Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


Diversão, hobby ou vício? Gse_multipart13851

Diversão, hobby ou vício?

+2
Paulo Stavis
Tulio Siqueira
6 participantes

Ir para baixo

Diversão, hobby ou vício? Empty Diversão, hobby ou vício?

Mensagem por Tulio Siqueira Sex 07 Jun 2013, 14:11

É mais do que comum uma pessoa ser questionada quanto ao tempo que gasta na frente do computador ou de um video game ou as vezes até praticando um esporte. Quem nunca passou por isto? Existem casos de pessoas que viram a noite ou dias inteiros jogando ou navegando na net. Isto já virou até notícia de jornal várias vezes.

Lá em casa, basta eu sentar na frente do computador para voar ou fazer qualquer coisa a respeito para começar ouvir (da patroa, é claro...): "Você passa mais tempo na frente do computador do que com sua família...", "isto é mais importante para você do que eu"... e por aí vai.

Quando que uma diversão ou um hobby pode passar a ser um vício? Será que o tempo, ou horas que passamos simulando, ou navegando na internet, ou jogando, pode ser prejudicial para nossa vida? Qual é o limite? Quando é que temos que dar um basta e deixar a diversão pessoal de lado para priorizarmos outras coisas?

Estas são perguntas que sempre me faço e por isso resolví abrir este tópico para discutirmos juntos o assunto. Gostaria que cada um desse sua opinião ou compartilhasse suas experiências em relação ao assunto. Creio que a maioria aqui passam horas na frente do pc, seja simulando ou até mesmo criando addons, desenvolvendo cenários, como é o caso de alguns.

Trabalho de segunda a sexta o dia todo e quando chego em casa à noite, eu procuro passar mais tempo com a esposa e filhas e resolvendo os assuntos de casa. Pelo menos duas noites na semana eu me dedico ao FSX, não voando, mas criando e modificando alguma coisa no simulador. Somente nos fins de semana que vôo. Devo gastar em torno de umas 5 ou 6 horas voando por fim de semana. Eu acho razoável este tempo e se pudesse, gastaria um pouco mais, mas para minha esposa já é tempo demais. zangado

É isso aí pessoal, o canal está aberto. Compartilhem. thumbsup

_________________
AMD Ryzen 5 - 5500 3.6GHz
16GB RAM Adata XPG Gammix D10 - DDR4 3200
Mobo Gigabyte - B450M Gaming
Gigabyte GTX1050ti 4GB 128bits DDR5
Fonte Corsair CX430 - 430W
Win10-64bits
Tulio Siqueira
Tulio Siqueira
Major
Major

Masculino
Inscrito em : 04/03/2011
Mensagens : 482
Reputação : 28
Idade : 45
Simulador preferido : MSFS 2020
Emprego/lazer : Técnico em Eletrônica
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Diversão, hobby ou vício? Empty Re: Diversão, hobby ou vício?

Mensagem por Paulo Stavis Sex 07 Jun 2013, 15:06

Eu penso que cada um tem seu hobby, seja voar, jogar bola, andar de moto, etc. E tem também que goste de disponibilizar mais tempo (e pode) e aqueles que não gostam muito (ou não podem devido à outras obrigações).

Enquanto o hobby permanece como diversão e não afeta sua disponibilidade para coisas mais importantes ou seu sono, por exemplo, acho sadio. Quando começa a afetar seu desempenho escolar, tempo para a família aí passou do ponto hobby, virou vício.
Nunca fui viciado, sempre fiz meu voozinho (ou inhos) do dia conforme posso, quando não dá ou tenho outro jogo que está mais interessante na hora, não fico pensando no voo que não fiz.

Tem uma galera poraí que voa nessas VAs da vida, ganha escala, se não voa excluem o cara do "quadro de pilotos" e a pessoa acaba "assumindo" a vida de piloto virtual, até coloca no facebook que é "copiloto da xxx virtual" (por favor, não façam isso...), fica preocupada com a escala, cai desempenho na escola porque precisa voar e não estuda, etc. Nesse ponto a coisa virou vicio.

Já o seu caso e de muitos colegas, pais de família, que trabalham, cuidam da casa e se dão ao luxo de um voozinho ou outro por semana não vejo nada demais. A mulherada como sempre reclama mas sem razão. Tem gente que gosta de sair pra tomar uma com os amigos, a patroa reclama que o cara fica saindo. Outros ficam em casa voando, e a patroa reclama. Ou seja, a mulherada é chata. lol
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Diversão, hobby ou vício? Empty Re: Diversão, hobby ou vício?

Mensagem por cwbspotter Sex 07 Jun 2013, 15:12

Gasto um bom tempo no simulador, não sei precisar quanto! Mas, somando minhas horas e dividindo pelos dias da semana, podemos dizer que estou no simulador no mínimo uma hora por dia.

Quando falo isso, entenda tempo configurando somado ao tempo simulado. Pois como todos sabem, nosso simulador sempre tem algo para ser testado, melhorado e assim por diante.

Meu maior problema, por incrível que pareça nem é o simulador, e sim a invenção de produtos como iPad e iPhone. Hoje em dia, sem sacanagem, devo investir no mínimo 3hrs. diárias com internet no tablet, sem falar as pausas na rua para checar um email no celular e etc... Isso sim é um vício pior que o cigarro(por sinal, + de um ano sem happy ) . Às vezes me pego pensando, como eu tenho tanta coisa para ver na internet se eu nem trabalho com isso? É uma ótima pergunta, provavelmente nunca obterei tal resposta...

Por sorte, existe uma pessoa abençoada que criou um jogo chamado "alguma coisa crush" no FB. Isso domina todo o tempo que minha mulher tem para falar que eu não largo o computador e etc hehehehe... Por outro lado, tenho uma sorte imensa que ela é meio que viciada da mesma forma, então a incomodação é bem leve e às vezes quase nula...

Abraço

_________________
Rafael
Diversão, hobby ou vício? 206559

Instagram photo 
Minhas fotos no JetPhotos! Amor
cwbspotter
cwbspotter
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 04/04/2011
Mensagens : 4259
Reputação : 249
Idade : 37
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Diversão, hobby ou vício? Empty Re: Diversão, hobby ou vício?

Mensagem por Tulio Siqueira Sex 07 Jun 2013, 16:38

Paulo, você tocou num ponto interessante, as VA´s.

Durante 01 ano participei da Gol Virtual. E é verdade. As obrigações de cumprir as escalas num determinado prazo, como se fosse um "funcionário" dela pesavam bastante pra mim, apesar de gostar muito de participar. Com o tempo, aquilo passou a se tornar mais uma obrigação do que um divertimento. Por fim saí fora. O tempo disponível que eu tinha, ou tenho não me permitiu continuar.
Em relação à mulherada, você disse tudo; Elas reclamam de tudo mesmo. Teve um dia que minha esposa me encheu tanto que eu disse a ela: Se continuar assim vou parar de voar em casa e jogar bola a tarde toda com meus amigos. Ela parou na hora. kkkkk lol

_________________
AMD Ryzen 5 - 5500 3.6GHz
16GB RAM Adata XPG Gammix D10 - DDR4 3200
Mobo Gigabyte - B450M Gaming
Gigabyte GTX1050ti 4GB 128bits DDR5
Fonte Corsair CX430 - 430W
Win10-64bits
Tulio Siqueira
Tulio Siqueira
Major
Major

Masculino
Inscrito em : 04/03/2011
Mensagens : 482
Reputação : 28
Idade : 45
Simulador preferido : MSFS 2020
Emprego/lazer : Técnico em Eletrônica
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Diversão, hobby ou vício? Empty Re: Diversão, hobby ou vício?

Mensagem por Edenio Rodrigues Sex 07 Jun 2013, 18:34

Olá Cmtes, por definição temos que: Diversão é o mesmo que hobby, certo?
E vicio é o mesmo que paixão, concordam?

Então achamos que é tudo a mesma coisa, não dá para dividir. lol

Quanto as nossas mulheres, elas tem todo o direito de reclamar. Mesmo que não tenham nenhuma razão. Very Happy , abraços

_________________
Diversão, hobby ou vício? Novoicaro
Voar, triunfo da evolução
Stargate  (82) 9 8172 9765 (mensagem de texto)
Edenio Rodrigues
Edenio Rodrigues
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/12/2010
Mensagens : 4614
Reputação : 483
Idade : 80
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Simulação, energia solar, hidroponia
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Diversão, hobby ou vício? Empty Re: Diversão, hobby ou vício?

Mensagem por cwbspotter Sex 07 Jun 2013, 18:36

Inventor escreveu:Olá Cmtes, por definição temos que: Diversão é o mesmo que hobby, certo?
E vicio é o mesmo que paixão, concordam?

Então achamos que é tudo a mesma coisa, não dá para dividir. lol

Quanto as nossas mulheres, elas tem todo o direito de reclamar. Mesmo que não tenham nenhuma razão. Very Happy , abraços
lol
Espetacular!

_________________
Rafael
Diversão, hobby ou vício? 206559

Instagram photo 
Minhas fotos no JetPhotos! Amor
cwbspotter
cwbspotter
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 04/04/2011
Mensagens : 4259
Reputação : 249
Idade : 37
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Diversão, hobby ou vício? Empty Re: Diversão, hobby ou vício?

Mensagem por Alexandre da Silva Sex 07 Jun 2013, 21:30

Inventor escreveu:Olá Cmtes, por definição temos que: Diversão é o mesmo que hobby, certo?
E vicio é o mesmo que paixão, concordam?

Então achamos que é tudo a mesma coisa, não dá para dividir. lol

Quanto as nossas mulheres, elas tem todo o direito de reclamar. Mesmo que não tenham nenhuma razão. Very Happy , abraços

Sem mais ...

reverencia

_________________
W10 64 bits - Placa Mãe: ASUS P8Z77-V / Processador: Intel I7 3770K 4.2 Ghz - Memória: 32 GBs 4X8 HyperX 1866 MHz
Placa de Video: NVidia RTX 2060 6GBs DDR6 / Hard Disk: Seagate 1Tb + SSD 500 Gbs + SSD 1Tb/ Fonte: Thermaltake TR2 700P 700W


Meus cenários.
Meu canal no Youtube.
Alexandre da Silva
Alexandre da Silva
Marechal-do-Ar
Marechal-do-Ar

Masculino
Inscrito em : 20/02/2011
Mensagens : 6981
Reputação : 622
Idade : 34
Simulador preferido : MSFS 2020
Nacionalidade : Brasil

https://brazillandgames.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Diversão, hobby ou vício? Empty Re: Diversão, hobby ou vício?

Mensagem por el_lopes Sáb 08 Jun 2013, 18:13



Passo em média 3 horas por dia no simulador...e eu é que reclamo com a minha mulher porque ela não vem simular comigo!! Tem alturas que fazia jeito um copila..


_________________
Manuel Lopes
Diversão, hobby ou vício? El_lopes%252FVV140
el_lopes
el_lopes
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 28/04/2010
Mensagens : 3336
Reputação : 139
Idade : 59
Simulador preferido : FS2004
Emprego/lazer : Industria farmaceutica/Cinema,praia,viajar e aviões!
Nacionalidade : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Diversão, hobby ou vício? Empty Re: Diversão, hobby ou vício?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos