Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


[Internacional] Surgem questões sobre o novo caça chinês J-31/J-21/F60 Gse_multipart13851

[Internacional] Surgem questões sobre o novo caça chinês J-31/J-21/F60

Ir para baixo

[Internacional] Surgem questões sobre o novo caça chinês J-31/J-21/F60 Empty [Internacional] Surgem questões sobre o novo caça chinês J-31/J-21/F60

Mensagem por João Pedro Seg 17 Set 2012, 19:53

No último final de semana surgiram na internet as primeiras imagens nítidas do que seria o mais novo caça chinês, provavelmente fabricado pela AVIC Shenyang, concorrente da Chengdu na China, a qual fabrica o J-20, considerado o primeiro caça chinês de quinta geração. A aeronave com características furtivas J-31, também chamado de J-21 e F60, possui uma pintura preta e tem semelhanças com os caças norte americanos F-35 e F-22. Mas qual será que a China vai utilizar os dois tipos de caças no futuro?

Por análises, o tamanho do J-31 (apelidado de “Falcon Eagle”) é ligeiramente menor que o F-35 dos EUA. A Shenyang segue o mesmo conceito do irmão maior J-20: duas derivas inclinadas, dois motores e superfícies multifacetadas, que dão um aspecto de furtividade. A diferenção de quase dois anos entre os dois caças chineses impressiona pela rapidez com que a China está desenvolvendo novos caças, e a aparição das primeiras fotos do J-31 coincide com a chegada do Secretário de Estado dos EUA Leon Panetta ao país, assim como ocorreu com seu antecessor Robert Gates em janeiro de 2011, quando o J-20 voou pela primeira vez.

As primeiras imagens do caça J-31, na época chamado de J-21, surgiram em junho, quando a fuselagem de um caça coberto por uma lona era levado pelas estradas próxima a Pequim. Desde então a aeronave foi montada e teve os motores instalados, os quais são provavelmente dois Klimov RD-93S, o mesmo motor usado na aeronave sino-paquistanesa Chengdu/Pakistan Aeronautical Complex JF-17 Thunder.

A China parece não ter adotado a configuração STOVL, usada no F-35, e os motores não possuem as características de empuxo vetorado usado no F-22, mas os dois estabilizadores verticais são grandes e muito semelhantes aos do caça Raptor da Lockheed. No trem de pouso dianteiro estão duas rodas, normalmente encontradas em caças embarcados como o Rafale, Su-33, e F/A-18, que dá a indicação de que o caça chinês poderá ser usado embarcado em porta-aviões. Embora a China não tenha um porta-aviões, ela está realizando testes em alto mar com sua nova embarcação Varyag.

A dúvida que permanece é qual exatamente a função do J-31. Ao que tudo indica pelo seu formato é que será usado no combate aéreo, enquanto o J-20 demonstra ser um interceptador de longo alcance, bem maior e provavelmente com mais espaço para armas nos compartimentos internos.

Agora precisamos esperar para ver quanto tempo a China vai demorar para colocar o caça J-31 em voo. E depois ver se realmente o país vai ter condições de colocar em produção os dois caças de quinta geração. Basta lembrar que os EUA desde a década de 1980 criou quatro protótipos de caças furtivos (YF-22 x YF-23 e X-32 x X-35), mas até o momento só conseguiu colocar em operação seis esquadrões operacionais, com menos de 200 aeronaves, a um custo de quase US$ 700 milhões por avião.

Por isso uma das hipóteses é que a China possa estar desenvolvendo dois protótipos de caças furtivos para depois escolher um apenas para produção, que provavelmente vai passar por melhorias e juntar as melhores tecnologias disponíveis no país.

Outra dúvida é saber exatamente o que existe de tecnologia nas duas atuais aeronaves. Será que já possuem pinturas com absorção do sinal radar? Será que atingem a velocidade de supercruzeiro? Quais os sistemas de guerra eletrônica e o quanto desenvolvido está o sistema radar dos caças chinese? Ainda é muito cedo para saber isso, mas é impressionante a velocidade com que a China está colocando em testes seus novos caças.

Até mesmo a designação ainda está em dúvida. Até surgir uma confirmação oficial, os diversos sites de defesa e os blogs chineses estão chamando o caça de J-31 (pela suas marcas 31001 na fuselagem), J-21 como era conhecido na China, e F60 como estava sendo chamado antes das fotos surgirem.

via

_________________
João Pedro Duarte
Conheça o Mach, ferramenta para planejamento online de voo totalmente gratuita: https://jpedroh.github.io/mach/
João Pedro
João Pedro
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 30/11/2011
Mensagens : 2751
Reputação : 229
Idade : 23
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Estudante
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos