Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


Ajuste de Altimetro Gse_multipart13851

Ajuste de Altimetro

5 participantes

Ir para baixo

Ajuste de Altimetro Empty Ajuste de Altimetro

Mensagem por jp-lima Sex 03 Ago 2018, 09:57

Bom dia pessoal, estou com uma Dúvida, sou iniciante então peço que quem puder me responder o faça de forma bem detalhada kkk

Pessoal em relação so Ajuste de Altimetro como devo proceder, é só para voo IFR ou para todos ? Como ajusto isso ?

jp-lima
Aspirante
Aspirante

Masculino
Inscrito em : 11/07/2018
Mensagens : 12
Reputação : 0
Idade : 33
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuste de Altimetro Empty Re: Ajuste de Altimetro

Mensagem por hexsel Sex 03 Ago 2018, 10:43

Bom dia!
O ajuste de altímetro deve ser aplicado independente da regra de voo. Quando voo IFR, a SID (carta de saída por instrumentos) te dará essa info. Em casos de voo visual, deves ajustar o altímetro para QNE (1013,2) quando voo estiver ocorrendo acima de 3000 ft em relação ao solo.

Espero ter ajudado

hexsel
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 31/03/2011
Mensagens : 63
Reputação : 4
Idade : 38
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuste de Altimetro Empty Re: Ajuste de Altimetro

Mensagem por antoniointini Dom 05 Ago 2018, 16:54

As informações dadas pelo colega acima estão incorretas. A altimetria independe do tipo de regra de voo, e está relacionado com os conceitos de altitude de transição e nível de transição.

O ajuste de altímetro é fundamental pra vc ter uma leitura correta do seu nível de voo. Os dois principais são:

- QNH: ajuste da pressão zerado ao nível do mar. É o ajuste que, ao ser aplicado ao altímetro, fará com que este leia a elevação do aeródromo em relação ao nível do mar. Este valor varia de acordo com as condições meteorológicas do aeródromo, sendo seu valor encontrado no METAR. Ele é utilizado abaixo da altitude de transição (esta altitude é informada em cartas).

- QNE: é o ajuste padrão para voos acima do nível de transição (1013.2 hpa).

Além destes, há também o QFE (ajuste a zero) e o QFF, mas estes são menos utilizado no ambiente de simulação.


_________________
Antonio Intini
Pentium i7 7740 @ 5GHz GTX1080 32GB RAM
Prepar3d v4, FSX Steam Edition
antoniointini
antoniointini
Major
Major

Masculino
Inscrito em : 20/10/2011
Mensagens : 433
Reputação : 77
Idade : 44
Simulador preferido : Prepar3d v4, X-
Emprego/lazer : Engenheiro Químico
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuste de Altimetro Empty Re: Ajuste de Altimetro

Mensagem por hexsel Dom 05 Ago 2018, 19:12

Prezados, boa noite!

Acredito que o colega acima não entendeu o contexto da minha explicação. O que coloquei foi a regra de ajuste de QNH para QNE, e não o conceito em si deles.

Voando IFR, a TA (Transition Altitude) estará na SID. Voando-se VFR, uma vez que não se utilizam cartas de saída, deve-se seguir a regra dos 3000 pés acima do solo conforme a ICA-100-12 – Regras do Ar. Segue abaixo o respectivo trecho nessa publicação.

5.4 NÍVEIS DE CRUZEIRO
5.4.1 Exceto quando autorizado pelo órgão ATC, os voos VFR em nível de cruzeiro, quando realizados acima de 900 m (3000 pés) em relação ao solo ou água, serão efetuados em um nível apropriado à rota, de acordo com a tabela de níveis de cruzeiro, em função do rumo magnético constante no anexo E.

Portanto, cuidado ao afirmar que as informações passadas por mim estão incorretas.

Att,
Mauricio Hexsel

hexsel
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 31/03/2011
Mensagens : 63
Reputação : 4
Idade : 38
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuste de Altimetro Empty Re: Ajuste de Altimetro

Mensagem por jp-lima Qui 16 Ago 2018, 17:10

pessoal obrigado pela ajuda, tudo que me falaram foi de grande auxilio, mas isso me fez surgir algumas duvidas :

Na decolagem:
ajusto meu altimetro de acordo com o me foi passado pelo ATC ou de acordo com o metar correto ? esse ajuste é o QNH correto?
--Após chegar na altitude de transição a "TA" mudo para o QNE e essa altitude de transição está nas cartas SID por exemplo, correto ?
Na aproximação para Pouso,
Durante minha descida
Quando alcançar o NIVEL DE TRANSIÇAO eu mudo meu altimetro para novamente o QNH, porém onde eu entro esse nivel? e onde eu encontro esse QNH?Levando em consideração que ainda n estou voando com atc online como eu consigo esses dados ?

jp-lima
Aspirante
Aspirante

Masculino
Inscrito em : 11/07/2018
Mensagens : 12
Reputação : 0
Idade : 33
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuste de Altimetro Empty Re: Ajuste de Altimetro

Mensagem por Paulo Stavis Sex 17 Ago 2018, 12:27

jp-lima escreveu:pessoal obrigado pela ajuda, tudo que me falaram foi de grande auxilio, mas isso me fez surgir algumas duvidas :

Na decolagem:
ajusto meu altimetro de acordo com o me foi passado pelo ATC ou de acordo com o metar correto ? esse ajuste é o QNH correto?
--Após chegar na altitude de transição a "TA" mudo para o QNE e essa altitude de transição está nas cartas SID por exemplo, correto ?
Na aproximação para Pouso,
Durante minha descida
Quando alcançar o NIVEL DE TRANSIÇAO eu mudo meu altimetro para novamente o QNH, porém onde eu entro esse nivel? e onde eu encontro esse QNH?Levando em consideração que ainda n estou voando com atc online como eu consigo esses dados ?

Em termos práticos, se você não usa gerador de tempo externo, altera o tempo do FS ou voa online, o altimetro sempre fica em 2992/1013, não há o que alterar.
Caso utilize algum gerador de tempo externo você pode verificar através do METAR que ele lhe fornece. Usando o tempo pré-definido no FS não sei dizer como encontrar essa informação mas utilizando a tecla "B" o altimetro é ajustado corretamente. Esse ajuste é o QNH.

Na TA você muda de QNH (ajuste local) para o QNE (ajuste padrão, 2992/1013). A TA você encontra nas cartas SID ou conforme o colega falou em voo VFR, 3000' acima do terreno é sua TA.

Durante a descida você vai passar para QNH novamente no nivel de transição. Aqui no Brasil ele é variável, você pega a TA e adiciona alguns pés a mais conforme uma tabela própria. Exemplo: TA de 6000', QNH 1018: Nivel de transição será o 065.
Aqui entra o que eu falei anteriormente. Se voa com gerador externo, você pode verificar o METAR do destino e fazer o calculo. Voando online o ATC coloca essas informações no ATIS, quando há. Sem nada disso, você mantém o 2992/1013 que já estará pois no tempo default do FS é esse ajuste mesmo. Por via das dúvidas, só apertar o "B" e obter o altimetro correto.
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuste de Altimetro Empty Re: Ajuste de Altimetro

Mensagem por jp-lima Sex 17 Ago 2018, 19:59

Paulo Stavis. Muito agradecido por sua explicação.Me fez entender muito bem e tirou todas minhas duvidas.

att Sgt joao Lima

jp-lima
Aspirante
Aspirante

Masculino
Inscrito em : 11/07/2018
Mensagens : 12
Reputação : 0
Idade : 33
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuste de Altimetro Empty Re: Ajuste de Altimetro

Mensagem por jpkosta Qua 22 Ago 2018, 23:24

Oi jp-lima,
veja se ajuda também este vídeo do meu canal

espero que ajude!
Abraços e bem vindo

_________________
Porque antes de se espatifar no chão, agente aperta "reset"  Very Happy
Acompanhe meu canal no Youtube: www.youtube.com/flightsimhost
Windows 10 64 Bits, MOBO Gigabyte Z270XP SLI, I7 7700k Kaby Lake 4,6Ghz OC 5.0Ghz, NVidia GTX1070 256bits, 8Gb DDR5, 32GB RAM DDR4 2400Ghz OC 3000GhZ, 02 SSD Samsung 120GB, 01 SSD 960 PRO NVMe M.2 512GB, HidroCooler H75,
jpkosta
jpkosta
Major
Major

Masculino
Inscrito em : 27/08/2009
Mensagens : 401
Reputação : -16
Idade : 45
Simulador preferido : Prepar3D
Emprego/lazer : Administrador
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuste de Altimetro Empty Re: Ajuste de Altimetro

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos