Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


Mjoy ou derivadas para Euro Truck Simulator 2 (ETS2) Gse_multipart13851

Mjoy ou derivadas para Euro Truck Simulator 2 (ETS2)

4 participantes

Ir para baixo

Mjoy ou derivadas para Euro Truck Simulator 2 (ETS2) Empty Mjoy ou derivadas para Euro Truck Simulator 2 (ETS2)

Mensagem por piterog Sáb 19 Abr 2014, 18:23

Pessoal! Quero fazer um volante(900º) pedal e câmbio pra tentar simular ao máximo o G27, em um outro tópico um colega me sugeriu a Stargate-NG, mas pelo preço e por eu gostar de passar trabalho e fazer as coisas do meu jeito! Preferi utilizar alguma versão da M-Joy, eu tenho aqui dois uC(micro-controlador) da família 8051 e tenho também um Arduino Uno... a idéia inicial era usar algo como 4 potenciômetros(volante, embreagem, freio, acelerador) e alguns botões, acho que não chegaria a 20...

Alguém tem alguma dica e tal?


Valeu \o

Uma coisa que não havia me ligado antes mas que me liguei agora é:

O arduino UNO usa o ATMEGA328 o mesmo que pode ser usado também no projeto do Mjoy!
Acho que já me resolve uma boa parte dos problemas correto?

Obrigado!

piterog
Aspirante
Aspirante

Masculino
Inscrito em : 22/01/2012
Mensagens : 12
Reputação : 0
Idade : 33
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Mjoy ou derivadas para Euro Truck Simulator 2 (ETS2) Empty Re: Mjoy ou derivadas para Euro Truck Simulator 2 (ETS2)

Mensagem por Edenio Rodrigues Ter 22 Abr 2014, 23:02

Olá Piterog, se o seu principal objetivo é construir o cockpit, a placa controladora é apenas um detalhe, diante dos muitos desafios que você tem pela frente tais como:
projetar e construir  a estrutura, os pedais, o volante, o cambio, etc, etc,

Então para que você consiga concluir dentro de um prazo razoável, acho que será necessário investir em módulos já prontos.
Somente para se ter uma ideia do tempo empregado, foram preciso vários meses para concluir  esse simples  painel:

Mjoy ou derivadas para Euro Truck Simulator 2 (ETS2) PainelF1_zps4016e072

Ele indica a velocidade, o conta-giros, a posição das marchas, e outras coisinhas. (Projetado para ser instalado dentro do volante de F1.)

Se você for levar adiante a construção e a programação da M-joy, vai descobrir que a placa Stargate NG não é tão cara assim.  scratch
E ainda vai lhe oferecer um desempenho muito superior em razão do chip empregado ser de ultima geração. Isso conta muito nas respostas ao giro do volante.  wink 

E vamos adiante,  thumbsup ,  abraços

_________________
Mjoy ou derivadas para Euro Truck Simulator 2 (ETS2) Novoicaro
Voar, triunfo da evolução
Stargate  (82) 9 8172 9765 (mensagem de texto)
Edenio Rodrigues
Edenio Rodrigues
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/12/2010
Mensagens : 4614
Reputação : 483
Idade : 80
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Simulação, energia solar, hidroponia
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Mjoy ou derivadas para Euro Truck Simulator 2 (ETS2) Empty Re: Mjoy ou derivadas para Euro Truck Simulator 2 (ETS2)

Mensagem por piterog Qua 23 Abr 2014, 00:13

Pois é!
Eu tenho essa noção de que realmente a Stargate-NG iria resolver uma boa parte dos meus problemas... mas gastar 150 assim no seco é ruim Sad

Por isso pelo menos de inicio queria fazer a Mjoy, porque já tenho 90% dos componentes pra montar...

Essa parte eletrônica não é muito problema creio eu, to me formando em Tecnico em Eletrônica no meio do ano, então pelo menos na base eu me viro... tenho alguns PICs aqui que quero usar pra implementar algumas coisas e tal!

Realmente o "Fisico" é que me preocupa.. pois não tenho muita noção de nada mesmo, um colega vai me conseguir um volante com pedal.. daqueles bem comuns mesmo, acho que já é um começo. Começar a adaptar coisas e tal!

Como eu só jogo ETS quero montar algo direcionado!

Bom essa semana quero montar a MJoy e tentar mexer em algo pra ver se dou o ponta pé inicial!

Valeu pela contribuição amigão!
Boa noite!

piterog
Aspirante
Aspirante

Masculino
Inscrito em : 22/01/2012
Mensagens : 12
Reputação : 0
Idade : 33
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Mjoy ou derivadas para Euro Truck Simulator 2 (ETS2) Empty Re: Mjoy ou derivadas para Euro Truck Simulator 2 (ETS2)

Mensagem por natan79 Qua 23 Abr 2014, 09:16

Logitech G27 mandou lembranças...

_________________
Placa mãe: Asus P8H61M-LX2 R2.0 / Processador: Intel Core i3 2100/ Memória: 8GB DDR3 HyperX / Placa de vídeo: AMD ATI Radeon hd4350 1gb ddr2 128 bits/Windows 10 64bits/ Joystick: Thrustmaster T Flight Stick X
natan79
natan79
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 23/05/2013
Mensagens : 142
Reputação : 13
Idade : 24
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Cientista
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Mjoy ou derivadas para Euro Truck Simulator 2 (ETS2) Empty Re: Mjoy ou derivadas para Euro Truck Simulator 2 (ETS2)

Mensagem por piterog Qua 23 Abr 2014, 09:28

Lembranças é o que eu mais tenho sobre o G27, mas como o bolso não permite quero construir o P27(pobre 27) versão econômica do mesmo Very Happy

piterog
Aspirante
Aspirante

Masculino
Inscrito em : 22/01/2012
Mensagens : 12
Reputação : 0
Idade : 33
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Mjoy ou derivadas para Euro Truck Simulator 2 (ETS2) Empty Re: Mjoy ou derivadas para Euro Truck Simulator 2 (ETS2)

Mensagem por Edenio Rodrigues Qua 23 Abr 2014, 10:02

piterog escreveu:Pois é!
Eu tenho essa noção de que realmente a Stargate-NG iria resolver uma boa parte dos meus problemas... mas gastar 150 assim no seco é ruim Sad

Por isso pelo menos de inicio queria fazer a Mjoy, porque já tenho 90% dos componentes pra montar...

Essa parte eletrônica não é muito problema creio eu, to me formando em Tecnico em Eletrônica no meio do ano, então pelo menos na base eu me viro... tenho alguns PICs aqui que quero usar pra implementar algumas coisas e tal!

Realmente o "Fisico" é que me preocupa.. pois não tenho muita noção de nada mesmo, um colega vai me conseguir um volante com pedal.. daqueles bem comuns mesmo, acho que já é um começo. Começar a adaptar coisas e tal!

Como eu só jogo ETS quero montar algo direcionado!

Bom essa semana quero montar a MJoy e tentar mexer em algo pra ver se dou o ponta pé inicial!

Valeu pela contribuição amigão!
Boa noite!
É amigo, vida de estudante não é nada fácil. Cortar o McDonald’s nem pensar   lol 

No seu caso, é importante insistir na montagem da placa M-Joy e ou programar a Arduino. Porque servirá de base para o bom desempenho na sua futura  profissão.  Yesyes 

A parte "física" então, ficará para depois.
Enquanto isso, para lhe manter entusiasmado, deverei mostrar alguns detalhes construtivos do nosso Cockpit.  Smile   

E estaremos torcendo,  para que você seja bem sucedido.  Very Happy  ,  abraços

natan79 escreveu:Logitech G27 mandou lembranças...
Nem tanto,  caro Natan. O volante é bonito e pode ser reaproveitado  Very Happy  ,  abraços

_________________
Mjoy ou derivadas para Euro Truck Simulator 2 (ETS2) Novoicaro
Voar, triunfo da evolução
Stargate  (82) 9 8172 9765 (mensagem de texto)
Edenio Rodrigues
Edenio Rodrigues
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/12/2010
Mensagens : 4614
Reputação : 483
Idade : 80
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Simulação, energia solar, hidroponia
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Mjoy ou derivadas para Euro Truck Simulator 2 (ETS2) Empty Re: Mjoy ou derivadas para Euro Truck Simulator 2 (ETS2)

Mensagem por piterog Qua 23 Abr 2014, 11:33

Exato... uma coisa agora que eu me liguei é que:
Eu peguei o esquema da placa para Mjoy e coisa e tal.. mas não peguei o firmware pra passar pro uC ;/
Tenho que correr atrás disso ainda... o pior pra mim é a falta de tempo:
Faço TSI(Tecnologo em Sistemas para Internet) no turno da manhã, faço estágio a tarde e Eletrônica a noite!
Tá meio puxado :/

Mas vais se levando.... como diria um professor meu ainda tenho a madrugada para brincar hahhaha

Abração e valeu pelas dicas Very Happy

----------------------

Question:
Blz, entendo que a Stargate é melhor e coisa e tal.. mas ninguém conseguiu fazer algo parecido ainda?
Digo, montar a placa, fazer o programa e disponibilizar na internet?
Pena não ter a Stargate na china Sad

piterog
Aspirante
Aspirante

Masculino
Inscrito em : 22/01/2012
Mensagens : 12
Reputação : 0
Idade : 33
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Mjoy ou derivadas para Euro Truck Simulator 2 (ETS2) Empty Re: Mjoy ou derivadas para Euro Truck Simulator 2 (ETS2)

Mensagem por Edenio Rodrigues Qua 23 Abr 2014, 23:17

Piterog, temos alguns vídeos da época em que estávamos desenvolvendo a placa Stargate, focado na F1.
Esse é do nosso amigo Pábulo Alves



Depois mostrarei mais vídeos com a placa Stargate Outgauge F1  thumbsup ,  abraços

_________________
Mjoy ou derivadas para Euro Truck Simulator 2 (ETS2) Novoicaro
Voar, triunfo da evolução
Stargate  (82) 9 8172 9765 (mensagem de texto)
Edenio Rodrigues
Edenio Rodrigues
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/12/2010
Mensagens : 4614
Reputação : 483
Idade : 80
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Simulação, energia solar, hidroponia
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Mjoy ou derivadas para Euro Truck Simulator 2 (ETS2) Empty Re: Mjoy ou derivadas para Euro Truck Simulator 2 (ETS2)

Mensagem por piterog Qui 24 Abr 2014, 10:25

Muito legal cara!
É lindo de ver funcionando Very Happy

No caso essa placa foi comprada correto?
Montagem dela a mão?(Homemade) não tem nenhum projeto e tal?

Abraço!

piterog
Aspirante
Aspirante

Masculino
Inscrito em : 22/01/2012
Mensagens : 12
Reputação : 0
Idade : 33
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Mjoy ou derivadas para Euro Truck Simulator 2 (ETS2) Empty Re: Mjoy ou derivadas para Euro Truck Simulator 2 (ETS2)

Mensagem por Edenio Rodrigues Qui 24 Abr 2014, 11:01

piterog escreveu:Muito legal cara!
É lindo de ver funcionando Very Happy

No caso essa placa foi comprada correto?
Montagem dela a mão?(Homemade) não tem nenhum projeto e tal?

Abraço!
Olá amigo, as placas foram desenvolvidas por nós e disponibilizadas no site da USBInterface. http://www.usbinterface.com.br/loja/  thumbsup
No momento, ela não está disponível no site.

Quando o nosso Pablo, idealizador do projeto voltar da Suécia (dez 2014) Deverá retomar ao projeto, fazendo as atualizações.
Como trata-se de um produto de media complexidade, iria encarecer muito a montagem individual.

Mas nada impede que você futuramente, aprenda a reprogramar o firmware da Stargate NG. Ela está preparada para isso.
Veja mais alguns vídeos para servirem de inspiração:

https://www.google.com.br/search?q=videos+ag5590&ie=utf-8&oe=utf-8&aq=t&rls=org.mozilla:pt-BR:official&client=firefox-a&channel=sb&gfe_rd=cr&ei=hRdZU9nYE-qB8Qf82YDACg

E vamos em frente,  Very Happy  ,  abraços

_________________
Mjoy ou derivadas para Euro Truck Simulator 2 (ETS2) Novoicaro
Voar, triunfo da evolução
Stargate  (82) 9 8172 9765 (mensagem de texto)
Edenio Rodrigues
Edenio Rodrigues
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/12/2010
Mensagens : 4614
Reputação : 483
Idade : 80
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Simulação, energia solar, hidroponia
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Mjoy ou derivadas para Euro Truck Simulator 2 (ETS2) Empty Re: Mjoy ou derivadas para Euro Truck Simulator 2 (ETS2)

Mensagem por piterog Qui 24 Abr 2014, 20:52

Realmente inspiração é o que não me falta OIASUDASOIDU

No caso da utilização dessas placas dos vídeos.. a placa faz uma leitura do jogo correto?
Tanto na parte das marchas(embora isso não seja preciso leitura do jogo) quanto na indicação pra troca de marcha??

Eu acho que vi algo parecido com o ETS2... alguém fez um arquivo pra leitura e jogava pra displays que mostravam a velocidade, câmbio, seta e coisa e tal!
É muito interessante!

Vou procurar saber mais Very Happy
Eu nunca vi nada, por isso parece meio complicado, mas acho que não é tão complicado não! O mais dificil é começar mesmo!


Valeu pela ajuda meu velho Very Happy


---------------
Uma coisa que me surgiu agora!
Por ex:
Digamos que eu faça o programa no Arduino, como eu faço o arduino se comunicar com o Windows pra entender meu potenciometro e meus botôes?
Porque a partir do momento que eu conseguir me comunicar com o Windows o jogo depois que se comunica com o Windows ne?


piterog
Aspirante
Aspirante

Masculino
Inscrito em : 22/01/2012
Mensagens : 12
Reputação : 0
Idade : 33
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Mjoy ou derivadas para Euro Truck Simulator 2 (ETS2) Empty Re: Mjoy ou derivadas para Euro Truck Simulator 2 (ETS2)

Mensagem por piterog Ter 29 Abr 2014, 14:57

Só para dar um andamento Very Happy

Amanha pela manhã um colega meu vai me doar um volante com pedal daqueles bem simples mesmo!
Mas acho que já vou fazer uso do mesmo!

Com o Atmega328 é melhor fazer o Mjoy16 ou o 8 ???


Valeu


-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=
Eu me liguei em uma coisa!
To pensando mais pra frente... e como funciona o potenciometro encoder?
Não teria como usar ele pra fazer a função dos 900º do volante la?
Ai eu colocaria uma trava no volante mesmo!

Na verdade não sei nada sobre esse potencimetro, mas como ele é encoder.. achei que talvez né Very Happy
Dá uma luz ai!
Valeu!

piterog
Aspirante
Aspirante

Masculino
Inscrito em : 22/01/2012
Mensagens : 12
Reputação : 0
Idade : 33
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Mjoy ou derivadas para Euro Truck Simulator 2 (ETS2) Empty Re: Mjoy ou derivadas para Euro Truck Simulator 2 (ETS2)

Mensagem por alexgbarros Dom 27 Jul 2014, 17:15

Olá pessoal, comprei a placa stargate ng pelo site usb interface e gostaria de saber se existe ou se alguém tem a lista de material, desenho da placa e etc. para construir a placa com os displays e leds para por no volante, não encontrei nada sobre essa placa com display na internet.

alexgbarros
Recruta
Recruta

Masculino
Inscrito em : 25/05/2014
Mensagens : 3
Reputação : 0
Idade : 51
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Mjoy ou derivadas para Euro Truck Simulator 2 (ETS2) Empty Re: Mjoy ou derivadas para Euro Truck Simulator 2 (ETS2)

Mensagem por Edenio Rodrigues Dom 27 Jul 2014, 22:19

alexgbarros escreveu:Olá pessoal, comprei a placa stargate ng pelo site usb interface e gostaria de saber se existe ou se alguém tem a lista de material, desenho da placa e etc. para construir a placa com os displays e leds para por no volante, não encontrei nada sobre essa placa com display na internet.
Olá Alexgbarros, seja bem vindo amigo e parabéns pela excelente aquisição  aplauso 
Mas para que a sua placa Stargate NG, possa comandar displays e leds, ela precisa de uma programação "firmware" especial.

O conjunto de placas Stargate  com a placa de displays para volantes, estão indisponíveis no site da USBInterface.
Em 2015, possivelmente, o conjunto de placas voltará a ficar disponível.

Até lá, você poderá usar a sua placa Stargate NG na montagem de um volante caseiro, usando os eixos e botões.
Quando a placa dos displays estiver disponível, você poderá adquirir e atualizar o firmware (F1) da sua Stargate NG.

Se tiver alguma duvida, é só dizer  thumbsup ,  abraços

_________________
Mjoy ou derivadas para Euro Truck Simulator 2 (ETS2) Novoicaro
Voar, triunfo da evolução
Stargate  (82) 9 8172 9765 (mensagem de texto)
Edenio Rodrigues
Edenio Rodrigues
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/12/2010
Mensagens : 4614
Reputação : 483
Idade : 80
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Simulação, energia solar, hidroponia
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Mjoy ou derivadas para Euro Truck Simulator 2 (ETS2) Empty Re: Mjoy ou derivadas para Euro Truck Simulator 2 (ETS2)

Mensagem por alexgbarros Ter 29 Jul 2014, 14:27

Que bom que teremos novidades em breve para essa ótima placa stargate.
Com ela eu posso montar algum tipo de instrumento (velocimetro, conta giros) sem ser o do F1?
Eu estou com meio projeto em andamento, já montei os pedais de aceleração, feio e embreagem, vou partir para a parte do volante, irei fazer os giro dele com polias e correia.
Tem esse painel de display que encontrei na net pesquisando, ele não funcionaria na stargate?
http://www.xtremeracers.info/forums/viewtopic.php?f=84&t=5238
Abraços!!!

alexgbarros
Recruta
Recruta

Masculino
Inscrito em : 25/05/2014
Mensagens : 3
Reputação : 0
Idade : 51
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Mjoy ou derivadas para Euro Truck Simulator 2 (ETS2) Empty Re: Mjoy ou derivadas para Euro Truck Simulator 2 (ETS2)

Mensagem por Edenio Rodrigues Qua 30 Jul 2014, 09:21

alexgbarros escreveu:Que bom que teremos novidades em breve para essa ótima placa stargate.
Com ela eu posso montar algum tipo de instrumento (velocimetro, conta giros) sem ser o do F1?
Eu estou com meio projeto em andamento, já montei os pedais de aceleração, feio e embreagem, vou partir para a parte do volante, irei fazer os giro dele com polias e correia.
Tem esse painel de display que encontrei na net pesquisando, ele não funcionaria na stargate?
http://www.xtremeracers.info/forums/viewtopic.php?f=84&t=5238
Abraços!!!
Olá Alex, respondendo as suas perguntas:
a) Sim, mas seria preciso reprogramar o firmware da placa Stargate NG
b) A principio sim, mas seria preciso levantar o esquema elétrico do Display e reprogramar o firmware da placa Stargate NG.
Entretanto, devemos dizer que nos dois casos, não dispomos de tempo para realizar as tais reprogramações. hmmm 

Parabéns pela iniciativa da construção dos pedais.  aplauso 
Se for possível e caso deseje, seria muito bom que você cria-se um post, mostrando o andamento de seu projeto.  Smile 

Muito obrigado, conte sempre conosco  thumbsup ,  abraços

_________________
Mjoy ou derivadas para Euro Truck Simulator 2 (ETS2) Novoicaro
Voar, triunfo da evolução
Stargate  (82) 9 8172 9765 (mensagem de texto)
Edenio Rodrigues
Edenio Rodrigues
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/12/2010
Mensagens : 4614
Reputação : 483
Idade : 80
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Simulação, energia solar, hidroponia
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Mjoy ou derivadas para Euro Truck Simulator 2 (ETS2) Empty Re: Mjoy ou derivadas para Euro Truck Simulator 2 (ETS2)

Mensagem por alexgbarros Qua 30 Jul 2014, 10:10

Ok, no caso do display tem todo o esquema, desenho de placas e etc., mas não manjo bem de programação nesse nível rsrsrsrs.
Estou tirando fotos do andamento do projeto, como disse, a pedaleira está pronta e essa semana vou fixar os potenciometros enquanto a stargate está a caminho. Pode deixar que vou fazer isso sim. O projeto que estou fazendo é todo baseado em projetos que encontrei no youtube.
Abraços!!!

alexgbarros
Recruta
Recruta

Masculino
Inscrito em : 25/05/2014
Mensagens : 3
Reputação : 0
Idade : 51
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Mjoy ou derivadas para Euro Truck Simulator 2 (ETS2) Empty Re: Mjoy ou derivadas para Euro Truck Simulator 2 (ETS2)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos