Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


Construção de painel As350 Gse_multipart13851

Construção de painel As350

5 participantes

Ir para baixo

Construção de painel As350 Empty Construção de painel As350

Mensagem por thiagosdosanjos2 Seg 21 Set 2015, 20:01

Caros amigos.. estou muito interessado em iniciar nesta área dos cockpits caseiros..
só que apesar de  já ter procurado no fórum e talvez por inexperiência, pois sou novo aqui, não consegui encontrar algum tutorial passo a passo.. que explique sobre as placas .. e botões e tal.. enfim.. eu simplesmente não sei por onde começar...
tenho uma boa habilidade em construir coisas em madeira mas esbarro na parte eletrônica.
me ajudem por favor..
grato


Última edição por andre_sp em Qui 24 Set 2015, 11:37, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Edição do título)

thiagosdosanjos2
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 12/09/2015
Mensagens : 17
Reputação : 1
Idade : 36
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Construção de painel As350 Empty Re: Construção de painel As350

Mensagem por Edenio Rodrigues Seg 21 Set 2015, 20:25

Olá Thiago, boa noite amigo e bem vindo seja thumbsup

A parte mais trabalhosa você já domina que é a habilidade na construção.
O modelo do cockpit você pode escolher entre uma replica ou um genérico.

Os módulos que compõe o cockpit, você pode construir alguns e adquirir os módulos comercialmente prontos.

Quanto a parte eletrônica, acaba sendo a mais fácil, mesmo para quem não tem experiência.
Sugerimos que você comesse lendo os seguintes tópicos:
https://www.voovirtual.com/t33193p15-porta-de-acesso-ao-hardware-do-pc
https://www.voovirtual.com/t26114-mini-tutorial-de-solda

As duvidas que forem surgindo, é só dizer   Smile ,  abraços

_________________
Construção de painel As350 Novoicaro
Voar, triunfo da evolução
Stargate  (82) 9 8172 9765 (mensagem de texto)
Edenio Rodrigues
Edenio Rodrigues
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/12/2010
Mensagens : 4614
Reputação : 483
Idade : 80
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Simulação, energia solar, hidroponia
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Construção de painel As350 Empty Re: Construção de painel As350

Mensagem por thiagosdosanjos2 Ter 22 Set 2015, 10:26

obrigado Inventor.. percebi que vc é o papa da construção de cockpts ... agradeço pela atenção amigo
vou dar uma estudada e tentar construir algo.

thiagosdosanjos2
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 12/09/2015
Mensagens : 17
Reputação : 1
Idade : 36
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Construção de painel As350 Empty Re: Construção de painel As350

Mensagem por Junkie Qua 23 Set 2015, 19:24

thiagosdosanjos2 escreveu:Caros amigos..

Fala brother Thiago
Embora nosso querido Edenio já tenha te indicado o "caminho das pedras", fiquei curioso com seu tópico.
Pelo que entendi, você quer construir um home cockpit, tem habilidade "carpinteirística" mas não manja a "eletronística"... é isso?
Se for, tá mole.
Mas bro, você precisa primeiro nos dizer qual sua intenção, tipo:
1. Qual simulador vai usar?
2. Vai querer construir uma cabine completa ou um genérico? (se você tem habilidade manual, particularmente, acho mais interessante partir para um projeto completo... só uma opinião)
3. Caso decida ou já tenha decidido pelo projeto da cabine completa... qual seria o avião dos seus sonhos?
4. Caso seja um genérico, seria mono, multimotor, helicóptero, caça, 2 ou 3 em 1?

Veja, se for um genérico as necessidades e implicações vão exigir uma certa linha de raciocínio.
Caso seja uma cabine completa, para cada avião, há uma linha diferente e peculiaridades para cada modelo.
Se você puder nos dizer qual sua intenção, fica bem mais fácil para o pessoal te orientar.
Eu até troco o "bem mais fácil" por "indispensável", no contexto da frase acima.

Sabendo o simulador, já teremos uma ideia do hardware necessário, falando apenas de computador.
Sabendo sua escolha entre genérico ou modelo específico, já podemos estimar:
Ferramentas, material, software, hardware complementar... como as placas por exemplo. Se vai usar monitores e/ou projetores... as fontes de pesquisa, dicas para acabamento, ergonomia do espaço que você dispõe, e por aí vai... amigão, há uma série de detalhes que dependem das 4 perguntinhas acima, que vão formar um traçado por entre os detalhes, sendo este traçado, o mais adequado, segundo a experiência de cada um que for te ajudar.
Saber seu nível de conhecimento em termos de aviação também é importante.

Bom, de toda essa ladainha que postei acima, o importante é já te adiantar que a coisa é complicada, o trabalho é árduo, exigirá gastos, mas uma coisa eu garanto e aposto que o pessoal todo concorda... vale a pena.
E essa parte da eletrônica... quando chegar a hora você verá que é a mais "fácil", no sentido de conseguir material didático, orientação e até mesmo passo-a-passo.
É isso... também sou novo por aqui, mas como já tenho alguma experiência na construção de hc's, resolvi te fazer as perguntas para ver onde posso colaborar.
Quer fazer? Não sabe por onde começar?
Errado! Sabe sim!
Já começou perguntando no lugar certo lol
Bro, humildade em perguntar e paciência para ler a resposta, já são os dois pré-requisitos básicos.
Abraço, boa sorte e conte com o Junkie.
Junkie
Junkie
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 30/07/2015
Mensagens : 97
Reputação : 16
Idade : 62
Simulador preferido : X-Plane 10
Emprego/lazer : R/R FAB. Hoje: Instrutor de Vôo "ocasional"
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Construção de painel As350 Empty Re: Construção de painel As350

Mensagem por thiagosdosanjos2 Qui 24 Set 2015, 00:26

Caro amigo Junkie, a cada dia que passa eu me impressiono mais com vcs do fórum... Com a vontade sincera que vcs tem de ajudar... Agradeço muito.. Mas vamos lá
uno- fsx. Eu o uso a bastante tempo e sou apaixonado pelo mesmo
Dois- minha intenção é sim construir uma cabine de e190, porém no momento estou sem espaço em casa.. Minha filha nasceu e eu tive q desocupar um cômodo pra ela. E pelo mesmo motivo estou sem muita disponibilidade financeira no momento.. Rsrsrs.mas futuramente irei arrumar um quartinho aqui para tal. Mas no momento o que me sobrou foi um cantinho na copa. Kkkkkk então minha intenção seria construir algo mais simples só pra eu ter mais funcionalidade quando voar
Três - vamos aos modelos.. Como disse anteriormente quero montar o e190 mas tbm vôo muito o as350... Perco horas e horas offline criando missões do grupo águia em minha mente e executando-as. Rsrs fazer o q? Rsrs então eu queria partir de algo mais simples voltado pro as350 b3 até mesmo pra eu saber se vou me dar bem nesse mundo novo dos hc.
Minha experiência com simulador de vôo, apesar de voar a muitos anos, sempre fui buscando conhecimento por mim mesmo e observando tudo com relação a aviação. Mas passa longe de conhecer tudo que deveria como regras específicas e tal.. Sei fazer um vôo com fmc? Sim... Via GPS? Sim... Visual? Sim.. Mas foi muito tentativa e erro.. Aos Trancoso e barrancos.. Não me acho capacitado pra voar online. Não por não saber voar mas por não conhecer as regras. Por isso não o faço, só offline. Acho q me extendi demais... Mais uma vez obrigado amigos.

thiagosdosanjos2
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 12/09/2015
Mensagens : 17
Reputação : 1
Idade : 36
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Construção de painel As350 Empty Re: Construção de painel As350

Mensagem por andre_sp Qui 24 Set 2015, 08:44

thiago, dê uma lida nas recomendações das regras do fórum:

- Seja específico no título do seu tópico. Evite títulos como "ajuda", "socorro", "urgente","dúvida" ou "vejam isto".

thumbsup

_________________
A vantagem da honestidade é que a concorrência é pequena.
andre_sp
andre_sp
Moderador
Moderador

Masculino
Inscrito em : 26/08/2009
Mensagens : 12005
Reputação : 1258
Idade : 55
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Aviação
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Construção de painel As350 Empty Re: Construção de painel As350

Mensagem por thiagosdosanjos2 Qui 24 Set 2015, 09:54

Desculpe André... Vou alterar

thiagosdosanjos2
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 12/09/2015
Mensagens : 17
Reputação : 1
Idade : 36
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Construção de painel As350 Empty Re: Construção de painel As350

Mensagem por andre_sp Qui 24 Set 2015, 10:43

thiagosdosanjos2 escreveu:Desculpe André...  Vou alterar
Tranquilo... thumbsup

_________________
A vantagem da honestidade é que a concorrência é pequena.
andre_sp
andre_sp
Moderador
Moderador

Masculino
Inscrito em : 26/08/2009
Mensagens : 12005
Reputação : 1258
Idade : 55
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Aviação
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Construção de painel As350 Empty Re: Construção de painel As350

Mensagem por thiagosdosanjos2 Qui 24 Set 2015, 10:47

André.. Tentei mudar mas não consegui... Vc sabe se existe essa possibilidade? De mudar o título da pastagem?
Grato

thiagosdosanjos2
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 12/09/2015
Mensagens : 17
Reputação : 1
Idade : 36
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Construção de painel As350 Empty Re: Construção de painel As350

Mensagem por Junkie Qui 24 Set 2015, 10:57

thiagosdosanjos2 escreveu:Caro amigo Junkie...

Thiago
Simulador OK, "dominado".
E 190, ótima escolha, parece complexo à primeira vista mas a experiência valerá muito a pena.
Só lembrando, um Legacy, por exemplo, tem 2,13m na parte traseira da cabine, se não me falha a cavalaria, então o e190 deve ser maior ainda.
Olho vivo aí no espaço.
Iniciar pelo as350... ótimo. Eletrônica simples (no meu ponto de vista), pouco gasto com material e lhe proporcionará experiência na construção.
Lembrando outra vez, ele tem 1,87m de largura de cabine. Com mais 73cm você faria um 737.
Assim sendo, embora eu não saiba qual o espaço de que você dispõe, sugiro (e apenas sugiro) para o as350:
Piso, assentos, comandos (óbvio hehehe), painel e overhead. Um monitor/tv/projetor na frente e... "está morta a cobra".
Conhecimento sobre aviação você já tem o suficiente.
Mas veja na internet. Sobra documentação sobre fraseologia e regulamento que, no caso, pode ser apenas o básico para iniciar.
Quanto mais conhecimento... melhor, mas isso você já sabe.
Admiração pelo Grupamento Águia? somos dois, e mais uns 200 milhões. Já fiz missão conjunta (treinamento) pela FAB com eles, e fomos recebidos de tal forma... gentileza e profissionalismo... que não tem como não admirar aquele povo.
Meu filho mais velho reside nos prédios da FAB, ao lado do Campo de Marte. Sempre que vamos visitá-lo, dou uma passada lá no "João Negrão" para rever os mais antigos e conhecer os mais novos, então a amizade vai se perpetuando.
Só por curiosidade, em agosto passado o Grupamento completou 31 anos de criação.
Na verdade, em 17 de dezembro de 1913, foi criada a "Aviação da Força Pública", primeira organização de aviação militar do Brasil.
A FAB só nasceu em 1941... é, os caras têm história, meu amigo.
Recomendo:
https://www.youtube.com/watch?t=130&v=S2IAg5DSd1Q
Abraço
Junkie
Junkie
Junkie
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 30/07/2015
Mensagens : 97
Reputação : 16
Idade : 62
Simulador preferido : X-Plane 10
Emprego/lazer : R/R FAB. Hoje: Instrutor de Vôo "ocasional"
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Construção de painel As350 Empty Re: Construção de painel As350

Mensagem por andre_sp Qui 24 Set 2015, 11:12

thiagosdosanjos2 escreveu:André..  Tentei mudar mas não consegui...  Vc sabe se existe essa possibilidade? De mudar o título da pastagem?
Grato
Thiago, te mandei uma MP. thumbsup

Título editado a pedido do autor do tópico. thumbsup4

_________________
A vantagem da honestidade é que a concorrência é pequena.
andre_sp
andre_sp
Moderador
Moderador

Masculino
Inscrito em : 26/08/2009
Mensagens : 12005
Reputação : 1258
Idade : 55
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Aviação
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Construção de painel As350 Empty Re: Construção de painel As350

Mensagem por thiagosdosanjos2 Qui 24 Set 2015, 11:46

Caramba.. Postei a resposta é por. Algum motivo não foi... Vamos lá então...
Pensei em fazer algo bem compacto.. Que eu pudesse montar na sala pra usar minha TV.. Led 55 pol. E retirar sem maiores problemas.. Então o importante para mim nesse projeto é a funcionalidade.
Pensei em meio painel do as350. Só a parte do piloto e fazer como vi em um tópico aqui em que o construtor usou uma tela embutida no painel ao qual ele recriou a frente do painel em placa de alumínio com seus furos para os instrumentos e posicionou os mesmos na tela de acordo com seus espaços...
Quanto aos comandos eu gostaria de criar tbm.. Tenho um saitek x52 mas não acho q ele seja a melhor pedida pra um asa rotativa que demanda tanta sensibilidade. Me de sugestões por favor.. Ajuda.. Rs
Por onde devo começar?
Grato

thiagosdosanjos2
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 12/09/2015
Mensagens : 17
Reputação : 1
Idade : 36
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Construção de painel As350 Empty Re: Construção de painel As350

Mensagem por gef_leandro Sex 25 Set 2015, 00:19

thiagosdosanjos2 escreveu:Caramba..  Postei a resposta é por. Algum motivo não foi... Vamos lá então...
Pensei em fazer algo bem compacto.. Que eu pudesse montar na sala pra usar minha TV.. Led 55 pol. E retirar sem maiores problemas.. Então o importante para mim nesse projeto é a funcionalidade.
Pensei em meio painel do as350. Só a parte do piloto e fazer como vi em um tópico aqui em que o construtor usou uma tela embutidae alumínio com seus furos para os instrumentos e posicionou os  no painel ao qual ele recriou a frente do painel em placa mesmos na tela de acordo com seus espaços...  
Quanto aos comandos eu gostaria de criar tbm.. Tenho um saitek x52 mas não acho q ele seja a melhor pedida pra um asa rotativa que demanda tanta sensibilidade.  Me de sugestões por favor.. Ajuda..  Rs
Por onde devo começar?
Grato

Ola Thiago Boa noite !
primeiramente você tem que escolher o modelo de Aeronave desejada e Focar nela juntar todas as informações que puder e desenvolver um projeto! comprar equipamentos peças que realmente for usar por isso a importância do projeto para não comprar nada atoa  pois construção de homecockpit dependendo do modelo quase não se acha nada no mercado então você mesmo terá que fabricar  como a maioria aqui do pessoal  faz ou comprar equipamentos que cheguem o mais perto do real isso se não for fazer cockpit genérico ! escolher uma boa eletrônica que é muito importante pois eletrônica é a alma do cockpit ! e o mais importante paciência e dedicação pois a empreitada é dura mas muito divertida para quem gosta ! eu mesmo estou no meu projeto já quase três anos e a aeronave que escolhi tem bastante coisa no mercado para se comprar boeing 737-800 segue abaixo foto do meu projeto ! ainda falta muita coisa para acabar mas como te disse paciência conta muito nesses projetos ! thumbsup
boa noite !
Construção de painel As350 15g9htw
gef_leandro
gef_leandro
Major
Major

Masculino
Inscrito em : 17/06/2011
Mensagens : 318
Reputação : 51
Idade : 41
Simulador preferido : Prepar 3D V3.0
Emprego/lazer : Sup. de Logistica
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Construção de painel As350 Empty Re: Construção de painel As350

Mensagem por Edenio Rodrigues Sex 25 Set 2015, 09:44

Olá Jeferson, bom dia amigo thumbsup
Parabéns pelo belíssimo cockpit aplauso
E aceite mais um pontinho  thumbsup ,  abraços

Caro Thiago, como você está decidindo sobre qual tipo de aeronave vai construir, com tendência a escolher  um Helicóptero, sugiro que você faca uma parceria com o nosso Eduphn, que iniciou o projeto:
https://www.voovirtual.com/t38548-home-cockpit-helicoptero  

Duas cabeças pensam mais do que uma wink

Estaremos acompanhando e ajudando naquilo que estiver ao nosso alcance yes ,  abraços

_________________
Construção de painel As350 Novoicaro
Voar, triunfo da evolução
Stargate  (82) 9 8172 9765 (mensagem de texto)
Edenio Rodrigues
Edenio Rodrigues
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/12/2010
Mensagens : 4614
Reputação : 483
Idade : 80
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Simulação, energia solar, hidroponia
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Construção de painel As350 Empty Re: Construção de painel As350

Mensagem por thiagosdosanjos2 Ter 29 Set 2015, 12:23

Obrigado pelo apoio pessoal... é muito bom cada informação adicional que vcs me passam ..
Belíssimo painel gef_leandro .. um dia eu chegarei nesse nível.
e amigo Inventor..ja estou entrando em contato com o eduphn.
Me tire uma dúvida.. para os comandos básicos do as350 b3 que eletrônica vc me indica?
grato pessoal

thiagosdosanjos2
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 12/09/2015
Mensagens : 17
Reputação : 1
Idade : 36
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Construção de painel As350 Empty Re: Construção de painel As350

Mensagem por Edenio Rodrigues Ter 29 Set 2015, 12:51

thiagosdosanjos2 escreveu:Obrigado pelo apoio pessoal... é muito bom cada informação adicional que vcs me passam ..
Belíssimo painel gef_leandro .. um dia eu chegarei nesse nível.
e amigo Inventor..ja estou entrando em contato com o eduphn.
Me tire uma dúvida.. para os comandos básicos do as350 b3 que eletrônica vc me indica?
grato pessoal
Olá Thiago, boa tarde amigo thumbsup

Por comandos básicos, acho que você está se referindo ao mecanismo do gimbal com os potenciômetros, pedais, coletivo, throttle, chaves e botões.

Se for assim, aconselho a adquirir a placa controladora Stargate NG, que tem 6 eixos (potenciômetros) e 24 opções para chaves e botões.

Se persistir duvidas, é só dizer Smile , abraços

_________________
Construção de painel As350 Novoicaro
Voar, triunfo da evolução
Stargate  (82) 9 8172 9765 (mensagem de texto)
Edenio Rodrigues
Edenio Rodrigues
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/12/2010
Mensagens : 4614
Reputação : 483
Idade : 80
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Simulação, energia solar, hidroponia
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Construção de painel As350 Empty Re: Construção de painel As350

Mensagem por thiagosdosanjos2 Ter 29 Set 2015, 14:11

Inventor, com ela eu consigo construir pedal.. Cíclico e trotler? Certo?
Um eixo pra frente e pra traz,
Um eixo pra direita e esquerda
Um eixo pra acelerar e desacelerar
E um eixo pra esquerda e direita do pedal.. Certo
Ainda me sobra dois pra colocar pra corte combustível e outro para freio rotor..
Certo?
Se for.. Acho q ela me atende perfeitamente

thiagosdosanjos2
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 12/09/2015
Mensagens : 17
Reputação : 1
Idade : 36
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Construção de painel As350 Empty Re: Construção de painel As350

Mensagem por Edenio Rodrigues Ter 29 Set 2015, 14:38

thiagosdosanjos2 escreveu:Inventor,  com ela eu consigo construir pedal.. Cíclico e trotler?  Certo?
Um eixo pra frente e pra traz,
Um eixo pra direita e esquerda
Um eixo pra acelerar e desacelerar
E um eixo pra esquerda e direita do pedal.. Certo
Ainda me sobra dois pra colocar pra corte combustível e outro para freio rotor..
Certo?
Se for.. Acho q ela me atende perfeitamente
Certo. você esqueceu de mencionar o Coletivo.  scratch
Estas funções de corte de combustível e freio motor pode serem feitas com chaves. thumbsup abraços

_________________
Construção de painel As350 Novoicaro
Voar, triunfo da evolução
Stargate  (82) 9 8172 9765 (mensagem de texto)
Edenio Rodrigues
Edenio Rodrigues
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/12/2010
Mensagens : 4614
Reputação : 483
Idade : 80
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Simulação, energia solar, hidroponia
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Construção de painel As350 Empty Re: Construção de painel As350

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos