Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


[Internacional] Boeing E-3 Sentry: o “olho no céu” da OTAN Gse_multipart13851

[Internacional] Boeing E-3 Sentry: o “olho no céu” da OTAN

Ir para baixo

[Internacional] Boeing E-3 Sentry: o “olho no céu” da OTAN Empty [Internacional] Boeing E-3 Sentry: o “olho no céu” da OTAN

Mensagem por Amilckar Seg 21 Mar 2011, 16:42

Boeing E-3 Sentry: o “olho no céu” da OTAN



[Internacional] Boeing E-3 Sentry: o “olho no céu” da OTAN 20110318_b-awacs05

Aeronave de alerta aérea embarcado Boeing E-3A Sentry AWACS da OTAN. (Foto: OTAN)

A efetividade da defesa aérea é uma prioridade da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte). A frota da Aliança de aeronaves E-3 Sentry AWACS (Airborne Warning and Control System), executam um papel chave na defesa aérea na região Euro-Atlantida, e agora sendo utilizados na Operação Odisseia do Amanhecer, na Líbia.

Quando o problema na Líbia teve um acréscimo de tensão, a necessidade da vigilância aérea embarcada sobre o Mediterrâneo foi iminente, e a OTAN de forma rápida destacou suas aeronaves AWACS na região. A organização vem conduzindo esse tipo de missões na região desde a Operação Active Endeavour (OAE), de 2007.
A frota de aeronaves Boeing E-3A ‘Sentry’ AWACS é uma das poucas plataformas militares que fazem parte da Aliança Militar. As aeronaves, equipadas com um podereoso radar sobre a aeronave, entraram em operação em 1982 e são parte essencial do componente aéreo que opera em colaboração com o efetivo militar dos aliados.
As aeronaves são mantidas por 18 nações membros da OTAN: Bélgica, Canadá, República Tcheca, Dinamarca, Alemanha, Grécia, Hungria, Itália, Luxemburgo, Holanda, Noruega, Polônia, Romênia, Espanha, Turquia, Reino Unido e Estados Unidos.
Uma aeronave E-3A Sentry, voando numa altitude de 30.000 pés (9.150 m) pode fornecer cobertura de vigilância de uma área de aproximadamente 312.000 quilômetros quadrados e pode permanecer no ar por 10 horas sem reabastecimento aéreo. A OTAN opera uma frota de três aeronaves que intercalam coordenadas órbitas para fornecer ininterrupta cobertura radar em toda Europa Central.
Fonte: Cavok.com.br

_________________
Carlos Amilckar
[Internacional] Boeing E-3 Sentry: o “olho no céu” da OTAN Amilckar%252FVV125
Amilckar
Amilckar
Colaborador - Notícias de aviação
Colaborador - Notícias de aviação

Masculino
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 11036
Reputação : 512
Idade : 58
Simulador preferido : P3D V3
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos