Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


Alguém pode fazer um tutorial de FMC? Gse_multipart13851

Alguém pode fazer um tutorial de FMC?

+3
Gabriel Moradillo
cwbspotter
AAPM97
7 participantes

Ir para baixo

Alguém pode fazer um tutorial de FMC? Empty Alguém pode fazer um tutorial de FMC?

Mensagem por AAPM97 Qui 24 maio 2012, 13:10

Alguém pode fazer um tutorial de FMC? Muitos tutoriais em vídeo, mostra a configuração, mas só para aquele vôo. Então o tutorial acaba não servindo para fazer outras rotas. Eu estava esperando um tutorial que desse os códigos de programação de rota de acordo com o vôo, para que facilite na programação do FMC para outros vôos thumbsup

_________________
Alguém pode fazer um tutorial de FMC? SAA0599
André Andrade Prudente Marques
AAPM97
AAPM97
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 18/01/2012
Mensagens : 728
Reputação : 19
Idade : 26
Simulador preferido : FSX/XP10
Emprego/lazer : Estudando/FSX/X-Plane 10
Nacionalidade : Brasil

http://andreapm.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Alguém pode fazer um tutorial de FMC? Empty Re: Alguém pode fazer um tutorial de FMC?

Mensagem por cwbspotter Qui 24 maio 2012, 13:27

André tudo bom? Na verdade serve para outros voos sim sendo que o que é mudado são simplesmente dados, a lógica permanece. Não intendi direito sua expectativa, seria ela sobre como adicionar um ponto em algum lugar da rota por exemplo através de códigos digitados? Se sim vou lhe dar uma dica de investimento no dvd da virtualroutes do 747 da pmdg que no mesmo ele ensina como fazer até mesmo um arco dme em uma IAC por exemplo, muito legal mesmo o vídeo e instrutivo. Mais dai voce diz, mais eu não voo no 747, eu lhe respondo novamente que a lógica é a mesma sendo que poucas coisas vão mudar para o NGx digamos assim. Mais se o que você fala são os dados de ZFW, CI e etc, esses dados realmente sempre vão ser alterados de rota para rota pois se deve a quantidade de passageiros, carga e muito mais coisas, falando resumidamente.

Ps: Não sei porque lhe negativaram, sendo que essa parte do fórum como o próprio nome ja diz é Aprendendo a voar! Lhe dei um positivo para ficar certo. hmm

Abraços


Última edição por cwbspotter em Qui 24 maio 2012, 13:39, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Adicionar informação em relação a pontuação.)

_________________
Rafael
Alguém pode fazer um tutorial de FMC? 206559

Instagram photo 
Minhas fotos no JetPhotos! Amor
cwbspotter
cwbspotter
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 04/04/2011
Mensagens : 4259
Reputação : 249
Idade : 37
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Alguém pode fazer um tutorial de FMC? Empty Re: Alguém pode fazer um tutorial de FMC?

Mensagem por Gabriel Moradillo Qui 24 maio 2012, 13:46

Dei outro positivo para adoçar a tarde heheh thumbsup (aprendi com meu amigo marcos1sp)

_________________
Acer Nitro 5 i7-11800H @ 2.30GHz 40GB RAM SSD 1TB NVIDIA GeForce GTX 1650 Tela Full HD 144Hz
Gabriel Moradillo
Gabriel Moradillo
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 26/06/2011
Mensagens : 3184
Reputação : 143
Idade : 26
Simulador preferido : MSFS 2020
Emprego/lazer : Analista Contábil
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Alguém pode fazer um tutorial de FMC? Empty Re: Alguém pode fazer um tutorial de FMC?

Mensagem por AAPM97 Qui 24 maio 2012, 13:48

cwbspotter escreveu:André tudo bom? Na verdade serve para outros voos sim sendo que o que é mudado são simplesmente dados, a lógica permanece. Não intendi direito sua expectativa, seria ela sobre como adicionar um ponto em algum lugar da rota por exemplo através de códigos digitados? Se sim vou lhe dar uma dica de investimento no dvd da virtualroutes do 747 da pmdg que no mesmo ele ensina como fazer até mesmo um arco dme em uma IAC por exemplo, muito legal mesmo o vídeo e instrutivo. Mais dai voce diz, mais eu não voo no 747, eu lhe respondo novamente que a lógica é a mesma sendo que poucas coisas vão mudar para o NGx digamos assim. Mais se o que você fala são os dados de ZFW, CI e etc, esses dados realmente sempre vão ser alterados de rota para rota pois se deve a quantidade de passageiros, carga e muito mais coisas, falando resumidamente.

Abraços

Eu estou dizendo aqueles que mudam de rota pra rota como você disse. Só na hora de criar os pontos da rota, além de um código lá(VIA/GO TO), de 3 digitos que muda de aeroporto para aeroporto.

Obrigado por equilibrar minha reputação thumbsup

_________________
Alguém pode fazer um tutorial de FMC? SAA0599
André Andrade Prudente Marques
AAPM97
AAPM97
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 18/01/2012
Mensagens : 728
Reputação : 19
Idade : 26
Simulador preferido : FSX/XP10
Emprego/lazer : Estudando/FSX/X-Plane 10
Nacionalidade : Brasil

http://andreapm.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Alguém pode fazer um tutorial de FMC? Empty Re: Alguém pode fazer um tutorial de FMC?

Mensagem por cwbspotter Qui 24 maio 2012, 14:10

AAPM97 escreveu:
cwbspotter escreveu:André tudo bom? Na verdade serve para outros voos sim sendo que o que é mudado são simplesmente dados, a lógica permanece. Não intendi direito sua expectativa, seria ela sobre como adicionar um ponto em algum lugar da rota por exemplo através de códigos digitados? Se sim vou lhe dar uma dica de investimento no dvd da virtualroutes do 747 da pmdg que no mesmo ele ensina como fazer até mesmo um arco dme em uma IAC por exemplo, muito legal mesmo o vídeo e instrutivo. Mais dai voce diz, mais eu não voo no 747, eu lhe respondo novamente que a lógica é a mesma sendo que poucas coisas vão mudar para o NGx digamos assim. Mais se o que você fala são os dados de ZFW, CI e etc, esses dados realmente sempre vão ser alterados de rota para rota pois se deve a quantidade de passageiros, carga e muito mais coisas, falando resumidamente.

Abraços

Eu estou dizendo aqueles que mudam de rota pra rota como você disse. Só na hora de criar os pontos da rota, além de um código lá(VIA/GO TO), de 3 digitos que muda de aeroporto para aeroporto.

Obrigado por equilibrar minha reputação thumbsup
To meio lento hoje acho que não compreendi direito novamente lol , voce estaria dizendo como adicionar um fixo seria isso? Digamos, saindo de Curitiba para Londrina após colocar o ICAO dos Aeroportos SBCT-SBLO tem que adicionar a rota em RTE, se for isso acho que entendi. Citando como exemplo o NGx, você seleciona sua SID em DEP/ARR.
ELOSA 1 http://www.aisweb.aer.mil.br/arquivos/cartas/emenda/sbct_sid_rnav-elosa-1-ilber-1-lucas-1-madri-1-rwy-29-33_20111020.pdf?CFID=292cf804-7dcf-4b3f-b372-ee235c8e8df6&CFTOKEN=0
Após isso como ja sabemos que vai ser feito pela UW19 vamos adicionar nossa rota na página route. http://www.aisweb.aer.mil.br/arquivos/cartas/emenda/_enrc_h2_enrc_20120308.pdf fazemos o seguinte, pegamos o primeiro fixo de entrada da aerovia ou seja SERGI, depois colocamos UW19 e o ultimo fixo da aerovia em seguida BRASA. Depois como em Londrina não usamos STAR e sim IAC, basta somente adicionar o procedimento de chegada e esta praticamente certo. Porém é muito, mais muito mais complexo que isso mesmo, tentei dar uma explicação bem básica do que você tem que adicionar na pagina routes do fmc. Se você não entendeu nada do que eu disse, você precisa pegar algum tutorial na internet mesmo e fazer ele entrar em sua cabeça, eu sempre aconselho o vídeo tutorial antes e depois o leitura para ficar algo mais interativo. O FMC pode ser usado de forma simples ou de forma muito complexa, sabendo usar ele de forma muito complexa é maravilhoso te garanto, mais como são muitas coisas a serem aprendidas as vezes me confundo também e tenho que dar uma checadinha em tutorial, isso comigo normalmente acontece quando quero fazer arte hehehe, de adicionar uma IAC que não existe e tal. Espero ter sido um pouco claro e objetivo.

Edit: veja esse vídeo se consegue te ajudar um pouco mais:


Abraços thumbsup


Última edição por cwbspotter em Qui 24 maio 2012, 14:17, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Adicionar vídeo)

_________________
Rafael
Alguém pode fazer um tutorial de FMC? 206559

Instagram photo 
Minhas fotos no JetPhotos! Amor
cwbspotter
cwbspotter
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 04/04/2011
Mensagens : 4259
Reputação : 249
Idade : 37
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Alguém pode fazer um tutorial de FMC? Empty Re: Alguém pode fazer um tutorial de FMC?

Mensagem por marcos1sp Sex 25 maio 2012, 08:37

Bom dia

Infelizmente ainda existem membros que utilizam deste recurso negativo/positivo e "tascam" negativos por prazer, sem fundamentos, (inclusive já foi tema de discussão neste fórum).
Digo isto por que eu e vários membros recebemos negativos sem necessidade ou fundamento.
Então para compensar, seguimos o exemplo do Gabriel Moradilo, positivando.

cwbspotter, vai ai um positivo para adoçar o dia e pela disposição de transmitir conhecimento para quem necessita. thumbsup

_________________
Marcos Montanheiro
Alguém pode fazer um tutorial de FMC? Marcos1sp%252FVV156
marcos1sp
marcos1sp
Moderador
Moderador

Masculino
Inscrito em : 16/11/2010
Mensagens : 2724
Reputação : 269
Idade : 56
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Analista de Suporte
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Alguém pode fazer um tutorial de FMC? Empty Re: Alguém pode fazer um tutorial de FMC?

Mensagem por Duley Sex 25 maio 2012, 09:06

Também não entendi especificamente o que você quer André. Você não cita para qual aeronave você quer ajuda. Temos vários tipos de FMC, com lógicas diferentes... MD11, Boeings, Airbus, Fokker e etc, isto citando apenas os modelos de avião mais utilizados no FS.

Outro ponto importante, é que mesmo vendo vídeos tutoriais, é de extrema importância entender o que são os dados que estamos inserindo e porque eles são necessários para o voo.

Configurar o FMC é diferente para cada voo. Até cobrindo o mesmo trecho duas vezes seguidas, a configuração pode mudar, seja pelo peso da aeronave, pelo vento em rota, pela cabeceira em uso, enfim, são muitas variáveis que muda bastante a característica do voo.

_________________
CPU AMD Ryzen 9 5900X | MB Asus ROG Strix X570-E Gaming | RAM 64Gb DDR4 3600 | GPU EVGA RTX 3080 Ti FTW3 Ultra Hybrid | SSD 4Tb | PSU Corsair RM850x | WaterCooler AIO Corsair H115i Elite Capellix LCD upgrade | Monitor Asus 27" 1440p 165Hz | Honeycomb Alpha Yoke + Bravo TQ | TrackIR 5
Duley
Duley
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 14/05/2008
Mensagens : 3951
Reputação : 323
Idade : 37
Simulador preferido : MSFS
Emprego/lazer : Bombardier
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Alguém pode fazer um tutorial de FMC? Empty Re: Alguém pode fazer um tutorial de FMC?

Mensagem por cwbspotter Sáb 26 maio 2012, 14:07

E dae André, algum resultado positivo, algum avanço no estudo do fmc? Lembrando que citei como exemplo os Boeings que a lógica é a mesma.

Abração

_________________
Rafael
Alguém pode fazer um tutorial de FMC? 206559

Instagram photo 
Minhas fotos no JetPhotos! Amor
cwbspotter
cwbspotter
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 04/04/2011
Mensagens : 4259
Reputação : 249
Idade : 37
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Alguém pode fazer um tutorial de FMC? Empty Re: Alguém pode fazer um tutorial de FMC?

Mensagem por AAPM97 Sáb 26 maio 2012, 14:36

cwbspotter escreveu:E dae André, algum resultado positivo, algum avanço no estudo do fmc? Lembrando que citei como exemplo os Boeings que a lógica é a mesma.

Abração

Atualizei meu AIRAC para 1205 e usei o vídeo tutorial que você me passou. Eu fiz um vôo agora com o NGX, mas ele subia mais do que o configurado, depois, além de virar para alinhar a pista, ele continuava reto. mad

Mas minha dúvida inicial era com o FMC do Airbus a319 da Wilco, como eu posso saber quais são os "fixos" e as "vias"? Eles estão nas cartas aéreas? confused

_________________
Alguém pode fazer um tutorial de FMC? SAA0599
André Andrade Prudente Marques
AAPM97
AAPM97
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 18/01/2012
Mensagens : 728
Reputação : 19
Idade : 26
Simulador preferido : FSX/XP10
Emprego/lazer : Estudando/FSX/X-Plane 10
Nacionalidade : Brasil

http://andreapm.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Alguém pode fazer um tutorial de FMC? Empty Re: Alguém pode fazer um tutorial de FMC?

Mensagem por cwbspotter Sáb 26 maio 2012, 14:59

AAPM97 escreveu:
cwbspotter escreveu:E dae André, algum resultado positivo, algum avanço no estudo do fmc? Lembrando que citei como exemplo os Boeings que a lógica é a mesma.

Abração

Atualizei meu AIRAC para 1205 e usei o vídeo tutorial que você me passou. Eu fiz um vôo agora com o NGX, mas ele subia mais do que o configurado, depois, além de virar para alinhar a pista, ele continuava reto. mad

Mas minha dúvida inicial era com o FMC do Airbus a319 da Wilco, como eu posso saber quais são os "fixos" e as "vias"? Eles estão nas cartas aéreas? confused
Do Airbus eu nunca usei o fmgs então não posso falar sobre! Maisonde pegar os fixos, sim nas cartas. É so entrar em http://www.aisweb.aer.mil.br/?i=cartas colocar na aba Rotas, logo acima de onde você digita o ICAO do aeroporto e vão abrir diversas opções. Sendo as H aerovias de alta e L de baixa. FPC - Carta de planejamento de voo e ENRC Enroute charts. La nelas você observa os fixos de cada aerovia.

Edit: para interpretar as cartas indico: https://www.voovirtual.com/t11119-cartas-de-voo-e-aproximacoes-com-os-diversos-detalhes e o segundo link os vídeos que estão para o fim do post: https://www.voovirtual.com/t19897-simular-de-verdade-no-x-plane

Abraços

_________________
Rafael
Alguém pode fazer um tutorial de FMC? 206559

Instagram photo 
Minhas fotos no JetPhotos! Amor
cwbspotter
cwbspotter
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 04/04/2011
Mensagens : 4259
Reputação : 249
Idade : 37
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Alguém pode fazer um tutorial de FMC? Empty Re: Alguém pode fazer um tutorial de FMC?

Mensagem por AAPM97 Sáb 26 maio 2012, 16:07

cwbspotter escreveu:
AAPM97 escreveu:

Atualizei meu AIRAC para 1205 e usei o vídeo tutorial que você me passou. Eu fiz um vôo agora com o NGX, mas ele subia mais do que o configurado, depois, além de virar para alinhar a pista, ele continuava reto. mad

Mas minha dúvida inicial era com o FMC do Airbus a319 da Wilco, como eu posso saber quais são os "fixos" e as "vias"? Eles estão nas cartas aéreas? confused
Do Airbus eu nunca usei o fmgs então não posso falar sobre! Maisonde pegar os fixos, sim nas cartas. É so entrar em http://www.aisweb.aer.mil.br/?i=cartas colocar na aba Rotas, logo acima de onde você digita o ICAO do aeroporto e vão abrir diversas opções. Sendo as H aerovias de alta e L de baixa. FPC - Carta de planejamento de voo e ENRC Enroute charts. La nelas você observa os fixos de cada aerovia.

Edit: para interpretar as cartas indico: https://www.voovirtual.com/t11119-cartas-de-voo-e-aproximacoes-com-os-diversos-detalhes e o segundo link os vídeos que estão para o fim do post: https://www.voovirtual.com/t19897-simular-de-verdade-no-x-plane

Abraços

Obrigado, ajudou muito thumbsup

Vou tentar fazer outro vôo com o Airbus, e se der certo depois com o NGX. yes

_________________
Alguém pode fazer um tutorial de FMC? SAA0599
André Andrade Prudente Marques
AAPM97
AAPM97
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 18/01/2012
Mensagens : 728
Reputação : 19
Idade : 26
Simulador preferido : FSX/XP10
Emprego/lazer : Estudando/FSX/X-Plane 10
Nacionalidade : Brasil

http://andreapm.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Alguém pode fazer um tutorial de FMC? Empty Re: Alguém pode fazer um tutorial de FMC?

Mensagem por el_lopes Sáb 26 maio 2012, 16:18

Olá AAPM97

Eu também tinha essa dúvida e fugia de todas as aeronaves que tinham FMC...(Minha sogra não tem FMC e eu fujo dela na mesma assobiar )
De tanto matar o miolo e persistir em ver tutoriais já consigo fazer alguns voos interessantes com o Airbus da wilco e com FMC.E é viciante...
Eu aqui tenho este programa que é o vroute ,que é onde eu escolho de onde e para onde eu quero voar.
Depois é só colocar a rota dada e inserir no FMC.
Dica: Acostume-se só com um tipo de aeronave.Se quer aprender sobre Airbus ,voe só com Airbus,pois por vezes acaba-se por atrapalhar pois por vezes os FMC´s diferem um pouco.,mas o principio é todo o mesmo.
Veja este video a ver se ajuda:
https://www.youtube.com/watch?v=QPsBeZJ_LN4&feature=relmfu

é a parte 1 veja todas as outras thumbsup
E vai um pontinho para colocar a sua barra verdinha thumbsup

_________________
Manuel Lopes
Alguém pode fazer um tutorial de FMC? El_lopes%252FVV140
el_lopes
el_lopes
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 28/04/2010
Mensagens : 3336
Reputação : 139
Idade : 59
Simulador preferido : FS2004
Emprego/lazer : Industria farmaceutica/Cinema,praia,viajar e aviões!
Nacionalidade : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Alguém pode fazer um tutorial de FMC? Empty Re: Alguém pode fazer um tutorial de FMC?

Mensagem por virtualroutes Sáb 26 maio 2012, 18:22

cwbspotter escreveu:...Se sim vou lhe dar uma dica de investimento no dvd da virtualroutes do 747 da pmdg que no mesmo ele ensina como fazer até mesmo um arco dme em uma IAC por exemplo, muito legal mesmo o vídeo e instrutivo. ...

Ps: Não sei porque lhe negativaram, sendo que essa parte do fórum como o próprio nome ja diz é Aprendendo a voar! Lhe dei um positivo para ficar certo. hmm

Abraços

Obrigado pela lembrança e recomendação!
Dei um positivo para o rapaz tambem para ajudar, so nao entendi exatamente a duvida dele.
abç!

_________________
Alexandre Blumberg
www.virtualroutes.org
Virtual Routes no Facebook
virtualroutes
virtualroutes
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 15/04/2012
Mensagens : 134
Reputação : 23
Idade : 51
Simulador preferido : P3DV2
Emprego/lazer : PCH - INVH
Nacionalidade : Brasil

http://www.virtualroutes.org

Ir para o topo Ir para baixo

Alguém pode fazer um tutorial de FMC? Empty Re: Alguém pode fazer um tutorial de FMC?

Mensagem por cwbspotter Dom 27 maio 2012, 19:54

Bom Alexandre pelo que vi no final depois do que postei, entendi que a dúvida estava relacionada em como adicionar a rota no fmgs do Airbus e onde encontrar os fixos das aerovias e tal. Imagino que a dúvida era essa! Mais como nunca instalei um airbus no simulador nem sei como que é o fmgs dele para explicar o funcionamento, então tentei dar uma base pelo fmc do NG mesmo.

Abração

_________________
Rafael
Alguém pode fazer um tutorial de FMC? 206559

Instagram photo 
Minhas fotos no JetPhotos! Amor
cwbspotter
cwbspotter
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 04/04/2011
Mensagens : 4259
Reputação : 249
Idade : 37
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Alguém pode fazer um tutorial de FMC? Empty Re: Alguém pode fazer um tutorial de FMC?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos