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[Internacional] Heli Air Design realiza primeiro voo do helicóptero ultra leve de dois lugares Helineo Gse_multipart13851

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Mensagem por Amilckar Qui 14 Jun 2012, 08:13

Heli Air Design realiza primeiro voo do helicóptero ultra leve de dois lugares Helineo





[Internacional] Heli Air Design realiza primeiro voo do helicóptero ultra leve de dois lugares Helineo HAD-helicopter-first-flight
O primeiro voo do helicóptero Helineo da Heli Air Design. (Foto: HAD)

O helicóptero Helineo, de dois lugares com motor a turbina e rotor com três pás, da Heli Air Design, fez seu primeiro vôo no dia 26 de abril, mas a empresa anunciou somente no mês passado. Num dia chuvoso, o piloto de teste Stéphane Ligier realizou uma série de 15 decolagens e vôos pairados com efeito solo no aeroporto Metz Nancy Lorraine. O helicóptero apresentou o desempenho esperado, disse a empresa.



A empresa Heli Air Design (HAD), localizada em Lorraine, nordeste da França, apresentou seu projeto no evento Estoril Helitech Estoril, após apresentar seu primeiro protótipo no Salão Internacional de Aeronáutica de Paris, em Le Bourget, em junho de 2011, e no Duxford Helitech, no Reino Unido, em setembro de 2011. Em ambos evento, o helicóptero foi objeto de grande interesse.

Os estudos de mercado efetuados demonstraram um potencial para mais de 30 helicópteros por ano. Os meses que se seguiram a essas apresentações foram utilizados para assegurar o desenvolvimento e os extensos testes em solo.

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O Helineo durante sua apresentação no Salão Internacional de Paris, em Le Bourget 2011.

A aeronave é um projeto totalmente composto, embora o primeiro protótipo tenha metal na cauda. O motor é um Solar T62 T-32 de 160shp com turbina. O T62 é conhecido principalmente como sendo uma unidade auxiliar de potência (APU) e está disponível apenas no mercado de segunda mão.

Para o Helineo, a Heli Air Design diz que ele terá uma velocidade de cruzeiro de 90 nós e um peso vazio de 660 libras. O preço para uma aeronave completa é de € 250 mil (US$ 325 mil).

A empresa agora está realizando os ensaios de vôo buscando a certificação DGAC/CNSK, com o objetivo CS 27.

A Heli Air Design também vai construir duas aeronaves de pré-produção e ainda prepara os recursos industriais para produção em série

Fonte: Cavok

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Carlos Amilckar
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