Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


Problema no FSX: se abaixo os flaps com motores desligados o sistema elétrico desliga! Gse_multipart13851

Problema no FSX: se abaixo os flaps com motores desligados o sistema elétrico desliga!

2 participantes

Ir para baixo

Resolvido Problema no FSX: se abaixo os flaps com motores desligados o sistema elétrico desliga!

Mensagem por Wellington S. de Farias Sex 28 maio 2021, 11:47

Olá.
Sou novo aqui no fórum e preciso de uma ajuda para um problema que nunca vi em 13 anos usando o FSX e que não consegui encontrar solução (por aparentemente tal problema não ter ocorrido com outras pessoas).
Seguinte: Sempre que vou começar um voo, logo depois que a tela termina de carregar, os motores SEMPRE estão ligados, não importa com qual aeronave eu esteja prestes a voar. Para economizar combustível, tomei como hábito pressionar as teclas control+shift+F1 assim que o carregamento termina, já que de vez em quando, justamente enquanto estou preparando o voo, acontece alguma coisa que me impede de iniciar o táxi minutos depois da tela carregada (alguém me chamar, por exemplo). Como eu não sou piloto na vida real e nem sempre tenho tempo para ler extensos manuais de operações de aeronaves complexas como PMDGs da vida, evito voar tais aeronaves (exceto o Boeing 757 da Quality Wings e o Boeing 787 da Aerosim, que eu achei muito amigáveis neste aspecto!). Consequentemente, a maioria esmagadora dos voos que faço são de aeronaves muito mais simples, como SMS e Project Opensky, por exemplo.
Outro costume que tenho ao voar é baixar os flaps ainda no portão em que a aeronave foi "spawnada" (existe um termo em português para isso?!?), pois como não utilizo checklists e só uso procedimentos SID e STAR em aeronaves equipadas com FMC (os dois já citados antes, além do Boeing 767 da Level-D, o Airbus A310 da Thomas Ruth e o Boeing 737 MAX da TDS), prefiro baixar logo os flaps para a posição de decolagem a fim de evitar esquecimento, já que, como disse antes, se algo acontecer antes do pushback eu posso demorar a voltar para o voo (já aconteceu de eu precisar resolver um problema com a internet que me custou três horas, tempo esse mais que suficiente para ida e volta do voo que pretendia fazer!).
Acontece que, de ontem (27) para hoje (28), andei notando algo que me desagradou e muito: toda vez que vou iniciar um voo, ao desligar os motores nada acontece além de os motores serem desligados. Posso fazer o que for na aeronave (desligar e ligar as luzes externas e internas, configurar o piloto automático, mexer as superfícies de controle, abrir as portas…) e nada anormal. "Mãs"… se eu baixar os flaps… o sistema elétrico da aeronave desliga e apaga todo o painel (ou "desativa" os instrumentos em aeronaves como o Cessna Caravan)! E não importa que baralho* que eu faça, não consigo fazer o sistema elétrico religar! (*Sim, eu quis dizer aquele palavrão mesmo que você está pensando!) E mais! Devido a este problema, não consigo acionar os motores, seja manualmente, "aproximadamente" como seria numa aeronave real, seja usando as teclas de atalho para o acionamento automático. Isso me obriga a abortar o voo antes mesmo de iniciar o táxi!
Notei esse problema primeiro no Airbus A330-200 da SMS. Ontem fiz um voo com ele de Guarulhos para a Ilha de Páscoa. Na decolagem, por incrível que pareça, eu esqueci de baixar os flaps, e quase estolei na decolagem, mas deu tudo certo! Pousei e deixei o simulador ainda ligado. Iria aguardar duas horas em solo antes de voltar para Guarulhos. Planejei o voo de volta no PFPX, tudo bonitinho, abasteci a aeronave com o combustível requerido (isso uns 30 minutos depois do pouso!). O painel ainda ligado e operando. Duas horas e meia depois, quando voltei para iniciar o voo, painel completamente desligado! Olhei tudo que era controle e chave no painel da aeronave (tanto o 2D quanto o virtual) e nada! Fui para a lista de atalhos do teclado, nada! Configurações, nada! Deixei o voo de volta para lá!
Hoje, peguei um Airbus A340-600 também da SMS e faria um voo entre Fortaleza e Porto Alegre. Desliguei os motores assim que o voo carregou. Desta vez lembrei dos flaps. Menos de dez segundos depois de comandar flaps 2, painel apaga! Olhei todos os painéis e nada diferente! Resolvi fazer outro voo! Peguei um Dornier Do-228 da Premier Aircraft Design e faria um curto voo entre St. Barthelémy e Sint Maarten (17 NM), e adivinha o que aconteceu?
Revisei toda a configuração do FSX e está tudo exatamente do jeito que configurei quando reinstalei o jogo em abril (tive que fazer isso porque a MS "me forçou" a migrar do W7 para o W10 mandando e instalando atualizações no 7 que "podiam" (outro palavrão!) meu sistema dando tela azul em qualquer uso de jogos, Photoshop ou mais de 400 MB de RAM no navegador (o consumo BASAL dele é maior que isso!)). Quero resolver logo este problema, pois meu PC sem meu FSX altamente personalizado (faço minhas próprias pinturas e criei um punhado de aeroportos inexistentes na vida real para poder voar na região em que moro, fora os tráfegos AI de algumas de minhas empresas virtuais!) não é meu PC!
Dispenso comentários dizendo para eu trocar por outros simuladores! Além do fato de meu FSX ser altamente personalizado (o que deu um fruta trabalhão, diga-se de passagem!), há outros motivos! O P3D não curti (no meu PC conseguiu a proeza de ter ainda menos FPS que o FSX, o que me surpreendeu negativamente em se tratando de instalação limpa e sem add-on nenhum!); o X-Plane ocupa espaço demais para o meu gosto (fora o tempo de download! Baixa a 1 Mbps, apesar de minha internet ser de 40 Mb!); já o FS2020 não roda na minha máquina (placa de vídeo atende; memória tenho o mínimo; mas o processador é fraco demais para ele!).
Alguém sabe como resolver o problema que detalhei aqui?

Wellington S. de Farias
Aspirante
Aspirante

Masculino
Inscrito em : 28/05/2021
Mensagens : 7
Reputação : 0
Idade : 32
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Entregador
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Problema no FSX: se abaixo os flaps com motores desligados o sistema elétrico desliga!

Mensagem por Duley Sáb 29 maio 2021, 14:19

Por mais que voce queira brincar e que você não esteja usando aviões com nível de simualção alto, acredito que ainda assim existe uma dose de realidade minima embarcada nos seus add-ons. Pelo que entendi, seu problema está na forma como você esta operando os aviões e não especificamente no simulador.

Voce esta desligando os motores, mas está pelo menos acionando a APU? Ok voce baixar os flaps ainda no gate, mas sem bombas hidraulicas ou eletricas, nada vai funcionar. Se os flaps forem comandados por bomba eletrica pode ate funcionar, mas se vc estiver sem APU e rodando o aviao apenas na bateria, essa bateria tera sua carga completamente drenada tentando baixar esses flaps. Isso se a logica do avião permitir que os comandos de flaps sejam executados quando o sistema estiver sendo alimentado apenas por bateria.

Enfim, mesmo voce nao querendo, talvez seja melhor tentar conhecer pelo menos um pouco mais o aviao que voce quer voar pra não ter esse tipo de problema.

_________________
CPU AMD Ryzen 9 5900X | MB Asus ROG Strix X570-E Gaming | RAM 64Gb DDR4 3600 | GPU EVGA RTX 3080 Ti FTW3 Ultra Hybrid | SSD 4Tb | PSU Corsair RM850x | WaterCooler AIO Corsair H115i Elite Capellix LCD upgrade | Monitor Asus 27" 1440p 165Hz | Honeycomb Alpha Yoke + Bravo TQ | TrackIR 5
Duley
Duley
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 14/05/2008
Mensagens : 3954
Reputação : 325
Idade : 37
Simulador preferido : MSFS
Emprego/lazer : Bombardier
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Problema no FSX: se abaixo os flaps com motores desligados o sistema elétrico desliga!

Mensagem por Wellington S. de Farias Sáb 29 maio 2021, 18:50

Duley escreveu:Por mais que voce queira brincar e que você não esteja usando aviões com nível de simualção alto, acredito que ainda assim existe uma dose de realidade minima embarcada nos seus add-ons. Pelo que entendi, seu problema está na forma como você esta operando os aviões e não especificamente no simulador.

Voce esta desligando os motores, mas está pelo menos acionando a APU? Ok voce baixar os flaps ainda no gate, mas sem bombas hidraulicas ou eletricas, nada vai funcionar. Se os flaps forem comandados por bomba eletrica pode ate funcionar, mas se vc estiver sem APU e rodando o aviao apenas na bateria, essa bateria tera sua carga completamente drenada tentando baixar esses flaps. Isso se a logica do avião permitir que os comandos de flaps sejam executados quando o sistema estiver sendo alimentado apenas por bateria.

Enfim, mesmo voce nao querendo, talvez seja melhor tentar conhecer pelo menos um pouco mais o aviao que voce quer voar pra não ter esse tipo de problema.

Amigo, não sei se você conhece as aeronaves da SMS ou da Project Opensky, mas a maioria, senão todas elas, embora possam ter opção de ligar/desligar APU, não faz a menor diferença ligá-las ou não, já que o nível de realismo dessas aeronaves que citei e de várias outras que tenho aqui (algumas delas nem sei quem são as desenvolvedoras!) é muito baixo. Elas sequer possuem os botões VNAV e LNAV no painel de piloto automático!
E outra: de dois anos para cá (isto é: desde que ganhei meu atual computador) eu sempre operei meus voos assim, não importa com que aeronave! Seja um Cessna Skyhawk ou um Airbus A380, eu sempre desligo os motores assim que carrega e baixo os flaps ainda no portão, na maioria esmagadora das vezes com os motores ainda desligados. E este problema só começou a acontecer de anteontem para cá. Neste meio tempo, só consegui fazer um único voo com um Boeing 777-200LR da SMS, e mesmo assim deu muito trabalho ligar os motores manualmente depois da pane (já que pelas teclas de atalho não teve jeito: não religou nem com reza brava!).
Tem alguma OUTRA sugestão de o que pode ser que esteja acontecendo?
(Edit: Fora que esqueci de mencionar que isso está acontecendo com toda e qualquer aeronave que tenho disponível no simulador (são centenas de modelos!), desde as padrão do FSX, passando pelos modelos simples como POSKY até as mais complexas como o A310 da Thomas Ruth, o B757 da QW, o B787 da Aerosim, o B767 da Level-D e o B777 da PMDG (esta última ainda sequer aprendi como se voa nela, mas ainda assim nas poucas vezes que a "acionei" para voo isso não tinha acontecido!). Ou seja: não importa se a aeronave tem ou não APU, o problema ocorre com todas elas, sem exceção - até mesmo com o ultraleve padrão isso aconteceu! mad1 )

Wellington S. de Farias
Aspirante
Aspirante

Masculino
Inscrito em : 28/05/2021
Mensagens : 7
Reputação : 0
Idade : 32
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Entregador
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Problema no FSX: se abaixo os flaps com motores desligados o sistema elétrico desliga!

Mensagem por Duley Dom 30 maio 2021, 19:38

Eu desconheço completamente esses modelos que citou.
Sendo assim minha única suspeita é que algum add-on que você instalou recentemente que está causando esse problema. Tente ir removendo os mais recentes e testando pra ver se o problema desaparece. Fora isso não faço ideia. Boa sorte.

_________________
CPU AMD Ryzen 9 5900X | MB Asus ROG Strix X570-E Gaming | RAM 64Gb DDR4 3600 | GPU EVGA RTX 3080 Ti FTW3 Ultra Hybrid | SSD 4Tb | PSU Corsair RM850x | WaterCooler AIO Corsair H115i Elite Capellix LCD upgrade | Monitor Asus 27" 1440p 165Hz | Honeycomb Alpha Yoke + Bravo TQ | TrackIR 5
Duley
Duley
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 14/05/2008
Mensagens : 3954
Reputação : 325
Idade : 37
Simulador preferido : MSFS
Emprego/lazer : Bombardier
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Problema no FSX: se abaixo os flaps com motores desligados o sistema elétrico desliga!

Mensagem por Wellington S. de Farias Dom 30 maio 2021, 19:53

Duley escreveu:Eu desconheço completamente esses modelos que citou.
Sendo assim minha única suspeita é que algum add-on que você instalou recentemente que está causando esse problema. Tente ir removendo os mais recentes e testando pra ver se o problema desaparece. Fora isso não faço ideia. Boa sorte.

Aí é que está o problema! A última modificação que fiz no FSX foi atualizar o AIRAC dos aviões equipados com FMC que possuo. E esta alteração foi feita no final de abril! De lá para cá não mexi em mais nada.
Vou reinstalar o FSX para ver se resolve alguma coisa.

Wellington S. de Farias
Aspirante
Aspirante

Masculino
Inscrito em : 28/05/2021
Mensagens : 7
Reputação : 0
Idade : 32
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Entregador
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Problema no FSX: se abaixo os flaps com motores desligados o sistema elétrico desliga!

Mensagem por Wellington S. de Farias Sáb 19 Jun 2021, 00:43

Depois de um tempão da reinstalação, fazendo inúmeros testes, descobri a origem do problema: o último AIRAC que atualizou o database do FSX estava corrompido! Instalando-o novamente o problema se repetiu, o que me obrigou a reinstalar mais uma vez o FSX. Desta vez sem mexer no AIRAC dele (apenas nos das aeronaves com FMC que possuo), o problema parou de ocorrer! Agora trabalhar duro para retornar o FSX à condição anterior à pane (reinstalar as toneladas de cenários e as dezenas de tráfegos AI das minhas empresas virtuais). Se algum moderador puder encerrar este tópico como "resolvido", agradeço. Duley, obrigado pela ajuda.

Wellington S. de Farias
Aspirante
Aspirante

Masculino
Inscrito em : 28/05/2021
Mensagens : 7
Reputação : 0
Idade : 32
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Entregador
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Problema no FSX: se abaixo os flaps com motores desligados o sistema elétrico desliga!

Mensagem por Duley Sáb 19 Jun 2021, 23:31

Boa noticia Wellington e boa iniciativa de deixar sua solução disponível para caso alguém tenha o mesmo problema!

Bons voos thumbsup

_________________
CPU AMD Ryzen 9 5900X | MB Asus ROG Strix X570-E Gaming | RAM 64Gb DDR4 3600 | GPU EVGA RTX 3080 Ti FTW3 Ultra Hybrid | SSD 4Tb | PSU Corsair RM850x | WaterCooler AIO Corsair H115i Elite Capellix LCD upgrade | Monitor Asus 27" 1440p 165Hz | Honeycomb Alpha Yoke + Bravo TQ | TrackIR 5
Duley
Duley
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 14/05/2008
Mensagens : 3954
Reputação : 325
Idade : 37
Simulador preferido : MSFS
Emprego/lazer : Bombardier
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Problema no FSX: se abaixo os flaps com motores desligados o sistema elétrico desliga!

Mensagem por Wellington S. de Farias Seg 20 Set 2021, 23:13

Olá, amigos!
Eu pensei que tivesse resolvido o problema tirando o AIRAC corrompido que havia mencionado, mas o problema tornou a acontecer poucos dias depois, mas desta vez só com algumas aeronaves.
Como ando muito ocupado com o curso técnico que comecei em agosto, não estava tendo tempo para revisar as configurações do FSX para ver o que poderia ter causado novamente o problema, mas agora que tive um tempo, creio que descobri a razão do problema!
(https://drive.google.com/file/d/1E5Aico3WarXu9rS_ehmZbCb63lyL6Oce/view?usp=sharing)-->Este link é da print da tela referenciada abaixo. Ainda não sei como anexar imagem aqui no fórum.
Lá nas configurações do FSX, em "Realism", depois que fiz upgrade de RAM de 4 para 8 GB, eu deslizei todos os controles do grupo "Flight Model" para "Realistic" (edit: essa alteração eu fiz em fevereiro deste ano, logo que fiz o upgrade. Como o problema só apareceu uns dois meses depois, jamais desconfiei que ele pudesse ser a causa!), sendo que antes, eu deixava apenas o "Crash Tolerance" em realístico e todos os demais, em "Easy".
Lendo um tutorial de como configurar o FSX para ganhar desempenho, vi que a opção "General" desse grupo (a primeira opção) faz com que todos os modelos descarreguem suas baterias se elas permanecerem ligadas sem geradores internos ou externos por muito tempo. Como nunca tinha usado essa opção em "Realistic" e os problemas começaram pouco tempo depois de eu tê-la colocado lá, a trouxe novamente para "Easy" e daqui a pouco farei um teste com uma aeronave que estava apagando o painel depois de um tempo para saber se descobri de fato a origem do problema. Como daqui a pouco vou dormir (afinal minhas aulas são matutinas), vou carregar uma aeronave que "desliga" depois de um tempo e deixá-la imóvel enquanto durmo para ver se, ao acordar, ela apagará. Se o painel permanecer aceso, achei a origem do "problema"! Caso contrário, precisarei pesquisar mais!

Wellington S. de Farias
Aspirante
Aspirante

Masculino
Inscrito em : 28/05/2021
Mensagens : 7
Reputação : 0
Idade : 32
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Entregador
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Problema no FSX: se abaixo os flaps com motores desligados o sistema elétrico desliga!

Mensagem por Wellington S. de Farias Ter 21 Set 2021, 06:43

Bingo! Descobri! De fato, o problema mencionado no primeiro post do tópico era mesmo essa configuração do FSX!
Ontem, peguei um Boeing 737-500 da Vistaliners e fiz um voo de Brasília para Recife. Pousei às 17h45 e deixei o FSX ligado, pois mais tarde pretendia fazer outro voo de Recife para São Luís. Ao fazer os preparativos para a decolagem, por volta de 22h30, verifiquei que o painel estava, novamente, apagado! Então dei uma lida rápida num PDF que encontrei "vagando" na internet sobre o que faz cada configuração do FSX (e que baixei com outro objetivo: aumentar a taxa de FPS dele, pois quando voo nas proximidades de São Paulo a taxa varia entre 5 e 15, dependendo de várias situações, enquanto fora de lá não pega menos que 20 FPS) e encontrei essa configuração que mencionei acima que poderia fazer isso com a aeronave. Pois bem!
Logo depois de publicar o último post, carreguei a mesma aeronave novamente em Recife e com o mesmo plano de voo para São Luís, desligando os motores e acionando o freio de estacionamento logo ao carregar, como faço em todos os voos. Desta vez não mexi em nada (afinal o problema tornou a ocorrer independentemente do que eu fizesse, se a bateria ficasse ligada por muito tempo sem um gerador funcionando). Isso era por volta de 23h20.
Acordei às 6 horas hoje (o curso começa logo mais, às 8 h) e… O PAINEL ESTAVA LIGADO!
Configurei o piloto automático com os parâmetros do voo, fiz os procedimentos de rádio, taxiei até a pista e decolei. Neste momento, estou em cruzeiro no FL340, a uma hora de chegar a São Luís, de onde, no intervalo (o curso é presencial, mas está remoto enquanto a turma não achar seguro "voltar*" ao presencial - *Ainda não tivemos aula presencial, exceto a inaugural, que era de apresentação da escola e não aula em si!), decolarei novamente, mas rumo a Curitiba, onde pretendo chegar logo após terminar a aula de depois do intervalo.
Então fica aqui registrado: se alguém tiver problema semelhante novamente no futuro (por mais que o FSX, com o tempo, deixe de ser utilizado em favor dos simuladores mais recentes), a solução, pelo menos para mim, está no tópico acima!
Agradeço a todos que passaram por aqui, especialmente ao Duley, que, embora não tenha conseguido me ajudar com o problema, se dispôs a propor possíveis causas e soluções.
Tenham todos bom dia/boa tarde/boa noite (dependendo de seu fuso horário atual)!

Wellington S. de Farias
Aspirante
Aspirante

Masculino
Inscrito em : 28/05/2021
Mensagens : 7
Reputação : 0
Idade : 32
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Entregador
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Problema no FSX: se abaixo os flaps com motores desligados o sistema elétrico desliga!

Mensagem por Duley Qua 22 Set 2021, 13:39

Ja que voce nao simula de forma realista, outra soluçao pro seu problema é acionar a APU e deixar ela rodando pra sempre. Dessa forma o aviao sera alimentado pelo gerador ao inves da bateria. Enquanto tiver combustivel, a APU vai funcionar. Se tiver a opçao de combustiviel ilimitado marcado no simulador, tera uma fonte infinita de energia pro aviao.

Bons voos.

_________________
CPU AMD Ryzen 9 5900X | MB Asus ROG Strix X570-E Gaming | RAM 64Gb DDR4 3600 | GPU EVGA RTX 3080 Ti FTW3 Ultra Hybrid | SSD 4Tb | PSU Corsair RM850x | WaterCooler AIO Corsair H115i Elite Capellix LCD upgrade | Monitor Asus 27" 1440p 165Hz | Honeycomb Alpha Yoke + Bravo TQ | TrackIR 5
Duley
Duley
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 14/05/2008
Mensagens : 3954
Reputação : 325
Idade : 37
Simulador preferido : MSFS
Emprego/lazer : Bombardier
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Problema no FSX: se abaixo os flaps com motores desligados o sistema elétrico desliga!

Mensagem por Wellington S. de Farias Sex 24 Set 2021, 06:03

Duley escreveu:Ja que voce nao simula de forma realista, outra soluçao pro seu problema é acionar a APU e deixar ela rodando pra sempre. Dessa forma o aviao sera alimentado pelo gerador ao inves da bateria. Enquanto tiver combustivel, a APU vai funcionar. Se tiver a opçao de combustiviel ilimitado marcado no simulador, tera uma fonte infinita de energia pro aviao.

Bons voos.

Obrigado, Duley.
E, de fato, não simulo de forma realista, mas não por falta de vontade, e sim por não ter tempo disponível para ler extensos manuais de operação das (poucas) aeronaves complexas que tenho no FSX. Ainda mais agora que estou fazendo curso técnico (cujos professores "sugam" nossas energias passando muitas tarefas e na maioria das vezes dando pouco tempo para conclui-las, fora que estou estudando para dois concursos públicos: Banco do Brasil e Tribunal de Justiça de São Paulo, o que me faz ter ainda menos tempo livre! O pouco tempo livre que resta, quando estou acordado, utilizo para fazer as decolagens e pousos no simulador, calculando quanto tempo tenho até o próximo "happy hour" para coincidir com a duração do voo).
Sobre as APU's, já ando realizando este procedimento quando a aeronave dispõe dela, pois muitas das aeronaves que tenho aqui (como o próprio Boeing 737-500 da Vistaliners que mencionei uns posts acima) vêm sem painel ou com ele incompleto, o que me obriga a procurar o painel da aeronave na internet para instalá-lo na aeronave (ainda assim, muitos deles vêm sem opção de APU ou, quando vêm, não funcionam) ou, se não encontrar ou ele não funcionar por qualquer motivo, utilizo o painel de alguma aeronave padrão do FSX, mesmo (caso do Concorde da PSS, cujo painel original, embora funcional, o piloto automático não funciona sei lá porquê, então nele uso o painel do Boeing 747-400 padrão).
Eu queria muito poder voar o Boeing 777 da PMDG, mas como ela é a aeronave mais complexa que eu tenho aqui e que, dizem, é tão perfeita quanto a aeronave real, só lendo o manual dela para tentar fazer um voo algum dia. Contudo, seu manual tem quase 300 páginas, e por eu não ser fluente em inglês, preciso traduzir ou baixar um já traduzido (que ainda não encontrei). Devido à já mencionada falta de tempo atualmente, só durante as férias de fim de ano posso ver o que consigo fazer no PMDG. Enquanto isso, voo bastante com o Boeing 757 da Quality Wings, que se tornou minha aeronave favorita!
Mas vou seguir sua dica de ligar a APU quando a aeronave dispuser dela, e apesar de eu não ter o "unlimited fuel" ativado (nunca gostei dessa opção! Nem quando comecei a voar no FSX em 2008 eu a utilizava!), a maioria esmagadora das aeronaves com APU não "gastam" o combustível para rodá-las, e não sei qual é o motivo!
Abração, e obrigado por ajudar!

Wellington S. de Farias
Aspirante
Aspirante

Masculino
Inscrito em : 28/05/2021
Mensagens : 7
Reputação : 0
Idade : 32
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Entregador
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Problema no FSX: se abaixo os flaps com motores desligados o sistema elétrico desliga!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos