus pais como para mim empregado. O que não pode acontecer é no decorrer da faculdade ficar sem dinheiro para horas de voo que é o mais importante, se você tem condições vá em frente acho muito bom começar com curso superior na área e também PC mas no meu caso eu daria prioridade as horas de voo!
Meu pai está pensando em me colocar no teórico após ou durante o 3ºano, eu acho um pouco tarde mas vamos na luta quem sabe eu consigo convencer eles de que realmente vale a pena esse investimento que é de altíssimo custo.


Grande Abraço!
Lucas

Dentro da faculdade você pega a licença para PC, para instrutor (INVA) entre outros que estão disponíveis no site da PUC.

Quanto ao curso, eu fiz este ano. Mas, como tenho 16 anos, só poderia fazer as horas quando tiver 17 anos, mês que vem. Acho que não é tarde para você começar, visto que tem 17 anos será um boa, pois poderá fazer a parte teórica e prática junto. Creio que valerá o investimento, no aeroclube falaram que é uma carreira muito promissora e o mercado de trabalho está precisando de pilotos, principalmente com a copa do mundo perto. Será possível conseguir emprego com poucas horas de voo, como o amigo Duley citou. Então, se você lutar para isso, e se for realmente o que você almeja, logo, logo, estarás em ótimas situação.

Obrigado pelos conselhos, mostrarei esse tópico para meus pais thumbsup

Grande Abraço!
Lucas
LucasFS
LucasFS
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 16/11/2011
Mensagens : 73
Reputação : 5
Idade : 29
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Estudante
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre Carreira Empty Re: Dúvidas sobre Carreira

Mensagem por biazi Ter 22 Nov 2011, 18:01

Ok amigo, depois comente conosco thumbs2
biazi
biazi
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 01/10/2011
Mensagens : 575
Reputação : 23
Idade : 29
Simulador preferido : X-Plane, FSX
Emprego/lazer : PP Avião
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre Carreira Empty Re: Dúvidas sobre Carreira

Mensagem por Bruno Silva 3 Ter 22 Nov 2011, 21:17

kojaky escreveu:Meu sonho também é ser piloto de linha aérea, mas eu tenho esse sonho desde pequeno, hoje tenho 14 anos e já estou juntando dinheiro, mas para ser piloto de linha aérea tem que ter faculdade completa, mas assim gasta muito mais dinheiro, por isso eu vou fazer meu curso PP e PC, trabalhar em aviões pequenos, e com o salário fazer faculdade de Ciências Aeronáutica, e depois fazer o resto para poder trabalhar em uma empresa de linha aérea.
Agora te digo uma coisa, faça isso se realmente você gostar da aviação, não pense em dinheiro, pense somente que isso é o que você quer para sua vida. Até um tempo atrás eu não tinha ideia do salário de piloto, ai minha mãe conheceu uma comissária de bordo, e essa comissária disse que o co-piloto ganha R$ 9,000, Fiquei doido hehehe.
Se você quiser realmente não desista, vá em frente, e te digo uma coisa, muita gente vai dizer pra você desistir que você não vai conseguir, mas não ouça essas pessoas, porque uma dia você chega lá, eu eu também hehehe.

Todo mundo fala o mesmo comigo, mas nem ligo, se Deus quiser iremos ser pilotos !! Desde de 3 anos, desde que me entendo por gente, que amo a aviação, e nem minha família me apoia(Com exceção da minha mãe e padrasto), mais vou ser piloto, to nem ai, tanta gente em mesma condições ou pior hoje são grandes comandantes !! Quem coloca limites na gente, não são eles e sim nós, então se queremos mesmo, nos conseguimos, podia trabalhar em algo que talvez ganhasse até mais !! Mais não cara, quero ser piloto, podia me pagar um salario minimo mas queria ser piloto do mesmo modo !! não importa se de grandes linha Aéreas, empresas privadas, o que importa eu que eu trabalhe com sso, me sustente disso !! Esse é meu objetivo e estou aqui para conquista-lo; Very Happy Agora claro que pilotar um 737 na Gol pra mi seria o momento mais feliz da minha carreira, já que não gosto muito de aviação militar, mais amo a aviação comercial !! lol

_________________
Bruno Leonardo Silva dos Santos , Natal-RN (Com muito Orgulho Very Happy )
AMD Athlon X2 250 , 3000 MHz; GA-M68MT-S2P; DDR3 4GB 1600MHZ HYPER X BLU; ATI RADEON HD6450 1GB DDR3;
Bruno Silva 3
Bruno Silva 3
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 26/10/2011
Mensagens : 153
Reputação : 1
Idade : 29
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Estudante, Futuro Piloto.
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre Carreira Empty Re: Dúvidas sobre Carreira

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos