Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


Painel de áudio e acendimento de LEDs com pushbutton Gse_multipart13851

Painel de áudio e acendimento de LEDs com pushbutton

4 participantes

Ir para baixo

Dúvida Painel de áudio e acendimento de LEDs com pushbutton

Mensagem por RafaelGomes Ter 21 Jan 2014, 22:19

Olá pessoal, boa noite.

Estou na fase de criação de algumas partes eletrônicas do meu cockpit, mas sou beeem fraco nessa parte.

Em alguns sistemas do meu cockpit quero colocar leds para demonstrar o funcionamento (mesmo que sem um ligação direta como FS).

Estou utilizando pushbuttons iguais a estas:
Painel de áudio e acendimento de LEDs com pushbutton Push-button-ts-044
Painel de áudio e acendimento de LEDs com pushbutton SMALL-BLUE-PUSH-BUTTON-final

Gostaria de saber o seguinte: Como posso fazer pra fazer com que um acenda e se mantenha aceso apenas com um toque, e com um segundo toque ele apague? Que placas conhecem que posso fazer essa programação? A arduino faz isso?

Outra dúvida que tenho é a seguinte:

Estou na fase final da construção da estrutura do meu pedestal, faltando basicamente o FMC 2, instalação de potenciometros e botões e o painel de audio, e é sobre o ultimo que estou esbarrando. Há alguma placa controladora ou software que possa fazer o controle de acendimento de leds de acordo com o acionamento das funções do painel de audio do FS? Por exemplo: quando COMM1 está acionado, o led correspondente a ele estará aceso. Caso selecione COMM2, o led deste se acenderá e o do COMM1 apagará, e assim com os as outras funções (NAV,MKR,DME,...).

Talvez seja uma pergunta bem simples, mas para mim está sendo um enorme obstáculo.

Com essas informações, posso fazer a aquisição das placas e prováveis softwares certos, e até mesmo a estrutura de algumas partes do meu cockpit depende de como farei essa parte eletrônica.

Um grande abraço a todos!

Rafael Gomes

RafaelGomes
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 25/03/2011
Mensagens : 94
Reputação : 18
Idade : 37
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Re: Painel de áudio e acendimento de LEDs com pushbutton

Mensagem por Ecosta Qua 22 Jan 2014, 00:57

RafaelGomes escreveu:Olá pessoal, boa noite.

Estou na fase de criação de algumas partes eletrônicas do meu cockpit, mas sou beeem fraco nessa parte.

Em alguns sistemas do meu cockpit quero colocar leds para demonstrar o funcionamento (mesmo que sem um ligação direta como FS).

Gostaria de saber o seguinte: Como posso fazer pra fazer com que um acenda e se mantenha aceso apenas com um toque, e com um segundo toque ele apague? Que placas conhecem que posso fazer essa programação? A arduino faz isso?

Outra dúvida que tenho é a seguinte:

Estou na fase final da construção da estrutura do meu pedestal, faltando basicamente o FMC 2, instalação de potenciometros e botões e o painel de audio, e é sobre o ultimo que estou esbarrando. Há alguma placa controladora ou software que possa fazer o controle de acendimento de leds de acordo com o acionamento das funções do painel de audio do FS? Por exemplo: quando COMM1 está acionado, o led correspondente a ele estará aceso. Caso selecione COMM2, o led deste se acenderá e o do COMM1 apagará, e assim com os as outras funções (NAV,MKR,DME,...).

Talvez seja uma pergunta bem simples, mas para mim está sendo um enorme obstáculo.

Com essas informações, posso fazer a aquisição das placas e prováveis softwares certos, e até mesmo a estrutura de algumas partes do meu cockpit depende de como farei essa parte eletrônica.

Um grande abraço a todos!

Rafael Gomes

Rafael

No meu entender, os push buttons que você quer utilizar são de contato momentâneo e não devem servir ao seu propósito. A solução do liga/ desliga do LED pode ser resolvido com um push button do tipo liga/ desliga como este aqui

Sobre a utilização de uma placa ARDUINO para o gerenciamento eletrônico do seu cockpit, a resposta é que pode ser possível sim com a interface chamada de LINKTOFS. Dê uma consultada na página e nos recursos disponíveis para o seu homecokipt. Creio que vai atender as suas necessidades.
Qualquer dúvida, não exite em perguntar

[]`s e Salute
Ecosta

Ecosta
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 03/03/2011
Mensagens : 233
Reputação : 44
Idade : 56
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Re: Painel de áudio e acendimento de LEDs com pushbutton

Mensagem por Edenio Rodrigues Qua 22 Jan 2014, 01:13

Ecosta escreveu:
RafaelGomes escreveu:Olá pessoal, boa noite.

Estou na fase de criação de algumas partes eletrônicas do meu cockpit, mas sou beeem fraco nessa parte.

Em alguns sistemas do meu cockpit quero colocar leds para demonstrar o funcionamento (mesmo que sem um ligação direta como FS).

Gostaria de saber o seguinte: Como posso fazer pra fazer com que um acenda e se mantenha aceso apenas com um toque, e com um segundo toque ele apague? Que placas conhecem que posso fazer essa programação? A arduino faz isso?

Outra dúvida que tenho é a seguinte:

Estou na fase final da construção da estrutura do meu pedestal, faltando basicamente o FMC 2, instalação de potenciometros e botões e o painel de audio, e é sobre o ultimo que estou esbarrando. Há alguma placa controladora ou software que possa fazer o controle de acendimento de leds de acordo com o acionamento das funções do painel de audio do FS? Por exemplo: quando COMM1 está acionado, o led correspondente a ele estará aceso. Caso selecione COMM2, o led deste se acenderá e o do COMM1 apagará, e assim com os as outras funções (NAV,MKR,DME,...).

Talvez seja uma pergunta bem simples, mas para mim está sendo um enorme obstáculo.

Com essas informações, posso fazer a aquisição das placas e prováveis softwares certos, e até mesmo a estrutura de algumas partes do meu cockpit depende de como farei essa parte eletrônica.

Um grande abraço a todos!

Rafael Gomes

Rafael

No meu entender, os push buttons que você quer utilizar são de contato momentâneo e não devem servir ao seu propósito. A solução do liga/ desliga do LED pode ser resolvido com um push button do tipo liga/ desliga como este aqui

Sobre a utilização de uma placa ARDUINO para o gerenciamento eletrônico do seu cockpit, a resposta é que pode ser possível sim com a interface chamada de LINKTOFS. Dê uma consultada na página e nos recursos disponíveis para o seu homecokipt. Creio que vai atender as suas necessidades.
Qualquer dúvida, não exite em perguntar

[]`s e Salute
Ecosta
Só complementando: Se deseja apenas efeito decorativo, então também sugerimos a chave push button com trava.
Havia um conjunto  de chaves chamadas comutadoras, http://www.preciolandia.com/br/chave-tecla-comutadora-8-chaves-4-polos-8ds5nh-a.html#&panel1-2  que quanto se aperta uma, ela trava e liberta outra. Ideal para o rádio.  thumbsup ,  abraços

_________________
Painel de áudio e acendimento de LEDs com pushbutton Novoicaro
Voar, triunfo da evolução
Stargate  (82) 9 8172 9765 (mensagem de texto)
Edenio Rodrigues
Edenio Rodrigues
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/12/2010
Mensagens : 4614
Reputação : 483
Idade : 80
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Simulação, energia solar, hidroponia
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Re: Painel de áudio e acendimento de LEDs com pushbutton

Mensagem por RafaelGomes Qua 22 Jan 2014, 13:13

Grande Inventor, tudo bem?

Com relação ao overhead e alguns outro sistemas, até poderiam ser poe efeito decorativo. Estou analisando alguns botões.

Já o painel de audio, esse teria que seguir o determinado pelo FS sobre qual função está ativa, ou que pelo menos siga algum programa que se integre ao FS e que possa fazer essa comunicação.


RafaelGomes
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 25/03/2011
Mensagens : 94
Reputação : 18
Idade : 37
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Re: Painel de áudio e acendimento de LEDs com pushbutton

Mensagem por Edenio Rodrigues Qua 22 Jan 2014, 18:56

RafaelGomes escreveu:Grande Inventor, tudo bem?
Já o painel de audio, esse teria que seguir o determinado pelo FS sobre qual função está ativa, ou que pelo menos siga algum programa que se integre ao FS e que possa fazer essa comunicação.

Está tudo bem amigo  thumbsup 
Nesse caso, acho que vale a pena adquirir a placa; Multiradios
http://usbinterface.com.br/loja/product_info.php?products_id=22&osCsid=35adefedc871a291ffb2717b289964fb


Quanto ao painel, solicite o desenho. Acredito que você poderá moldar e agregar.  thumbsup ,  abraços

Edit.: Complemento do texto

_________________
Painel de áudio e acendimento de LEDs com pushbutton Novoicaro
Voar, triunfo da evolução
Stargate  (82) 9 8172 9765 (mensagem de texto)
Edenio Rodrigues
Edenio Rodrigues
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/12/2010
Mensagens : 4614
Reputação : 483
Idade : 80
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Simulação, energia solar, hidroponia
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Re: Painel de áudio e acendimento de LEDs com pushbutton

Mensagem por RafaelGomes Ter 28 Jan 2014, 09:27

Pessoal, estive repensando algumas coisas, e percebi que talvez possa fazer esse meu esquema dos botões do overhead e alguns do MIP e pedestal (que acendem com um toque, e apagam com outro) com pushbuttons com trava.
 
Os pushbuttons que gostaria de usar são esses:
Painel de áudio e acendimento de LEDs com pushbutton PBS_12A_VERMELHA
 
Seria possível utilizar esse botão para ligar na placa controladora para que cada toque signifique um pulso, e ainda ligar um led nele, para que quando esteja travado, o led se mantenha aceso?

RafaelGomes
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 25/03/2011
Mensagens : 94
Reputação : 18
Idade : 37
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Re: Painel de áudio e acendimento de LEDs com pushbutton

Mensagem por Edenio Rodrigues Ter 28 Jan 2014, 14:05

RafaelGomes escreveu:Pessoal, estive repensando algumas coisas, e percebi que talvez possa fazer esse meu esquema dos botões do overhead e alguns do MIP e pedestal (que acendem com um toque, e apagam com outro) com pushbuttons com trava.
 
Os pushbuttons que gostaria de usar são esses:
Painel de áudio e acendimento de LEDs com pushbutton PBS_12A_VERMELHA
 
Seria possível utilizar esse botão para ligar na placa controladora para que cada toque signifique um pulso, e ainda ligar um led nele, para que quando esteja travado, o led se mantenha aceso?

Olá Rafael, veja o tópico: https://www.voovirtual.com/t10236-led-associado-a-chave  
Através do FSUIPC, é possível programar a chave, de modo que o simulador reconheça; chave aberta ou fechada, e opere de acordo.

Boa sorte amigo, e conte conosco  thumbsup ,  abraços

_________________
Painel de áudio e acendimento de LEDs com pushbutton Novoicaro
Voar, triunfo da evolução
Stargate  (82) 9 8172 9765 (mensagem de texto)
Edenio Rodrigues
Edenio Rodrigues
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/12/2010
Mensagens : 4614
Reputação : 483
Idade : 80
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Simulação, energia solar, hidroponia
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Re: Painel de áudio e acendimento de LEDs com pushbutton

Mensagem por RafaelGomes Sáb 01 Fev 2014, 09:14

Pessoal, bom dia.

Encontrei esse vídeo no youtube onde um cara faz exatamente o que eu pretendo.



A minha dúvida é: precisaria fazer isso em uns 32 botoes diferentes. Será que daria certo?

RafaelGomes
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 25/03/2011
Mensagens : 94
Reputação : 18
Idade : 37
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Re: Painel de áudio e acendimento de LEDs com pushbutton

Mensagem por Edenio Rodrigues Sáb 01 Fev 2014, 10:17

RafaelGomes escreveu:Pessoal, bom dia.

Encontrei esse vídeo no youtube onde um cara faz exatamente o que eu pretendo.



A minha dúvida é: precisaria fazer isso em uns 32 botoes diferentes. Será que daria certo?

Olá Rafael, não basta acender e apagar o LED, é preciso também fazer a comunicação com o FS.  scratch 

Já que necessita de 32 botões, seria preciso adquirir 2 Stargates NG.  Very Happy  ,  abraços

_________________
Painel de áudio e acendimento de LEDs com pushbutton Novoicaro
Voar, triunfo da evolução
Stargate  (82) 9 8172 9765 (mensagem de texto)
Edenio Rodrigues
Edenio Rodrigues
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/12/2010
Mensagens : 4614
Reputação : 483
Idade : 80
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Simulação, energia solar, hidroponia
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Re: Painel de áudio e acendimento de LEDs com pushbutton

Mensagem por juliomendes Seg 03 Fev 2014, 23:04

Ola Rafael,

rafael escreveu:A minha dúvida é: precisaria fazer isso em uns 32 botoes diferentes. Será que daria certo?

Rafael, o que mais seduz na construção de home cockpits é a plasticidade do projeto. Traduzindo: os projetos podem se moldar tanto quanto for a disponibilidade financeira, técnica e de disposição (para o empenho na empreitada).

Veja, com a placa Arduino, ja vi um sujeito que fez um MCDU completo e funcional!!! isso mesmo...tal qual. Do mesmo sujeito (e também outros) vi projetos de MCP com modulos de display com 8 seguimentos.

Aqui mesmo no Forum o Joz ja apresentou (e afastado uns dias, vi hoje que esta com um topico justamente do arduino, mas para x-plane) a utilização bacana desta plaquinha que tem em si também a versatilidade, ja que podes construir tu mesmo a propria placa arduino e não necessitando compra-la pronta.

Muito usada por construtores de HC na Europa, aqui ainda é um gigante adormecido, ate porque é comercializada por duas ou tres lojas virtuais de robotica (o que lhe confere um valor meio luxuoso nesses locais) e em sampa vi somente duas lojas fisicas, com o memo 'problema'.

No entanto, ela me seduziu, juntamente com a quantidade de projetos que encontrei a a versatilidade dela.

A minha adquiri com estudantes de robotica a um valor que é de bater o martelo na hora. rs... Como estou engatinhando no universo dela, começei com apenas uma plaquinha...a qual farei um imput com um programa que partirei de um ja pronto, em que porem ajustarei as informações que desejo.

No meu topico em:
https://www.voovirtual.com/t32232-home-cockpit-baixo-custo-1

apresento a solução para usar chaves toggle com leds de forma muito simples (e não negarei que eventualmente ocorre um bug com um instante, mas que facilmente é retomado. Isso porque justamente é um sistema simplissimo...usando capacitores, componentes na ordem de 40 centavos. Um processo mais elaborado com transistores, com certeza aprimorariam em muito e minhas conexões so demonstram a possibilidade, a qual tem como 'coração' uma placa de teclado que hoje se encontra por até 15 reais novo. Muito barato, não?).

Ao projeto que apresento, pretendo evoluir para o uso com a arduino e um display de lcd de 16x2 o qual ira setar as informações de AP e também dar retorno das mesmas conforme o decurso da navegação.

De uma olhada neste topico, são duas paginas, mas com informações interessantes e um video que trata do que eu lhe falei:

https://www.voovirtual.com/t28721-placa-para-display-de-7-segmentos-ajuda

E nesta pagina...vera o video do MCDU e outros que são facinantes...tudo com a Arduino, segue:

https://www.voovirtual.com/t28721p15-placa-para-display-de-7-segmentos-ajuda

Este outro topico, também apresentea algumas coisas, e veja ja neste link da pagina dois links publicados pra orientação:

https://www.voovirtual.com/t30677p15-projeto-openmcp-construa-a-baixo-custo-o-seu-mcp-em-casa

tenho certeza que os videos daqui serão no minimo...instigantes! veja:

https://www.voovirtual.com/t30677p30-projeto-openmcp-construa-a-baixo-custo-o-seu-mcp-em-casa

Se estiver em são paulo, ha uma unidade do sesc que promove oficinas semestrais com Arduino. O Joz e o Ecosta digamos que são os embaixadores dessa plaquinha em HC por aqui. Eu? espero poder aprender um pouco e juntar o conhecimento com algum insight e promover alguma alternativa inventiva que venha a corroborar com essa nossa paixão que é o voo simulado.

Qualquer coisa, estou a disposição.

mais alguns links:

https://www.voovirtual.com/t23330-xpfreq-projeto-arduino-python-x-plane

Alem dos links que o Joz compatilha nos topicos que assinalei aqui na minha resposta, também podera encontrar outros a partir do endereço abaixo em que esta a distribuição gratuita de um projeto de rádio com a Arduino.
segue:
http://www.jimspage.co.nz/Multi_Radio.htm

abraço a todos os comandantes e companheiros de martelo, furadeira e afins...
juliomendes
juliomendes
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 22/10/2013
Mensagens : 93
Reputação : 6
Idade : 61
Simulador preferido : FS2004
Emprego/lazer : Hobby produtos/Esporte,Cinema,Modelismo,Simuladores
Nacionalidade : Brasil

http://alfaminiatures.blogspot.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Re: Painel de áudio e acendimento de LEDs com pushbutton

Mensagem por RafaelGomes Ter 04 Fev 2014, 08:58

Grande Julio, bom dia.

Cara, te agradeço muito. Sempre nos trazendo informações que nos mantem instigados e com vontade de evoluir nosso projeto cada vez mais.

Eu nunca nem vi uma ardunio pessoalmente, mas já te adiando que estou ficando apaixonado por tudo que essa placa faz. Cada dia vejo projetos extraordinários, e isso me faz cada dia querer a presenta dela em meu projeto.

Percebo a flexibilidade dela, e quando vi esse vídeo que postei acima, foi o estopim para conhecê-la mais, pois faz exatamente o que estou pretendendo. (E olha que é algo até bem basico).

E o melhor, percebi que nós mesmos podemos construir. Vou me arriscar a construir uma (mesmo conhecendo quase bulhufas de eletornica), mas nada que um bom esquema não torne realidade.

Esse hobby é quase uma terapia para mim neste momento. Muito bom ver o projeto tomando forma e ficando parecido com o real, mesmo sem a presença de grandes detalhes.

Um grande abraço!

Rafael

RafaelGomes
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 25/03/2011
Mensagens : 94
Reputação : 18
Idade : 37
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Re: Painel de áudio e acendimento de LEDs com pushbutton

Mensagem por juliomendes Ter 04 Fev 2014, 16:59

Ola Rafael, obrigado pelas considerações. Sempre enfatizo em meus comentarios que meu enfoque são alternativas de baixo custo, até porque, na linha oposta a esse conceito, não há limite e os resultados são extraordinários. Há tudo a disposição pronto, para plug and play.
O ponto é: fazer a seu modo, personalizado à capacidade de cada um em que isso ira conferir o prazer do 'voo' não apenas pelo uso de um equipamento, mas pelo uso de um equipamento feito pelo proprio 'simuleiro'. Eu sou da categoria que curte o 'eu que fiz' em contrapartida a categoria 'eu comprei, eu tenho'.
Realizar é magnifico. Realizar é filosoficamente a razão existencial do homem, de seu reconhecimento.
Quando começei a usar meu console (que nego-me a chama-lo de box-button dada a 'geração' que está), mesmo montado sobre um outrora banquinho..., foi algo fantástico. O trottle então...UAU!!! e sem duvida que quando puder voar multimotores com um atuador trottle para cada motor será o máximo.
A 'necessidade do MCP' surgiu com a evolução do voar. E pelo modelo de aeronave que uso. Se fosse algo diferente de jatos, outras seriam as necessidades.
Inclusive não alterei o layout do console com a adesão do 'mcp' para que ainda voe pequenas aeronaves sem estar muito em conflito funcional.

ATENÇÃO: Não deixe de ver os videos que linkey, Rafael, sei que estão em um horizonte mais distante mas... são eles que permitem que sigamos no caminho com a certeza que la na frente não seremos obrigados a migrar para outro sistema.

DICA: Não sei seu estagio, tanto de HC como de conhecimento tecnico generalizado, mas...temos um otimo grupo a dar suporte nas mais diversas questões que venham a se apresentar.
A Dica é comece do basico. Creia, projetar moduladamente é gratificante. Conceitua o projeto, da prazer na elaboração, e confere o privilegio de usufruir enquanto etapas vão sendo transpostas.
Se nunca fez nada...então começe com algo como 5...10 botoes. Algo que nivel de exigencia será baixo e resultados serão enormes. Adquirira experiencia, Do rascunho a conclusão terá um trabalho 'facil' e com resultados que atingirão o nivel desejado de exigencia e expectativa. Ideias irão surgir, gerando alternativas que só facilitarão trabalhos futuros, e tudo com baixissimo investimento financeiro.

Rafael escreveu:Esse hobby é quase uma terapia para mim neste momento. Muito bom ver o projeto tomando forma e ficando parecido com o real, mesmo sem a presença de grandes detalhes.

Como dissestes...é um hobby. 'Não somos profissionais'. Nos somos os pilotos de testes a aprovar nosso proprio trabalho. A nós deve estar a contento.
Podemos compor detalhes das mais variadas formas, veja, o Ecosta publicou um sistema de gearbox para ativar o trem de pouso muito simples e que confere um bom realismo. Recentemente mostrou como seu projeto esta se finalizando apresentando o console de chaves do cockpit que esta montando. O Manoel Carvalho deu um excelente exemplo de como acrescentar detalhes, ainda que apenas esteticos e que propiciam certa senso verossimel no uso de sua cabine.

Um hobby tem como primicia ser uma atividade que propicie lazer, relaxamento, disvirtuar da rotina diaria para algo que confira ao alivio mental que o stress do dia a dia nos acomete. Tratar o hobby como um trabalho ou obrigação é um erro.

Sucesso e bom resultados com suas atividades e projetos.
Precisando, estamos aí.
abraços
Julio
juliomendes
juliomendes
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 22/10/2013
Mensagens : 93
Reputação : 6
Idade : 61
Simulador preferido : FS2004
Emprego/lazer : Hobby produtos/Esporte,Cinema,Modelismo,Simuladores
Nacionalidade : Brasil

http://alfaminiatures.blogspot.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Re: Painel de áudio e acendimento de LEDs com pushbutton

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos