Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


[Brasil] MAPLE FLAG – Delegação brasileira chega ao Canadá. Gse_multipart13851

[Brasil] MAPLE FLAG – Delegação brasileira chega ao Canadá.

Ir para baixo

[Brasil] MAPLE FLAG – Delegação brasileira chega ao Canadá. Empty [Brasil] MAPLE FLAG – Delegação brasileira chega ao Canadá.

Mensagem por cwbspotter Dom 27 maio 2012, 23:00

A delegação brasileira que irá participar da Maple Flag chegou nesta sexta-feira (25/5) à Base Aérea de Cold Lake, Canadá, onde será realizada a 45a edição do exercício.
Após uma longa viagem iniciada na Base Aérea dos Afonsos (RJ), com escalas em Brasília, Boa Vista e Tampa (EUA), a tropa de 40 militares brasileiros chegou com motivação de sobra, já que esta é a primeira vez que a Força Aérea Brasileira (FAB), através da aviação de transporte, participa do evento.
"Inicialmente, é uma honra e um desafio muito grande estar representando o Brasil numa operação militar como essa. Durante a Maple Flag, estaremos envolvidos junto com outros países em um ambiente de simulação de guerra muito real", afirma o Tenente Coronel Marco Antonio Parreiras, comandante do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1o GTT), esquadrão que representa a FAB no exercício.
Criado em 1978, a Maple Flag é um dos maiores exercícios desse tipo no mundo e pode ser considerado o mais completo, já que as missões envolvem todos os tipos de aviação (transporte, asas rotativas, reconhecimento, caça e patrulha). Durante as missões, todos têm que agir em conjunto, unindo forças contra um agressor dotado de um complexo sistema defensivo.
A Maple Flag ocorre anualmente em um período de seis semanas e é divido em três fases de duas semanas. Nesta primeira participação, a FAB está envolvida na primeira fase, executando transporte aeroterrestre, através de missões de infiltração, assalto aeroterrestre, ressuprimento aéreo e exfiltração de tropa paraquedista.
"Nós passamos por uma preparação muito grande, estudando todos os procedimentos que iríamos realizar aqui. Acredito que todo o pessoal está realmente preparado para essa nova fase que se inicia para a aviação de transporte no Brasil. Não tenho dúvida que representaremos muito bem o nosso país", completa o comandante do 1o GTT.
Neste sábado (26/5), a equipe fará a instalação de equipamentos de apoio no solo e a montagem da sala de operações, onde serão executados os planejamentos e os briefings de cada missão durante o exercício.


Fonte: Agência Força Aérea
Fotos

--
MAPLE FLAG – Brasileiros participam de reunião inaugural.

Os militares da Força Aérea Brasileira (FAB) que participam da Maple Flag tiveram neste domingo (27/5) o primeiro compromisso oficial do exercício: o briefing inicial da operação. A reunião proporcionou o primeiro contato entre os brasileiros e os militares das forças aéreas da Alemanha, Estados Unidos, França, Reino Unido e Nova Zelândia, que trouxeram seus aviões, além de aviadores da África do Sul, Austrália e México, que participam como observadores.
O primeiro pronunciamento foi do comandante da 4 Wing Cold Lake, o Coronel Patrice Laroche. O comandante deu as boas-vindas aos militares visitantes e destacou que o principal diferencial da Maple Flag é a flexibilidade, já que os países participantes têm oportunidade de sugerir missões e podem até testar novos equipamentos.
Segundo o Major Aviador Cláudio Faria, oficial de guerra eletrônica da equipe brasileira, um dos objetivos da Maple Flag é o intercâmbio de experiências entre as forças participantes. "Independente do grau de importância de uma determinada ação, doutrina ou procedimento que um força pratique, ela deve ser compartilhada com os demais participantes, pois é de suma importância que todos tragam seus modus operandi para que sejam debatidos", disse.
Além da reunião geral, os militares brasileiros tiveram briefings específicos de cada área de atuação, como: manutenção, operações, inteligência, metereologia, controle de tráfego aéreo, pátio operacional, emergências, apoio hospitalar, comunicações, armamento e munição etc.
Ainda no domingo, os pilotos do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1o GTT) participaram da primeira reunião de planejamento operacional, já que o voo inaugural do C-130 brasileiro na Maple Flag está programado para a manhã desta segunda-feira (28/5). Durante o exercício, a aeronave do 1o GTT fará sempre dois voos ao dia, um pela manhã e outro no período da tarde.

Fonte: Agência Força Aérea
Fotos
cwbspotter
cwbspotter
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 04/04/2011
Mensagens : 4259
Reputação : 249
Idade : 37
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos