Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


Quanto tempo demora para alguem ser piloto? Gse_multipart13851

Quanto tempo demora para alguem ser piloto?

+4
Julio Giunti
Fonseca
cwbspotter
Rafael Gomes
8 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Quanto tempo demora para alguem ser piloto? Empty Quanto tempo demora para alguem ser piloto?

Mensagem por Rafael Gomes Qui 07 Jun 2012, 08:43

Sei que existem 3 cursos:

1 Piloto Privado.
2 Piloto Comercial .
3 Piloto de linha aérea.

A partir do curso de piloto comercial pelo que sei da pra arrumar emprego em taxi aéreo por exemplo.

Mas quanto tempo demora para ser piloto de avião contando a partir do piloto comercial até linha aérea? Cursos como ciências aeronauticas ajudam em termos de horas de vôo?

Thank you.
Rafael Gomes
Rafael Gomes
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 23/04/2012
Mensagens : 81
Reputação : 2
Idade : 34
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Quanto tempo demora para alguem ser piloto? Empty Re: Quanto tempo demora para alguem ser piloto?

Mensagem por cwbspotter Qui 07 Jun 2012, 14:29

Faculdade nesse caso é obrigatório se quiser um bom emprego. Sobre o tempo, varia muito. Pois você pode dispor de uma boa quantia de grana e pagar todas as horas necessárias de uma só vez, bastando estudar para passar nas bancas. Não podendo esquecer do Ingles que para um bom emprego é obrigatório. Tem muita coisa que envolve esse tempo alguém aqui ja deve falar mais sobre. Mais uma grande diferença nesse tempo vai ter caso você só possa voar uma hora por mes como acontece muito, diferente do cara que chego la e soltou na mão do Aeroclube uns 10 conto para ja fazer umas horas e assim por diante. Vejo que você está bem confuso no que vai fazer hehehehe, é a terceira opção acho que você posta aqui, mais é assim mesmo, tem que pesquisar bem antes!

Abraços

_________________
Rafael
Quanto tempo demora para alguem ser piloto? 206559

Instagram photo 
Minhas fotos no JetPhotos! Amor
cwbspotter
cwbspotter
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 04/04/2011
Mensagens : 4259
Reputação : 249
Idade : 37
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Quanto tempo demora para alguem ser piloto? Empty Re: Quanto tempo demora para alguem ser piloto?

Mensagem por Fonseca Qui 07 Jun 2012, 15:24

Cara, sinceramente, não se preocupe com o tempo da formação, mas sim com a qualidade. Aproveite o período em que você estiver fazendo suas horas pra se aprofundar no meio aeronáutico, pra conhecer e criar vínculo com as pessoas que estão nesse meio.

A impressão que eu tenho é que hoje em dia o pessoal só quer saber das horas, e se esquece um pouco da coisa sensacional que é voar. Vejo muitos alunos de PP e PC que querem juntar horas pra checar logo, e acabam desperdiçando a oportunidade e a "diversão" de estarem ali comandando a aeronave. Mas vamos às tuas perguntas.


Ciências Aeronáuticas
Vale a pena? Sim e não.

Eu sou formado em CA e quando me perguntam sobre a vantagem de fazer faculdade ou só o curso do aeroclube, eu costumo dizer que o aeroclube funciona como um curso técnico, ao passo que a faculdade te dá um conhecimento mais abrangente e completo.

O curso superior vale a pena pelo conhecimento obtido. Por outro lado não abate horas pra cheque de carteiras, e atualmente no Brasil as companhias reduzem horas pra seleção pra qualquer curso superior (não necessariamente CA ou Aviação Civil).
A outra vantagem é que fazendo CA você não precisará fazer o curso teórico do aeroclube pra fazer a banca de PC.


PP
Curso teórico: duração variando entre 2 e 6 meses, dependendo da escola. A ANAC permite que para o PP o candidato estude em casa (sem necessidade de curso homologado), apesar de eu sempre recomendar fazer o curso.
Curso prático: em média 60 dias pra realização das 35/40 horas. Um pouco mais, um pouco menos.

PC
Curso teórico: mesma duração do teórico do PP. O problema é você precisa ter a banca do PP e ao término do teórico do PC você já deverá possuir CHT (PP checado).
Curso prático: em média, entre 3 e 6 meses, lembrando que você pode checar PC/VFR, PC/IFR e PC/MLTE/IFR.

PLA
Nunca ouvi falar de escola que oferta o curso de PLA teórico (não é exigido curso em escola homologada pra realização da banca), muito menos o curso prático.
Normalmente só é checado PLA quem já voa há um certo tempo, já que são necessárias mais de mil horas de voo pro cheque.

Táxi Aéreo
Sim, pela regulamentação você pode voar em um táxi aéreo à partir do momento em que recebe a CHT de PC. Ocorre que as coisas não são tão fáceis, e arrumar um emprego de piloto não é tão simples como a Globo diz.


Como eu disse, o mercado não está tão carente como a mídia diz (na realidade já está ficando até um pouco saturado). Essa é uma profissão pra quem realmente ama aviação.
A gente se estressa MUITO com a ANAC, passa muito tempo longe da família e amigos, mas se você realmente é apaixonado pela aviação, a cada voo teu ânimo e empolgação são "restaurados". Smile

Espero ter ajudado.

_________________
Quanto tempo demora para alguem ser piloto? GLO002
Fonseca
Fonseca
Aspirante
Aspirante

Masculino
Inscrito em : 14/09/2011
Mensagens : 10
Reputação : 1
Idade : 35
Simulador preferido : Flight Safety
Emprego/lazer : Piloto
Nacionalidade : Brasil

http://www.voenova.net/

Ir para o topo Ir para baixo

Quanto tempo demora para alguem ser piloto? Empty Re: Quanto tempo demora para alguem ser piloto?

Mensagem por Rafael Gomes Qui 07 Jun 2012, 16:08

cwbspotter escreveu:Faculdade nesse caso é obrigatório se quiser um bom emprego. Sobre o tempo, varia muito. Pois você pode dispor de uma boa quantia de grana e pagar todas as horas necessárias de uma só vez, bastando estudar para passar nas bancas. Não podendo esquecer do Ingles que para um bom emprego é obrigatório. Tem muita coisa que envolve esse tempo alguém aqui ja deve falar mais sobre. Mais uma grande diferença nesse tempo vai ter caso você só possa voar uma hora por mes como acontece muito, diferente do cara que chego la e soltou na mão do Aeroclube uns 10 conto para ja fazer umas horas e assim por diante. Vejo que você está bem confuso no que vai fazer hehehehe, é a terceira opção acho que você posta aqui, mais é assim mesmo, tem que pesquisar bem antes!

Abraços

Pois é sabe que aquele lance que vc disse sobre familia na pergunta de um cara sobre qual profissão escolher? Pois é adoro viajar, eu não aguentaria ficar longe de casa, longe dos meus pais, isso pq sou muito apegado às pessoas que me cercam.

Penso seriamente em fazer mecanica de aeroanaves, porém sempre tive uma queda por ser piloto de avião, mas mesmo assim sinto que a aviação é a minha area!!.

Quando vou em Confins ver os aviões me sinto feliz por esta em contato com o que gosto, talvez um dos poucos lugares aonde me sinto feliz.

E será tambem que se eu fazer o curso de piloto privado eu vou gastar uma fortuna para alugar um avião em aeroclube?kkkk.

Rafael Gomes
Rafael Gomes
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 23/04/2012
Mensagens : 81
Reputação : 2
Idade : 34
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Quanto tempo demora para alguem ser piloto? Empty Re: Quanto tempo demora para alguem ser piloto?

Mensagem por Rafael Gomes Qui 07 Jun 2012, 16:13

Fonseca escreveu:Cara, sinceramente, não se preocupe com o tempo da formação, mas sim com a qualidade. Aproveite o período em que você estiver fazendo suas horas pra se aprofundar no meio aeronáutico, pra conhecer e criar vínculo com as pessoas que estão nesse meio.

A impressão que eu tenho é que hoje em dia o pessoal só quer saber das horas, e se esquece um pouco da coisa sensacional que é voar. Vejo muitos alunos de PP e PC que querem juntar horas pra checar logo, e acabam desperdiçando a oportunidade e a "diversão" de estarem ali comandando a aeronave. Mas vamos às tuas perguntas.


Ciências Aeronáuticas
Vale a pena? Sim e não.

Eu sou formado em CA e quando me perguntam sobre a vantagem de fazer faculdade ou só o curso do aeroclube, eu costumo dizer que o aeroclube funciona como um curso técnico, ao passo que a faculdade te dá um conhecimento mais abrangente e completo.

O curso superior vale a pena pelo conhecimento obtido. Por outro lado não abate horas pra cheque de carteiras, e atualmente no Brasil as companhias reduzem horas pra seleção pra qualquer curso superior (não necessariamente CA ou Aviação Civil).
A outra vantagem é que fazendo CA você não precisará fazer o curso teórico do aeroclube pra fazer a banca de PC.


PP
Curso teórico: duração variando entre 2 e 6 meses, dependendo da escola. A ANAC permite que para o PP o candidato estude em casa (sem necessidade de curso homologado), apesar de eu sempre recomendar fazer o curso.
Curso prático: em média 60 dias pra realização das 35/40 horas. Um pouco mais, um pouco menos.

PC
Curso teórico: mesma duração do teórico do PP. O problema é você precisa ter a banca do PP e ao término do teórico do PC você já deverá possuir CHT (PP checado).
Curso prático: em média, entre 3 e 6 meses, lembrando que você pode checar PC/VFR, PC/IFR e PC/MLTE/IFR.

PLA
Nunca ouvi falar de escola que oferta o curso de PLA teórico (não é exigido curso em escola homologada pra realização da banca), muito menos o curso prático.
Normalmente só é checado PLA quem já voa há um certo tempo, já que são necessárias mais de mil horas de voo pro cheque.

Táxi Aéreo
Sim, pela regulamentação você pode voar em um táxi aéreo à partir do momento em que recebe a CHT de PC. Ocorre que as coisas não são tão fáceis, e arrumar um emprego de piloto não é tão simples como a Globo diz.


Como eu disse, o mercado não está tão carente como a mídia diz (na realidade já está ficando até um pouco saturado). Essa é uma profissão pra quem realmente ama aviação.
A gente se estressa MUITO com a ANAC, passa muito tempo longe da família e amigos, mas se você realmente é apaixonado pela aviação, a cada voo teu ânimo e empolgação são "restaurados". Smile

Espero ter ajudado.

Fonseca, eu estou pensando mil fitas como diz aquela musica dos racionais mc's kkkk, penso na familia, penso no prestigio de ser piloto de avião e etc.

As vezes acho que seria melhor pra mim ser mecanico, não consigo me imaginar sendo piloto, pelo menos de PC ou PLA.

De qualquer forma os aviões são a minha paixão!!.

Soube que por exemplo um PP aluga um avião teco teco em media a 300 reais a hora em aeroclube é verdade isso?
Rafael Gomes
Rafael Gomes
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 23/04/2012
Mensagens : 81
Reputação : 2
Idade : 34
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Quanto tempo demora para alguem ser piloto? Empty Re: Quanto tempo demora para alguem ser piloto?

Mensagem por Fonseca Qui 07 Jun 2012, 16:16

Depende do aeroclube. Nem todos liberam o aluguel das aeronaves pra voo sem ser de instrução.

_________________
Quanto tempo demora para alguem ser piloto? GLO002
Fonseca
Fonseca
Aspirante
Aspirante

Masculino
Inscrito em : 14/09/2011
Mensagens : 10
Reputação : 1
Idade : 35
Simulador preferido : Flight Safety
Emprego/lazer : Piloto
Nacionalidade : Brasil

http://www.voenova.net/

Ir para o topo Ir para baixo

Quanto tempo demora para alguem ser piloto? Empty Re: Quanto tempo demora para alguem ser piloto?

Mensagem por Rafael Gomes Qui 07 Jun 2012, 16:43

Fonseca escreveu:Depende do aeroclube. Nem todos liberam o aluguel das aeronaves pra voo sem ser de instrução.

Mas deixa eu te fazer outra pergunta.

As escolas de aviação oferecem aulas em jatinhos tipo citation jet por exemplo nas aulas de piloto comercial?
Rafael Gomes
Rafael Gomes
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 23/04/2012
Mensagens : 81
Reputação : 2
Idade : 34
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Quanto tempo demora para alguem ser piloto? Empty Re: Quanto tempo demora para alguem ser piloto?

Mensagem por Fonseca Qui 07 Jun 2012, 18:43

Graças a Deus, não. Se num Aeroboero a hora chega a 300 reais, imagina num Citation. rsrrs

_________________
Quanto tempo demora para alguem ser piloto? GLO002
Fonseca
Fonseca
Aspirante
Aspirante

Masculino
Inscrito em : 14/09/2011
Mensagens : 10
Reputação : 1
Idade : 35
Simulador preferido : Flight Safety
Emprego/lazer : Piloto
Nacionalidade : Brasil

http://www.voenova.net/

Ir para o topo Ir para baixo

Quanto tempo demora para alguem ser piloto? Empty Re: Quanto tempo demora para alguem ser piloto?

Mensagem por Julio Giunti Sex 08 Jun 2012, 00:36

A turma também pode prestar concurso pra Infraero e ser controlador de tráfego aéreo, fiscal de pátio...

Existem várias opções para se trabalhar com aviação e não somente ser piloto...
Julio Giunti
Julio Giunti
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 19/08/2011
Mensagens : 528
Reputação : 59
Idade : 46
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Controlador de tráfego aéreo - Infraero
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Quanto tempo demora para alguem ser piloto? Empty Re: Quanto tempo demora para alguem ser piloto?

Mensagem por Fonseca Sex 08 Jun 2012, 15:11

Bem lembrado, Julio. Very Happy

_________________
Quanto tempo demora para alguem ser piloto? GLO002
Fonseca
Fonseca
Aspirante
Aspirante

Masculino
Inscrito em : 14/09/2011
Mensagens : 10
Reputação : 1
Idade : 35
Simulador preferido : Flight Safety
Emprego/lazer : Piloto
Nacionalidade : Brasil

http://www.voenova.net/

Ir para o topo Ir para baixo

Quanto tempo demora para alguem ser piloto? Empty Re: Quanto tempo demora para alguem ser piloto?

Mensagem por Braconi Sex 08 Jun 2012, 16:27

Julio Giunti escreveu:Existem várias opções para se trabalhar com aviação e não somente ser piloto...

Como por exemplo ser DOV pinch



scratch Pq será que nunca lembram scratch ?
Braconi
Braconi
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 15/12/2011
Mensagens : 1072
Reputação : 119
Idade : 41
Simulador preferido : MSFS
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Quanto tempo demora para alguem ser piloto? Empty Re: Quanto tempo demora para alguem ser piloto?

Mensagem por cwbspotter Sex 08 Jun 2012, 17:26

DOV é outra muito interessante, e acho que ainda menos falada que manutenção. Eu só não fiz DOV também porque teria que ir para Sampa fazer o curso, se tivesse aqui em cwb teria feito certamente!

Abraços

_________________
Rafael
Quanto tempo demora para alguem ser piloto? 206559

Instagram photo 
Minhas fotos no JetPhotos! Amor
cwbspotter
cwbspotter
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 04/04/2011
Mensagens : 4259
Reputação : 249
Idade : 37
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Quanto tempo demora para alguem ser piloto? Empty Re: Quanto tempo demora para alguem ser piloto?

Mensagem por Braconi Sex 08 Jun 2012, 18:00

Conheço 3 pilotos que foram DOV, ou seja é também um caminho para se alcançar tal objetivo.

Para se tornar DOV é preciso prestar 2 bancas no total de 7 matérias além do estágio na cia aérea.
Braconi
Braconi
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 15/12/2011
Mensagens : 1072
Reputação : 119
Idade : 41
Simulador preferido : MSFS
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Quanto tempo demora para alguem ser piloto? Empty Re: Quanto tempo demora para alguem ser piloto?

Mensagem por cwbspotter Sex 08 Jun 2012, 18:29

Braconi escreveu:Conheço 3 pilotos que foram DOV, ou seja é também um caminho para se alcançar tal objetivo.

Para se tornar DOV é preciso prestar 2 bancas no total de 7 matérias além do estágio na cia aérea.
Sabe informar onde temos cursos hoje em nosso país?

Abração

_________________
Rafael
Quanto tempo demora para alguem ser piloto? 206559

Instagram photo 
Minhas fotos no JetPhotos! Amor
cwbspotter
cwbspotter
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 04/04/2011
Mensagens : 4259
Reputação : 249
Idade : 37
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Quanto tempo demora para alguem ser piloto? Empty Re: Quanto tempo demora para alguem ser piloto?

Mensagem por virtualroutes Sex 08 Jun 2012, 20:31

Depende onde vc quer fazer o curso, se for para a Florida nos USA voce sai de lá PC+IFR+Multi FAA em 6 meses. O custo é bem proximo ao que vc tem no Brasil. Eu mesmo to pensando em ir para la! Depois faz a equivalencia e tira carteira ANAC.
abç

_________________
Alexandre Blumberg
www.virtualroutes.org
Virtual Routes no Facebook
virtualroutes
virtualroutes
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 15/04/2012
Mensagens : 134
Reputação : 23
Idade : 51
Simulador preferido : P3DV2
Emprego/lazer : PCH - INVH
Nacionalidade : Brasil

http://www.virtualroutes.org

Ir para o topo Ir para baixo

Quanto tempo demora para alguem ser piloto? Empty Re: Quanto tempo demora para alguem ser piloto?

Mensagem por cwbspotter Sex 08 Jun 2012, 20:41

Mais essa tal equivalência falam ae que é um inferno para ser feita, até onde isso é verdade eu ja não sei...

_________________
Rafael
Quanto tempo demora para alguem ser piloto? 206559

Instagram photo 
Minhas fotos no JetPhotos! Amor
cwbspotter
cwbspotter
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 04/04/2011
Mensagens : 4259
Reputação : 249
Idade : 37
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Quanto tempo demora para alguem ser piloto? Empty Re: Quanto tempo demora para alguem ser piloto?

Mensagem por Julio Giunti Sex 08 Jun 2012, 21:16

Braconi escreveu:
Julio Giunti escreveu:Existem várias opções para se trabalhar com aviação e não somente ser piloto...

Como por exemplo ser DOV pinch



scratch Pq será que nunca lembram scratch ?

DOV é uma coisa bem restrita hoje, porém fundamental como sempre!

Pelo que eu soube, as empresas estão centralizando seus DOVS em apenas um lugar, mandando todas informações via internet para os locais aonde os vôos são despachados!

Se eu não me engano, nenhuma empresa internacional tem DOV aqui no Brasil por exemplo...

Não sei como é feito nas empresas nacionais, mas acredito que seja da mesma maneira...
Julio Giunti
Julio Giunti
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 19/08/2011
Mensagens : 528
Reputação : 59
Idade : 46
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Controlador de tráfego aéreo - Infraero
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Quanto tempo demora para alguem ser piloto? Empty Re: Quanto tempo demora para alguem ser piloto?

Mensagem por Braconi Sex 08 Jun 2012, 22:03

cwbspotter escreveu:
Sabe informar onde temos cursos hoje em nosso país?

Abração
Em termos de quais estados oferecem o curso não sei informar, mas acredito que nas capitais e suas regiões metropolitanas deva existir este curso em muitos dos estados do país. No estado de São paulo sei que temos em guarulhos, campinas e na capital, e também conheço uma das escolas do rio que também oferece o curso.

Julio Giunti escreveu:

DOV é uma coisa bem restrita hoje, porém fundamental como sempre!

Pelo que eu soube, as empresas estão centralizando seus DOVS em apenas um lugar, mandando todas informações via internet para os locais aonde os vôos são despachados!

Se eu não me engano, nenhuma empresa internacional tem DOV aqui no Brasil por exemplo...

Não sei como é feito nas empresas nacionais, mas acredito que seja da mesma maneira...

Vem sendo esta a realidade.

Muitas vezes a empresa mantem os DOVs em um endereço que sequer fica em um aeroporto e tudo que ele faz é arranjar os numeros que ele recebe via sistema.

Braconi
Braconi
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 15/12/2011
Mensagens : 1072
Reputação : 119
Idade : 41
Simulador preferido : MSFS
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Quanto tempo demora para alguem ser piloto? Empty Re: Quanto tempo demora para alguem ser piloto?

Mensagem por Fabbrini Sáb 09 Jun 2012, 13:07

Quem define o tempo que vai demorar o seu curso são basicamente 2 coisas:

1 - A sua dedicação
2 - Dinheiro

Dei instrução nos EUA e vi gente fazer todos os cursos em 7 meses (6 eu nunca vi, mas não acho impossivel). Mas também ví gente levar 2 anos.... As vezes por puro desleixo, as vezes por falta de grana....

O meu melhor aluno de IFR nos EUA foi um brasileiro que hoje voa particular, o cara controlava bem a grana e se dedicava bastante, estudava para os voos, fazia voo mental, entendia bem o SOP da escola, etc.... Acabou fazendo o IFR rapidinho e foi bem no cheque....

Quanto a Ciências Aeronáuticas, sou suspeito para falar porque sou formado pela PUC-RS. Mas sou totalmente a favor e na minha turma de copilotos tinham apenas formados na PUC-RS. Mas tem gente entrando sem ter se formado lá porque tem pouco piloto no mercado.
Como agora sou instrutor na Azul eu estou vendo que muitos copilotos que entram tem CA. Semana passada na aula de performance os unicos copilotos que não tinham CA eram os "Fast Track" e olha que apenas alguns, outros, como um grande amigo meu tem CA.
Então, falando de Azul apenas, quem tem CA tem prioridade sim!!! Mas tem gente que entra sem CA também....

Abrs
Fabbrini
Fabbrini
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 10/12/2011
Mensagens : 122
Reputação : 51
Idade : 43
Simulador preferido : CAE
Emprego/lazer : Copiloto-B777 Emirates
Nacionalidade : Brasil

http://www.flickr.com/photos/a_fabbrini/

Ir para o topo Ir para baixo

Quanto tempo demora para alguem ser piloto? Empty Re: Quanto tempo demora para alguem ser piloto?

Mensagem por cwbspotter Sáb 09 Jun 2012, 14:10

É hoje em dia em qualquer lugar faculdade é diferencial! Me tira uma dúvida caro Fabbrini, em sua área, qualquer faculdade vem a ser válida ou somente CA?

Abraços

_________________
Rafael
Quanto tempo demora para alguem ser piloto? 206559

Instagram photo 
Minhas fotos no JetPhotos! Amor
cwbspotter
cwbspotter
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 04/04/2011
Mensagens : 4259
Reputação : 249
Idade : 37
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Quanto tempo demora para alguem ser piloto? Empty Re: Quanto tempo demora para alguem ser piloto?

Mensagem por Fabbrini Sáb 09 Jun 2012, 14:19

cwbspotter escreveu:É hoje em dia em qualquer lugar faculdade é diferencial! Me tira uma dúvida caro Fabbrini, em sua área, qualquer faculdade vem a ser válida ou somente CA?

Abraços

Somente CA... E se for PUC-RS, melhor ainda.... As ultimas turmas tem se formado e vindo direto para a Azul....
Fabbrini
Fabbrini
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 10/12/2011
Mensagens : 122
Reputação : 51
Idade : 43
Simulador preferido : CAE
Emprego/lazer : Copiloto-B777 Emirates
Nacionalidade : Brasil

http://www.flickr.com/photos/a_fabbrini/

Ir para o topo Ir para baixo

Quanto tempo demora para alguem ser piloto? Empty Re: Quanto tempo demora para alguem ser piloto?

Mensagem por cwbspotter Sáb 09 Jun 2012, 14:24

Fabbrini escreveu:
cwbspotter escreveu:É hoje em dia em qualquer lugar faculdade é diferencial! Me tira uma dúvida caro Fabbrini, em sua área, qualquer faculdade vem a ser válida ou somente CA?

Abraços

Somente CA... E se for PUC-RS, melhor ainda.... As ultimas turmas tem se formado e vindo direto para a Azul....
Interessante! Pensei que poderia valer qualquer uma, obrigado pela informação. thumbsup

_________________
Rafael
Quanto tempo demora para alguem ser piloto? 206559

Instagram photo 
Minhas fotos no JetPhotos! Amor
cwbspotter
cwbspotter
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 04/04/2011
Mensagens : 4259
Reputação : 249
Idade : 37
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Quanto tempo demora para alguem ser piloto? Empty Re: Quanto tempo demora para alguem ser piloto?

Mensagem por Rafael Gomes Dom 10 Jun 2012, 06:46

Fabbrini escreveu:Quem define o tempo que vai demorar o seu curso são basicamente 2 coisas:

1 - A sua dedicação
2 - Dinheiro

Dei instrução nos EUA e vi gente fazer todos os cursos em 7 meses (6 eu nunca vi, mas não acho impossivel). Mas também ví gente levar 2 anos.... As vezes por puro desleixo, as vezes por falta de grana....

O meu melhor aluno de IFR nos EUA foi um brasileiro que hoje voa particular, o cara controlava bem a grana e se dedicava bastante, estudava para os voos, fazia voo mental, entendia bem o SOP da escola, etc.... Acabou fazendo o IFR rapidinho e foi bem no cheque....

Quanto a Ciências Aeronáuticas, sou suspeito para falar porque sou formado pela PUC-RS. Mas sou totalmente a favor e na minha turma de copilotos tinham apenas formados na PUC-RS. Mas tem gente entrando sem ter se formado lá porque tem pouco piloto no mercado.
Como agora sou instrutor na Azul eu estou vendo que muitos copilotos que entram tem CA. Semana passada na aula de performance os unicos copilotos que não tinham CA eram os "Fast Track" e olha que apenas alguns, outros, como um grande amigo meu tem CA.
Então, falando de Azul apenas, quem tem CA tem prioridade sim!!! Mas tem gente que entra sem CA também....

Abrs

Fabrini estou vendo que vc é copila, porém como vc fez para discolar uma vaga ai na azul? Queria saber sua formação completa, cursos e principalmente quanto tempo levou para vc ser um copila da Azul?

Desculpa outra pergunta, mas a maioria dos pilotos são filhinhos de papai ou tambem a maioria vem de baixo tambem?
Rafael Gomes
Rafael Gomes
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 23/04/2012
Mensagens : 81
Reputação : 2
Idade : 34
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Quanto tempo demora para alguem ser piloto? Empty Re: Quanto tempo demora para alguem ser piloto?

Mensagem por Fabbrini Dom 10 Jun 2012, 12:37

Rafael Gomes escreveu:
Fabrini estou vendo que vc é copila, porém como vc fez para discolar uma vaga ai na azul? Queria saber sua formação completa, cursos e principalmente quanto tempo levou para vc ser um copila da Azul?

Desculpa outra pergunta, mas a maioria dos pilotos são filhinhos de papai ou tambem a maioria vem de baixo tambem?

Bom, eu "discolei" a minha vaga na Azul porque tinha até mais coisa do que a Azul exige como minimos para entrar como copiloto. Coloquei o CV no site da Azul e me chamaram, simples assim....

Minha formação.... Ciências Aeronáuticas - PUC-RS, PC/IFR/Multi - Brasil, PC/IFR/CFI/CFII - EUA, Jet-Trainer - VARIG, Agente de Segurança de Voo - CENIPA, Inglês ICAO 6, diversos outros cursos em aviação. Desde o momento que me formei na PUC-RS em 2003 até entrar na Azul foram 8 anos, afinal me formei no pior momento da aviação no Brasil, VARIG já estava indo bem ruim das pernas, VASP estava agonizando tambem, TAM pedindo 1.500 horas para entrar e GOL pedindo, no minimo 1.000. Com tantos pilotos no mercado, eu e minhas humildes 200 horas não tinha nenhuma chance. Fiquei parado muito tempo, fazendo alguns cursinhos aqui, mandando CV's ali, mas nada aparecia, até que decidi investir e ir para os EUA tirar as carteiras e trabalhar como instrutor enquanto aguardava uma vaga abrir por aqui. Quando a vaga apareceu eu voltei.... Basicamente é isso....

Ja estou a mais de um ano na Azul como copiloto e agora com o cargo de instrutor também....

Azul, assim como qualquer empresa aérea, não está nem aí de quanto você tenha de grana (se foi essa a pergunta). Ela quer saber apenas se você é competente o suficiente para passar nas provas teóricas e técnicas para chegar ao cargo de copiloto. Tem muita gente que tem problema no simulador, ou mesmo na instrução em rota, etc.... Então, nenhuma empresa liga para condição social de ninguém. O que ela liga é competencia para corresponder ao treinamento, afinal o curso de um Embraer e de um ATR não é nada barato e uma empresa não pode se dar ao luxo de mandar 15 para o treinamento e 10 reprovarem, isso causa problemas inclusive na escala de voo porque eles já estavam contando com esses pilotos para daqui a algumas semanas e agora teram que refazer parte da escala. Viu o tamanho do problema!?!?

O cara que vai fazer seleção na Azul tem que querer trabalhar lá mesmo, ter os minimos exigidos pela empresa e ser competente. Se tiver curso de CA e da PUC-RS ainda por cima então suas chances são maiores ainda. Mas isso não é requisito minimo para entrar.
Eu quando fiz seleção para a Azul estava fazendo seleção para a TAM também e o pessoal do RH da Azul sabia disso e me perguntaram o que eu queria TAM ou Azul. Falei que se a Azul me contratasse eu desistiria do proceso seletivo da TAM na hora, porque o que eu queria mesmo era a Azul! Bom, estou na Azul hoje então já sabem o que aconteceu né.... hehehe
Fabbrini
Fabbrini
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 10/12/2011
Mensagens : 122
Reputação : 51
Idade : 43
Simulador preferido : CAE
Emprego/lazer : Copiloto-B777 Emirates
Nacionalidade : Brasil

http://www.flickr.com/photos/a_fabbrini/

Ir para o topo Ir para baixo

Quanto tempo demora para alguem ser piloto? Empty Re: Quanto tempo demora para alguem ser piloto?

Mensagem por Rafael Gomes Dom 10 Jun 2012, 12:44

Fabbrini escreveu:
Rafael Gomes escreveu:
Fabrini estou vendo que vc é copila, porém como vc fez para discolar uma vaga ai na azul? Queria saber sua formação completa, cursos e principalmente quanto tempo levou para vc ser um copila da Azul?

Desculpa outra pergunta, mas a maioria dos pilotos são filhinhos de papai ou tambem a maioria vem de baixo tambem?

Bom, eu "discolei" a minha vaga na Azul porque tinha até mais coisa do que a Azul exige como minimos para entrar como copiloto. Coloquei o CV no site da Azul e me chamaram, simples assim....

Minha formação.... Ciências Aeronáuticas - PUC-RS, PC/IFR/Multi - Brasil, PC/IFR/CFI/CFII - EUA, Jet-Trainer - VARIG, Agente de Segurança de Voo - CENIPA, Inglês ICAO 6, diversos outros cursos em aviação. Desde o momento que me formei na PUC-RS em 2003 até entrar na Azul foram 8 anos, afinal me formei no pior momento da aviação no Brasil, VARIG já estava indo bem ruim das pernas, VASP estava agonizando tambem, TAM pedindo 1.500 horas para entrar e GOL pedindo, no minimo 1.000. Com tantos pilotos no mercado, eu e minhas humildes 200 horas não tinha nenhuma chance. Fiquei parado muito tempo, fazendo alguns cursinhos aqui, mandando CV's ali, mas nada aparecia, até que decidi investir e ir para os EUA tirar as carteiras e trabalhar como instrutor enquanto aguardava uma vaga abrir por aqui. Quando a vaga apareceu eu voltei.... Basicamente é isso....

Ja estou a mais de um ano na Azul como copiloto e agora com o cargo de instrutor também....

Azul, assim como qualquer empresa aérea, não está nem aí de quanto você tenha de grana (se foi essa a pergunta). Ela quer saber apenas se você é competente o suficiente para passar nas provas teóricas e técnicas para chegar ao cargo de copiloto. Tem muita gente que tem problema no simulador, ou mesmo na instrução em rota, etc.... Então, nenhuma empresa liga para condição social de ninguém. O que ela liga é competencia para corresponder ao treinamento, afinal o curso de um Embraer e de um ATR não é nada barato e uma empresa não pode se dar ao luxo de mandar 15 para o treinamento e 10 reprovarem, isso causa problemas inclusive na escala de voo porque eles já estavam contando com esses pilotos para daqui a algumas semanas e agora teram que refazer parte da escala. Viu o tamanho do problema!?!?

O cara que vai fazer seleção na Azul tem que querer trabalhar lá mesmo, ter os minimos exigidos pela empresa e ser competente. Se tiver curso de CA e da PUC-RS ainda por cima então suas chances são maiores ainda. Mas isso não é requisito minimo para entrar.
Eu quando fiz seleção para a Azul estava fazendo seleção para a TAM também e o pessoal do RH da Azul sabia disso e me perguntaram o que eu queria TAM ou Azul. Falei que se a Azul me contratasse eu desistiria do proceso seletivo da TAM na hora, porque o que eu queria mesmo era a Azul! Bom, estou na Azul hoje então já sabem o que aconteceu né.... hehehe

Interessante mas quando vc foi pra Azul, vc tinha quantas horas de vôo? Chegou tambem a trabalhar em Taxi aéreo.

Soube que Taxi aereo é otimo para acumular boas horas de vôo em processo seletivo de cia aerea.
Rafael Gomes
Rafael Gomes
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 23/04/2012
Mensagens : 81
Reputação : 2
Idade : 34
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Quanto tempo demora para alguem ser piloto? Empty Re: Quanto tempo demora para alguem ser piloto?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos