Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


Valor do trim no FMC Gse_multipart13851

Valor do trim no FMC

+5
Captain Boeing
andre_sp
Alvega
Damon Souza Freire
el_lopes
9 participantes

Ir para baixo

Valor do trim no FMC Empty Valor do trim no FMC

Mensagem por el_lopes Seg 18 Out 2010, 16:23

Olá a todos .
Ultimamente tenho andado a queimar as pestanas ,a estudar o Boeing 757-200 da CaptainSim.
Uma das dúvidas que me surgiu foi qual o valor do trim a colocar no FMC .
Esta aeronave trás um programa junto ,o ACE que serve para definir a carga.Mas falha um pouco ,pois para o combustível não tem nada.Então o acerto do combustivel tem de ser feito dentro do próprio simulador.
Vejam a imagem a seguir:
Valor do trim no FMC Tutorial

No FMC da aeronave há um campo para se colocar uma percentagem que nos indicará o valor do trim.
Esse campo que é o CG (centro de gravidade)
Vejam:
Valor do trim no FMC Fs92010-10-1819-54-37-96

Então esse valor é achado da seguinte maneira:
Na 1ª imagem tem o desenho do avião com 33 tracinhos desde o topo até á cauda.
Conta-se os traços desde o topo até onde começa a tocar no topo naquela bola lá dentro.
Se por exemplo depois de estar o combustivel e a carga inseridos correctamente , a nossa contagem der 11 fazemos a seguinte conta:
Dividimos 11 por 33 que é o total dos tracinhos e multiplicamos por 100.O valor deve ser arredondado ás décimas .Se der 34.375 colocaremos 34.4 lá no CG do FMC .Automáticamente nos será fornecido o valor de trim que depois configuraremos na aeronave.

Espero ter ajudado ,principalmente aos comandantes que voam com este tipo de aeronaves.Eu ainda estou aprendendo e ainda me falta aprender muito... confused

ABraço
el_lopes
el_lopes
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 28/04/2010
Mensagens : 3336
Reputação : 139
Idade : 59
Simulador preferido : FS2004
Emprego/lazer : Industria farmaceutica/Cinema,praia,viajar e aviões!
Nacionalidade : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Valor do trim no FMC Empty Re: Valor do trim no FMC

Mensagem por Damon Souza Freire Ter 26 Out 2010, 19:18

André!!!!! outra excelente explicação a sua didatica é muito boa!!!! valeu "ala"

Damon Souza Freire
Recruta
Recruta

Masculino
Inscrito em : 26/10/2010
Mensagens : 2
Reputação : 0
Idade : 49
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Valor do trim no FMC Empty Re: Valor do trim no FMC

Mensagem por Alvega Ter 26 Out 2010, 19:44

Damon Souza Freire escreveu:André!!!!! outra excelente explicação a sua didatica é muito boa!!!! valeu "ala"

André? Rolling Eyes

_________________
Artur Santos
Voo Virtual
Alvega
Alvega
Membro Fundador
Membro Fundador

Masculino
Inscrito em : 13/04/2008
Mensagens : 14630
Reputação : 921
Idade : 60
Simulador preferido : MSFS e X-Plane
Nacionalidade : Portugal

https://www.voovirtual.com

Ir para o topo Ir para baixo

Valor do trim no FMC Empty Re: Valor do trim no FMC

Mensagem por andre_sp Ter 26 Out 2010, 20:37

Talvez Lopes Valor do trim no FMC 398714

_________________
A vantagem da honestidade é que a concorrência é pequena.
andre_sp
andre_sp
Moderador
Moderador

Masculino
Inscrito em : 26/08/2009
Mensagens : 12005
Reputação : 1258
Idade : 55
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Aviação
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Valor do trim no FMC Empty Re: Valor do trim no FMC

Mensagem por el_lopes Qua 27 Out 2010, 06:15

andre_sp escreveu:Talvez Lopes Valor do trim no FMC 398714

André...quero os meus créditos... lol
el_lopes
el_lopes
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 28/04/2010
Mensagens : 3336
Reputação : 139
Idade : 59
Simulador preferido : FS2004
Emprego/lazer : Industria farmaceutica/Cinema,praia,viajar e aviões!
Nacionalidade : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Valor do trim no FMC Empty Re: Valor do trim no FMC

Mensagem por andre_sp Qua 27 Out 2010, 07:16

el_lopes escreveu:
andre_sp escreveu:Talvez Lopes Valor do trim no FMC 398714

André...quero os meus créditos... Valor do trim no FMC 516369

Já os fiz pelo PagSeguro... aguarde 14 dias e terá eles para você Valor do trim no FMC 516369 Valor do trim no FMC 516369 Valor do trim no FMC 516369

_________________
A vantagem da honestidade é que a concorrência é pequena.
andre_sp
andre_sp
Moderador
Moderador

Masculino
Inscrito em : 26/08/2009
Mensagens : 12005
Reputação : 1258
Idade : 55
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Aviação
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Valor do trim no FMC Empty Re: Valor do trim no FMC

Mensagem por Captain Boeing Qua 22 Dez 2010, 21:33

Rsss...acabei de postar uma dúvida sobre o ajuste Trim no Flight Simulator ! Da próxima, utilizarei o campo Busca !!.
Mas algo não compreendi...como farei o ajuste do Trim numa aeronave que não possui um FMC ?

Abs.
Mário

Captain Boeing
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 17/12/2010
Mensagens : 49
Reputação : 7
Idade : 41
Emprego/lazer : Instrutor de treinamento
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Valor do trim no FMC Empty Re: Valor do trim no FMC

Mensagem por cwbspotter Sáb 30 Abr 2011, 22:02

Muito legal Lopes! Desconhecia essa facilidade, e ela serve também no caso para o Level-D? Caso positivo me surge mais uma duvida, ontem em um voo que fui fazer para testar essa nova dica usando o fspax, na hr que eu vou abrir a tela de configuração de peso e combustível o fspax me impede falando que para entrar la eu teria que cancelar o voo. A duvida nessa parte é a seguinte, teria alguma opção a ser desmarcada no arquivo de configuração do fspax para que isso não aconteca? Para que ele me deixe acessar essa pagina apos o carregamento da carga como no meu caso que era um voo cargueiro. Pq ultimamente eu fiz uma média de qual porcentagem usar devido não conseguir armonizar o maneger do 767 e fspax e assim tenho feito desde então. Se tiver alguma sugestão fico no aguardo.

Abraços

_________________
Rafael
Valor do trim no FMC 206559

Instagram photo 
Minhas fotos no JetPhotos! Amor
cwbspotter
cwbspotter
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 04/04/2011
Mensagens : 4259
Reputação : 249
Idade : 37
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Valor do trim no FMC Empty Re: Valor do trim no FMC

Mensagem por el_lopes Dom 01 maio 2011, 14:07

Captain Boeing escreveu:Rsss...acabei de postar uma dúvida sobre o ajuste Trim no Flight Simulator ! Da próxima, utilizarei o campo Busca !!.
Mas algo não compreendi...como farei o ajuste do Trim numa aeronave que não possui um FMC ?

Abs.
Mário

Mário, sobre aeronaves sem FMC não sei como se faz,...por exemplo numa aeronave como um cessna por exemplo,mantenho o trim de modo a que a aeronave suba mantendo a velocidade de 60 Knts...faço isso manualmente..de modo que o ângulo da subida não seja muito acentuado...

cwbspotter escreveu:Muito legal Lopes! Desconhecia essa facilidade, e ela serve também no caso para o Level-D? Caso positivo me surge mais uma duvida, ontem em um voo que fui fazer para testar essa nova dica usando o fspax, na hr que eu vou abrir a tela de configuração de peso e combustível o fspax me impede falando que para entrar la eu teria que cancelar o voo. A duvida nessa parte é a seguinte, teria alguma opção a ser desmarcada no arquivo de configuração do fspax para que isso não aconteca? Para que ele me deixe acessar essa pagina apos o carregamento da carga como no meu caso que era um voo cargueiro. Pq ultimamente eu fiz uma média de qual porcentagem usar devido não conseguir armonizar o maneger do 767 e fspax e assim tenho feito desde então. Se tiver alguma sugestão fico no aguardo.

Abraços

Lamento cwbspotter, não poder ajudar na sua dúvida.Não tenho o fspax nem tenho Level-D.Mas será que pode carregar o combustível através do menu aircraft-fuel and payload, em vez de ser pelo fspax?


Abraço

el_lopes
el_lopes
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 28/04/2010
Mensagens : 3336
Reputação : 139
Idade : 59
Simulador preferido : FS2004
Emprego/lazer : Industria farmaceutica/Cinema,praia,viajar e aviões!
Nacionalidade : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Valor do trim no FMC Empty Re: Valor do trim no FMC

Mensagem por cwbspotter Dom 01 maio 2011, 23:08

Tranquilo Lopes!
Fiz um teste aqui para ver se funcionava desativando a função de payload direto no arquivo de config. do fspax, porém dai ele não funciona o carregamento via fspax somente via fs ou o mesmo payload da level-d mais dai ja num adianta para mim muito ruim ficar saindo de fs para mudar carregamento o tempo todo durante voos com escalas. Então a maneira que fazia antes vou ter que continuar fazendo meio que "na sorte" o trim. Mais mesmo assim vlw!

Abraços

_________________
Rafael
Valor do trim no FMC 206559

Instagram photo 
Minhas fotos no JetPhotos! Amor
cwbspotter
cwbspotter
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 04/04/2011
Mensagens : 4259
Reputação : 249
Idade : 37
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Valor do trim no FMC Empty Re: Valor do trim no FMC

Mensagem por Kleiton Matias Qua 11 Jan 2012, 11:00

Amigo Lopes,

Usando como exemplo o Level-D, usando um peso de pax e cargo X e uma quantidade de combustivel Y, o Configuration Maneger me dá um nº Z de CG, já no FS com todos os X e Y carregados na aeronave, usando sua formula, encontro um valor diferente do Z que o CM me deu, então qual é o mais correto ????
Kleiton Matias
Kleiton Matias
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 01/12/2010
Mensagens : 54
Reputação : 0
Idade : 47
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Valor do trim no FMC Empty Re: Valor do trim no FMC

Mensagem por Braconi Qua 11 Jan 2012, 14:25

El_lopes

Achei interessante a vossa analogia, porém você não obterá valores corretos calculando a posição do CG em termos de (% da CMA) utilizando estes dados que esta a usar.

Não é correto determinar o CG em porcentagem da corda média aerodinamica (% da CMA) de qualquer aeronave utilizando a base de distancia da primeira até a ultima estação (estes 33 traços que o senhor contou no gráfico fuel and payload )

Estes 33 traços embora pareçam representar as estações da fuselagem, na verdade são apenas uma representação gráfica genérica
comum para todas aeronaves, além de que estes "33" que poderiam ser polegadas por ex., seriam muito pouco ainda mas para um boeing qualquer que seja.

Para fins de se obter este dado que deseja é necessário saber em quais estações da fuselagem moram os limites dianterios e traseiros da CMA e na sequencia saber em qual estação efetivamente se encontra o CG atual. Na vida real para fins de calculos manuais, aeronaves como os boeings possuem formulas exclusivas que permite se chegar ao CG em % da CMA.

Tendo o exemplo deste gráfico por ti mencionando, ao invés de usar os 33 traços, devem ser usados apenas os traços existentes na area delimitada sobre a asa pelos traços mais espessos que compreendem o envelope de voo, embora isto também não nos daria os valores desejados uma vez que a proporção em que estão posicionados os limites da CMA e o escalonamento serão completamente diferentes.







Braconi
Braconi
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 15/12/2011
Mensagens : 1072
Reputação : 119
Idade : 41
Simulador preferido : MSFS
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Valor do trim no FMC Empty Re: Valor do trim no FMC

Mensagem por el_lopes Sex 13 Jan 2012, 18:06

Braconi escreveu:El_lopes

Achei interessante a vossa analogia, porém você não obterá valores corretos calculando a posição do CG em termos de (% da CMA) utilizando estes dados que esta a usar.

Não é correto determinar o CG em porcentagem da corda média aerodinamica (% da CMA) de qualquer aeronave utilizando a base de distancia da primeira até a ultima estação (estes 33 traços que o senhor contou no gráfico fuel and payload )

Estes 33 traços embora pareçam representar as estações da fuselagem, na verdade são apenas uma representação gráfica genérica
comum para todas aeronaves, além de que estes "33" que poderiam ser polegadas por ex., seriam muito pouco ainda mas para um boeing qualquer que seja.

Para fins de se obter este dado que deseja é necessário saber em quais estações da fuselagem moram os limites dianterios e traseiros da CMA e na sequencia saber em qual estação efetivamente se encontra o CG atual. Na vida real para fins de calculos manuais, aeronaves como os boeings possuem formulas exclusivas que permite se chegar ao CG em % da CMA.

Tendo o exemplo deste gráfico por ti mencionando, ao invés de usar os 33 traços, devem ser usados apenas os traços existentes na area delimitada sobre a asa pelos traços mais espessos que compreendem o envelope de voo, embora isto também não nos daria os valores desejados uma vez que a proporção em que estão posicionados os limites da CMA e o escalonamento serão completamente diferentes.








Excelente complemento Braconi thumbsup thumbsup

_________________
Manuel Lopes
Valor do trim no FMC El_lopes%252FVV140
el_lopes
el_lopes
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 28/04/2010
Mensagens : 3336
Reputação : 139
Idade : 59
Simulador preferido : FS2004
Emprego/lazer : Industria farmaceutica/Cinema,praia,viajar e aviões!
Nacionalidade : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Valor do trim no FMC Empty Re: Valor do trim no FMC

Mensagem por .Lopes Dom 15 Jan 2012, 10:26

Que Aula agora !!

Valeu aos dois !!! Good post

_________________
Photobucket
.Lopes
.Lopes
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 26/12/2011
Mensagens : 50
Reputação : 1
Idade : 39
Simulador preferido : FS2004
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Valor do trim no FMC Empty Re: Valor do trim no FMC

Mensagem por Kleiton Matias Seg 16 Jan 2012, 16:30

Kleiton Matias
Kleiton Matias
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 01/12/2010
Mensagens : 54
Reputação : 0
Idade : 47
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Valor do trim no FMC Empty Re: Valor do trim no FMC

Mensagem por Kleiton Matias Ter 17 Jan 2012, 10:09

E, pra entender melhor o calculo do CG, olhem só as 03 ultimas paginas (Pag. LPE-21, LPE-22 e LPE-23) deste manual da GOL.

*******
Kleiton Matias
Kleiton Matias
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 01/12/2010
Mensagens : 54
Reputação : 0
Idade : 47
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Valor do trim no FMC Empty Re: Valor do trim no FMC

Mensagem por andre_sp Ter 17 Jan 2012, 15:58

Kleiton Matias escreveu:E, pra entender melhor o calculo do CG, olhem só as 03 ultimas paginas (Pag. LPE-21, LPE-22 e LPE-23) deste manual da GOL.

*******
LINK RETIRADO POR TRATAR-SE DE MATERIAL EXCLUSIVO DE USO DA EMPRESA PROPRIETÁRIA

Conforme MP enviada, fico no aguardo da demonstração de autorização por parte da GOL para repor o link. hmm

_________________
A vantagem da honestidade é que a concorrência é pequena.
andre_sp
andre_sp
Moderador
Moderador

Masculino
Inscrito em : 26/08/2009
Mensagens : 12005
Reputação : 1258
Idade : 55
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Aviação
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Valor do trim no FMC Empty Re: Valor do trim no FMC

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos