Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


Dicas de como melhorar gerenciamento de memória no W7 para o FSX Gse_multipart13851

Dicas de como melhorar gerenciamento de memória no W7 para o FSX

3 participantes

Ir para baixo

Dicas de como melhorar gerenciamento de memória no W7 para o FSX Empty Dicas de como melhorar gerenciamento de memória no W7 para o FSX

Mensagem por harmach Sáb 06 Jul 2013, 01:15

Prezados,

Não adianta ter uma placa GTX 690, processador i7 2600 K (ou maior) @ 4.6GHz se o FSX roda a 32 bits e, as vezes, toma toda a banda de 32 bits (até aprox. 4GB de RAM).

Uso SSD em RAID 0 e o meu gargalo hoje é gerenciamento de memória para programas de 32 bits.

Obvio que uso ORBX, FSPS Extreme FSX etc etc etc. O NGX gargala mesmo. A resposta da PMDG e em alguns foruns gringos apontam para o mesmo problema.

Ou seja, 4028 (HD) com o NGX, vc pode ter o PC da NASA que o gargalo é exatamente na memória. A GPU empurra para o Processador e no caminho, a memória pede arrego. Hoje de manhã estava voando com meu novo cenário ORBX Scotland e os Cenários maravilhosos da UK 2000, e EGLL (Heathrow) me causou uma "pane seca" coma famigerada msg (your PC is run out of memory) obvio que ignorei a msg e fechei o vôo, mas, em especial, o VC do NGX ficou branco total.

Fiz a "dica" aqui do fórum, que zera a memoria virtual, reboot, depois coloca a memória virtual em gerenciamento pelo W7.

Dicas?confused 
harmach
harmach
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 29/01/2011
Mensagens : 1403
Reputação : 125
Idade : 49
Simulador preferido : P3D / XP11
Emprego/lazer : Professor
Nacionalidade : Brasil

http://www.latamv.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas de como melhorar gerenciamento de memória no W7 para o FSX Empty Re: Dicas de como melhorar gerenciamento de memória no W7 para o FSX

Mensagem por Alvega Sáb 06 Jul 2013, 02:12

Machado, você usa o Windows 7 64 bits e tem o tweak HIGHMEMFIX=1 no fsx.cfg?
Aqui nunca tive esse problema, mas uso as texturas em 2048 e não 4096.

_________________
Artur Santos
Voo Virtual
Alvega
Alvega
Membro Fundador
Membro Fundador

Masculino
Inscrito em : 13/04/2008
Mensagens : 14630
Reputação : 921
Idade : 60
Simulador preferido : MSFS e X-Plane
Nacionalidade : Portugal

https://www.voovirtual.com

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas de como melhorar gerenciamento de memória no W7 para o FSX Empty Re: Dicas de como melhorar gerenciamento de memória no W7 para o FSX

Mensagem por harmach Sáb 06 Jul 2013, 02:32

Alvega escreveu:Machado, você usa o Windows 7 64 bits e tem o tweak HIGHMEMFIX=1 no fsx.cfg?
Aqui nunca tive esse problema, mas uso as texturas em 2048 e não 4096.

Sim, tem o HighMemFix=1 e baixei para o 2048. Uso o FSPS Extreme (não aguentava mais fazer milhões de mexidas no FSX,CFG, e ele serve para isso, mas sempre dou uma "checada" após ajustar algo, afinal, já se passam mais de 15 anos de FS damn 

Agora, este gargalo, benza a Deus, VIU zangado 
harmach
harmach
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 29/01/2011
Mensagens : 1403
Reputação : 125
Idade : 49
Simulador preferido : P3D / XP11
Emprego/lazer : Professor
Nacionalidade : Brasil

http://www.latamv.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas de como melhorar gerenciamento de memória no W7 para o FSX Empty Re: Dicas de como melhorar gerenciamento de memória no W7 para o FSX

Mensagem por Fabio_Rj Sáb 06 Jul 2013, 12:32

harmach e alvega, tenho percebido que usar o FSX em 2048 não difere tanto em qualidade do 4096 e não tem dado nenhum tipo de problema aqui com o HIGHMEMFIX=1 !

uso tambem

[BUFFERPOOLS]
PoolSize=500

[JobScheduler]
AffinityMask=14

TERRAIN_MAX_AUTOGEN_TREES_PER_CELL=800
TERRAIN_MAX_AUTOGEN_BUILDINGS_PER_CELL=600

nenhum outro tipo de config eu fiz no meu cfg
eu tenho 30fps travados.

e vôo com 30 em qualquer local ou situação !
obrigado pelas dicas !
espero que a minha possa colaborar também !

_________________
| i72600k @ 4.6_1.3V | H100i | GigaByte GTX980 Flex | Corsair Veng 4x8gb DDR3 1600 @ 2000 | Gigabyte GA-Z68X-UD7-B3 | 7Team V-FORCE 850W | SSD 250 + 3TB Sata 6| A4TECH X7 F3 | A4TECH G800V X7 | Corsair 600T | Saitek X52 |  4K LED LG 49 49UB8200

Frase irritante "Aproveitando o tópico" ... por acaso não sabem abrir novo tópico, que ajudará na busca ?
Fabio Leal

Nada comento, só observo.
Fabio_Rj
Fabio_Rj
Banido

Masculino
Inscrito em : 23/12/2009
Mensagens : 1387
Reputação : 95
Idade : 48
Simulador preferido : P3D V2.4 ......
Emprego/lazer : Infraero PSA
Nacionalidade : Brasil

http://www.repintores.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas de como melhorar gerenciamento de memória no W7 para o FSX Empty Re: Dicas de como melhorar gerenciamento de memória no W7 para o FSX

Mensagem por harmach Sáb 06 Jul 2013, 21:08

Fabio_Rj escreveu:harmach e alvega, tenho percebido que usar o FSX em 2048 não difere tanto em qualidade do 4096 e não tem dado nenhum tipo de problema aqui com o HIGHMEMFIX=1 !

uso tambem

[BUFFERPOOLS]
PoolSize=500

[JobScheduler]
AffinityMask=14

TERRAIN_MAX_AUTOGEN_TREES_PER_CELL=800
TERRAIN_MAX_AUTOGEN_BUILDINGS_PER_CELL=600

nenhum outro tipo de config eu fiz no meu cfg
eu tenho 30fps travados.

e vôo com 30 em qualquer local ou situação !
obrigado pelas dicas !
espero que a minha possa colaborar também !

Baixou bem AUTOGEN, sobre o Affinitymask =14, vou testar, estava usando 256
harmach
harmach
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 29/01/2011
Mensagens : 1403
Reputação : 125
Idade : 49
Simulador preferido : P3D / XP11
Emprego/lazer : Professor
Nacionalidade : Brasil

http://www.latamv.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas de como melhorar gerenciamento de memória no W7 para o FSX Empty Re: Dicas de como melhorar gerenciamento de memória no W7 para o FSX

Mensagem por Alvega Dom 07 Jul 2013, 02:20

Machado, 256? O máximo é 255 (todos os 4 cores físicos e os 4 virtuais ativados), mas se for usar todos os cores não precisa colocar o tweak, pois 255 é o valor default para quem tem HT ativado. Para deixar o 1º core livre (se tem HT ativado na BIOS) deve usar o valor 254 ou 252. 252 deixa livre o 1º físico e o 1º virtual, enquanto 254 só deixa livre o físico. Ou pode usar 84, que desativa todos os virtuais e o 1º físico.

Se usa só os 4 cores físicos (HT desativado na BIOS para permitir temperaturas mais baixas em overclock e porque o FSX não usa cores virtuais) deve usar AffinityMask=14 (1º core livre para outros programas e 2º, 3º e 4º para o FSX). Se for usar o valor 15 (todos os 4 cores físicos ativados) não precisa do tweak (caso tenha HT desativado na BIOS).
Isso já foi falado em muitos tópicos aqui no fórum.
O recomendado é desativar o HT na BIOS, fazer um bom overclock e usar AffinityMask=14.
Espero que a explicação não tenha ficado muito confusa, hehe.
Você usa o Hyper Threading ativado ou desativado na BIOS?

_________________
Artur Santos
Voo Virtual
Alvega
Alvega
Membro Fundador
Membro Fundador

Masculino
Inscrito em : 13/04/2008
Mensagens : 14630
Reputação : 921
Idade : 60
Simulador preferido : MSFS e X-Plane
Nacionalidade : Portugal

https://www.voovirtual.com

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas de como melhorar gerenciamento de memória no W7 para o FSX Empty Re: Dicas de como melhorar gerenciamento de memória no W7 para o FSX

Mensagem por Fabio_Rj Dom 07 Jul 2013, 02:57

opa
eu tenho o HT ligado
e uso 3 nucleos pro fsx
deixo 5 nucleos pro windows , assim os programas
que rodam em 2º plano sempre estão bem e nunca
tive erros de memoria

sobre o meu Autogen , o curioso é que fica bem cheio
sao paulo e rio de janeiro full !

não mudo esse valor e isso não desqualificou o meu fsx
experimente !!!

_________________
| i72600k @ 4.6_1.3V | H100i | GigaByte GTX980 Flex | Corsair Veng 4x8gb DDR3 1600 @ 2000 | Gigabyte GA-Z68X-UD7-B3 | 7Team V-FORCE 850W | SSD 250 + 3TB Sata 6| A4TECH X7 F3 | A4TECH G800V X7 | Corsair 600T | Saitek X52 |  4K LED LG 49 49UB8200

Frase irritante "Aproveitando o tópico" ... por acaso não sabem abrir novo tópico, que ajudará na busca ?
Fabio Leal

Nada comento, só observo.
Fabio_Rj
Fabio_Rj
Banido

Masculino
Inscrito em : 23/12/2009
Mensagens : 1387
Reputação : 95
Idade : 48
Simulador preferido : P3D V2.4 ......
Emprego/lazer : Infraero PSA
Nacionalidade : Brasil

http://www.repintores.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas de como melhorar gerenciamento de memória no W7 para o FSX Empty Re: Dicas de como melhorar gerenciamento de memória no W7 para o FSX

Mensagem por Alvega Dom 07 Jul 2013, 03:31

Fábio, se você usa o valor 14 (como disse atrás) e tem HT ativado, não está usando 3 núcleos para o FSX e 5 para o Windows.
O valor 14 equivale em binário a: 00001110

O zero da direita é o 1º núcleo físico e o 1 ao lado dele é o 1º núcleo virtual, depois os outros dois 1's são o 2º núcleo físico e o 2º virtual, ou seja, você no total está a usar no FSX apenas o 1º virtual (que não serve para nada no FSX) e o 2º núcleo (físico e virtual).
Só usar um núcleo no FSX deve dar bastantes stutters. Não está a aproveitar ao máximo a capacidade do seu processador.
O valor 14 só interessa para quem usa HT desativado, pois aí fica 1110, ou seja o 1º núcleo físico livre e os outros 3 usados, pois não há núcleos virtuais. A diferença é grande, entre usar o valor 14 sem HT e com HT.

_________________
Artur Santos
Voo Virtual
Alvega
Alvega
Membro Fundador
Membro Fundador

Masculino
Inscrito em : 13/04/2008
Mensagens : 14630
Reputação : 921
Idade : 60
Simulador preferido : MSFS e X-Plane
Nacionalidade : Portugal

https://www.voovirtual.com

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas de como melhorar gerenciamento de memória no W7 para o FSX Empty Re: Dicas de como melhorar gerenciamento de memória no W7 para o FSX

Mensagem por harmach Dom 07 Jul 2013, 05:03

Alvega escreveu:Machado, 256? O máximo é 255 (todos os 4 cores físicos e os 4 virtuais ativados), mas se for usar todos os cores não precisa colocar o tweak, pois 255 é o valor default para quem tem HT ativado. Para deixar o 1º core livre (se tem HT ativado na BIOS) deve usar o valor 254 ou 252. 252 deixa livre o 1º físico e o 1º virtual, enquanto 254 só deixa livre o físico. Ou pode usar 84, que desativa todos os virtuais e o 1º físico.

Se usa só os 4 cores físicos (HT desativado na BIOS para permitir temperaturas mais baixas em overclock e porque o FSX não usa cores virtuais) deve usar AffinityMask=14 (1º core livre para outros programas e 2º, 3º e 4º para o FSX). Se for usar o valor 15 (todos os 4 cores físicos ativados) não precisa do tweak (caso tenha HT desativado na BIOS).
Isso já foi falado em muitos tópicos aqui no fórum.
O recomendado é desativar o HT na BIOS, fazer um bom overclock e usar AffinityMask=14.
Espero que a explicação não tenha ficado muito confusa, hehe.
Você usa o Hyper Threading ativado ou desativado na BIOS?

Acabei de achar um BUG no FSPS Xtreme FSX, ele estava, no gerenciamento automático, mesmo desabilitando o HT e usando somente 3 cores, affinitymask = 256 (sim, 256 mesmo)

O que fiz... ajustei manualmente AffinityMask=14 e desabilitei este tweak do FSPS... Muito melhor!!! Deixo o HT ligado, mas o próprio CFG (com AF=14) não usa. Eu já conhecia este tweak mas fazia tempo que não mexia.

Ou seja... FSPS é bárbaro, mas tem suas limitações.....zangado mad 

Vou desabilitar o HT e informo-os. Esta com slutters, mas suave. Acho que desabilitando o HT deve melhorar. aplauso 

Obrigado, Alvega
harmach
harmach
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 29/01/2011
Mensagens : 1403
Reputação : 125
Idade : 49
Simulador preferido : P3D / XP11
Emprego/lazer : Professor
Nacionalidade : Brasil

http://www.latamv.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas de como melhorar gerenciamento de memória no W7 para o FSX Empty Re: Dicas de como melhorar gerenciamento de memória no W7 para o FSX

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos