Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


[Brasil] Principais navios da Marinha voltarão a atuar nas buscas por piloto no RJ Gse_multipart13851

[Brasil] Principais navios da Marinha voltarão a atuar nas buscas por piloto no RJ

Ir para baixo

[Brasil] Principais navios da Marinha voltarão a atuar nas buscas por piloto no RJ Empty [Brasil] Principais navios da Marinha voltarão a atuar nas buscas por piloto no RJ

Mensagem por Amilckar Qua 10 Ago 2016, 12:55

Principais navios da Marinha voltarão a atuar nas buscas por piloto no RJ

Navio de Socorro Submarino e sonda deixaram Saquarema no domingo (7).
Militar e caça AF-1 Skyhawk desapareceram após acidente aéreo.



[Brasil] Principais navios da Marinha voltarão a atuar nas buscas por piloto no RJ Helicop
Aeronaves, lanchas e viaturas fazem rondas para
encontrar piloto (Foto: Reprodução Inter TV)


Os navios de Socorro Submarino “Felinto Perry” e o Navio de Pesquisa Hidroceanográfico “Vital de Oliveira”, principais embarcações da Marinha do Brasil na área de buscas, vão retornar ao local onde está concentrada a operação para localizar o piloto e o caça AF-1 Skyhawk, que desapareceram no mar de Saquarema, Região dos Lagos do Rio, no dia 26 de julho, após um acidente aéreo durante um treinamento de ataque a alvos de superfície. Segundo a corporação, eles deixaram a região para abastecer em Niterói e a previsão é que as duas embarcações voltem a integrar a equipe nesta quarta-feira (10)

Os dois navios foram designados para encontrar o piloto e a aeronave no dia seguinte ao acidente, mas no domingo (7) foram encaminhados para a Região Metropolitana do Rio, onde se encontram atualmente. Neste momento, o efetivo de buscas conta somente com aeronaves, lanchas e viaturas.

Além da costa de Saquarema, as equipes também se concentram em Arraial do Cabo e Cabo Frio, locais onde foram encontrados dois pneus do trem de pouso do caça, e Maricá. Segundo a Marinha, "as condições do mar de ressaca nos últimos dias têm dificultado os trabalhos".

Buscas completam duas semanas

O desaparecimento do piloto e do caça AF-1 Skyhawk da Marinha aconteceu após um acidente durante um treinamento padrão de ataque a alvos de superfície. Duas aeronaves se chocaram no ar e uma conseguiu retornar para a base de São Pedro da Aldeia, Região dos Lagos do Rio.

A Marinha afirma que o piloto que conseguiu escapar ileso viu a queda do caça AF-1 Skyhawk. A corporação abriu um Inquérito Policial Militar, que tem prazo para a apresentação de um parecer em até 60 dias depois da abertura do processo, no dia 27, um dia após a aeronave desaparecer no mar.

Ex-militar opina sobre o caso

Para o especialista Alexandre Galante, ex-militar da Marinha e consultor em assuntos militares, defesa e acidentes aéreos, o caça pode ter se desintegrado ao se chocar contra a água, dificultando a localização das partes da aeronave. Alexandre, que também é piloto virtual (pilota simuladores), conversou com o G1 por telefone diretamente do Texas, no Estados Unidos, onde mora atualmente.

Sinal da aeronave

A Marinha revelou na terça-feira (2) que a aeronave era vista nos radares do mapa aéreo brasileiro e sumiu no ponto da queda, em Saquarema. O órgão informou ainda que o caça não possuía equipamento GPS (Global Positioning System ou Sistema de Posicionamento Global), mas tinha dois equipamentos Personal Locator Beacon (PLB), espécie de localizador para o piloto.

Os equipamentos estavam instalados no colete, com acionamento manual; e no assento ejetável, com acionamento automático durante a ejeção do assento. Entretanto, segundo a Marinha, "até o momento, não foi detectado qualquer sinal proveniente desses equipamentos".


[Brasil] Principais navios da Marinha voltarão a atuar nas buscas por piloto no RJ Sky1Modelo Skyhawk da Marinha desapareceu no mar de Saquarema (Foto: Fred Carvalho/G1)

Navio-sonda


O navio-sonda de Pesquisa Hidroceanográfico "Vital de Oliveira"  foi acionado para ajudar nas buscas de Saquarema na quarta-feira (27), junto com outras embarcações. O navio tem 78 metros de comprimento, possui cinco laboratórios e tem capacidade para 130 pessoas. Entre os equipamentos estão ecobatímetros multifeixe, perfilador de velocidade do som, sonar de varredura lateral. A embarcação pode ser operada remotamente.

[Brasil] Principais navios da Marinha voltarão a atuar nas buscas por piloto no RJ Vital_inter
Navio-sonda foi retirado das buscas (Foto: Reprodução/Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação)

Navio de Socorro Submarino

Capaz de efetuar mergulhos saturados até 300 m de profundidade, o Felinto Perry é um navio de apoio completo, equipado com câmaras de descompressão. Ele foi adquirido pela Marinha do Brasil em 1988 e pode ser utilizado em tarefas de resgate a submarinos sinistrados e também para combates a incêndios em alto mar.

[Brasil] Principais navios da Marinha voltarão a atuar nas buscas por piloto no RJ 12512501_984405001630471_7327249447175312764_n
Navio de Socorro Submarino Felinto Perry foi para Niterói (Foto: Divulgação Marinha do Brasil)

Fonte: G1

_________________
Carlos Amilckar
[Brasil] Principais navios da Marinha voltarão a atuar nas buscas por piloto no RJ Amilckar%252FVV125
Amilckar
Amilckar
Colaborador - Notícias de aviação
Colaborador - Notícias de aviação

Masculino
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 11036
Reputação : 512
Idade : 58
Simulador preferido : P3D V3
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos