Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


[Brasil] Balanças erram peso de malas em check-in de Cumbica e Congonhas. Gse_multipart13851

[Brasil] Balanças erram peso de malas em check-in de Cumbica e Congonhas.

2 participantes

Ir para baixo

[Brasil] Balanças erram peso de malas em check-in de Cumbica e Congonhas. Empty [Brasil] Balanças erram peso de malas em check-in de Cumbica e Congonhas.

Mensagem por cwbspotter Seg 18 Jun 2012, 12:06

Folha de São Paulo
São Paulo, segunda-feira, 18 de junho de 2012
TESTE FOLHA/IPEM
Balanças erram peso de malas em check-in de Cumbica e Congonhas
Fiscalização do Ipem flagrou irregularidades em 44 de 237 equipamentos verificados
Em Guarulhos, balança chegou a registrar 7,5 kg a menos; quando o erro é para mais, pode afetar até a segurança do voo
RAFAEL MOSNA
DE SÃO PAULO

Quase 40% de balanças irregulares em Congonhas e 15% em Cumbica. Esse foi o resultado de uma operação surpresa feita pelo Ipem (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de SP) na última quarta.

Ao todo, foram aferidas 237 balanças localizadas nos balcões de check-in. Destas, 44 apresentaram irregularidades, com valores para mais ou para menos, como adiantou ontem o "TV Folha".

Além da implicação econômica ao passageiro, que pode pagar por excesso de bagagem, a situação pode ser mais grave. Nenhum avião deve voar com peso acima do estipulado no manual de operação.

"Voos internacionais geralmente decolam com grande número de passageiros e viajam com seu peso máximo. Se uma carga está irregular, pode haver uma má distribuição, e o centro da gravidade da aeronave pode se deslocar, levando, em determinados casos, a acidentes", explica Carlos Camacho, diretor de segurança do Sindicato Nacional dos Aeronautas.

Durante a fiscalização, o resultado mais significativo foi em Congonhas, onde, das 37 balanças da amostra, 14 foram tidas como irregulares.

No balcão da TAM, dos oito equipamentos verificados, cinco tiveram problemas. Um deles chegou a mostrar 3,6 kg a menos em uma pesagem de 5 kg. Já a Gol teve oito balanças (35%) classificadas como irregulares, de um total de 23.

Em Guarulhos, onde a manutenção é feita pela Infraero, foram encontradas 30 balanças desreguladas, de 200 avaliadas. O erro mais expressivo foi numa pesagem de 40 kg, -o painel registrou 32,5 kg.

Na prática, o Ipem considera a forma de medição da balança para estabelecer o limite do que é irregular. "Se uma balança marca de cem em cem gramas e uma pesagem apresentar um erro a partir de 200 gramas, ela já é considerada irregular", explica Paulo Lopes, diretor de metrologia legal e fiscalização do Ipem.

Notificadas, as empresas têm dez dias para responder e podem pagar multa de R$ 100 a R$ 1,5 milhão, dobrando em caso de reincidência.

NO BOLSO

O limite de bagagem em aeronaves depende do destino e da classe tarifária. Em geral, a franquia para voos domésticos engloba uma mala de 23 kg por passageiro. Já em voos internacionais, o limite por pessoa é de dois itens de até 32 kg cada. O valor do excesso de bagagem depende da empresa e pode atingir 1% da tarifa cheia por quilo excedente.

FRASES

"Voos internacionais geralmente decolam com grande número de passageiros e viajam com seu peso máximo. Se uma carga está irregular, pode haver uma má distribuição, e o centro da gravidade da aeronave pode se deslocar, levando, em determinados casos, a acidentes"
CARLOS CAMACHO
diretor de segurança do Sindicato Nacional dos Aeronautas

"Se uma balança marca de cem em cem gramas e uma pesagem apresentar um erro a partir de 200 gramas, ela já é considerada irregular"
PAULO LOPES
diretor de metrologia legal e fiscalização do Ipem
-----------------------


Folha de São Paulo
São Paulo, segunda-feira, 18 de junho de 2012
OUTRO LADO
Empresas dizem que vão corrigir os problemas
DE SÃO PAULO

Procurada, a TAM informou que "está providenciando a regulagem das balanças aferidas". Disse também que "realiza manutenções periódicas desses equipamentos com o objetivo de garantir seu bom funcionamento".

De seis balanças fiscalizadas, a Avianca apresentou uma irregular. Ressaltou que o problema já seria solucionado na tarde de sexta-feira.

A Gol disse "que, mensalmente, suas balanças passam por um rigoroso processo de aferição". A empresa também informou "que, após constatada a irregularidade, interrompeu a utilização dos equipamentos citados para que a situação fosse solucionada".

Responsável pela manutenção das balanças em Cumbica, a Infraero disse que corrigiu o problema no mesmo dia.

_________________
Rafael
[Brasil] Balanças erram peso de malas em check-in de Cumbica e Congonhas. 206559

Instagram photo 
Minhas fotos no JetPhotos! Amor
cwbspotter
cwbspotter
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 04/04/2011
Mensagens : 4259
Reputação : 249
Idade : 37
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

[Brasil] Balanças erram peso de malas em check-in de Cumbica e Congonhas. Empty Re: [Brasil] Balanças erram peso de malas em check-in de Cumbica e Congonhas.

Mensagem por Duley Seg 18 Jun 2012, 13:33

"A Gol disse "que, mensalmente, suas balanças passam por um rigoroso processo de aferição"."

lol lol tão rigoroso que 8 balanças levaram pau.

_________________
CPU AMD Ryzen 9 5900X | MB Asus ROG Strix X570-E Gaming | RAM 64Gb DDR4 3600 | GPU EVGA RTX 3080 Ti FTW3 Ultra Hybrid | SSD 4Tb | PSU Corsair RM850x | WaterCooler AIO Corsair H115i Elite Capellix LCD upgrade | Monitor Asus 27" 1440p 165Hz | Honeycomb Alpha Yoke + Bravo TQ | TrackIR 5
Duley
Duley
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 14/05/2008
Mensagens : 3954
Reputação : 325
Idade : 37
Simulador preferido : MSFS
Emprego/lazer : Bombardier
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos